segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A MORTE O LUGAR VERDAEIRO DO NASCIMENTO DO HOMEM

TEXTO II CO 4:7-5:8

INTRODUÇÃO:
O HOMEM EM GERAL, INDEPENDENTEMENTE DA SUA FORMAÇÃO, VISÃO DE MUNDO, LÍNGUA E CULTURA, AO TRILHAR A JORNADA DE SUA EXISTÊNCIA, DEPARASSE COM A NECESSIDADE INERENTE DE ENCONTRAR O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA VIDA. O VIVER, TODAVIA, É MUITAS VEZES INIBIDO PELA CONSTANTE AMEAÇA DA POSSIBILIDADE DA MORTE. MAS O QUE É A MORTE AFINAL?
UMA DEFINIÇÃO BÁSICA ENCONTRADA NO DICIONÁRIO CONCISO DE LÍNGUA PORTUGUESA AFIRMA SER AMORTE A “CESSAÇÃO DA VIDA”. PARA OS NOSSOS ANCESTRAIS, A MORTE NÃO REPRESENTAVA NECESSARIAMENTE UMA AMEAÇA PARA A VIDA, POIS EM SUA CRENÇA A ALMA SOBREVIVIA À MORTE FÍSICA. PARA ALGUNS PENSADORES MODERNOS E FILÓSOFOS EXISTENCIALISTAS, A MORTE SE ENCONTRA PRESENTE NO ATO COTIDIANO DE VIVER, ISTO É, A VIDA É A FERMENTAÇÃO DA MORTE.
ESTE DILEMA ADQUIRE PROPORÇÕES AINDA MAIS AGRAVANTES QUANDO O HOMEM É CONFRONTADO, DIRETA OU INDIRETAMENTE, COM A REALIDADE DA MORTE (ATRAVÉS DA MORTE DE UM ENTE QUERIDO, CÂNCER E OUTRAS MOLÉSTIAS FATAIS, GUERRAS, ETC.). “QUAL É O SIGNIFICADO E A IMPORTÂNCIA DA EXISTÊNCIA HUMANA? SE O HOMEM NASCE PARA VIVER, POR QUE ELE TEM QUE MORRER? PARA QUE VIVER SE A IMANÊNCIA DA MORTE É INEVITÁVEL? ENFIM, QUAL É O PROPÓSITO E SIGNIFICADO DA VIDA SE A MORTE É A ANIQUILAÇÃO DA EXISTÊNCIA?”.
O QUE A BÍBLIA PODE NOS ENSINAR SOBRE A MORTE?

TRIBULAÇÕES E ESPERANÇAS DO MINISTÉRIO
CAPÍTULO 4
7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
8 EM TUDO SOMOS ATRIBULADOS, MAS NÃO ANGUSTIADOS; PERPLEXOS, MAS NÃO DESANIMADOS.
9 PERSEGUIDOS, MAS NÃO DESAMPARADOS; ABATIDOS, MAS NÃO DESTRUÍDOS;
10 TRAZENDO SEMPRE POR TODA A PARTE A MORTIFICAÇÃO DO SENHOR JESUS NO NOSSO CORPO, PARA QUE A VIDA DE JESUS SE MANIFESTE TAMBÉM NOS NOSSOS CORPOS;
11 E ASSIM NÓS, QUE VIVEMOS, ESTAMOS SEMPRE ENTREGUES À MORTE POR AMOR DE JESUS, PARA QUE A VIDA DE JESUS SE MANIFESTE TAMBÉM NA NOSSA CARNE MORTAL.
12 DE MANEIRA QUE EM NÓS OPERA A MORTE, MAS EM VÓS A VIDA.
13 E TEMOS, PORTANTO, O MESMO ESPÍRITO DE FÉ, COMO ESTÁ ESCRITO: CRI, POR ISSO FALEI; NÓS CREMOS TAMBÉM, POR ISSO TAMBÉM FALAMOS.
14 SABENDO QUE O QUE RESSUSCITOU O SENHOR JESUS NOS RESSUSCITARÁ TAMBÉM POR JESUS, E NOS APRESENTARÁ CONVOSCO.
15 PORQUE TUDO ISTO É POR AMOR DE VÓS, PARA QUE A GRAÇA, MULTIPLICADA POR MEIO DE MUITOS, FAÇA ABUNDAR A AÇÃO DE GRAÇAS PARA GLÓRIA DE DEUS.
16 POR ISSO NÃO DESFALECEMOS; MAS, AINDA QUE O NOSSO HOMEM EXTERIOR SE CORROMPA, O INTERIOR, CONTUDO, SE RENOVA DE DIA EM DIA.
17 PORQUE A NOSSA LEVE E MOMENTÂNEA TRIBULAÇÃO PRODUZ PARA NÓS UM PESO ETERNO DE GLÓRIA MUI EXCELENTE;
18 NÃO ATENTANDO NÓS NAS COISAS QUE SE VÊEM, MAS NAS QUE SE NÃO VÊEM; PORQUE AS QUE SE VÊEM SÃO TEMPORAIS, E AS QUE SE NÃO VÊEM SÃO ETERNAS.
CAPÍTULO 5
1 PORQUE SABEMOS QUE, SE A NOSSA CASA TERRESTRE DESTE TABERNÁCULO SE DESFIZER, TEMOS DE DEUS UM EDIFÍCIO, UMA CASA NÃO FEITA POR MÃOS, ETERNA, NOS CÉUS.
2 E POR ISSO TAMBÉM GEMEMOS, DESEJANDO SER REVESTIDOS DA NOSSA HABITAÇÃO, QUE É DO CÉU;
3 SE, TODAVIA, ESTANDO VESTIDOS, NÃO FORMOS ACHADOS NUS.
4 PORQUE TAMBÉM NÓS, OS QUE ESTAMOS NESTE TABERNÁCULO, GEMEMOS CARREGADOS; NÃO PORQUE QUEREMOS SER DESPIDOS, MAS REVESTIDOS, PARA QUE O MORTAL SEJA ABSORVIDO PELA VIDA.
5 ORA, QUEM PARA ISTO MESMO NOS PREPAROU FOI DEUS, O QUAL NOS DEU TAMBÉM O PENHOR DO ESPÍRITO.
6 POR ISSO ESTAMOS SEMPRE DE BOM ÂNIMO, SABENDO QUE, ENQUANTO ESTAMOS NO CORPO, VIVEMOS AUSENTES DO SENHOR
7 (PORQUE ANDAMOS POR FÉ, E NÃO POR VISTA).
8 MAS TEMOS CONFIANÇA E DESEJAMOS ANTES DEIXAR ESTE CORPO, PARA HABITAR COM O SENHOR.
9 POIS QUE MUITO DESEJAMOS TAMBÉM SER-LHE AGRADÁVEIS, QUER PRESENTES, QUER AUSENTES.
10 PORQUE TODOS DEVEMOS COMPARECER ANTE O TRIBUNAL DE CRISTO, PARA QUE CADA UM RECEBA SEGUNDO O QUE TIVER FEITO POR MEIO DO CORPO, OU BEM, OU MAL.
ESBOÇO DO TEXTO LIDO
AS RESPONSABILIDADES DO MINISTÉRIO APOSTÓLICO (4:1-15)
1) O CARÁTER ABERTO DO MINISTÉRIO (4:1-6)
2) OS SOFRIMENTOS DO MINISTÉRIO (4:7-15)
5. O AMPARO DO MINISTÉRIO APOSTÓLICO (4:16-5:10)
II CORÍNTIOS COMO DUAS CARTAS: II CORÍNTIOS 10-13 E II
1. A TEORIA DA COMPILAÇÃO DA II CORÍNTIOS CANÔNICA LOGICAMENTE COLOCA OS CAPÍTULOS 10 A 13 ANTES DOS NOVE PRIMEIROS CAPÍTULOS. A OCASIÃO E PROPÓSITO DESTES QUATRO CAPÍTULOS SÃO OS SEGUINTES: DEPOIS QUE PAULO ESCREVEU I CORÍNTIOS, ELE FEZ UMA RÁPIDA VISITA A CORINTO. EMBORA ESTA VIAGEM NÃO SEJA MENCIONADA EM ATOS, PAULO DIZ QUE ELE ESTÁ PARA IR A CORINTO POR UMA "TERCEIRA VEZ" (II COR. 12:14; 13:1,2). COMO EM NENHUMA PARTE, EM I CORÍNTIOS, SE MENCIONA UMA VIAGEM COMO TENDO OCORRIDO, ELA DEVE TER SIDO FEITA NO INTERVALO ENTRE ESTAS DUAS CARTAS. II CORÍNTIOS 2:1 AFIRMA QUE PAULO NÃO QUERIA FAZER "OUTRA VISITA DOLOROSA" A CORINTO. A NATUREZA EXATA DO QUE ACONTECEU EM CORINTO É DESCONHECIDA, MAS FOI UMA OCASIÃO DE GRANDE DESAPONTAMENTO PARA PAULO. APARENTEMENTE, SUA AUTORIDADE APOSTÓLICA FORA QUESTIONADA E REJEITADA (II COR. 12:12; 13:3). É FEITA MENÇÃO DOS "APÓSTOLOS SUPERLATIVOS" (11:5; 12:11), QUE HAVIAM INDICADO QUE PAULO ERA MENOS "ESPIRITUAL", POR CAUSA DAS COISAS QUE SOFREU: ELE NÃO ERA UM "SUCESSO" (II COR. 11:23-12:10). II CORÍNTIOS 12:16-18 PODE INDICAR UMA ACUSAÇÃO, POR ALGUÉM NA IGREJA CORÍNTIA, DE QUE PAULO PRETENDIA FICAR COM A OFERTA (I COR. 16:1-4) PARA SI. PARA EVITAR UM DESFECHO (TALVEZ NO SENTIDO DE ATOS 5:1-11), NA TURBULENTA ATMOSFERA, PAULO RETORNOU A ÉFESO E ESCREVEU, "EM MUITA TRIBULAÇÃO E ANGÚSTIA DE CORAÇÃO... COM MUITAS LÁGRIMAS" (II COR. 2:4) UMA CARTA "ÁSPERA", PARTE DA QUAL É II CORÍNTIOS 10-13. O PROPÓSITO FOI ESCLARECER SUA AUTORIDADE APOSTÓLICA (12:11-13) E MOSTRAR O QUE SIGNIFICA "ESPIRITUALIDADE" VERDADEIRA. ELE NÃO QUIS IR ATÉ OS CORÍNTIOS EM PODER PARA CASTIGÁ-LOS (13:10).
2. TENDO ENVIADO A CARTA "ÁSPERA" POR INTERMÉDIO DE TITO, COM INSTRUÇÕES PARA ENCONTRÁ-LO EM TRÔADE, PAULO FOI FORÇADO A DEIXAR ÉFESO MAIS CEDO QUE ESPERAVA, TALVEZ (II COR. 1:8-10; AT. 20:1). CHEGANDO A TRÔADE, ABRIU-SE-LHE UMA PORTA PARA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO, MAS PORQUE TITO NÃO HAVIA CHEGADO COM NOTÍCIAS DA IGREJA EM CORINTO, PAULO NÃO PÔDE PREGAR EFICAZMENTE (II COR. 2:12,13). DE LÁ ELE FOI PARA A MACEDÔNIA, PARA INTERCEPTAR A TITO, QUE CHEGARA COM AS BOAS NOTÍCIAS DE QUE A IGREJA HAVIA-SE ARREPENDIDO DE SUA ATITUDE PARA COM PAULO E AGORA ESTAVA PRONTA A RECONHECER SUA AUTORIDADE (II COR. 7:5-7). PAULO, ENTÃO, ESCREVEU A CARTA DA "RECONCILIAÇÃO" (II COR. 1-9). NESTA CARTA, PAULO EXPLICA O PROPÓSITO DE SUA ASPEREZA ANTERIOR, REAFIRMA SUA INTEGRIDADE E FALA DA GLÓRIA DO OFÍCIO APOSTÓLICO. SUA ALEGRIA PELA MUDANÇA DE PENSAMENTO DOS CORÍNTIOS É EXPRESSA E APRESENTA TOTAL RECONCILIAÇÃO (6:11-7:16). ESTA CARTA É, ENTÃO, ENCERRADA COM UM APELO PARA A COLETA A SER LEVADA PARA OS CRISTÃOS POBRES DE JERUSALÉM (II COR. 8-9).
1ª LIÇÃO QUE APRENDO NESTE TEXTO SOBRE A PROBLEMÁTICA DA MORTE É QUE...
I-A MORTE É O FIM-PLENITUDE DA VIDA

II CO 4
7 TEMOS, PORÉM, ESTE TESOURO EM VASOS DE BARRO, PARA QUE A EXCELÊNCIA DO PODER SEJA DE DEUS, E NÃO DE NÓS.
8 EM TUDO SOMOS ATRIBULADOS, MAS NÃO ANGUSTIADOS; PERPLEXOS, MAS NÃO DESANIMADOS.
9 PERSEGUIDOS, MAS NÃO DESAMPARADOS; ABATIDOS, MAS NÃO DESTRUÍDOS;
10 TRAZENDO SEMPRE POR TODA A PARTE A MORTIFICAÇÃO DO SENHOR JESUS NO NOSSO CORPO, PARA QUE A VIDA DE JESUS SE MANIFESTE TAMBÉM NOS NOSSOS CORPOS;
11 E ASSIM NÓS, QUE VIVEMOS, ESTAMOS SEMPRE ENTREGUES À MORTE POR AMOR DE JESUS, PARA QUE A VIDA DE JESUS SE MANIFESTE TAMBÉM NA NOSSA CARNE MORTAL.
12 DE MANEIRA QUE EM NÓS OPERA A MORTE, MAS EM VÓS A VIDA.
13 E TEMOS, PORTANTO, O MESMO ESPÍRITO DE FÉ, COMO ESTÁ ESCRITO: CRI, POR ISSO FALEI; NÓS CREMOS TAMBÉM, POR ISSO TAMBÉM FALAMOS.
14 SABENDO QUE O QUE RESSUSCITOU O SENHOR JESUS NOS RESSUSCITARÁ TAMBÉM POR JESUS, E NOS APRESENTARÁ CONVOSCO.
15 PORQUE TUDO ISTO É POR AMOR DE VÓS, PARA QUE A GRAÇA, MULTIPLICADA POR MEIO DE MUITOS, FAÇA ABUNDAR A AÇÃO DE GRAÇAS PARA GLÓRIA DE DEUS.
16 POR ISSO NÃO DESFALECEMOS; MAS, AINDA QUE O NOSSO HOMEM EXTERIOR SE CORROMPA, O INTERIOR, CONTUDO, SE RENOVA DE DIA EM DIA.
NESTE VERSÍCULO PAULO FECHA A CONCLUSÃO DE SUA ARGUMENTAÇÃO SOBRE AS AFLIÇÕES DO MINISTÉRIO APOSTÓLICO E NA SEGUNDA PARTE DO VERSÍCULO ELE COMPLEMENTA “AINDA QUE O NOSSO HOMEM EXTERIOR SE CORROMPA, OU SEJA SOFRA AFLIÇÕES, CASTIGOS, DOENÇAS E PERSEGUIÇÕES, SITUAÇÕES QUE AFETAM O CORPO A MATÉRIA.
“O INTERIOR, CONTUDO, SE RENOVA DE DIA EM DIA”, OU SEJA ALMA/ESPÍRITO NÃO PARA DE SE DESENVOLVER MESMO O EXTERIOR PERECENDO.
A VIDA BIOLÓGICO FOI SE CONSUMINDO DIA A DIA, MAS DENTRO DELA FOI-SE MOLDANDO UM OUTRO TIPO DE VIDA, A DA PESSOA E A DA INTERIORIDADE CONSCIENTE QUE NÃO SE CONSOME COM A VIDA BIOLÓGICA. ANTES PELO CONTRÁRIO: TENDE A DESENVOLVER-SE MAIS E MAIS, A ABRIR-SE PARA HORIZONTES CADA VEZ MAIS ABERTOS

POR EXEMPLO, QUANDO UM ESTUDANTE, TRIUNFANTE, DIZ: ATINGI, ENFIM, MEU FIM. FORMEI-ME MÉDICO! OU QUANDO A MULHER GRÁVIDA, ENTRE ANGÚSTIA E ESPERANÇA, SEGUA O FILHINHO RECÉM-NASCIDO E MURMURA: EM FIM ATINGI MEU FIM: SOU MÃE!

A MORTE É ENTENDIDA COMO O FIM DA VIDA. ELA É DOLOROSA E TRISTE COMO UM FIM DE FESTA O COMO UM DERRADEIRO ACENO DE UM ENCONTRO. QUÃO DIVERSA NÃO SERIA NOSSA DOR SE CHEGÁSSEMOS A COMPREENDER QUE NÃO PRECISA SIGNIFICAR NEGATIVIDADE AS POSITIVIDADE!
A MORTE É SIM O FIM DA VIDA. MAS FIM ENTENDIDO COMO META ALCANÇADA, PLENITUDE ALMEJA E LUGAR DO VERDADEIRO NASCIMENTO.
A MORTE COMO FIM APENAS É VERDADIRA. ELA MARCA UMA RUPTURA DE UM PROCESSO. CRIA UMA CISÃO ENTRE O TEMPO E A ETERNIDADE. MAS ELA COBRE UM ASPECTO APENAS DO HOMEM E DA MORTE: O BIOLÓGICO E O TEMPORAL. O HOMEM É MAIS DO QUE O BIOS, PORQUE É MAIS QUE UM ANIMAL. É MAIS DO QUE O TEMPO PORQUE ELE SUSPIRA PELA ETERNIDADE DO AMOR E DA VIDA.
O HOMEM É A PESSOA E INTERIORIDADE. PARA ESSE A MORTE NÃO É UM FIM APENAS MAS UM FIM-PLENITUDE E UM FIM-META ALCANÇADA.
1. NA MORTE REENCONTRAMOS O PARAÍSO DO EDEM
2. NA MORTE ROMPEMOS COM OS LIMITES DO ESPAÇO, TEMPO E O FÍSICO
3. NA MORTE ATINGIMOS O ÁPICE DA EXISTÊNCIA HUMANA NO ENCONTRO COM CRISTO.
2ª LIÇÃO QUE APRENDO NESTE TEXTO SOBRE A PROBLEMÁTICA DA MORTE É QUE...
II-O CORPO É UM MOMENTO DA MINHA EXISTÊNCIA

CAPÍTULO 5
1 PORQUE SABEMOS QUE, SE A NOSSA CASA TERRESTRE DESTE TABERNÁCULO SE DESFIZER, TEMOS DE DEUS UM EDIFÍCIO, UMA CASA NÃO FEITA POR MÃOS, ETERNA, NOS CÉUS.
2 E POR ISSO TAMBÉM GEMEMOS, DESEJANDO SER REVESTIDOS DA NOSSA HABITAÇÃO, QUE É DO CÉU;
3 SE, TODAVIA, ESTANDO VESTIDOS, NÃO FORMOS ACHADOS NUS.
4 PORQUE TAMBÉM NÓS, OS QUE ESTAMOS NESTE TABERNÁCULO, GEMEMOS CARREGADOS; NÃO PORQUE QUEREMOS SER DESPIDOS, MAS REVESTIDOS, PARA QUE O MORTAL SEJA ABSORVIDO PELA VIDA.
5 ORA, QUEM PARA ISTO MESMO NOS PREPAROU FOI DEUS, O QUAL NOS DEU TAMBÉM O PENHOR DO ESPÍRITO.
6 POR ISSO ESTAMOS SEMPRE DE BOM ÂNIMO, SABENDO QUE, ENQUANTO ESTAMOS NO CORPO, VIVEMOS AUSENTES DO SENHOR
7 (PORQUE ANDAMOS POR FÉ, E NÃO POR VISTA).
8 MAS TEMOS CONFIANÇA E DESEJAMOS ANTES DEIXAR ESTE CORPO, PARA HABITAR COM O SENHOR.
PAULO NOS VERSÍCULOS 6, 7 E 8 FECHA O ARGUMENTO SOBRE AS AFLIÇÕES QUE O TABERNÁCULO TERRESTRE SOFRE QUE O NOSSO CORPO, ENTÃO ELE COMPLEMENTA DIZENDO QUE: “ENQUANTO ESTAMOS NO CORPO, VIVEMOS AUSENTES DO SENHOR” MAS QUANDO “DEIXAR ESTE CORPO” HABITARÁ “COM O SENHOR”
APRENDO NESTA DECLARAÇÃO DE PAULO QUE ESTAR NO CORPO E SOFRER TODAS AFLIÇÕES É UM MOMENTO DA MINHA EXISTÊNCIA E NÃO A MINHA EXISTÊNCIA PLENA, POIS ELA SERÁ COMPLETA QUANDO ENCONTRAR COM O SENHOR.

EMBORA SINTA O CORPO COMO O MEU CORPO, PERCEBO TAMBÉM QUE NÃO SOU TOTALMENTE DISTINTO NEM TOTALMENTE IDENTIFICADO COM ELE. SOU MAIS QUE MEU CORPO, PORQUE POSSO ME RELACIONAR PARA ALÉM DO CORPO. MAS O CORPO É UM MOMENTO DE MINHA ESSÊNCIA. POR ISSO NÃO EXISTE ESPÍRITO DESENCARNADO. PERTENCE À ESSÊNCIA DO ESPÍRITO HUMANO RELACIONAR-SE COM O MUNDO. ESTAR-NO-MUNDO NÃO É UM ACIDENTE DO HOMEM.
O HOMEM É DIVIDIDO POR UM PARTE VISÍVEL O CORPO E UMA PARTE INVISÍVEL ALMA/ESPÍRITO, SENDO DESLIGADO DO CORPO O HOMEM COMO SER INTEGRAL CONTINUA A EXISTIR.
1. A DESTRUIÇÃO DO CORPO NÃO PÕE FIM A NOSSA EXISTÊNCIA
2. A VIDA BIOLÓGICA NÃO PODE SER O CENTRO DE NOSSA EXISTÊNCIA
3. A MORTE DO CORPO É UMA TRANSIÇÃO DA MINHA EXISTÊNCIA
3ª LIÇÃO QUE APRENDO NESTE TEXTO SOBRE A PROBLEMÁTICA DA MORTE É QUE...
III-A RESSURREIÇÃO O TOQUE FINAL DA ELEVAÇÃO HUMANA

7 TEMOS, PORÉM, ESTE TESOURO EM VASOS DE BARRO, PARA QUE A EXCELÊNCIA DO PODER SEJA DE DEUS, E NÃO DE NÓS.
8 EM TUDO SOMOS ATRIBULADOS, MAS NÃO ANGUSTIADOS; PERPLEXOS, MAS NÃO DESANIMADOS.
9 PERSEGUIDOS, MAS NÃO DESAMPARADOS; ABATIDOS, MAS NÃO DESTRUÍDOS;
10 TRAZENDO SEMPRE POR TODA A PARTE A MORTIFICAÇÃO DO SENHOR JESUS NO NOSSO CORPO, PARA QUE A VIDA DE JESUS SE MANIFESTE TAMBÉM NOS NOSSOS CORPOS;
11 E ASSIM NÓS, QUE VIVEMOS, ESTAMOS SEMPRE ENTREGUES À MORTE POR AMOR DE JESUS, PARA QUE A VIDA DE JESUS SE MANIFESTE TAMBÉM NA NOSSA CARNE MORTAL.
12 DE MANEIRA QUE EM NÓS OPERA A MORTE, MAS EM VÓS A VIDA.
13 E TEMOS, PORTANTO, O MESMO ESPÍRITO DE FÉ, COMO ESTÁ ESCRITO: CRI, POR ISSO FALEI; NÓS CREMOS TAMBÉM, POR ISSO TAMBÉM FALAMOS.
14 SABENDO QUE O QUE RESSUSCITOU O SENHOR JESUS NOS RESSUSCITARÁ TAMBÉM POR JESUS, E NOS APRESENTARÁ CONVOSCO.
PAULO RESSALTA QUE O MINISTÉRIO APOSTÓLICO É ANDA LADO A LADO COM A POSSIBILIDADE DA MORTE CONTUDO A MORTE OCORRENDO A ESPERANÇA QUE RESTA É A RESSURREIÇÃO ATRAVÉS DE JESUS CRISTO.

A RESSSUREIÇÃO DE JESUS NÃO FOI APENAS A VIVIFICAÇÃO DO CORPO MORTO, MAS A RESTAURAÇÃO COMPLETA DE SUA EXISTÊNCIA HUMANA. VEJA POR QUE:
JOÃO 20:19-21

RESSURREIÇÃO, NA INTELECÇÃO CRISTÃ, NÃO É A REVIVICAÇÃO DE UM CADÁVER, MAS A EXAUSTIVA REALIZAÇÃO DAS CAPACIDADES DO HOMEM CORPO-ALMA. A RESSURREIÇÃO EXPRIME POIS O TERMO FINAL DO PROCESSO DA ELEVAÇÃO HUMANA , INICIADO NOS PRIMÓRDIOS ESCUROS DA EVOLUÇÃO. ELA É A REALIZAÇÃO DA UTOPIA HUMANA E A AFLORAÇÃO DO HOMEM REVELADO, LATENTE NO PRINCÍPIO-ESPERANÇA.
1. NA RESSURREIÇÃO VOLTAMOS A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS PERDIDA NO EDEM
2. NA RESSURREIÇÃO ROMPEMOS COM A SEPARAÇÃO QUE A MORTE TRAZ
3. NA MORTE RECEBEMOS ANTECIPADAMENTE A RESSURREIÇÃO

CONCLUSÃO
A MORTE É, COMO O NASCIMENTO. AO NASCER, A CRIANÇA ABANDONA A MATRIZ NUTRIDORA QUE, AOS POUCOS, AO CABO DE NOVE MESES, FORA SE TORNANDO SUFOCANTE E ESGOTAVA AS POSSIBILIDADES DE VIDA INTRA-TERINA. PASSA POR UMA VIOLENTA CRISE: É APERTADA NO MUNDO. ELA NÃO SABE QUE A ESPERA UM MUNDO MAIS VASTO QUE O VENTRE MATERNO, CHEIO DE LARGOS HORIZONTES E DE ILIMITADAS POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO. AO MORRER O HOMEM PASSA POR UMA CRISE É COMO QUE ARRANCADO DESTE MUNDO. MAL SABE QUE VAI IRROMPER NUM MUNDO MUITO MAIS VASTO QUE AQUELE QUE ACABA DE DEIXAR E QUE SUA CAPACIDADE DE RELACIONAMENTO SE ESTENDERÁ AO INFINITO. A PLACENTA DO RECÉM-NASCIDO NA MORTE NÃO É MAIS CONSTITUÍDA PELOS ESTREITOS LIMITES DO HOMEM-CORPO, MAS PELA GLOBALIDADE DO UNIVERSO TOTAL.

NO FINAL DE TODO SERMÃO O PÚBLICO NA SUA MAIORIA TEM A EXPECTATIVA DE VIVÊNCIA-LO, ESTE TIPO DE SERMÃO QUASE NINGUÉM QUER VIVER, POIS TRATASSE DA MORTE, CONTUDO CHAMO ATENÇÃO PARA VIDA HOJE O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM A SUA INTERIORIDADE A QUAL NUNCA DEIXARÁ DE EXISTIR NA ETERNIDADE COM DEUS OU SEM DEUS, QUAL É A SUA ESCOLHA?

MENSAGEM PREGADO NA IGREJA BATISTA SEMEANDO VIDA EM DIA 02 DE NOVEMBRO DE 2008