segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Examine-se cada um a si mesmo, então coma do pão e beba do cálice.

Pastoral

A celebração da ceia foi instituída por NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, na ocasião ELE e seus discípulos celebravam a páscoa judaica (pessah), cujo significado principal era festejar a libertação de Israel da escravidão do Egito.
A participação hoje da mesa do SENHOR precisa seguir o exemplo do próprio Jesus, onde a celebração ocorre entre os discípulos. Na doutrina Batista para ser discípulo de Cristo e membro da igreja é necessário ser batizado nas águas, sendo assim o batismo precede a celebração da ceia.
A prática onde qualquer pessoa independente do seu estado espiritual pode participar da ceia chama-se ultra-livre, que não corresponde ao exemplo de Cristo, que ofereceu a ceia para os discípulos e não para multidão.
A ceia tem caráter simbólico disse Jesus: “fazei isto em memória de mim”, logo toda a celebração deve ser encarada como um memorial, pois é em memória de Jesus. Algumas igrejas compreendem a celebração da ceia de forma diferente. Existe a teoria da transubstanciação que ensina que os elementos do pão e do vinho se transformam no corpo e no sangue de Jesus, outra teoria chama-se consubstanciação que ensina que as substâncias do corpo de Cristo se unem aos elementos da ceia no momento da celebração, outra teoria recebe o nome de presença mística, ensina que Jesus se faz presente de forma mais intensa no momento da celebração e comunica bênçãos através dos elementos.
Jesus prometeu estar presente onde quer que os crentes adorassem: “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”. E se ele está especialmente presente quando os cristãos se reúnem para adorar, então devemos esperar que ele esteja presente de modo especial na ceia. Cristo não está presente independente de nossa fé pessoal, mas somente nos encontra e nos abençoa de acordo com a nossa fé nele. Certamente há uma presença simbólica de Cristo, mas ela é também uma presença espiritual genuína e há bênção espiritual genuína nessa cerimônia, pois onde se manifesta a presença de Cristo algo de extraordinário acontece.

“Levantai os vossos olhos”

Pastoral

Em 2008 eu e minha esposa Sandra fomos morar no condomínio Horácio Camargo, localizado na estada dos Caboclos. Passeando pelo bairro Bosque dos Caboclos orei ao Senhor pedindo-lhe que me desse à oportunidade de fazer parte de um trabalho missionário para plantar uma igreja naquela localidade, então identificamos a CIDADE BATISTA como um bom lugar para começar este projeto. Toda aquela experiência espiritual me dizia: “Levantai os vossos olhos”, em seguida o Senhor me deu a felicidade de conhecer a MISSÃO CIDADE BATISTA, (filha da PIB DE CAMPO GRANDE) a qual no dia 12/10/2010 completa um ano de existência, esta data memorável deve nos remeter a refletir sobre a nossa missão como cristãos servindo na MISSÃO CIDADE BATISTA.
Como Jesus precisamos nos alimentar da comida do Pai, que é “fazer a vontade daquele que nos enviou”, necessitamos ter fome e sede desta comida, esta fome deve consumir nosso interior, o nosso coração precisa arder por esta causa. Além de colocarmos o nosso coração nesta obra, é fundamental “levantarmos os nossos olhos para as terras que já estão brancas para a ceifa”. A missão possui grandes desafios como: Estar num local apropriado para conduzir os seus trabalhos, pois este bairro irá sofrer um aumento significativo devido à construção de três condomínios: Ferrara, Terni e Treviso com capacidade para 900 residências que poderá ser habitado por no mínimo 3000 pessoas, solidificar uma boa equipe evangelística para alcançar os moradores do bairro, efetuar um bom trabalho de capelania aos residentes do lar batista do ancião e da criança, adquirir as aparelhagens básicas para desenvolver melhor as atividades da missão e tornar-se uma igreja relevante em uma comunidade com dificuldades sociais, urbanísticas e principalmente espirituais.
Um planta, outro semeia, mas é Deus que dá o crescimento.
A história da missão começou um ano atrás... E pode durar mais de 100 anos. O que podemos fazer para que esta história continue?

Feliz é a nação cujos políticos são do Senhor?

Pastoral

Esta teologia teopolítica tem ganhado espaço no cenário evangélico brasileiro. Não é de agora que muitos líderes eclesiásticos têm conscientizado e até mobilizado massas evangélicas a seguirem esta cartilha que evangélico deve votar em “bons políticos evangélicos”, a falácia é fácil de ser gravada, evangélico consciente vota em “homem” ou “mulher de Deus”, pois os mesmos governarão melhor do que os “ímpios”.
O que é ser homem de Deus no cenário político? Salomão escravizou os amorreus, heteus, ferezeus, heveus, jebuseus para construir seus edifícios suntuosos (I RS 9:15-28). Ciro, o Grande, um rei pagão da pérsia é chamado por Isaías de “ungido do Senhor” (Is 45:1), de um lado o servo do Senhor filho do famoso rei Davi, que comete os piores pecados contra os homens e contra Deus, do outro lado Ciro servo dos deuses é usado para livrar o povo de Israel dos opressores. Se fôssemos escolher um dos dois políticos para governar o nosso país em quem votaríamos? Salomão ou Ciro? Estas perguntas não são faceies de responder, contudo quero manifestar a minha preocupação sobre a real motivação que deve conduzir o voto de um evangélico.
Seja evangélico ou não vote consciente, pois “não é de admirar, pois o próprio satanás se transforma em anjo de luz” (II Co 11:14).