segunda-feira, 6 de outubro de 2008

“POLITICAGEM” EVANGÉLICA NA CIDADE MARAVILHOSA




Pastoral sobre política

A DIFERENÇA ENTRE PROTESTANTES, TRADICIONAIS, PENTECOSTAIS, NEOPENTECOSTAIS E ENTRE OS EVANGÉLICOS NO RIO DE JANEIRO FOI DECISIVO NA DERROTA DE CRIVELLA NA DISPUTA PELA PREFEITURA DA CIDADE.
PARA O CIENTISTA POLÍTICO CESAR ROMERO JACOB, DA PUC-RIO, QUE PESQUISA A INFLUÊNCIA DA RELIGIAÃO NO COMPORTAMENTO DO ELEITOR CARIOCA, O CISMA DAS DUAS IGREJAS EVANGÉLICAS MAIS FORTES NO MUNICÍPIO, A UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, DA QUAL O CANDIDATO MARCELO CRIVELLA (PRB) É BISPO LICENCIADO, E A ASSEMBLÉIA DE DEUS DIVIDIU OS VOTOS DOS FIÉIS E ENFRAQUECEU A CANDIDATURA DE CRIVELLA.
EM AGOSTO DESTE ANO, O BISPO MANOEL FERREIRA, QUE COMANDA A ASSEMBLÉIA DE DEUS E É DEPUTADO FEDERAL PELO PTB, DECLAROU APOIO A EDUARDO PAES (PMDB), LÍDER DO RANKING DE INTENÇÃO DE VOTOS. SEGUNDO CESAR ROMERO, ESSA ALIANÇA PODE TER SIDO CRUCIAL PARA O DECLÍNIO DE CRIVELLA, QUE CAIU DE 26 POR CENTO DAS INTENÇÕES DE VOTO PARA 19 POR CENTO, SEGUNDO DATAFOLHA.
PELO CENSO DE 2000, A CIDADE TINHA 17 POR CENTO DE EVANGÉLICOS. EM 2004, CRIVELLA TEVE 22 POR CENTO DE VOTOS COMO CANDIDATO À PREFEITURA.
OS NÚMEROS DE EVANGÉLICOS E DE ELEITORES DO CRIVELLA ESTAVAM MAIS OU MENOS PRÓXIMOS, ATÉ PORQUE PODE TER HAVIDO UM CRESCIMENTO DOS PENTECOSTAIS NAQUELE INTERVALO. O MAPA DOS ELEITORES DE CRIVELLA ERA UMA REPRODUÇÃO DO MAPA DA DISTRIBUIÇÃO DE EVANGÉLICOS NO RIO, SEGUNDO O CIENTISTA POLÍTICO.
EM ENTREVSTA À REUTERS, NO INÍCIO DA CAMPANHA, CRIVELLA AFIRMOU QUE SUA RELIGIÃO MOTIVA REJEIÇÃO DE PARTE DO ELEITORADO E, POR ISSO, NÃO PODIA CONFIAR NELA PARA VENCER A DISPUTA:
“SÃO 25% OS ELEITORES NO RIO DE JANEIRO, MAS É MUITO DIFÍCIL VOTAREM TODOS EM UM CANDIDATO SÓ”, DISSE CRIVELLA.”AGORA RECENTEMENTE, O BISPO MANOEL FERREIRA DECLAROU APOIO AO EDUARDO PAES. ENTÃO, O VOTO DO EVANGÉLICO NÃO É DESTINADO AO CANDIDATO EVANGÉLICO, MAS AO MELHOR CANDIDATO. PODE TER CERTEZA QUE OS EVANGÉLICOS ESTÃO MUITOBEM INFORMADOS”, ACRESCENTOU.
“CRIVELLA É VÍTIMA DA INTOLERÂNCIA PRATICADA PELA IGREJA UNIVERSAL. NÃO ADIANTA DIZER QUE VAI GOVERNAR PARA TODOS SE A IGREJA É ANTIECUMÊNICA, É CONTRA A UMBANDA E O CANDOMBLÉ. A MILITÂNCIA GAY DA CIDADE TAMBÉM AGE CONTRA ELE”, AFIRMOU CEZAR ROMERO.
A DERROTA DE CRIVELLA PODE SER RESULTADO DAS OPÇÕES DOS LÍDERES EVANGÉLICOS QUE ADMINISTRAM GRANDES IGREJAS NO RIO DE JANEIRO EM SEGUIR OUTRO CANDIDATO POR RAZÕES POLÍTICAS, SENDO ASSIM ESTA DERROTA MOSTRA A CREDIBILIDADE QUE OS EVANGÉLICOS CARIOCAS POSSUEM DA IGREJA UNIVERSAL, CONTUDO UMA MASSA SEM INFORMAÇÃO BÍBLICA E TEOLÓGICA HIPOCRITAMENTE CHAMA OS IURDIANOS DE IRMÃOS, CONTUDO A IMAGEM É OUTRA NÃO SÓ AS PESSOAS QUE NÃO SÃO EVANGÉLICOS POSSUEM UMA PÉSSIMA IMAGEM DA IURD, MAS OS PRÓPRIOS EVANGÉLICOS, DEMOSTRANDO ISSO NESTA ELEIÇÃO, POIS VOTAR EM CRIVELLA É VOTAR A FAVOR DA IURD E O BISPO EDIR MACEDO.

Emmanuel Neto Adaptado: O Globo