quinta-feira, 2 de outubro de 2008

QUAL FOI MARCA-SINAL DE CAIM?

Em Gênesis 4:15 a palavra hebraica que aparece para sinal é 'ôt que pode ser traduzido também por marca, indício, insígnia, estandarte, milagre, sinal miraculoso, prova, advertência. O significado desta palavra dentro deste texto é incerta. A palavra sinal, ou significa o próprio acontecimento incomum, ou, de algum modo, aponta para o acontecimento incomum.
Existem várias hipóteses sobre a marca que Deus colocou em Caim. Naqueles dias as pessoas não sabiam ler, então não era uma proibição escrita.
Os antigos pais de igreja dizem que o sinal de Caim era uma tremedeira contínua em todo o corpo, acompanhada de um semblante atroz que dava a conhecer a agitação da sua consciência.
Dizer o que era o sinal em Caim não é possível utilizando o texto de Gênesis, alguns conseguem com muita imaginação, contudo é possível dizer para que servia o sinal.
Não era um estigma infamante, mas um salvo-conduto, era quase uma aliança, uma marca que o protegia, designando-o como membro de um clã onde se exerce durante a vingança do sangue.

Emmanuel Neto

Nenhum comentário: