sábado, 21 de março de 2009

NÃO JULGEM OS OUTROS!


MATEUS 7:1-6

INTRODUÇÃO:
“NÃO JULGUEIS, PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS” (V.1) É UMA EXPRESSÃO BEM CONHECIDA E REPETIDA. É MUITO USADA POR QUEM NÃO QUER TER SUAS OPINIÕES E ATITUDES ANALISADAS. MUITA GENTE A USA, QUANDO CONFRONTADA EM SEUS PECADOS. É MUITO EMPREGADA NUMA SOCIEDADE QUE BUSCA O CONSENSO E CHAMAM DE “FUNDAMENTALISTAS” OS QUE TÊM CONVICÇÕES E DISCORDAM DA DITADURA DO PENSAMENTO ÚNICO QUE O MUNDO TENTA IMPOR À IGREJA. ELA SERVE PARA DESARMAR QUALQUER CRÍTICA.
FOI ISSO QUE JESUS ENSINOU? QUE NÃO DEVEMOS TER POSIÇÃO ALGUMA, ACHAR QUE TUDO ESTÁ CERTO, CONCORDAR COM TODOS E NUNCA DIZER QUE ALGUÉM ESTÁ ERRADO? A BÍBLIA DIZ: “MAS PONDE TUDO À PROVA” (I TS 4:21). E AINDA:”AMADOS, NÃO CREAIS A TODO ESPÍRITO, MAS PROVAI SE TODOS OS ESPÍRITOS VÊM DE DEUS; PORQUE MUITOS FALSOS PROFETAS TÊM SAÍDO PELO MUNDO” (I JO 4:1). NÃO SOMOS UMA MASSA SEM SENSO CRÍTICO, QUE ACEITA TUDO, CONCORDA COM TUDO, SEM AVALIAR NADA. BUSQUEMOS ENTENDER CORRETAMENTE O QUE JESUS QUIS DIZER. MAS O QUE ESTA LIÇÃO VAI ABORDAR SOBRE NÃO JULGAR OS OUTROS TEM UM SENTIDO DIFERENTE EM RELAÇÃO A UM SENSO CRÍTICO.

1.”NÃO JULGUEIS PARA NÃO SERDES JULGADOS”(MT 7:1)
EXPOSIÇÃO
A FORMA DA PROIBIÇÃO DO VERSÍCULO 1, TRADUZIDA POR “NÃO JULGUEIS” NAS VERSÕES DE ALMEIDA, PORÉM NO GREGO O VERBO ESTÁ NO PRESENTE DO IMPERATIVO, ENTÃO UMA MELHOR TRADUÇÃO SERIA “NÃO COSTUMEIS JULGAR”, O QUE DEIXA CLARO QUE É O HÁBITO DE FAZER CRÍTICA FERINA E DURA QUE JESUS ESTÁ CONDENANDO, NÃO O EXERCÍCIO DA FACULDADE CRÍTICA, PELA QUAL OS HOMENS PODEM FAZER, E SE ESPERA QUE FAÇAM , EM OCASIÕES ESPECÍFICAS, JUÍZOS DE VALOR E ESCOLHAM ENTRE DIFERENTES PROGRAMAS E PLANOS DE AÇÃO.
ILUSTRAÇÃO
ALGO QUE ILUSTRA ISSO É A IDÉIA DE GILBERTO DE NUCCI DISSE QUE NOSSA VIDA NA TERRA É COMO ESTAR NUMA GRANDE FILA. CADA IM DE NÓS CARREGA CONSIGO DUAS SACOLAS: UMA ÀS COSTAS, E OUTRA NO PEITO. NA SACOLA DE TRÁS TRAZEMOS OS NOSSOS DEFEITOS; NA FRENTE, AS NOSSAS VIRTUDES. DE MODO QUE ENQUANTO CAMINHAMOS SÓ PERCEBEMOS AS NOSSAS VIRTUDES, E NÃO OS NOSSOS DEFEITOS.
APLICAÇÃO
PARA ENTENDERMOS MELHOR ESTE VERSÍCULO PRECISMOS SABER O QUE É JULGAR? SEGUNDO DICIONÁRIO LUFT É: DECIDIR COMO JUIZ OU ÁRBITRO, PRONUNCIAR SENTENÇA JUDICIAL, SUPOR, PENSAR, CONJETURAR, AVALIAR, AJUIZAR, CONSIDERRAR-SE, SUPOR-SE.
O TEXTO FALA DE JULGAR AS PESSOAS E COISAS. VEJO ALGUMAS RAZÕES POR JESUS ENSINOU A NÃO JULGAR.
A PRIMEIRA PARA NÃO ASSUMIRMOS A POSIÇÃO DE JUIZ.
O TEXTO QUE ANALISAMOS NOS ENSINA A NÃO VIVERMOS UMA VIDA DE CONSTANTE JULGAMENTO DA VIDA ALHEIA.
KING JAMES DISSE ALGO SOBRE ISTO: ‘UM CORAÇÃO REPLETO DO AMOR DE DEUS NÃO SERÁ ACUSADOR, MESQUINHO, INVEJOSO, CRÍTICO, CONTUMAZ OU DIFAMADOR. A MARCA DO CRISTÃO DEVERIA SER SEU AMOR IRRESTRITO E ALTRUÍSTA PELO PRÓXIMO, EM ESPECIAL POR SEUS IRMÃOS EM CRISTO (JO 13:5, JO 14:15, RM 12:10, I PE 1:22)”.
JESUS CENSURA O ESPÍRITO HIPERCRÍTICO QUE SÓ VÊ FALHAS, NÃO CONCORDANDO COM NADA, SENDO SEMPRE DO CONTRA; QUE CENSURA A PESSOA QUE JULGA TUDO E A TODOS, MUITAS VEZES SEM CONHECER A QUESTÃO.
2.”POIS COM O JULGAMENTO COM QUE JULGAIS SEREIS JULGADOS, E COM A MEDIDA COM QUE MEDIS SEREIS MEDIDOS”. (MT 7:2)
EXPOSIÇÃO
ESTA EXPRESSÃO “COM A MEDIDA COM QUE MEDIS VOS MEDIRÃO A VÓS” ERA USADA NOS CONTRATOS DE EMPRÉSTIMO E RESTITUIÇÃO DE CEREAIS. A EXPRESSÃO, ENCONTRA EM CONTRATOS ANTIGOS, ERA “COM A MEDIDA QUE TIVERES USADO PARA PESAR OS OUTROS, ELE VOS PESARÁ”
O QUE VIVE JULGANDO CONSTANTEMENTE CONVIDA OS OUTROS PARA SE VINGAREM, PERMITINDO-SE EM IGUAL MEDIDA O MESMO TIPO DE IMPLICANTE CAÇA A DEFEITOS. E ATRAI O JULGAMENTO DE DEUS TAMBÉM POIS ELE É O JUIZ DE TODOS COMO DIZ TIAGO 4:12: “SÓ HÁ UM LEGISLADOR E JUIZ, A SABER, AQUELE QUE PODE SALVAR OU DESTRUIR. TU, PORÉM, QUEM ÉS PARA JULGARES O TEU PRÓXIMO?”
ILUSTRAÇÃO
ALGO QUE ILUSTRA É A HISTÓRIA DO DR. GUILLOTIN QUE INVENTOU A GUILHOTINA, PARA DECAPITAR INIMIGOS DO REGIME. DIZ-SE QUE ELE FOI UM DOS PRIMEIROS A SER DECAPITADO.
APLICAÇÃO
NO VERSÍCULO 2 APARECE ESTA É A SEGUNDA RAZÃO PARA NÃO VIVERMOS SEMPRE JULGANDO AS PESSOAS, POIS COM A MEDIDA QUE MEDIMOS MEDIRÃO A NÓS. É MAIS PRUDENTE, POIS, SE SOMENTE QUISER EVITAR TORNAR-SE VÍTIMA DE SEMELHANTE CENSURA, QUE O HOMEM SEJA GENEROSO EM SUA CRÍTICA A OUTROS.
O PAI NOS MEDE PELO MESMO METRO COM QUE MEDIMOS OS OUTROS. TAMBÉM JESUS, QUE CONSIDERA COMO FEITOS A ELE OS ATOS QUE SÃO FEITOS AO PRÓXIMO (MT 25:31-46). ESTE JUÍZO PERTENCE AO PAI (MT 6:1,4,6,18), MAS TAMBÉM É EXERCIDO PELO FILHO (7:22,23,16:27,25:31-46)
3. “POR QUE REPARAS NO CISCO QUE ESTÁ NO OLHO DO TEU IRMÃO, QUANDO NÃO PERCEBES A TRAVE QUE ESTÁ NO TEU? OU COMO PODERÁS DIZER AO TEU IRMÃO: DEIXA-ME TIRAR O CISCO DO TEU OLHO, QUANDO TU MESMO TENS UMA TRAVE NO TEU? HIPÓCRITA, TIRA PRIMEIRO A TRAVE DO TEU OLHO, E ENTÃO VERÁS BEM PARA TIRAR O CISCO DO OLHO DO TEU IRMÃO.” (MT 7:3-5)
EXPOSIÇÃO
JESUS USA UMA HIPÉRBOLI UMA FIGURA DE LINGUAGEM EXAGERADA DAS COISAS, COMO ESTOU MORRENDO DE SEDE, ESTOU MORRENDO DE FOME ETC.
USA DUAS IMAGENS (CISCO E TRAVE) QUE APARECEM NO TALMUD, NA POESIA ÁRABE E TAMBÉM NA POESIA LATINA.
PRIMEIRO ELE CITA O CISCO OU ARGUEIRO UMA LASQUINHA DE MADEIRA E DEPOIS CITA A TRAVE OU VIGA. TRAVE É UM PEDAÇO COMPRIDO DE MADEIRA LAVRADA QUE SE USA NA ESTRUTURA DE UM PRÉDIO. JESUS NOS ENSINA QUE MUITOS DOS NOSSOS ERROS, ACERCA DOS QUAIS NÃO TEMOS A MÍNIMA PREOCUPAÇÃO, MESMO QUANDO CIENTES DELES, MUITAS VEZES SÃO NITIDAMENTE ÓBIVIOS PARA OS OUTROS, PROJETANDO-SE DO NOSSO OLHO, COMO JESUS COM DELIBERADO EXADERO O EXPRESSOU, DESCREVENDO-O COMO UM GRANDE PEDAÇO DE MADEIRA, QUE FICA MAL PARA NÓS CHAMAR ATENÇÃO PARA A MÍNIMA PARTÍCULA (VERSÃO AUTORIZADA INGLESA-KING JAMES, “PÓ”) QUE TALVEZ ACONTENÇA QUE NOTEMOS NO OLHO DE OUTREM. E QUANDO NÓS SANTIMONIALMENTE NOS OFERECEMOS PARA CORRIGIR UM TRANSGRESSOR CULPADO DE ALGUM DEFEITO TRIVIAL, NÃO TENDO FEITO NENHUM ESFORÇO PARA CORRIGIR-NOS EM FALHAS MUITO MAIS SÉRIAS, SOMOS, DIZ-NOS JESUS, HIPÓCRITAS.
ILUSTRAÇÃO
ALGO QUE ILUSTRA ISSO SAI DA BOCA DO POETA HORÁCIO: “POR QUE É QUE, AO MESMO TEMPO QUE VEDES COM OLHOS REMELOSOS E EMBACIADOS AS VOSSAS PRÓPRIAS FALTAS, VEDES AS FALTAS DOS VOSSOS AMIGOS COM OLHOS DE ÁGUA?”
APLICAÇÃO
A ORDEM DE JESUS É PARA QUE A PESSOA REMOVA A VIGA DO SEU OLHO PARA TER CONDIÇÕES DE TIRAR O CISCO DO OLHO ALHEIO. É HIPOCRISIA NOTAR OS PEQUENOS DEFEITOS NA VIDA DOS OUTROS E SER CEGO PARA OS GRAVES DEFEITOS EM SUA VIDA. DEVEMOS ELIMINÁ-LOS, PRIMEIRO.
A PALAVRA “HIPÓCRITÁ”, COMO SABEMOS, DESIGNAVA O ATOR, NO ANTIGO TEATRO GREGO. POR EXTENSÃO, PASSOU A SER USADA PARA A PESSOA QUE DESEMPENHA UM PAPEL. O TERMO CAI BEM PARA ESTE “TIPO DE OFTALMOLOGISTA”, PREOCUPADO COM O OLHO ALHEIO. PORQUE AS PESSOAS SEMPRE PRONTAS A FALAR DAS FALHAS ALHEIAS SÃO DRAMÁTICAS E TEATRAIS. PENA QUE NÃO SEJAM REFLEXIVAS E NÃO ANALISEM SUAS PRÓPRIAS VIAS. J.C. RYLE DISSE: TERMOS A “TENDÊNCIA DE VER AS FRAQUEZAS DOS OUTROS COM LENTES DE AUMENTO”.
“TIRA PRIMEIRO A TRAVE DO TEU OLHO” SIGNIFICA EXATAMENTE ISTO: PONHA ORDEM NA SUA VIDA ANTES DE QUERER COLOCAR ORDEM NA DOS OUTROS. PONHAMOS ORDEM NA NOSSA VIDA.

4. “NÃO DEIS AOS CÃES O QUE É SAGRADO, NEM ATIRES AS VOSSAS PÉROLAS AOS PORCOS, PARA QUE NÃO AS PISEM E, VOLTANDO-SE CONTRA VÓS, VOS ESTRAÇALHEM”.
EXPOSIÇÃO
A FORMA DE PROIBIÇÃO CONTIDA NOS DIZERES DE JESUS REGISTRADOS SOMENTE POR MATEUS NO VESÍCULO 6 (NO GREGO ESTÁ NO SUBJUNTIVO AORISTO), DÁ-LHE O SENTIDO DE “NUNCA PENSEIS EM DAR”. ESTA INJUNÇÃO TORNA CLARO QUE NÃO É TODA ESPÉCIE DE JULGAMENTO QUE VEM SOB O INTERDITO EXPRESSO NO VERSÍCULO 1. NAS PALAVRAS DE LEVERTOFF, “NÃO DEVEMOS JULGAR, OU CONDENAR, NINGUÉM, MAS, POR OUTRO LADO, TEMOS DE TER ‘UM ESPÍRITO DE JULGAMENTO’ EM NOSSOS CONTATOS COM OS NOSSOS SEMELHANTES”. DEVEMOS, EM OUTRAS PALAVRAS, DISCRIMINAR CUIDADOSAMENTE ENTRE OS QUE POSSUEM E OS QUE NÃO POSSUEM A SENSIBILIDADE NECESÁRIA PARA APRECIAR OS BENEFÍCIOS INTELECTUAIS, ARTÍSTICOS OU ESPIRITUAIS QUE POSSAMOS TER A CAPACIDADE DE CONCEBER. UM JUDEU, CONFORME JESUS SUGERE PELA LINGUAGEM EMPREGADA NESTE VERSÍCULO, NÃO CONVIDARIA UM PAGÃO PARA PARTICIPAR DAS SUAS FESTAS RELIGIOSAS, POIS ISTO SERIA COMO ATIRAR CARNE CONSAGRADA (“SANTA”) PARA O SACRIFÍCIO A UM IMUNDO CÃO PÁRIA. TAMPOUCO SE ARRISCARIA AO ESCÁRNIO DOS SEUS VIZINHOS GENTIOS COLOCANDO DIANTE DELES “ALIMENTO” ESPIRITUAL QUE ELES NÃO PODERIAM ASSIMILAR, POIS ISTO SERIA COMO TENTAR ALIMENTAR IMUNDOS PORCOS COM PÉROLAS, SENDO O ÚNICO RESULTADO QUE OS PORCOS, ACHANDO INTRAGÁVEIS AS PÉROLAS, AS CALCARIAM SOB OS PÉS E SE VOLTARIAM FEROZMENTE CONTRA OS DOADORES. SEMELHANTEMENTE, AS VERDADES QUE CRISTO ENSINOU, SUAS PÉROLAS DE GRANDE PREÇO, NÃO DEVEM SER DISTRIBUÍDAS INDISCRIMINADAMENTE AOS QUE AS RIDICULARIZAM E AS DESPREZAM, TORNANDO-SE CADA VEZ MAIS ANTAGÔNICOS.
ILUSTRAÇÃO
UMA CERTA HISTÓRIA ILUSTRA ESTE TEXTO. ERA UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE CRIANÇA. MESMO ASSIM, O CHEIRO FORTE DO ÁLCOOL SENTIA-SE DE LONGE. NUVENS DE FUMAÇA DE CIGARRO TORNAVAM O AR IRRESPIRÁVEL. AS PESSOAS GRITAVAM UMAS ÀS OUTRAS, JÁ QUE O SOM ENSURDECEDOR PROIBIA A CONVERSA NORMAL E EDUCADA. DE REPENTE, ALGUÉM ABAIXA O VOLUME DO SOM E GRITA PEDINDO SILÊNCIO. O PASTOR DE UM PARENTE DA CRIANÇA ESTÁ PRESENTE E VAI FALAR. SEM NENHUMA ATMOSFERA DE CULTO, DE ADORAÇÃO OU MESMO DE REVERÊNCIA, O PASTOR LÊ UM VERSÍCULO E TECE BREVE COMENTÁRIO. ERA VISÍVEL O DEBOCHE DOS SEMIBÊBADOS. JESUS ESTAVA CERTO: PORCOS DETESTAM PÉROLAS.
APLICAÇÃO
É UMA LIÇÃO CLARA O QUE É SANTO NÃO DEVE SER DADO AOS CÃES. E AS PÉROLAS NÃO DEVEM SER DADAS AOS PORCOS. O QUE É VALIOSO E SAGRADO NÃO DEVE SER DADO A PESSOAS INDIGNAS. TEMOS COISAS SANTAS E VALIOSAS QUE NÃO PODEM SER DESPERDIÇADAS. O MINISTÉRIO PASTORAL, A LIDERANÇA ECLESIÁSTICA, A DIREÇÃO DE MOMENTOS DE LOUVOR, O MINISTÉRIO DO ENSINO, POR EXEMPLO.
SÃO COISAS SANTAS QUE NÃO PODEM SER DADAS A HIPÓCRITAS. E A IGREJA DEVE JULGAR, AO CONTRÁRIO DO QUE ALGUNS PENSAM, PARA SABER A QUEM ENTREGA SEUS TESOUROS. NÃO PODEMOS JULGAR PRECIPIDAMENTE, MAS PRECISAMOS TER ALGUM TIPO DE JULGAMENTO ANTES DE CONFIAR AS COISAS SANTAS.
NA LITERATURA JUDAICA, PÉROLA É SINÔNIMO DE UM BOM PENSAMENTO, DE UMA IDÉIA EXCELENTE. SEM DÚVIDA, AS VERDADES DO EVANGELHO SÃO PRECIOSAS COMO AS PÉROLAS.
OS CÃES ERAM NECRÓFAGOS, COMIAM CARNE DE CADÁVERES, COMO OS URUBUS E OS PORCOS ERAM CERIMONIALMENTE IMPUROS. ERAM DOIS TIPOS DE ANIMAL INDIGNO. TEMOS QUE TER CUIDADO COM GENTE INDIGNA NA IGREJA!

CONCLUSÃO
VIVEMOS NUM MUNDO CHEIO DE PRECONCEITOS. NÓS MESMOS, POR VEZES, SOMOS PRECONCEITUOSOS, E ATÉ DENTRO DA PRÓPRIA IGREJA. QUEM PENSA DE MANEIRA DIFERENTE É HEREGE, MUNDANO, E OUTROS RÓTULOS QUE CRIAMOS, PARA MARCAR NEGATIVAMENTE OS QUE JULGAMOS SEREM NOSSOS ADVERSÁRIOS.
E SOFREMOS PRECONCEITOS DE UM MUNDO MASSIFICADO POR UMA MÍDIA CORROMPIDA, QUE DESPEJA VALORES PECAMINOSOS EM NOSSOS LARES E QUE DESEJA NOSSA SUBSERVIÊNCIA AO SEU ESTILO DE VIDA.
O GRANDE DESAFIO PARA NÓS É NÃO ODIAR NEM ESTIGMATIZAR AS PESSOAS, E, AO MESMO TEMPO, MANTER, FIRMES E SEM MEDO, OS VALORES. MAS O ESPÍRITO DE DEUS NOS ORIENTA E O PAI NOS DÁ SABEDORIA. “SE ALGUÉM DENTRE VÓS TEM FALTA DE SABEDORIA, PEÇA-A A DEUS, QUE CONCEDE GENEROSAMENTE A TODOS, SEM RECRIMINAÇÕES, E ELA SER-LHE-Á DADA,”

LIÇÃO APLICADA NA CLASSE DOS JOVENS DA IGREJA BATISTA TRIUNFANTE. RIO DE JANEIRO, 22/03/2009.