sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A CRUZ SÍMBOLO DE ARTE CONTEMPORÂNEA


ROMA - Um museu italiano desafiou o papa Bento XVI e se recusou a remover uma escultura de arte contemporânea que mostra um sapo vrde crucificado, segutando nas mãos uma caneca de cerveja e um ovo. O Vaticano considerou a peça uma blasfêmia.
A maioria dos membros do conselho do museu Museion, na cidade de Bolzano, decidiu que o sapo é uma obra de arte e continuará na exposição.

Chamada de "Zuerst die Fuesse" (primeiro os pés), o sapo usa um pano verde na área da cintura e está pregado pelas mãos e pelos pés como JESUS CRISTO. Uma língua verde pende para fora de sua boca.

O trabalho do artista alemão Martin Kippenberger, morto em 1997, foi exposto na Tate Modern e na Galeria Saatchi, em Londres, e na Bienal de Veneza. Retrospectivas da obra do artista estão programadas para Los Angeles e Nova York.

Autoridades do museu localizado na região ao norte de alto Ádige disseram que o artista considera a peça uma ilustração do medo sentido pelos seres humanos.
Em nome do papa, o Vaticano escreveu uma carta de apoio a Franz Pahl, líder do governo daquela região e uma das vozes contrárias à escultura.

Na carta, o Vaticano disse que a obra "fere os sentimentos religiosos de muitas pessoas que vêem na cruz o símbolo do amor divino."

Mais uma vez em pleno o século XXI JESUS CRISTO é notícia no mundo habitado. Mesmos sendo através de uma polêmica, contudo esta atitude de publicar algo que contraria o grande sentido da cruz para os cristãos além de escarner (na visão do Vaticano) publica mais uma vez a cruz de Cristo, que segundo o apóstolo Paulo "é o poder de Deus" como ele disse: "Por que a palavra da Cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" (I Co 1:18). Uma obra de arte contemporânea não tem o poder de invalidar o grande significado da cruz de Cristo, apenas os nossos pecados podem desmerecer o grande valor do sacrifício de Cristo na Cruz.


Emmanuel Neto Adaptado: O Globo