quinta-feira, 2 de outubro de 2008

PODE UM CRISTÃO PERDER A SALVAÇÃO?

Na minha opinião que se coaduna com a doutrina batista é não! O cristão não perde a salvação.

Razões para o cristão não perder a salvação.

1ª SER REALMENTE CONVERTIDO.
Existe a possibilidade de pessoas estarem na igreja, ou melhor, numa comunidade religiosa cristã, (pois todo salvo faz parte da igreja-corpo-de-Cristo) e nunca tiveram um encontro verdadeiro com Jesus. Mt. 7:21 e I Jo. 3:9
2ªCRISTO COOPERA PARA PERMANENCIA DO CRISTÃO NO CAMINHO.
O grande cooperador para que o cristão permaneça no cominho da salvação é o próprio Cristo. Ele não simplesmente oferece a salvação, mas faz com que o cristão chegue até o fim. Jo. 10:28
3ª NADA PODE ROMPER A LIGAÇÃO ENTRE CRISTO E O CRISTÃO.
Dentro da caminhada cristã não existe um artefato externo que seja maior, para romper esta comunhão. Rm. 8:39 e I Jo. 5:4
4ª O DIABO NÃO PODE ROUBÁ-LA.
O diabo também não tem a capacidade de tirar um cristão do caminho, pois o mesmo é neutralizado pelo próprio Deus. I Jo. 5:18 e Jó 1:12
5ª O ESPÍRITO SANTO LEVA O CRISTÃO ATÉ O DIA DA REDENÇÃO.
O Espírito Santo na vida do cristão vem fazer morada, ou seja, ele é templo do Espírito Santo, sendo assim esta presença dura até a sua carreira ser completada. Ef. 1:13 e Jo. 16; 13.
6ª O PAI TAMBÉM COOPERA PARA A PERMANENCIA DO CRISTÃO NO CAMINHO.
Nesta relação da trindade com o cristão o Pai também não fica de fora da tarefa de conduzir o cristão até o fim. Fp. 1:6 e Jo. 17:11, 12.
7ª O CRISTÃO VERDADEIRO É PREDESTINADADO PARA A SALVAÇÃO.
Diz na doutrina batista na parte sobre a Eleição, que: "Antes da criação do mundo, Deus no exercício da sua soberania divina e á luz de sua presciência de todas as coisas, elegeu, chamou, predestinou, justificou e glorificou aqueles que, no correr dos tempos, aceitariam livremente o dom da salvação. Ainda que baseada na soberania de Deus, essa eleição está em perfeita consonância com o livre-arbítrio de cada um e de todos os homens”.Rm. 8:29, 30 e Ef. 1:5, 11

Emmanuel Neto

QUAL FOI MARCA-SINAL DE CAIM?

Em Gênesis 4:15 a palavra hebraica que aparece para sinal é 'ôt que pode ser traduzido também por marca, indício, insígnia, estandarte, milagre, sinal miraculoso, prova, advertência. O significado desta palavra dentro deste texto é incerta. A palavra sinal, ou significa o próprio acontecimento incomum, ou, de algum modo, aponta para o acontecimento incomum.
Existem várias hipóteses sobre a marca que Deus colocou em Caim. Naqueles dias as pessoas não sabiam ler, então não era uma proibição escrita.
Os antigos pais de igreja dizem que o sinal de Caim era uma tremedeira contínua em todo o corpo, acompanhada de um semblante atroz que dava a conhecer a agitação da sua consciência.
Dizer o que era o sinal em Caim não é possível utilizando o texto de Gênesis, alguns conseguem com muita imaginação, contudo é possível dizer para que servia o sinal.
Não era um estigma infamante, mas um salvo-conduto, era quase uma aliança, uma marca que o protegia, designando-o como membro de um clã onde se exerce durante a vingança do sangue.

Emmanuel Neto

HÁ BASE BÍBLICA PARA A PREDESTINAÇÃO?

Introdução: Nesta parte do debate quero expor a fundamentação bíblica e teológica para a predestinação, inicialmente pretendo trazer uma definição, depois mostrar a doutrina da eleição no A.T. através de algumas palavras no hebraico e citando alguns textos, seguindo para a eleição no N.T. e finalizando com a exposição e perguntas sobre os textos que falam evidentemente sobre a predestinação.
Vamos então para a definição...
Definição de predestinação.
A palavra predestinar vêm da palavra grega “proorízo”, que carrega o significado de “anteriormente determinado”, “predestinar”, “decidir de antemão”. Então, predestinação é determinar antes, o acontecimento de certas coisas.
A predestinação está ligada com outra doutrina bíblica que é da eleição.
Vamos ler algumas...
Palavras no A.T. que se correlacionam com a doutrina da eleição.
A primeira é...
• A palavra bahar (escolher, eleger, decidir por)- A idéia da raiz é "dar uma olhada penetrante em algo", este termo sempre implica uma escolha cuidadosa e bem pensada(1°Sm.17.40, 1°Rs.18.25, Is.1.29, 40.20). A palavra também é usada para expressar a escolha que tem significado último e eterno.
A segunda é...
• A palavra bahîr (escolhido)- Este derivado é usado exclusivamente para indicar o relacionamento do eleito com Deus. Assim uma pessoa ou uma nação é objeto de sua própria escolha pessoal.(Is.42.1, Sl.89.3,4)
A terceira é...
• A palavra mibhar (escolha)- Que transmite a idéia de referi-se aquilo que foi examinado e achado como melhor e mais útil.(Gn.23.6).
Extraído: Dicionário internacional de Teologia do A.T. Ed.Vida Nova
Vamos agora passar para.
A ELEIÇÃO NO A.T. DEUS ESCOLHE...
• Um povo:
"Por que DEUS ESCOLHEU PARA SI JACÓ, e a Israel para seu tesouro peculiar." Sl.135.4
• Certas tribos:
"antes ESCOLHEU A TRIBO DE JUDÁ, o monte de Sião, que ele amava”.Sl. 78.68
• Indivíduos específicos:
"Desde o dia que tirei do Egito o meu povo Israel, não escolhi cidade alguma de todas as tribos de Israel para edificar ali uma casa em que tivesse o meu nome, porém ESCOLHI A DAVI”, 1°Rs. 8.16
• Um lugar para seu nome:
"Mas recorrereis ao LUGAR que o Senhor vosso DEUS ESCOLHER de todas as vossas tribos para ali pôr o seu nome, para sua habitação, e ali vireis”.Dt. 12.5
Depois de vermos a eleição no A.T. vamos para a...
ELEIÇÃO NO N.T.:
• O Senhor designa de antemão pessoas para a vida eterna:
"Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido DESIGNADOS PARA A VIDA ETRENA”.At.13.48
• Deus elege para que seus propósitos prevaleçam:
"Todavia, antes que os gêmeos nascecem ou fizessem qualquer coisa boa ou má, PARA QUE O PROPÓSITO DE DEUS CONFORME A ELEIÇÃO PERMANECESSE, não por obras, mas por aquele que chama, foi-lhe dito: O maior servirá o menor, como está escrito: Amei a Jacô, e aborreci a Esaú”.Rm. 9.11-13
• A eleição possui uma distinção:
"Pois quê? O que Israel busca, isso não alcançou, mas OS ELEITOS ALCANÇARAM, e os OUTROS FORAM ENDURECIDOS,” Rm.11.7
• Deus escolhe desde a eternidade:
“Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque DEUS VOS ESCOLHEU DESDE O PRINCÍPIO para a santificação do espírito e a fé na verdade. 2ªTs. 2.13”.
Resumo: Eleição é a escolha feita por Deus, em Cristo, desde a eternidade, de pessoas para a vida eterna, não por qualquer mérito, mas segundo a riqueza da sua graça. (Doutrina Batista)
TEXTOS EVIDENTES SOBRE A PREDESTINAÇÃO:
ROMANOS 8
28"E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
29"Porque os que DANTES CONHECEU, também OS PREDESTINOU para serem CONFORME À IMAGEM DE SEU FILHO, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos,
• CONHECEU-Proégno-Saber antes, tomar nota de, fixar a atenção sobre.
• PREDESTINOU-Proórisen-determinar previamente as fronteiras, predestinar.
• CONFORME-Simmórfous-conformado, tendo a mesma forma de. Denota uma conformidade interior e não superficial.
30"E AOS QUE PREDESTINOU, a estes também CHAMOU, e aos que CHAMOU, a estes também JUSTIFICOU, e aos que JUSTIFICOU, a estes também GLORIFICOU."
• JUSTIFICOU-Edikaíosen-declarar estar no direito, justificar.
• GLORIFICOU-Edóksasen-glorificar
Resumo: Na 3 pessoa do singular do verbo aorístico indicativo ativo(são os verbos em negrito) fala de um Deus que vê o fim desde o início, e em cujo decreto e propósito todos os eventos futuros são abrangidos. Logo Ele(Deus) determina de antemão algumas pessoas, para serem conforme a imagem de seu Filho Jesus, nesta obra Ele chama, justifica e glorifica, estão todos os estágios da salvação.
Extraído: Chave lingüística do N.T. Ed. Vida Nova

"Os que chamou"At.2.39
EFÉSIOS 1
4"como também nos nele ELEGEU ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor,"
• ELEGEU-Ekseléksato-escolher, selecionar. A palavra envolve três idéias: a raiz da palavra indica a enumeração, outra indica a rejeição de alguns e aceitação de outros, e a última falar por si mesmo.
• ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO- ou também desde a eternidade.
5"e nos PREDESTINOU para sermos FILHOS DE ADOÇÃO POR JESUS CRISTO, para si mesmo, segundo o BENEPLÁCITO de sua vontade,"
• ADOÇÃO-Yiothesia-adoção
• BENEPLÁCITO-Eidokía-satisfação, bom prazer.
6"para o louvor da glória da sua graça, a qual nos gratuitamente no Amado,"
11"nele, digo, no qual também fostes feitos herança, havendo sido PREDESTINADOS conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade,"
Resumo: A eleição e predestinação de Deus na eternidade são um ato livre do amor que é fundamentado totalmente no propósito de Deus e não há nada fora dele que contribua com qualquer coisa.
Extraído: Chave lingüística do N.T. Ed. Vida Nova

Conclusão: Esta parte do debate não teve como função abordar a doutrina da predestinação de forma apologética, e sim trabalhar alguns textos bíblicos do A.T. e N.T. que mostram a eleição e uma pequena análise dos textos onde a palavra predestinação aparece no N.T.
Nota: Como o N.T. apresenta o ensino sobre a eleição?
1.Como conforto.(Rm.8.28,29,30)
2.Como razão para louvar a Deus.(Ef.1.5,6,12,1ªTs.1.2,4,2ªTs.2.13)
3.Como encorajamento à evangelização.(2ªTm.2.10)
Conceitos errôneos sobre a doutrina da eleição.
1.A eleição não é fatalista nem mecanicista.(Ef.1.5,Mt.11.28,Ap.22.17,Jo.3.18,At18.9,10,11).
2.A eleição não é baseada no conhecimento antecipado que Deus tem de nossa fé.
a. Presciência das pessoas, não de fatos. (Rm.8,29,1ªCo.8.3,Gl.4.9,Rm.11.2,Rm.8.29).
B.A escritura nunca fala da fé como razão de Deus nos ter escolhido.(Rm.9.11-13,Rm.11.5,6,Ef.1.5,6)
c. Eleição baseada em algo bom em nós (nossa fé) seria o começo da salvação por mérito.(Ef..1.6)
d. Predestinação baseada na presciência também não dá livre arbítrio às pessoas.
e. conclusão:A eleição é incondicional.(Ef.1.5)
Objeções à doutrina da eleição.
1.Eleição significa que não temos a escolha de aceitar ou de rejeitar Cristo.
2.A doutrina da eleição significa que os descrentes nunca tiveram uma oportunidade.(Jo.8.43,44,Jo.5.40,Rm.1.20,Rm.9.19,20)
3.A eleição é injusta.(2ªPe.2.4,Rm.9.18-24)
4.A bíblia diz que Deus deseja salvar a todos.(1ªTm.2.4,2ªPe.3.9,!ªTm.2.5,6,2ªPe.3.9)Vontade revelada e oculta.
A doutrina da reprovação é a decisão soberana de Deus antes da criação de deixar de lado algumas pessoas que no decorrer dos tempos rejeitariam a salvação, onde Deus as condena por causa de seus pecados, manifestando desse modo sua justiça.
Textos: Jd.4, Rm.9.17,18,22,23, Rm.11.7, 1ªPe.2.8, Ef.1.3-6, 1ªPe.1.1-3, Ez.33.11, Jo.3.18,19, 5.40)

Emmanuel Neto