domingo, 18 de dezembro de 2011

DIRETO DO CORAÇÃO DE DEUS

“Não, eu não estou pronto. Mas quem é que está?“, foi o que respondi ao examinador logo no início do meu concílio pastoral. Ele havia me perguntado se eu estava pronto para o ministério. De fato, penso que nenhum homem jamais estará totalmente pronto para a grande responsabilidade que é ser um pastor.

Na manhã de hoje, quando agradecemos a Deus pela vida e ministério do nosso querido casal, Pr. Emmanuel e Sandra, eu me pergunto quem é que está realmente pronto para tamanha responsabilidade que é pastorear uma igreja que está nascendo?

Mas louvo a Deus porque Ele não escolhe homens “prontos” ou auto-suficientes, mas escolhe sim, homens como o Pastor Emmanuel. Servos dispostos a buscar o direcionamento de Deus, através de um relacionamento a cada dia, pois tem consciência de que é o Soberano quem lhes desperta a cada manhã (Is 50.4) e de que Ele é a sua força (Hc 3.19).

Louvo a Deus porque ele escolhe servos que compreendem que Deus é o Senhor da História, mas também o Senhor da sua história pessoal. O Pastor Emmanuel tem enxergado a ação de Deus em sua vida desde o seu nascimento, passando por conversão, chamado para o ministério e casamento. Quando passava em frente da Cidade Batista e sonhava com uma igreja nesse lugar, sabe que já era Deus preparando seu coração. Hoje, quando nos prostramos ante Deus em gratidão, enxerga que o Senhor continua no controle, conduzindo a história de sua vida.

Mas acima de tudo, louvo a Deus porque ele continua nos dando pastores segundo o seu coração (Jr 3.15). Podemos ter segurança então, pois nada que vem direto do coração de Deus pode ser ruim. O coração de Deus sempre abriga o que há de melhor.

Que Deus abençoe o Pastor Emmanuel e Sandra. Que o amor de Deus seja a marca desse ministério e flua poderosamente nesse lugar. Amor do pastor pelo seu rebanho. Amor do rebanho pelo seu pastor. Amor de todos pelos perdidos.

Que para tanto o amor de Deus abunde em nossos corações.


Pr. Elber Costa Macharetti
Rio de Janeiro, 17 de Julho de 2011

BÍBLIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

"Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Tm 3.16).

O massacre de crianças na escola Tasso da Silveira em Realengo reacende uma série de debates sociais e espirituais. Em minha opinião um dos debates que deve ser novamente discutido é sobre o ensino religioso em escolas públicas. Numa época em que se fala muito de bullyng nas escolas é possível fazer a seguinte leitura, que boa parte dos casos é proveniente de ausência de espiritualidade nos alunos. O ensino religioso contribui para educar uma sociedade que urge em conceitos espirituais, como: Amor ao próximo, o mundo é nossa família, é melhor dar do que receber, preserve a terra, não faças o mal, colhemos aquilo que semeamos, conquista com amor, bem-aventurados os pacificadores, honra teu pai e tua mãe, ama os teus inimigos, etc. Alguns políticos têm sido contra esta realidade nas escolas públicas em nome de um país laico. Oremos para que assim como grandes homens no passado, que descobriram na Bíblia fonte para transformação de vida, os homens que estão no poder do nosso país também descubram esta verdade.
Para os homens pensantes de todos os séculos, as Escrituras Sagradas assumem posição preeminente acima de todos os outros livros. Isaque Newton referiu-se aos Evangelhos como "a mais sublime filosofia da Terra". Goethe disse: "Para mim os Evangelhos são verdadeiros, desde o princípio até o fim". Benjamin Franklin, Abraham Lincoln, Franklin Roosevelt, D. Pedro II e tantos outros líderes já renderam elevado tributo ao poder do Livro do Céu. E são do romancista Coelho Neto, as palavras: "Homem de fé, o Livro de minh'alma aqui o tenho: é a Bíblia o pão para minha fome de consolo, a luz nas trevas das minhas dúvidas, o bálsamo para as dores das minhas agonias... Eis o livro que é a valise com que ando em peregrinação pelo mundo. Tenho nele tudo".
Tramita na Câmara do Rio o Projeto de Lei n° 862/2011, de autoria do Poder Executivo, que tem por objetivo criar no quadro permanente da Prefeitura a categoria funcional de professor de ensino religioso, para atuação exclusiva no âmbito da Secretaria Municipal de Educação – SME. Uma vez aprovado no Plenário da Câmara e sancionado pelo Prefeito, o ingresso dos professores será feito mediante concurso público por meio de provas e títulos, para atuação no ensino fundamental. A composição de cargos criada por esse projeto corresponde a 600 vagas para Professor de Ensino Religioso. Oremos por este projeto. Amém!
Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 17 de Abril de 2011

Os Semeadores saíram a semear

Amados no Senhor,

Não canso de repetir como chegamos a esta linda congregação. Em 2008 viemos morar na estrada dos Caboclos. Um certo dia resolvi caminhar por esta estrada, a visão não era tão inspiradora, contudo não podemos andar por vista, mas sim por fé. E com a fé de um semeador avistei a Cidade Batista e orei ao Senhor no meu íntimo: “aqui seria um bom lugar para começar uma igreja”. Ainda no ano de 2008 eu e minha esposa nos apresentamos à equipe JASC para iniciarmos um trabalho voluntário na Cidade Batista. Durante o período de conversas e troca de idéias a Primeira Igreja Batista de Campo Grande começa o trabalho em 12 de Outubro de 2009. Quando a igreja iniciou, eu e minha esposa oramos para que o Senhor nos coloca-se também nesta obra. Sandra então foi contrata para trabalhar como coordenadora do Lar Diácono Lucas Máximo. Na época minha esposa trabalhava no Seminário Teológico Batista Carioca.
Em Janeiro deste ano nas minhas férias do trabalho, começamos a semear com mais intensidade. A promessa do Senhor para aqueles que semeiam com lágrimas se cumpriu na nossa vida. Em Maio deste ano nos tornamos membros e missionários da Primeira Igreja Batista de Campo Grande. Com o grande apoio que nossa igreja mãe nos ofereceu, foi permitido conduzir vidas a se entregarem a Cristo, discipulados, realização de cultos nas casas e ao ar livre, criamos projetos, conduzimos ao batismo o irmão Milton que está no Senhor, apresentamos crianças, visitamos e evangelizamos muitas pessoas, doamos alimentos aos necessitados, roupas e calçados, batizaremos mais irmãos em novembro e nos preparamos para celebrar um casamento no próximo ano. Realizamos grandes programações. Amamos, algumas vezes fomos hostilizados, mas continuamos a semear. Não sei quanto tempo o Senhor nos manterá nesta obra, mas antes que o Senhor nos leve não podemos deixar de agradecer a todos os irmãos que não saíram desta batalha depois que chegamos, agradecemos também aqueles que retornaram, agradecemos aqueles que chegaram neste ano, agradecemos ao Pastor Carlos Elias e família, agradecemos ao Pastor Elber e família, agradecemos ao irmão Davi e o Devam, agradecemos ao diácono Luiz Botelho e ao corpo diaconal, agradecemos por aqueles que vão vir, pois cremos que quem semeia a preciosa semente andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Nesta celebração de 2 anos da Congregação Batista Memorial da Cidade Batista, rogo a todos os irmãos que não afrouxe as mãos nesta semeadura, pois o que estamos vivendo não passa de gotas daquilo que o Senhor tem reservado para nós.

Dos Vossos Missionários Pr. Emmanuel Neto e Sandra Delfiaki

Rio de Janeiro, 16 de Outubro de 2011

BONS VOTOS PARA CUMPRIR EM 2011

Salmos 101:1-8
Amados no SENHOR, em cada inicio de ano tenho o costume de renovar meus sonhos, meus ideais, meus projetos e meus votos de compromisso com Deus. O que faço não é algo incomum muita gente também tem esta prática, no inicio de cada ano, contudo acredito que algumas pessoas, mal orientadas, são motivadas a renovarem compromissos desnecessários para saúde espiritual.
Quero contribuir para sua renovação citando alguns bons votos, que o SENHOR colocou diante de mim para que eu venha me comprometer. Estes votos são baseados na Palavra de Deus, sendo assim servem como bússola para todas as pessoas que desejam viver segundo a vontade de Deus.
Comprometo-me a
I- SER SINCERO NA MINHA CASA. V.2
“Andarei em minha casa com um coração sincero”.
II- NÃO ALIMENTAR A MINHA VISÃO COM COISAS QUE NÃO EDIFICAM. V.3
“Não porei coisa má diante dos meus olhos”.
III- SELECIONAR BEM AS AMIZADES. V.4
“não conhecerei o homem mau”.
IV- NÃO FALAR TÃO MAL DAS PESSOAS. V5
“Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei”.
Para todo o cumprimento da Palavra de Deus o SENHOR nos promete bênçãos e neste salmo o Senhor nos diz: “Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá”. (v.6) Contudo o não cumprimento da vontade do SENHOR nos leva a um triste resultado, diz o Senhor: “O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos. Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do SENHOR todos os que praticam a iniqüidade”. (vv.7 e 8) Mais uma vez o nosso Deus nos permite escolher a bênção ou a maldição, escolhemos, pois a bênção para que vivemos.

Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 16 de Janeiro de 2011

Cumprindo a missão do Senhor Jesus Cristo

Em Mateus 28.16-20 temos uma das missões que Jesus Cristo deixou para sua igreja. Após a ressurreição do Senhor, Cristo encontrou com os 11 apóstolos em um monte na Galiléia. Alguns adoraram, mas outros duvidaram. Neste misto de fé e dúvidas Jesus disse: “É me dado todo o poder no céu e na terra”. A fala de Cristo dissipou todo a dúvida acerca da sua ressurreição. Jesus venceu a morte demonstrando sua autoridade sobre todas as coisas. Após falar do seu poder Jesus lança uma missão a sua igreja. A lógica desta missão é a seguinte: pelo fato de Cristo ter todo o poder Ele tem autoridade para dar poder a igreja para realizar a sua missão. Sendo assim a missão da igreja é manifestar o poder de Jesus.
Jesus disse: “Portanto ide”, uma tradução mais apropriada seria “tendo ido” ou “indo”. Esta tradução nos mostra que a missão deve ser algo contínuo, ou seja, enquanto vamos “indo” devemos cumprir missão do Senhor.
O “indo” de Jesus encube em discipular a todas as etnias, ou seja, fazer discípulos. A conseqüência da evangelização e do discipulado é o batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Neste dia memorável nosso Senhor Jesus Cristo concede a esta novel congregação o privilégio de cumprir parte de sua missão. Nossa irmã Cléia foi evangelizada, converteu-se ao evangelho de Jesus e tem sido discipulada. A palavra do Senhor Jesus para irmã Cléia e a todos os irmãos que ainda vão passar pelo batismo é a seguinte: “(Jesus) Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Todo aquele que entrega a sua vida a Cristo Jesus pode contar com esta promessa de Jesus.


Do Vosso Amigo e Pastor, Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 15 de Novembro de 2011

O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA

"Quando aceitei Jesus Cristo como meu Salvador, uma grande luz iluminou meu coração e o fez puro e, então, eu vi quão fraco eu era em adorar Kali Mata (Mãe Preta), e roubar, e matar”.
O autor destas palavras pertencia a uma quadrilha de assaltantes, que por muitos anos assolava os viajantes, atacando-os e roubando-lhes tudo que possuíam. A quadrilha invocava as bênçãos da sanguissedenta deusa Kali, e dividiam os lucros com os seus sacerdotes. Mas chegou o dia em que Lachman ouviu o evangelho de Jesus Cristo, cuja mensagem de amor e perdão o fez uma nova criatura, estimada e apreciada por todos. Nesta ocasião, seu único filho, um rapaz de quinze anos, acabara de fazer a sua profissão de fé, na Igreja de Cristo. O grupo de cristãos da vila ergueu sua voz num cântico alegre, dizendo: "Jisu Masih ki jai", que significa "vitória por Jesus Cristo". A partir desta profissão de fé exclamou Lachman: "Sahib, este é o dia mais feliz da minha vida!"
Amados, trabalhemos com dedicação para que o evangelho de Jesus Cristo chegue a outros e proporcione momentos memoráveis, onde as pessoas possam dizer este dia é o dia mais feliz da minha vida.

Do Vosso Amigo e Pastor, Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 13 de Novembro de 2011

Missões mundiais acertos e equívocos – Parte I

Os pensamentos acerca de missões mundiais são os mais variados possíveis. Todo cristão que tem um interesse sobre este tema tem uma opinião particular. Acredito que algumas opiniões são boas e outras equivocadas.
No início da minha caminha cristã fiquei apaixonado com a visão romantizada de missões mundiais. Ora meu desejo era ir para o Japão, ora para o Oriente Médio em algum país de cultura árabe e até para Israel. Quase todos os testemunhos missionários que eu ouvia na minha igreja geravam em mim o desejo de abandonar tudo e seguir o missionário em missões pelo mundo afora. Até que um dia um seminarista me alertou sobre a minha visão romantizada de missões mundiais, pois eu falava para todo mundo que desejava ir para o Japão fazer missões. Esta exortação na minha vida foi o pontapé inicial para o meu amadurecimento sobre missões.
Vejo então alguns acertos e equívocos na igreja de hoje sobre a prática de missões mundiais:
1. Acredito que a igreja caminha certa quando faz missões mundiais, independente se sua região está totalmente alcançada para Cristo. Pois segundo Atos 1.8 que diz: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. A obra da evangelização precisa ser simultânea.
2. Acredito que a igreja caminha equivocada quando superestima missões mundiais em relação a missões locais. Muitos supervalorizam os missionários fora de sua nação, como se sua experiência em outro país tivesse mais valor do que em território nacional. Outros superestimam missões mundiais em relação ao investimento financeiro. Enquanto igrejas locais com pouco apoio financeiro e mínimos recursos tentam sobreviver, algumas igrejas não medem esforços para levantar fundos para missões estrangeiras.
(continua no próximo editorial)

Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 13 de Março de 2011

O Sorriso de Deus

O sorriso é um dos presentes que não tem preço. De graça recebemos e de graça devemos dar. A fome maior do mundo é da carência de afeto. Quando nos encontramos em situações difíceis, aprendemos a valorizar os pequenos gestos. Um simples sorriso pode reacender o entusiasmo numa pessoa desanimada e triste.
Existem vários tipos de sorrisos. Sorriso de alegria, sorriso de deboche, sorriso por estar envergonhado, sorriso de raiva, sorriso de espanto etc.
O patriarca Abraão sorriu certa vez de espanto diante da enormidade da promessa que o Senhor fez: “A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome. Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela” (Gn 17:15-16).
Abraão com cem anos e Sara com noventa anos, como poderia gerar filhos? Mas o Senhor fez a promessa: “Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque” (Gn 17:19). A forma abreviada de Isaque no hebraico é Yçhq-EL, que significa: “Que Deus sorria, seja favorável” ou “sorriu, mostrou-se favorável.
O cumprimento da promessa é a expressão exata do sorriso de Deus para com Abraão. O homem de Deus consegue com a sua vida extrair um sorriso do Senhor, porque era amigo de Deus. Como está a sua vida? Ela está extraindo sorrisos do Senhor?
Amor ao próximo, alegra-se em dar, não praticar o mal, preservar a terra, semear boas ações, amar os inimigos, não julgar segundo a aparência, perdoar, falar a verdade, ser brando na ira, respeitar o idoso, ser humilde, ser hospitaleiro, praticar a caridade, orar sempre, ler a Palavra do Senhor continuamente são algumas coisas que fazem o Senhor sorrir.
Lembre-se que o sorriso do Senhor se expressa também no cumprimento de suas promessas na sua vida. Quando Deus sorrir, o seu favor nos alcança.

Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 13 de Fevereiro de 2011

A PALAVRA DE DEUS TRAZ AVIVAMENTO.

"Preservando a palavra da vida para que, no dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente" (Fp 2.1b).

Li uma história onde certos soldados estavam em batalha. Um deles, cristão, levava no bolso da camisa uma pequenina Bíblia. Em meio ao ruído de gritos e granadas a explodirem, os rapazes seguiam, conduzindo o aviamento do corpo de saúde. De súbito, o cristão caiu ao solo. Um companheiro correu ao seu lado, e admirou-se de encontrá-lo ainda com vida. Pondo a mão no bolso da camisa, o filho de Deus tirou sua pequenina Bíblia. A capa tinha um orifício. A bala atravessara Gênesis, Êxodo, Levítico... Samuel, Reis, Crônicas...
"Onde pensais que a bala se deteve?", perguntou mais tarde o jovem quando escreveu sobre o caso, numa carta para os seus. "Exatamente no meio do Salmo 91, apontando para o verso: 'Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido'“.
A Palavra de Deus deteve a bala de penetrar no coração daquele jovem, salvando-lhe a vida. A Palavra divina já deteve muito dardo inflamado despedido pelo inimigo das almas, salvando para a vida eterna as pessoas por ele visadas. Não é admirável, pois, que Paulo se referisse às Escrituras como "a Palavra da Vida". Dentro de suas sagradas capas, o homem encontra não só luz, mas vida a abundante vida neste mundo, e vida eterna no mundo por vir!
Hoje os evangélicos de todo o país comemoram o dia da Bíblia. Contudo é muito triste saber que muitos evangélicos nunca leram a Bíblia toda. Apenas 10 minutos diários é possível ler a Palavra de Deus nos 365 dias do ano. Peço aos amados da congregação que ainda não leram a Bíblia de Gênesis a Apocalipse que assumam hoje no dia da Bíblia um compromisso com o Senhor Jesus de ler no ano de 2012 toda a Palavra de Deus.

Do Vosso Amigo e Pastor, Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 11 de Dezembro de 2011

QUANTO VALE A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MISSÕES?

“Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás” (Ec 11.1).
Li uma história de uma família que em certa ocasião, teve de mudar-se; e, na confusão da mudança, algumas caixas que continham dinheiro não foram postas em lugar seguro. Aconteceu que uma parte da bagagem não foi transportada. Em vão tentaram encontrá-la e, nada conseguindo, desistiram, pensando que o dinheiro também se perdera com ela. Longo tempo depois, inesperadamente, encontraram as caixas. Ao abri-las, os filhos do casal verificaram que continham mais ou menos a mesma importância - cerca de R$ 26,000. O filho mais velho queria muito um relógio e, sem hesitar, tomou toda a parte que lhe cabia para a compra do mesmo. O segundo irmão tinha a mente dividida. Gastou a metade para si mesmo, e a outra metade deu às missões. O mais novo dos três entregou tudo o que recebeu ao Senhor, e o fez com inteireza de coração e alegria.
A ação de cada um destes três rapazes foi profética, por assim dizer, indicando a futura direção de suas vidas. À medida que os anos se passaram, isto se verificou plenamente. O mais velho empenhou-se em muitas empresas que pareciam prometer fortuna. Gastou grandes somas, mas, ao fim da vida, era um homem pobre, e dependeu por algum tempo da generosidade de seu irmão mais novo. O segundo não era pobre nem rico, nem estava contente com sua situação. O terceiro, no entanto, o mais jovem, morreu deixando R$ 260.000, depois de haver ainda doado a mesma quantia às missões e a outras obras de amor.
Respondendo a pergunta deste editorial, ou seja: quanto vale a sua contribuição para missões? Não pode ser calculado. Muitos de nós não viveremos para ver as maravilhas que Deus fará com a nossa contribuição para missões. No mês de missões reflita um pouco mais sobre a dádiva da liberalidade para missões.
Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 11 de Setembro de 2011

Tempo de UNIDADE para salvar a Cidade

O título acima é do tema da campanha de Missões Urbanas 2011 da Convenção Batista Carioca. Este tema revela a necessidade que temos como Batistas cariocas nos unirmos para transmitir a salvação de Cristo à cidade do Rio de Janeiro. Contudo a unidade das Igrejas Batistas cariocas começa na unidade em cada igreja, e no nosso caso começa na unidade na nossa Missão Batista.
Nós a Missão Batista Memorial da Cidade Batista fazemos parte desta campanha, pois somos uma frente missionária, localizada em um bairro urbano e dentro do espaço da Convenção Batista Carioca, pois a Cidade Batista pertence a todas as Igrejas Batistas da CBC.
Segundo o IBGE o bairro de Campo Grande é o mais populoso do Rio de Janeiro - Entre os 160 bairros do Rio de Janeiro, o de Campo Grande, na zona oeste possui cerca de 330 mil habitantes.
Os dados fazem parte de um levantamento divulgado pelo IBGE, com base no Censo 2010.
Motivado por esta pesquisa, quero novamente conscientizar os queridos irmãos que estamos iniciando uma igreja, criando a maior agência deste mundo, agência proclamadora do Reino de Deus. As condições que estamos realizando o trabalho são adversas, contudo rogo aos amados que se esforcem um pouco mais na missão que o Senhor nos confiou a realizar neste lugar. Rogo aos amados que participem mais ativamente das programações fixas da Missão Batista, rogo aos amados que apóiem mais as atividades extraordinárias que são convocadas com bastante antecedência por meio do boletim dominical e anuncio nos cultos e por fim peço no amor de Cristo Jesus que não abandonem a celebração do culto da noite. O vosso Pastor tem preparado mensagens edificantes, idealizado dois projetos para implantar no culto da noite, que são: o culto da família (4º Domingo) e o culto de missões (2º Domingo). Portanto irmãos é tempo de unidade para salvar os bairros ao redor da Cidade Batista.
Nosso Senhor Jesus em sua oração sacerdotal disse: “Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim” (João 17.23). Busquemos a perfeita unidade para que o mundo conheça a Jesus, o Salvador!
Do seu amigo e Pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 10 de Julho de 2011

A importância do Ministério de Educação Cristã

Amados em Cristo Jesus. Neste mês da Escola Bíblica Dominical, quero ratificar a importância não somente da Escola Bíblica Dominical, mas também de um ministério de educação cristã numa igreja local. A doutrina Batista diz o seguinte sobre o tema educação religiosa:
“O ministério docente da igreja, sob a égide do Espírito Santo, compreende o relacionamento de Mestre e discípulo, entre Jesus Cristo e o crente.1 A palavra de Deus é o conteúdo essencial e fundamental nesse processo e no programa de aprendizagem cristã.2 O programa de educação religiosa nas igrejas é necessário para a instrução e desenvolvimento de seus membros, a fim de “crescerem em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”. Às igrejas cabe cuidar do doutrinamento adequado dos crentes, visando à sua formação e desenvolvimento espiritual, moral e eclesiástico, bem como motivação e capacitação sua para o serviço cristão e o desempenho de suas tarefas no cumprimento da missão da igreja no mundo.3 “ (1 Mt 11.29,30; Jo 13.14-17; 2 Jo 14.26; 1Co 3.1,2; 2Tm 2.15; 3 Sl 119; 2Tm 3.16,17; Cl 1.28; Mt 28.19,20). Para que as igrejas do Senhor caminhem de forma abundante na sua missão, alguns ministérios são fundamentais para o bom funcionamento e o ministério de educação cristã é um deles. Minha oração é que Deus levante um (a) servo (a) para que comece a desenvolver um projeto de educação cristã. Dentro da minha visão pastoral existem alguns ministérios que são básicos para composição do ministério de educação cristã, que são os seguintes: Ministério de Escola Bíblica Dominical, ministério com adolescentes e Jovens, ministério Infanto-Juvenil, ministério com mulheres, ministério com homens, ministério com Embaixadores do Rei e ministério com Mensageiras.
Todos os irmãos que estão frequentando conosco a missão que sentirem tocados pelo Espírito Santo para trabalharem para o Senhor dentro da área de educação cristã, me procurem para que eu possa orientá-lo e inseri-lo dentro de um ministério específico, para que então você sirva a Deus naquilo que Ele te chamou.
Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 10 de Abril de 2011

Esta Congregação Também É Sua

O capitão da Marinha D. MICHAEL ABRASHOFF teve uma experiência na liderança do navio de guerra que resultou no livro “Este Barco Também É Seu”, da editora CULTRIX.
Quando o capitão Abrashoff assumiu o comando do USS Benfold, um navio de guerra moderno, equipado com os sistemas mais avançados da atualidade, foi como se passasse a dirigir uma empresa com toda a tecnologia disponível, mas de baixa produtividade. Consciente de que a responsabilidade de melhorar o desempenho recaía sobre os seus ombros, ele compreendeu que precisaria desenvolver a sua própria capacidade de liderança antes de tentar aprimorar o navio. Em poucos meses, Abrashoff conseguiu uma tripulação constituída de pessoas confiantes, motivadas a solucionar problemas e dispostas a tomar iniciativas e assumir a responsabilidade pelos seus atos. O lema a bordo de Benfold passou a ser "Este Barco Também É Seu" e, em pouco tempo, o navio foi reconhecido unanimente e em todos os níveis hierárquicos da Marinha como um modelo da eficiência naval.
Esta experiência do navio Benfold me fez refletir e propor aos irmãos que fazem parte da Congregação Batista Memorial da Cidade Batista a assumir o seguinte lema: Esta Congregação Também É Sua.
Esta congregação também é sua para que você trabalhe pelo seu crescimento, para que você cresça no conhecimento da Palavra, na santidade, no conforto mútuo e na espiritualidade; esta congregação também é sua para que você frequente os seus cultos, aprenda suas doutrinas, suas ordenanças e sua disciplina; esta congregação também é sua para que você contribua liberalmente para o sustento do ministério, para as despesas da congregação, para o auxílio dos pobres e para a propaganda do evangelho em todas as nações.
Esta congregação também é sua para que você cuide dos outros; lembrando nas orações; ajudando nas enfermidades e necessidades; cultivando relações francas e a delicadeza no trato; estando pronto a perdoar as ofensas, buscando, quando possível, a paz com todas as pessoas..
Amados irmãos clamo ao Senhor que assim como o navio Benfold tornou-se modelo de eficiência naval, nossa congregação torne-se um referencia de igreja Cristã para todos que estão sedentos da água da vida que é Jesus Cristo. Conseguiremos tal vitória quando cada um de nós desde a criança até o idoso assumirmos não de boca, mas na prática o lema Esta Congregação Também É Sua.

Do Seu Amigo Pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 09 de Outubro de 2011

O amor requer prioridade

Você conhece alguém que é ciumento? Com certeza deve conhecer! Um namorado, uma namorada, um noivo, uma noiva, um marido, uma esposa, não é difícil encontrar. O ciúme é um sentimento e manifestação da apreensão provocada pelo receio de perder o objeto ou pessoa amada. Quantos problemas um casal enfrenta quando existe ciúme na relação? Muitas são as aflições e angústias geradas por este sentimento. É claro que pode existir também uma forma de ciúme mais leve, que se confunde com zelo pela pessoa amada, este sentimento em certa forma é benéfico e faz bem para saúde emocional de um casal. Algumas pessoas que são ciumentas desejam exclusividade na relação. Para elas o amor deve ser exclusivo, este sentimento também é uma forma de dominar o outro. Deus não é escravizado por este sentimento, o amor de Deus é diferente, ele não requer exclusividade, pois a sua vontade é que amemos a todos, mas o Senhor requer de nos prioridade.
Na versão grega Nestlé do Novo Testamento Lucas 14:26 aparece assim: “Se alguém vem para com migo e não odeia o pai dele próprio, e a mãe, e a mulher, e os filhos, e os irmãos, e as irmãs, ainda até também a vida dele próprio, não pode ser de mim discípulo” (tradução literal do grego para o português). Esta ordem de Jesus para odiar os familiares é uma forma de o hebreu se expressar os teólogos chamam de hebraísmo. Odiar neste versículo tem o sentido de desapego total e imediato para seguir a Jesus. O mestre requer prioridade acima de todos e qualquer coisa.
Seguir a Jesus requer prioridade! Quão doloroso é o chamado do evangelho, desapego total, não é deixar de amor os outros, pois isto seria uma contradição da mensagem de amor de Cristo, mas nosso amor precisa colocar Cristo acima de nossos corações.
Neste dia que o Senhor nos fez reflita sobre o que você ainda precisa se desapegar, para colocar Cristo no centro do seu coração, coloque tudo aos pés de Cristo, pois ELE cuidará de ti e dos seus e de tudo que é seu.
Do seu amigo pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 09 de Janeiro de 2011

“Deus é Pai e, ainda mais, Mãe.” (Papa João Paulo I)

Esta temática de Deus revelar-se como mãe é uma teologia feminista que possui respaldo nas Escrituras Sagradas em minha opinião. No livro a Cabana esta teologia aparece na revelação da trindade onde Deus Pai revela-se como uma mulher negra, Deus Filho como carpinteiro e Deus Espírito Santo como uma mulher oriental. O autor do livro é William P. Young. Ele nasceu em Alberta, no Canadá, mas passou grande parte de sua infância em Papua Nova Guiné, junto com seus pais missionários, em uma comunidade tribal. Pagou seus estudos religiosos trabalhando como DJ, salva-vidas e em diversos outros empregos temporários. Formou-se em Religião em Oregon, nos Estados Unidos.
Este livro conta uma história que durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa cabana abandonada.
Após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à cabana onde aconteceu a tragédia.
Apesar de desconfiado, ele vai ao local numa tarde de inverno e adentra passo a passo o cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre.
Neste encontro com a trindade na cabana um dos diálogos de Mack com Papai marcou a minha vida. Deus Pai se revelou como mãe porque Mack tinha dificuldade de aceitar a figura paterna, pois não teve um bom pai. Como Mack acredito que boa parte das pessoas são marcadas mais com uma visão negativa de pai do que de uma mãe em suas histórias familiares. No livro o autor aborda a necessidade de Deus se revelar a humanidade como Pai, pois a figura masculina de fato precisa de um reforço para ser bem vista, pois na figura de mãe está explícita a revelação do amor de Deus. Portanto ser mãe é isto revelar o rosto materno de Deus. Ser mãe é uma das melhores figuras para expressar o carinho, o cuidado, o acolhimento e o amor de Deus. Feliz dia das mães!

Do seu amigo e Pastor Emmanuel Neto

Rio de Janeiro, 08 de Maio de 2011

AGOSTO MÊS DA JUVENTUDE E DOS ADOLESCENTES

"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão do fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza" (1Tm 4.12).

Gilbert Keith Chesterton, conhecido como G. K. Chesterton, (Londres, 29 de maio de 1874 — Beaconsfield, 14 de junho de 1936) foi um escritor, poeta, narrador, ensaísta, jornalista, historiador, biógrafo, teólogo, filósofo, desenhista e conferencista britânico.
Lord Chesterton uma vez afirmou: "Eu creio no arrependimento à beira da morte, mas não quero depender dele“. Durante uma enfermidade séria, a mente não funciona normalmente. Acertar a vida com Deus é algo que deve ser feito no vigor da saúde.
Em minha experiência, conheci poucas pessoas que tenham encontrado Cristo no leito de morte. Quando aceitamos Cristo na juventude, uma trajetória de vida é salva.
Quando o aceitamos na velhice, a alma é salva e a vida eterna é garantida, mas a oportunidade de aproveitar a juventude para uma vida de dedicação a Cristo passou.
Rogo ao Senhor Jesus Cristo, que motive nossos corações a buscar os jovens que estão começando a sua aventura na vida e os idosos que chegam ao fim de sua jornada.
No mês que separamos para refletir sobre a juventude e adolescência vamos nos esforçar na missão de levar a mensagem do amor que salva. Pois fazendo isto ofereceremos a oportunidade a jovens e adolescentes a ter uma linda história de vida ao lado de Cristo Jesus, nosso Senhor.

Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 07 de Agosto de 2011

SOMOS IGREJA QUANDO TEMOS UNIDADE

Li uma história que certo missionário estava administrando a ceia do Senhor, numa capela, na Índia. Entre os cristãos ajoelhados perante o altar, estavam um ex-brâmane e outra pessoa que tinha sido um pária na índia. O primeiro pertencera a mais alta casta social e o segundo, tão inferior era na escala social, que nem casta possuía. O missionário entregou o cálice a ambos.
Aos olhos de Deus as diferenças de raça, de nacionalidade ou de classe social nada valem. Na igreja cristã todos somos um em Cristo.
Ainda não chegamos a ter uma só igreja, no entanto temos um só pastor.
Nossa tarefa não é empenhar-nos para criar a unidade cristã, mas sim reconhecê-la, aceitar Cristo e ser dirigidos na mente e no coração por seu amor. A unidade deriva de nossa fé em um só Senhor e Salvador.
Uma das mensagens que a celebração da ceia do Senhor nos transmite é a mensagem da comunhão, por isso chamamos esta celebração de Santa Comunhão. Pois nela nos reunimos como família de Deus para celebrar a morte de Jesus Cristo que nos uniu formando a igreja.
O apóstolo Paulo nos recomenda o auto exame para participar deste memorial. Acredito que esta recomendação paulina vai além de um exame moral e ético. O exame que o apóstolo propõem é o exame da unidade. Ele diz: ”Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR” (1Co 11.29). Quem é hoje o corpo do Senhor? É a igreja, ou seja, nós. Ainda no capítulo 11 Paulo cita algumas atitudes dos cristãos de coríntios que revelam que eles não estavam vivendo em unidade.
O sucesso e o fracasso de uma igreja vai depender da sua unidade. A celebração da Ceia do Senhor tem também o objetivo de nos fazer refletir sobre a unidade do corpo de Cristo.
Como está a sua convivência com aqueles que você chama de irmãos? Você pode dizer que tem comunhão com eles? Quantos dias na semana você dedica a convivência com os irmãos da igreja do Senhor?
Não perca o foco de uma vida cristã autentica: Somos igreja quando temos unidade.
Do Vosso Amigo e Pastor, Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 06 de Novembro de 2011

Uma flor no Jardim de Deus

Na Assembléia da Convenção Batista Brasileira, realizada na cidade de Goiânia, GO em 1998, foi encaminhada, através da comissão de Assuntos Especiais, uma proposta que foi aprovada, para se comemorar no primeiro domingo de Março de cada ano, o Dia da Esposa de Pastor.
Sou suspeito em falar da importância desta data para mim, contudo não posso deixar de declarar a felicidade que tenho de ter Sandra como minha esposa, amiga e pastora. Como esposa, Sandra me acompanha há sete anos, e como auxiliar no ministério pastoral quase três anos. Tenho percebido que esta mulher é muito mais que uma Esposa de Pastor, ela é uma Pastora. Acredito que o dom de pastorear como o apóstolo Paulo descreveu em Efésios 4: 11 "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores," não está restrito ao sexo masculino, pois “Nisto (...) não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3: 28).
Vejo nesta mulher de Deus características essências para o ministério pastoral que posso chamar de Pastoral de “uns aos outros”. A Bíblia nos ensina em várias passagens: “Suportando-vos uns aos outros” (Efésios 4: 2) “Perdoando-vos uns aos outros" (Efésios 4: 32) "Sujeitando-vos uns aos." (Efésios 5: 21) "Não mintais uns aos outros" (Colossenses 3: 9) “Ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros." (Colossenses 3: 16) “Ameis uns aos outros;" (I Tessalonicenses 4: 9) "Consolai-vos uns aos outros." (I Tessalonicenses 4: 18) "Exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros." (I Tessalonicenses 5: 11) "E consideremo-nos uns aos outros." (Hebreus 10: 24) "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros." (Tiago 5: 16) "Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor." (I Pedro 5: 14).
Louvado seja o Senhor que neste lindo Jardim de Deus, a MISSÃO CIDADE BATISTA, nosso Senhor colocou uma linda flor Sandra Maria Delfiaki de Oliveira, que todos nós possamos cuidar e cultivar esta flor para que dela exale ainda mais um excelente perfume de Cristo.
Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 06 de Março de 2011

MÊS DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

A Escola Bíblica Dominical é uma das principais agências de desenvolvimento e estudo da Bíblia. Oferece educação cristã para todas as idades, embora, existam outras organizações na igreja que também promovem esta instrução; mas é a Escola Bíblica Dominical que envolve maior número de pessoas ao mesmo tempo.
Em 19 de agosto de 1855 em Petrópolis, Rio de Janeiro, um casal de missionários dera inicio a primeira Escola Bíblica Dominical no Brasil, o pastor e médico Dr. Robert Reid Kalley e sua esposa Sarah P. Kalley com uma classe de cinco crianças.
Passados 156 anos de existência da estrutura chamada Escola Bíblica Dominical, o que vejo hoje não é satisfatório. Tanto o Jornalista Robert Raikes na Inglaterra, quanto o Dr. Robert Reid kalley e sua esposa não poderiam imaginar como este movimento iniciado por eles seria hoje abandonado por muitas igrejas evangélicas.
Talvez a razão desta realidade seja as mudanças da pós-modernidade, onde uma das marcas são as subjetividades individuais, que prega uma liberdade da tutela das instituições sociais, religiosas etc. Com isso surge o mercado evangélico, onde cada evangélico cria seu próprio cristianismo formando a torre de Babel do século XXI.
Parece que vivemos numa anarquia religiosa, pois onde não há rei, cada um faz o que é certo aos seus próprios olhos.
O que um ministério de educação cristã, bem estruturado em uma igreja batista pode contribuir em meio a este mundo das múltiplas idéias? Onde devemos começar nossas reflexões sobre a educação cristã? O ponto crucial são nossas predisposições. O que para nós significa ser cristão? Crer em certas coisas? Ter certos valores morais? Comportar-se de certa maneira? Ou há algo, além disso, alguma essência que defina o que somos?
Neste mês refletiremos sobre a importância da Escola Bíblica Dominical e o que podemos fazer para organizar-la melhor, na nossa igreja.

Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 03 de Abril de 2011

CRISTÃOS INTEGRAIS

Recebi na caixa do meu e-mail um debate sobre ministério pastoral integral e parcial, do grupo mensageiros da paz. Alguns pastores e líderes eclesiásticos debatiam sobre o ministério de tempo integral e parcial na igreja Batista. Pelo que percebi boa parte defendia que a realidade hoje no meio Batista permite na maioria das vezes o ministério pastoral parcial. Na mentalidade de muitos, ministério pastoral parcial é servir a igreja quartas e domingos. Este debate me fez pensar sobre o ministério de ser cristão. Abaixo segue uma história que nos faz pensar sobre este assunto:
Quando Sundar Singh, um célebre cristão indiano, viajava com seu guia, pelo Himalaia, foi atingido por violenta tempestade de neve. Arrastando-se pelo caminho, ele e seu companheiro tropeçaram num homem semi coberto pela neve. O guia insistiu para que prosseguissem dizendo que ao socorrer a vítima poriam em perigo a sua própria segurança.
Enquanto o guia prosseguiu sozinho, Sundar ergueu aquele corpo inconsciente aos ombros e enfrentou a tempestade, parecendo estar em desvantagem. Assim que a noite caiu, a boca de uma caverna se abriu à frente, numa promessa de descanso seguro. Sundar, então, que se conservava aquecido pela carga extra que carregou, tropeçou no corpo gelado do seu guia.
De acordo com o sentido do texto acima, a grande missão de nosso Senhor é a missão de cada cristão com relação aos outros. Embora não estejamos no serviço cristão por tempo integral, temos de ser cristãos integrais.
Muitos cristãos se enganam que para servir a Deus com qualidade precisam servi-lo por tempo integral. Alguns prometem para si mesmos que quando tiverem mais tempo servirão a Deus com mais compromisso. Infelizmente esta é uma doce ilusão, pois o tempo passa e muitos perdem a oportunidade de servir ao Senhor.
Quem não está disposto a ser cristão integral perderá o combustível da fé, que é servir os outros. Assim como na história acima citada, durante a peregrinação nesta vida esfriaremos, com isso a nossa fé morrerá. Para que a sua fé continue viva e aquecida não esqueça do combustível cristão que é ser cristão integral, ou seja, sem interrupção, em todos os momentos, 24 horas seguindo o mestre Jesus.

Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 02 de Outubro de 2011

NOVO MISSIONÁRIO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE

Na assembléia geral ordinária da Primeira Igreja Batista de Campo Grande, no dia 20/04/2011, nesta quarta-feira foi aprovado à contratação do Pastor Emmanuel Rodrigues de Oliveira Neto para ser o diretor da Missão Cidade Batista.
Agradecemos à missionária Catia Villaça diretora executiva da Junta de Ação Social Carioca que nos indicou para o Pastor Carlos Elias de S. Santos.
Agradecemos ao Pastor Carlos Elias de S. Santos, que nos acolheu e nos recebeu como pastores da missão mesmo antes de sermos membros da igreja.
Agradeço a vida da minha esposa que foi coluna para meu ministério, em vários momentos que pensei desistir do desafio.
Agradecemos a todos os irmãos e amigos da Missão Cidade Batista que contribuirão com seu amor, carinho, trabalho, dons e bens para que este momento fosse conquistado.
Agradecemos ao irmão Claudenir que durante o período de Fevereiro a Abril 2011 ficou como diretor da missão enquanto o processo de contratação missionária do Pastor Emmanuel estava se resolvendo.
Agradecemos a vida do Pastor Elber Macharetti, amigo desde época de seminário, que mal assumiu o ministério de Evangelismo e Missões, contribuiu para que esta contratação fosse efetivada ainda na assembléia deste mês de Abril.
Agradecemos aos irmãos de outras igrejas que tem se unido a nós na propagação de evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nesta localidade.
Agradecemos a Deus que em 2008 nos permitiu morar no condomínio Horácio Camargo, localizado na estada dos Caboclos. E certo dia passeando pelo bairro Bosque dos Caboclos, oramos ao Senhor pedindo-lhe que nos desse à oportunidade de fazer parte de um trabalho missionário para plantar uma igreja naquela localidade. E o Senhor nos ouviu. Glória somente a ELE! Amém.

Dos vossos missionários Emmanuel Neto & Sandra Delfiaki
Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2011