terça-feira, 7 de outubro de 2008

É PROIBIDO ORAR

Bush é processado por estimular oração

Defensores da laicidade do Estado apresentam queixa judicial contra o presidente, que instituiu o Dia Nacional de Oração.
Em fim de mandato, amargando um índice de rejeição que beira os 70%, e seriamente ameaçado de não fazer o sucessor, o presidente americano George W. Bush deve estar pensando o que mais de ruim pode lhe acontecer. Pois aconteceu - um grupo de ateus e agnósticos nos Estados Unidos o está processando judicialmente por um motivo dos mais inusitados: favorecimento à religião num Estado laico. Tudo porque Bush instituiu uma lei que designa uma data para celebração do Dia Nacional de Oração.

A Freedom From Religion Foundation (algo como “Fundação liberdade de não ter religião”) apresentou sexta-feira, num Tribunal Federal, uma queixa contra o fato de que os apelos do presidente à oração violam o preceito constitucional que interdita os funcionários públicos de manifestarem apoio a qualquer religião. O Dia da Oração, que passou a ser cumprido anualmente na primeira quinta-feira de maio, cria, no entender dos ativistas, “um ambiente hostil aos não-crentes, que são tratados como excluídos”, conforme o teor da petição que apresentaram.

A proclamação nacional deste ano pedia “as bênçãos de Deus” ao país e apelava aos norte-americanos para observarem, ao longo daquele dia, “atividades apropriadas” à ocasião, como oração, leitura bíblica e meditação espiritual. O governador do Wisconsin, Jim Doyle, é referido na queixa por ser um dos 50 governadores que emitiu proclamações de apelo ao Dia de Oração. A fundação está sediada em Madison, naquele estado americano. Shirley Dobson, presidente do comitê do Dia Nacional de Oração, e a secretária de Imprensa da Casa Branca Dana Perino também são alvo da queixa. Nos últimos anos, a fundação tem apresentado diversas queixas judiciais em defesa da rigorosa laicidade constitucional da administração pública norte-americana.

A massa evangélica brasileira sem informação acredita que EUA é um país quase 100% cristão, onde surgem histórias, lendas, ilustrações acerca desta idéia ilusória deste país, este ocorrido com o presidente pode ser um reflexo da realidade um tanto diferente desta idéia errônea acerca deste país, assim vemos um país conhecido como cristão, mas que na verdade possui uma pluralidade de ideologias, entre tantas o cristianismo faz parte, contudo um onde um presidente é processado por estimular oração pode ser chamado de cristão? Reflita!

Emmanuel Neto Adaptado: Cristianismo Hoje