quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA

TEXTOS BÍBLICOS: 2TIMÓTEO 3:16-17; 2PEDRO 1:20-21; 1CORÍNTIOS 2:11-16; EFÉSIOS 1:15-23; HEBREUS 1:1-4; APOCALIPSE 22:6-21; COLOSSENSES 1:1: 24-29.

INTRODUÇÃO:
O ESTUDO ANTERIOR FEZ REFERÊNCIA AO FATO DE QUE A BÍBLIA, REGISTRO DA REVELAÇÃO DE DEUS, É INSPIRADA, E APRESENTAMOS ALGIMAS EVIDÊNCIAS DISTO.
NESTE ESTUDO, NOS ESTENDEREMOS EM MAIS CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTE ASSUNTO: A INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS, A RAZÃO DE SER A BÍBLIA NOSSA ÚNICA AUTORIDADE EM QUESTÕES DE FÉ E COMPORTAMENTO. SEGUIREMOS EM PARTE, NESTE ESTUDO, ALGUNS PASSOS DE WELDON E. VIERTEL, NO LIVRO “THE BIBLE AND ITS INTERPRETATION”, TRADUZIDO E PUBLICADO EM PORTUGUÊS PELA JUERP EM 1979, DE SORTE QUE OS TRECHOS QUE APARECEREM ENTRE ASPAS EM INDICAÇÃO DE FONTE DE CITAÇÃO PERTENCEM A ESTE AUTOR.
REVELAÇÃO E INSPIRAÇÃO NÃO SIGNIFICM A MESMA COISA, MAS SÃO PALVRAS DE SENTIDOS AFINS E QUE SE ENTRELAÇAM NA PRODUÇÃO DA PALAVRA DE DEUS, REVELAÇÃO É “A ATIVIDADE DE DEUS EM QUE ELE E SEUS PROPÓSITOS SE TORNAM CONHECIDOS DO HOMEM”. INSPIRAÇÃO É “A CAPACITAÇÃO SOBRENATURAL PARA RECEBER, DISCERNIR, INTERPRETAR E TRANSMITIR A VERDADE QUE FOI REVELADA”.
VEREMOS AO LONGO DA LIÇÃO O SIGNIFICADO DA INSPIRAÇÃO, AS DEFINIÇÕES DE INSPIRAÇÃO, BASES BÍBLICAS PARA INSPIRAÇÃO, QUE JESUS CRISTO CORROBOROU A INSPIRAÇÃO, A INSPIRAÇÃO DOS APÓSTOLOS, ONDE GEROU OS EVANGELHOS, O LIVRO DE ATOS, AS ESPÍTOLAS E O APOCALIPSE, VAMOS VER SOBRE A CONSCIÊNCIA DE INSPIRÇÃO, LINGUAGEM E INSPIRAÇÃO, LINGUAGEM ANTIGA X LINGUAGEM MODERNA, DEUS SE REVELA MEDIANTE A CULTURA DA ÉPOCA E POR FIM A INSPIRAÇÃO E A INTERPRETAÇÃO.
SIGNIFICADO DA INSPIRAÇÃO
DEFINIÇÕES
A PALAVRA INSPIRAÇÃO DERIVA DO LATIM INSPIRO, ESTA PALAVRA PODE SER DIVIDIDA EM DUAS PARTES A PRIMEIRA "IN-EM, DENTRO, SOBRE" (FARIA, ERNESTO. VOCABULÁRIO LATINO-PORTUGUÊS P.148).
E A SEGUNDA "SPIRO-SOPRAR, EXALTAR UM SOPRO, EXALAR UM CHEIRO, RESPIRAR, E DAÍ, EM SENTIDO FIGURADO: ESTAR ANIMADO, VIVER ESTÁ INSPIRADO, RESPIRAR”.(FARIA, ERNESTO. VOCABULÁRIO LATINO-PORTUGUÊS.P.356) INSPIRAR É UM SOPRO PARA DENTRO, SPIRO TAMBÉM PODE SER ESPÍRITO, AONDE TAL INFLUÊNCIA VEIO DO GREGO E DO HEBRAICO. A PALAVRA INSPIRAÇÃO NO GREGO É THEOPNEUTOS, (RIENECKER, FRITZ E ROGERS, CLEON. CHAVE LINGUÍSTICA DO NOVO TESTAMENTO GREGO.P.479).
ONDE O TEÓLOGO GRUDEM DIZ QUE PREFERE A TRADUÇÃO INGLESA NIV (NEW INTERNACIONAL VERSION) QUE TRADUZ COM ESTE SENTIDO DO GREGO 'SOPRADA POR DEUS. 'E ESTE SENTIDO ESTÁ EM CONCORDÂNCIA COM A PALAVRA HEBRAICA PARA INSPIRAÇÃO QUE É RUHA 'ELOHIM (O NOVO TESTAMENTO HEBRAICO-PORTUGUÊS.) (II TIMÓTEO 3.16).
QUE TAMBÉM É TRADUZIDA POR VENTO, SOPRO DE DEUS. INSPIRAÇÃO SERIA ENTÃO O SOPRO DO ESPÍRITO DE DEUS DENTRO DO HOMEM LHE CONFERINDO A CAPACIDADE DE PRODUZIR ALGO; EM RELAÇÃO ÀS ESCRITURAS SERIA A CAPACIDADE DE ESCREVER OU FALAR EM NOME DE DEUS.
SENDO COMPREENDIDO A PALAVRA INSPIRAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES ETIMOLÓGICAS, SEMÂNTICAS E TEOLÓGICAS É NECESSÁRIO INSERIR A IDÉIA DE INSPIRAÇÃO DENTRO DO CONTEXTO DOS APÓCRIFOS E PSEUDO-EPÍGRAFOS PARA EFETUAR UMA RESPOSTA A RESPEITO DE SUA INSPIRAÇÃO.
NA SEGUNDA CARTA DE PEDRO 1:21, ELE DIZ QUE AS PROFECIAS FORAM ESCRITAS POR HOMENS SANTOS, INSPIRADOS POR DEUS. UM DOS SENTIDOS DO VERBO GREGO (FÉRO) TRADUZIDO NESSE TEXTO POR INSPIRAÇÃO É, LITERALMENTE, RAJADA DE VENTO, LEVADO, CONDUZIDO, ASSIM COMO UMA NAU É EMPURRADA PELO VENTO QUE SOPRA. ESSE VERBO É EMPREGADO EM JOÃO 21:18. JESUS DISSE A PEDRO: “NA VERDADE, NA VERDADE TE DIGO QUE QUANDO ERA MAIS MOÇO, TE CINGIAS A TI MESMO, E ANDAVAS POR ONDE QUERIAS, MAS, QUANDO JÁ FORES VELHO, ESTENDERÁS AS TUAS MÃOS; E OUTRO TE CINGIRÁ, E TE LEVARÁ PARA ONDE TU NÃO QUERES”.O VERBO FÉRO É TRADUZIDO AQUI POR LEVAR. (HUGO M. PETTER, LA NUEVA CONCORDÂNCIA GREGO-ESPAÑOLA DEL NUEVO TESTAMENTO, EDITORIAL MUNDO HISPANO, P. 565) A IDÉIA É DE UMA FORÇA QUE LEVA, QUE CONDUZ, INDEPENDENTEMENTE DA VONTADE E ATÉ CONTRA A VONTADE DA PRÓPRIA PESSOA. PAULO EM ICONRÍNTIOS 2:11-16 ENSINA QUE TEMOS A MENTE DE CRISTO, SENDO ESTA A RAZÃO DO PORQUÊ CONSEGUIMOS DISCERNIR AS COISAS ESPIRITUAIS. TANTO PEDRO COMO PAULO ESTÃO TRATANDO, NESSAS PASSAGENS MENCIONADAS, DE INSPIRAÇÃO. DIANTE DESSE SIGNIFICADO, “INSPIRAÇÃO É A ATIVIDADE DIVINA EM QUE O ESPÍRITO SANTO GUIA AS MENTES DE HOMENS ESCOLHIDOS COMUNICANDO-LHES O QUE DEUS QUER QUE O HOMEM CONHEÇA A SEU RESPEITO, DE SUA NATUREZA, SEU CARÁTER, SEUS PROPÓSITOS, SEU PLANO DE SALVAÇÃO, SUA ATUAÇÃO EM DIRIGIR A HISTÓRIA E SUA VONTADE A SER CUMPRIDA PELOS HOMENS, CAPACITANDO-OS NÃO APENAS A RECEBEREM A REVELÇÃO E A DICERNIREM, MAS TAMBÉM A COMUNICÁ-LA RACIONALMENTE”.A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS DEPENDE DE SUA INSPIRAÇÃO. A NEGAÇÃO CONTEMPORÂNEA DA AUTORIDADE DA BÍBLIA SE ORIGINA NO CETICISMO CONCERNENTE À SUA INSPIRAÇÃO ““.
BASES BÍBLICAS PARA INSPIRAÇÃO
A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA É REFERIDA POR ELA PRÓPRIA TANTO EM PASSAGENS NO ANTIGO TESTAMENTO ENCONTRAMOS, POR EXEMPLO: 1) DEUS DISSE A MOISÉS, QUANDO O ORIENTAVA PARA IR À PRESENÇA DE FARAÓ EXIGIR A SAÍDA DO POVO DA TERA DO EGITO LEVANDO ARÃO, SEU IRMÃO, COMO SEU POTA-VOZ: “E EU SEREI COM A TUA A BOCA...”“.”“.”“.”“.”“.”. E VOS ENSINAREI O QUE HAVEIS DE FAZER” (EX 4:15-16);
2) AMÓS DISSE: “FALOU O SENHOR DEUS”. QUEM NÃO PROFETIZARÁ?”(AM 3:8); 3) E ISAÍAS:” E DISSE-ME O SENHOR...”(IS 40:5; 4) DEUS FALOU A JEREMIAS:” EIS QUE PONHO AS MINHAS PALAVRAS NA TUA BOCA “(JR 1:9) QUANDO AO NOVO TESTAMENTO, TRÊS PASSAGENS FALAM CLARAMENTE DA INSPIRAÇÃO: 1)” TODA ESCRITURA É DIVINAMENTE INSPIRADA, É PROVEITOSA PARA ENSINAR, PARA REPREENDER, PARA CORRIGIR, PARA INSTRUIR EM JUSTIÇA...”(1TM 3:16, 17); 2)” SABENDO PRIMEIRAMENTE ISTO: QUE NENHUMA PROFECIA DA ESCRITURA É DE PARTICULAR INTERPRETAÇÃO. PORQUE A PROFECIA NUNCA FOI PRODUZIDA POR VONTADE DOS HOMENS, MAS OS HOMENS DA PARTE DE DEUS FALARAM MOVIDOS PELO ESPÍRITO SANTO “(2PE 1:20, 21); 3)” HAVENDO DEUS ANTIGAMENTE FALADO MUITAS VEZES, E DE MUITAS MANEIRAS, AOS PAIS, PELOS PROFETAS, NESTES ÚLTIMOS DIAS A NÓS NOS FALOU PELO FILHO...”(HB 1:1, 2)”.
JESUS CRISTO CORROBOROU (REFORCAR MINIDICINÁRIO LUFT P.2201) A INSPIRAÇÃO
JESUS MUITAS VEZES CITAVA PASSAGENS DO ANTIGO TESTAMENTO DIZENDO: “ESTÁ ESCRITO...”, COMO EM MARCOS 12:36. ALÉM DISSO, REFERIU-SE A SEUS PERSONAGENS CITANDO-OS COMO AUTORES DE DETERMINADOS LIVROS. ESTA POSIÇÃO DE JESUS CONFERE AUTENTICIDADE TANTO AOS LIVROS QUANTO AOS AUTORES DO ANTIGO TESTAMENTO, ALÉM DE CONFERIR ABSOLUTA AUTORIDADE À BÍBLIA INTEIRA. É COMUM ENCONTRARMOS MESTRES DE TEOLOGIA QUE ENSINAM QUE OS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO NÃO FORAM ESCRITOS PELOS PERSONAGENS TRADICIONALMENTE ACEITOS COMO SEUS AUTORES, MAS POR VÁRIOS OUTROS, AO LONGO DE DIFERENTES ERAS. SOBRE O PENTATEUCO, POR EXEMPLO, TEM-SE ENSINADO QUE VÁRIOS AUTORES ESCREVERAM FRAGMENTOS QUE ALGUÉM COPILOU, DANDO ORIGEM À COLEÇÃO DE LIVROS DO PENTATEUCO. ENTRETANTO, O SENHOR JESUS CITOU MOISÉS COMO O SEU AUTOR, COMO TAMBÉM SE REFERIU A DAVI COMO AUTOR DOS SALMOS. “PELA DUREZA DE VOSSOS CORAÇÕES-DISSE ELE-MOISÉS VOS PERMITIU REPUDIAR VOSSAS MULHERES...” (MT 19:8). ALÉM DISSO, “JESUS EVIDENCIOU PROFUNDA REVERÊNCIA A RESPEITO DO ANTIGO TESTAMENTO... CONSIDERAVA AS ESCRITURAS COMO A PALAVRA DE DEUS PARA O HOMEM” (MT 22:31).
COMENTÁRIO:
DIZER QUE PELO FATO QUE JESUS CITOU MOISÉS COMO AUTOR NÃO SIGNIFICA QUE O MESMO TINHA A INTENÇÃO DE DIZER QUE MOISÉS ERA AUTOR DE TODO O PENTATEUCO. ATÉ PORQUE “OS AUTORES ANTIGOS TINHAM O COSTUME DE COLOCAR EM SUAS OBRAS NOMES DE PERSONAGENS REVERENCIADOS, TAIS COMO ABRAÃO, MOISÉS E ISAÍAS” (GOTTWALD, NORMAN K. INTODUÇÃO SOCIOLITERÁRIA À BÍBLIA HEBRAICA.P.89).
FINALMENTE, ELE “USOU FREQUENTEMENTE O ANTIGO TESTAMENTO PARA CONSOLIDAR SEUS ARGUMENTOS E NÃO OFERECEU QUALQUER BASE PARA SE DUVIDAR DE SUA AUTORIDADE”.
JESUS FALOU E AGIU COMO INSPIRADO PELO PAI E, DESSA MANEIRA, DEU AUTENTICIDADE À INSPIRAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO, QUE FOI PRODZIDO TODO ELE PARA APRESENTAR COMO REALIDADE HISTÓRIA E DIVINA OS FATOS OCORRIDOS COM ELE, COMO SEU NASCIMENTO SOBRENATURAL, SUA MORTE VICÁRIA, SUA RESSUREIÇÃO E SUA ASCENSÃO, OS FATOS MILAGROSOS QUE ELE REALIZOU, OS ENSINOS QUE PROFERIU E AS PROMESSAS QUE FEZ. ELE DECLAROU AOS SEUS DISCÍPULOS QUE ESTAVA NO PAI E QUE O PAI ESTAVA NELE, E QUE AS PALAVRAS QUE PROFERIA NÃO PROCEDIAM DELE, MAS DO PAI (JO 14:10) E QUE SEUS ENSINOS VNHAM DE DEUS (JO 7.17). ALÉM DISSO, “SUA VIDA ESTAVA SOB O CONTROLE DO ESPÍRITO SANTO (MT 3:16; 4:1), E SEU TRABALHO SOB O PODER DO ESPÍRITO DE DEUS (MT 12.28). AS PALAVRAS E AS AÇÕES DE JESUS ERAM INSPIRADAS, E OS ESCRITORES CRIAM NISSO QUANDO ESCREVERAM OS EVANGELHOS”. A INSPIRAÇÃO DO SENHOR JESUS AUTENTICA A INSPIRAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO.
A INSPIRAÇÃO DOS APÓSTOLOS
OS EVANGELHOS
OS APÓSTOLOS DE JESUS (E OUTROS DISCÍPULOS QUE NÃO FORAM APÓSTOLOS, MAS ESCREVERA, COMO MARCOS E LUCAS) E OS QUE MESMO NÃO TENDO ESCRITO TIVERAM ATUAÇÃO DECISIVA NO TETEMUNHO (COMO ESTEVÃO, FILIPE, BARNABÉ E ÁGABO) FORAM HOMENS INSPIRADOS POR DEUS.
O PROFETA FALAVA O QUE DEUS LHE COLOCAVA NA BOCA, E OS APÓSTOLOS E ESSES OUTROS VULTOS DE QUE DEMOS EXEMPLO ACIMA, QUE ERAM OS PROFETAS DO NOVO TESTAMENTO, FALARAM E AGIRAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTOS, INSPIRADOS, GUIADOS E ENCORAJADOS POR ELE.
OS DISCÍPULOS FORAM ENCORAJADOS POR JESUS PARA NÃO TEMEREM QUANDO FOSSEM LEVADOS DIANTE DE AUTORIDADES, PORQUE O ESPÍRITO SANTO LHES DIRIA O QUE DEVERIAM FALAR: “MAS QUANDO VOS ENTREGAREM, NÃO VOS DÊ CUIDADO COMO, OU O QUE HAVEIS DE FALAR, PORQUE NAQUELA MESMA HORA VOS SERÁ MINISTRADO O QUE HAVEIS DE DIZER. PORQUE NÃO SOIS VÓS QUEM FALARÁ, MAS O ESPÍRITO DE VOSSO PAI É QUE FALA EM VÓS” (MT 10:19-20).
JESUS INSTRUI SEUS DISCÍPULOS A RESPEITO DAS FUNÇÕES QUE O ESPÍRITO SANTO EXERCERIA EM SEU MINISTÉRIO: “MAS QUANDO VIER AQUELE ESPÍRITO DE VERDADE, ELE VOS GUIARÁ EM TODA A VERDADE; PORQUE NÃO FALARÁ DE SI MESMO, MAS DIRÁ TUDO O QUE TIVER OUVIDO, E VOS ANUNCIARÁ O QUE HÁ DE VIR. ELE ME GLORIFICARÁ PORQUE HÁ DE RECEBER DO QUE É MEU, E VO-LO HÁ DE ANUNCIAR” (JO 16:13, 14).
FOI EXATAMENTE O QUE ACONTECEU COM OS DISCÍPULOS QUE, COMO ISNTRUMENTOS DE DEUS, ESCREVERAM OS LIVROS VIERAM A FORMAR O NOVO TESTAMENTO.
O LIVRO DE ATOS
O LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS FOI ESCRITO PARA MOSTRAR A CONTINUAÇÃO DA OPERAÇÃO DE JESUS CRISTO NO MUNDO, POR MEIO DOS DISCÍPULOS MOVIDOS PELOESPÍRITO SANTO, AO ESPALHAR O EVANGELHO POR TODO O MUNDO E MULTIPLICAR IGREJAS POR TODA A PARTE E PARA MOSTRAR A ATUAÇÃO DELAS NA BUSCA DE SOLUÇÃO PARA SEUS PROBLEMAS.
AS ESPÍTOLAS
AS ESPÍSTOLAS FORAM ESCRITAS PARA INTERPRETAREM A PESSOA DE JESUS CRISTO COMO SER HISTÓRICO E DIVINO, SEUS FEITOS, SEUS ENSINOS E SUAS PROMESSAS, A FIM DE OFERECER INSTRUÇÕES ÀS IGREJAS QUE IAM SE FORMANDO, PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS DE FÉ, DE INTERPRETAÇÃO, DE COMPORTAMENTO, PARA ORIENTÁ-LAS EM SUA ATUAÇÃO COMO PARTICIPANTES RESPONSÁVEIS DO PROCESSO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO NO MUNDO INTEIRO, E PARA FORTALECER OS CRENTES EM JESUS EM SUA CONFIANÇA NO CRISTO RESSUSCITADO E GLORIFICADO, E A ESPERANÇA NA CONSUMAÇÃO DA VONTADE DE DEUS NO MUNDO.
O APOCALIPSE
O APOCALIPSE FOI ESCRITO PARA ENCORAJAR OS CRISTÃOS A PREMANECEREM FIÉS, MESMO ENFRETANDO CRUENTAS PERSEGUIÇÕES, NA CERTEZA DA VITÓRIA E DO GALARDÃO FINAIS.
CONSCIÊNCIA DE INSPIRÇÃO
PAULO TINHA A CONSCIÊNCIA DE ESCREVER SOB A DIREÇÃO E COMANDO DO SENHOR: “DIGO, PORÉM, ISTO COMO QUE POR PERMISSÃO DO SENHOR E NÃO POR MANDAMENTO” (1CO 7:6); “MAS AOS OUTROS, DIGO EU, NÃO O SENHOR...” (V.12). JOÃO, POR SUA VEZ, DECLAROU QUE ESCREVIA A MENSAGEM QUE DELE OUVIMOS E VOS ANUNCIAMOS...”(1JO 1:5)”.OS PRIMITIVOS CRISTÃOS ENTENDERAM QUE ESSES ESCRITORES HAVIAM ESCRITO SOB INSPIRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, O QUAL TAMBÉM OS HAVIA ORIENTADO NESSA CONVICÇÃO, DE FORMA QUE ELES PUDERAM ESTABELECER A REALÇÃO DOS LIVROS QUE FORMARAM NOVO TESTAMENTO. A ESSE PROCESSO DE SELEÇÃO E FIXAÇÃO DOS LIVROS CONSIDERADOS INSPIRAÇÃO DÁ-SE O NOME DE FORMAÇÃO DO KANON, PALAVRA QUE QUER DIZER MEDIDA.
COMENTÁRIO:
A PALAVRA É DE ORIGEM GREGA KANON, EM HEBRAICO KANEH, DENOTAVA O CAULE DE UMA CANA E DEPOIS QUALQUER BORDÃO DE MADEIRA, COMPRIDO, NORMA. APLICAVAM O TERMO A MORAL, A GRAMÁTICA, A HISTÓRIA, A ARTE E A MATÉRIA TRIBUTÁRIA. DESDE O SÉCULO II OS ESCRITORES ECLESIÁSTICOS MENCIONAM UM CÂNON, OU SEJA, NORMA DE FÉ. DO SÉCULO III EM DIANTE A LEGISLAÇÃO ECLESIÁSTICA É DENOMINADA CÂNON DA IGREJA. O TERMO CÂNON (BÍBLICO) PARA INDICAR O CONJUNTO DOS LIVROS SAGRADOS INSPIRADOS POR DEUS, ENCONTRA-SE EM USO JÁ NO SÉCULO III PARA TORNAR-SE COMUM A PARTIR DO SÉCULO IV. (ZOLLI, EUGENIO. GUIA DO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO. P.14).
LINGUAGEM E INSPIRAÇÃO
LINGUAGEN ANTIGA X LINGUAGEM MODERNA
HÁ QUEM FAÇA OBJEÇÃO A ISNPIRAÇÃO DA BÍBLIA EM VIRTUDE DE A LINGUAGEM SE A DAS ÉPOCAS EM QUE OS LIVROS FORAM ESCRITOS, REFLETINDO AS CONCEPÇÕES CULTURAIS DE ENTÃO, COMO POR EXEMPLO, A CONCEPÇÃO DE CÉU ACIMA DA TERRA E INFERNO ABAIXO DA TERRA. AS DESCOBERTAS MODERNAS, AS VIAGENS ESPACIAS, A NOVA CONCEPÇÃO DO UNIVERSO, DEIXAM EM DIFICULDADE A MENTE HUMANA, PARA DEFINIR O QUE SEJA, NO UNIVERSO QUE CONHECEMOS AGORA, ACIMA DA TERRA E ABAIXO DA TERRA. HÁ OUTROS QUE CRÊEM NA INERRÂNCIA DA BÍBLIA NO SENTIDO DE JULGAREM QUE TODAS AS PALAVRAS, CONCEPÇÕES DO MUNDO, DADOS HISTÓRICOS E OS PERÍODOS DA CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA TENHAM SIDO DIAS DE EXATAMENTE 24 HORAS CADA UM, E NÃO LONGOS PERÍODOS DE TEMPO, OU ERAS. SÃO PONTOS DE VISTA OPOSTOS E NENHUM DELES PODE PREJUDICAR A VERDADE DA ISNPIRAÇÃO.
DEUS SE REVELA MEDIANTE A CULTURA DA ÉPOCA
A LINGUAGEM DA REVELAÇÃO SÓ PODIA SER A LINGUAGEM DAS ÉPOCAS EM QUE DEUS FOI SE REVELANDO, PARA QUE OS HOMENS PUDESSEM ENTENDER. E O FATO DE OS CONCEITOS IREM SE ALARGANDO E DIVERSIFICANDO, NÃO TORNAM A BÍBLIA OBSOLETA, PORQUE A VERDADE REVELADA QUE ELA REGISTRA TRANSCENDE AO TEMPO E AO ESPAÇO, E, PORTANTO, À LINGUAGEM. “A BÍBLIA PERSONIFICA A DIVINA REVELAÇÃO NAS PALAVRAS DO HOMEM. COMO LIVRO DIVINAMENTE INSPIRADO, AS PALAVRAS DA BÍBLIA TÊM O PODER DOMINANTE NO DIA DE HOJE. O ELEMENTO DIVINO NA BÍBLIA E A INSPIRAÇÃO DAS PALAVRAS DOS PROFETAS SÃO EVIDENTES NAS PALVRAS DOS PROFETAS SÃO EVIDENTES NAS PREDIÇÕES E CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS. A INSPIRAÇÃO DIVINA É TAMBÉM EVIDENTE NA RELEVÂNCIA CONTEMPRÂNEA DE UM LIVRO QUE FOI ESCRITO HÁ MAIS DE DOIS MIL ANOS”.
A INSPIRAÇÃO E A INTERPRETAÇÃO
“A LINGUAGEM CONDICIONADA CULTURALMENTE PELA ÉPOCA TEM INFLUÊNCIA MUITO PEQUENA SOBRE A BÍBLIA. A TAREFA DO INTÉRPRETE É ENTENDER A MENSAGEM APRESENTADA ORIGINALMENTE NAQUELA ÉPOCA E INTERPRETAR QUAL A SUA APLICAÇÃO PARA O DIA DE HOJE. DEUS PODE NOS ORIENTAR NESSE PROCESSO MEDIANTE SEU ESPÍRITO” CONFORME JESUS MESMO PROMETEU, AO REFERIR-SE A ATUÇÃO DI ESPÍRITO SANTO, QUE ELE NOS ENSIARIA: “ELE VOS GUIARÁ EM TODA A VERDADE” (JO 16:13).
CONCLUSÃO
NESTA LIÇÃO VIMOS O SIGNIFICADO DA INSPIRAÇÃO ONDE ANALISAMOS ALGUMAS DEFINIÇÕES BÍBLICAS, TEOLÓGICAS E GRAMATICAS DE INSPIRAÇÃO VIMOS TAMBÉM ALGUMAS BASES BÍBLICAS PARA INSPIRAÇÃO, ONDE AS PRINCIPAIS APARECEM EM PEDRO, TIMÓTEO E HEBREUS. APREDENMOS QUE JESUS CRISTO CORROBOROU A INSPIRAÇÃO ATRVÉS DE SEUS ENSINOS E PREGAÇÕES. ANALISAMOS A INSPIRAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO ATRAVÉS DOS APÓSTOLOS, ONDE GEROU OS EVANGELHOS, O LIVRO DE ATOS, AS ESPÍTOLAS E O APOCALIPSE. VIMOS QUE OS AUTORES TIHAM CONSCIÊNCIA DE INSPIRAÇÃO ESTUDAMOS QUE LINGUAGEM NA ÉPOCA NÃO ANULA A INSPIRAÇÃO, ESTUDAMOS TAMBÉM OS DEBATES SOBRE A LINGUAGEM ANTIGA X LINGUAGEM MODERNA, VIMOS QUE DEUS SE REVELA MEDIANTE A CULTURA DA ÉPOCA E POR FIM APREDEMOS QUE A BÍBLI SENDO INSPIRAÇÃO ELA PRECISA SER BEM INTERPRETADA.



Emmanuel Neto
Extraído: Revista Capacitação Cristã A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA

FAZENDO MISSÕES EM UM MUNDO SEM FRONTEIRAS.

Texto Áureo: Atos 1:4-8

INTRODUÇÃO:

Após a morte e ressureição de Jesus mais uma vez ele aparece aos apóstolos e lhes dá instruções e no versículo 8 ele concede uma missão e mostra como ela deveria ser feita "tanto em Jerusalém, como em toda Judéia, e Samaria, e até os confins da terra". Algumas pessoas interpretam este texto da seguinte maneira: que a missão deveria ser em fases, ou seja, 1° em Jerusalém, depois na Judéia, depois em Samaria e por fim os confins da terra, contudo vejo diferente percebo aqui uma instrução para a obra ser simultânea, ou seja, em todos os lugares ao mesmo tempo tanto é que se analisarmos o livro de Atos é isto que veremos.

Alguns baseados nesta má interpretação dizem: "para que fazer missões em outros países se tem muitos lugares para evangelizar no Brasil, primeiro fazemos aqui depois vamos para outros lugares".

Graças a Deus que os Batistas do Sul dos Estados Unidos não pensaram assim porque na época que eles vieram para o Brasil os Estados Unidos não estava totalmente evangeliza, mas mesmo assim eles vieram implantar igrejas aqui isto já se passarão mais 130 anos. Precisamos continuar esta obra FAZENDO MISSÕES EM UM MUNDO SEM FRONTEIRAS.

F.t. Para fazer missões em um mundo sem fronteiras é preciso...

I-Um coração missionário. Mc. 6:30-34

Este texto aparece uma característica de Jesus quando percebeu que a multidão o perseguia por causa do que ele podia fazer. Diz no versículo 34: "Jesus descendo do barco, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. Então passou a ensinar-lhes muitas coisas”.Aqui aparece três princípios para um coração missionário que são visão, ou seja, Jesus "viu uma grande multidão", amor pelos perdidos, ou seja, Jesus "teve compaixão deles" e por fim disposição, ou seja, Jesus "ensinou-lhes muitas coisas".

Esta é a receita para um coração missionário
VISÃO + AMOR PELOS PERDIDOS + DISPOSIÇÃO = MISSÕES
Mais de dois bilhões e setecentos milhões de seres humanos, número que representa cerca de dois terços da humanidade, ainda não foram evangelizados. Sentimo-nos envergonhados da nossa negligência para com tanta gente; continua sendo uma reprimenda para nós e para toda a Igreja. Há, no momento, todavia, em muitas partes do mundo, uma receptividade sem precedentes para com o Senhor Jesus Cristo. Estamos convictos de que esta é a hora de as igrejas e outras instituições orarem fervorosamente pela salvação do povo não evangelizado e de lançarem novos programas visando à evangelização total do mundo. (CONGRESSO INTERNACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL, Lausanne)
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16: 15).
As Boas Novas do Evangelho foram deixadas na terra por Jesus, para toda a raça humana. Por isso, devemos ir por todo mundo, e não apenas para algumas regiões. O "Ide" é imperativo e não opcional. Este é o nosso chamado como corpo de Cristo, é a nossa responsabilidade: ir e pregar o evangelho
VISÃO - Olhar para o mundo sob a perspectiva bíblica. Saber que Jesus morreu por todos os homens. Conhecer as necessidades do homem e ter a verdadeira consciência sobre as responsabilidades conferidas a você para mudar tal situação.
AMOR PELOS PERDIDOS - Uma paixão desenfreada por aqueles que se perdem no mundo. Preocupação autêntica com as pessoas que ainda não foram alcançadas pelo evangelho. Sofrimento e dor quando ouve alguma notícia sobre a situação caótica da raça humana. Sente a responsabilidade de mudar a situação.
DISPOSIÇÃO - Levanta-se para fazer algo concreto em benefício das pessoas. Não mede esforços para trabalhar na casa de Deus. Está sempre alegre em saber que tudo aquilo que é feito para a obra de Deus é bom e satisfatório. Não importa o resultado imediato, o importante é que o nome do Senhor está sendo glorificado. Dispõe-se debaixo de uma vívida e empolgante responsabilidade para mudar a situação.
Visão = Conhecer a responsabilidade.
Amor pelos perdidos = Sentir a responsabilidade.
Disposição = Agir sob a responsabilidade.

F.t. Para fazer missões em um mundo sem fronteiras é preciso

II-ATENTAR PARA A SITUAÇÃO DO CAMPO. Jo. 4:31-38


Este texto aparece após a conversa de Jesus com a mulher samaritana. Jesus traz um pequeno discurso a respeito do campo missionário daquela época, onde ele diz no 35: "(...) Erguei os vossos os, e vede os campos! Já estão brancos para a ceifa." Aqui Jesus se referia possivelmente aos samaritanos que estavam prontos para serem colhidos. Neste texto Jesus passa um princípio interessante da obra missionária que é ver o campo, ou seja "(...) Erguei os olhos, e vede (...)".

1. VEDE O CAMPO DAS ESTATÍSTICAS:

Há, em nossos dias, muitas fontes de informação estatísticas disponíveis sobre a situação religiosa do mundo. Irei apresentar alguns dados:

Cristianismo:
Igreja Católica 970.000.000
Igreja Ortodoxa e outras 180.000.000
Protestantes e evangélicos 800.000.000
Outros grupos 100.000.000
Total 2.050.000.000

Outras religiões:
Muçulmanos 1.150.000.000
Hindus 770.000.000
Religiões orientais 680.000.000
Judeus 20.000.000
Animistas 160.000.000
Outros 70.000.000
Total 2.850.000.000
Ateus e secularistas:

Sem religião1. 200.000.000
Total 6.100.000.000

Farei algumas observações:

A. No item cristianismo estão 2.050.000.000 de habitantes, ou seja, mais de um terço da população do mundo.
B. Mas nós temos a consciência de que a grande maioria destes 20.050.000.000 não passou pela experiência de conversão. Estima-se que os convertidos sejam em torno de 8.000.000.000.
C. No item outras religiões há dois grupos mais numerosos que os cristãos verdadeiros. Sem entrar no mérito do nível de compromisso dos membros destas religiões, as mesmas devem ser objetos de nossos estudos e providências.
D. Os ateus e secularistas representam um quinto da população do mundo e também devem ser olhados com atenção, no que diz respeito às estratégias adequadas para alcançá-los.

2. VEDE OS CAMPOS QUANTO A DISPONIBILIDADE DO EVANGELHO:

Levando em conta que somos 800.000.000 genuinamente convertidos ao senhor Jesus, temos diante de nós de levar o evangelho a 5 bilhões e 300 milhões de homens e mulheres. Isto significa entre e 6 e 7 para cada um de nós! Mas, além disso, nós precisamos ter consciência que nem todos estão em contato direto conosco. Ou seja, há 1/3 da população do mundo, 2 bilhões que não tem absolutamente qualquer acesso à mensagem. Isto quer dizer 3 das 7 pessoas que cada um de nós deveria alcançar não tem a mínima noção de cristianismo ou evangelho, não fala nossa língua e não mora no esmo país que nós.

A. OS QUE ESTÃO OUVINDO.

1. Cristãos verdadeiros
800.000.000
Aqueles que tomaram uma decisão pessoal de aceitar a Jesus Cristo como senhor e Salvador, seguem-no e à sua palavra.
2. Cristãos Nominais
1.300.000.000
Aqueles que pertencem às igrejas de ideologia cristã, mas nunca tiveram uma experiência pessoal do novo nascimento. (católicos, mórmons, testemunhas, testemunhas de Jeová, etc).
3. Não cristãos vivendo entre cristãos
2.000.000.000
São muçulmanos, budistas, hindus, ateus, etc. vivendo entre cristãos. Para estes a mensagem do evangelho está disponível.
Para estes há igrejas, bíblias, livros, folhetos, programas de rádio, programas de televisão, etc.
Total dos que estão ouvindo:
4.100.000.000
B. OS QUE NÃO ESTÃO OUVINDO.
4. Não cristão sem contato com evangelho
2.000.000.000
São muçulmanos, budistas, hindus, ateus, etc. vivendo em lugares onde o evangelho não está disponível. Para estes não há igrejas, bíblias, livros e folhetos evangélicos, programas de rádio e de televisão evangélicos. Não há cristãos próximos para compartilhar o evangelho, e a maioria vive em países onde é proibida a pregação do evangelho.
TOTAL... 6.100.000.000

3. VEDE AS ÁREAS E OS SEGMENTOS MAIS CARENTES DOS CAMPOS.

Em todos os lugares do mundo há pessoas carentes de ouvir a mensagem do evangelho. Entretanto, podemos destacar duas situações que são gritantes quanto à escassez de testemunho:

A JANELA 10/40

A janela 10/40 está no centro do mundo onde vive um expressivo número de povos não alcançados, num espaço geográfico comparado a uma janela retangular, identificado como janela 10/40 (ante conhecido como cinturão de resistência). Essa janela se estende desde o Oeste da África até o Leste da Ásia, sendo 10 a 40 graus ao Norte da linha do Equador. Nessa região de quase três bilhões de habitantes, há o domínio de três blocos religiosos: muçulmanos (706 milhões), hindus (717 milhões) e budistas uma comunidade de crentes que dispõe de pessoas ou recursos suficientes para evangelizar o restante do próprio povo, e, portanto, precisam de um esforço missionário de fora, principalmente transcultural. Às vezes são chamados de povos escondidos porque tradicionalmente tem estado fora da atenção e dos propósitos missionários da igreja.

Os povos como grupos humanos não alcançados são aproximadamente 11.000 em todo o mundo. São 2 bilhões de pessoas com poucas possibilidades de escutar e crer no evangelho de Jesus o Cristo, hoje.

Os povos não alcançados podem ser alistados em cinco grades blocos:
• O bloco muçulmano-é o maior com uns 4.000 povos diferentes;
• O bloco hindu-2.000 povos
• O bloco budista-1.000
• Os grupos tribais-3.000
• Os chineses han-1.000.


Meu irmão como você se sente diante das informações vistas? Somos a Igreja do Senhor Jesus e fomos comissionados a pregar o evangelho a toda criatura, até os confins da terra. Precisamos compreender isto e assumir a tarefa com responsabilidade. Planejamento e ação são o que se espera de nós. Como escreveu o Pr. Oswald Smith: "a suprema tarefa da igreja é a evangelização do mundo". Façamos as nossas parte!

F.t. Para fazer missões em um mundo sem fronteiras é preciso...


III-ASSUMIR COMO PROPÓSITO. Mt. 28:18-20

Aqui aparece novamente Jesus falando de sua missão para os discípulos e no 19 ele diz: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
A palavra ide geralmente é compreendida da seguinte maneira sair de um lugar e ir para o outro, mas na língua original o sentido é indo, ou seja, uma ação contínua um estilo de vida, um propósito é como se Jesus estivesse dizendo enquanto vocês vão indo vivam neste propósito de fazer discípulos de todas as nações.

1. O PROPÓSITO ESTÁ DEFINIDO

Quando o Senhor Jesus fundou a igreja, ele o fez com propósitos bem definidos:
O propósito de pregar
O propósito de reconciliar o mundo com Deus. (II Co. 5:18-20).
Cada membro e congregado, os crentes e seus filhos, a liderança e os liderados, todos precisam ter consciência do propósito para o qual Jesus fundou a igreja.

2. A CONSCIÊNCIA DO PROPÓSITO

Estamos dispersos com tantos objetivos e atividades que pouco nada têm a ver com o propósito de Jesus. Muitas vezes mergulhamos em um ativismo que não trás resultado positivo para o reino de Deus, nem para a igreja ou seus membros.

3. COMUNICAR DE VÁRIAS MANEIRAS ESTE PROPÓSITO

Para ficar bem fixado na mentalidade da igreja.

Missões encaradas como propósitos toda a igreja respirará missões, viver missões, fazer missões.

CONCLUSÃO
Certa ocasião, um pobre lavrador estava passando perto de um lago quando ouviu os gritos de um menino que se afogava. Mesmo sem saber de quem se tratava, atirou-se à água e salvou-o, com o risco da própria vida. Mais tarde, foi revelado que aquele garoto era filho de um rico nobre da Inglaterra, que passava alguns dias no campo. Para recompensar o lavrador, o nobre ofereceu-se para pagar os estudos de um de seus filhos, o qual tinha o sonho de tornar-se médico.
Os dois meninos cresceram. Anos mais tarde, o primeiro veio a se destacar na política. Tornou-se primeiro-ministro da Inglaterra e comandou o mundo livre na luta vitoriosa contra o nazismo. Seu nome: Churchill. Da mesma forma, o segundo jovem tornou-se um homem, e destacando-se na pesquisa de remédios, descobriu a Penicilina, o antibiótico que viria a salvar milhões de vidas. Seu nome: Flemming.
Será que aquele humilde lavrador podia imaginar que, salvando um menino de morrer afogado, estaria livrando milhões de seres humanos da opressão e da doença? Provavelmente, não. A maioria de nós tem dificuldades para aquilatar o valor de uma vida. Mas Deus não é assim: Ele conhece o valor de cada alma, individualmente, e enviou seu Filho para morrer por todos. Quando um missionário, chegando a um país distante, leva uma alma a Cristo, realiza uma obra extraordinária, que só terá seus desdobramentos conhecidos na eternidade. “Quem salva um homem, salva o mundo”, diz o Talmude. É assim que pensam os missionários.
Orando e ofertando para Missões, ou seguindo para o campo quando somos chamados, estamos participando de uma obra de valor incalculável. A filha de Faraó salvou o pequeno Moisés, e disso resultou a libertação de um povo. Barnabé encaminhou Paulo à Igreja, e ele se tornou o Apóstolo dos gentios. Não imaginemos, portanto, que nossa contribuição é pequena. Ela pode revelar-se indispensável, resultando na salvação de milhares de vidas. Você tem um papel importante na obra de evangelização mundial.

Emmanuel Neto

A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA

TEXTO: ECLESIASTES 12:13-14; PROVÉRBIOS 7:1-3; ISAÍAS 43:1-15; JOÃO 5:39-47; JOÃO 14:15-21; SALMO 1; APOCALIPSE 10

INTRODUÇÃO:
A BÍBLIA É UM LIVRO UNIVERSAL. ELA É LIDA E AMADA POR PESSOAS SIMPLES E POBRES, QUE APENAS SABEM LER, SEM EXPRESSÃO SOCIAL, E POR PESSOAS DE TODAS AS GRADAÇÕES DE ESCOLARIDADE E DE SATATUS SOCIAL E ECONÔMICO. ELA É LIDA E AMADA POR SÁBIOS E IGNORANTES, POR PESSOAS DE TODAS AS RAÇAS E LÍNGUAS. ELA É TÃO IMPORTANTE QUE É TAMBÉM, CONTRADITADA E PERSEGUIDA PELOS QUE, NÃO QUERENDO SUBMETER-SE AOS DESÍGNOS DE DEUS, OU VENDO NELA OBSTÁCULOS CONCEITUAIS, FILOSÓFICOS E MORAIS ÀS SUAS PRETENSÕES DE ALGUM TIPO DE DOMINAÇÃO, SEJA RELIGIOSA, SEJA POLÍTICA, PROCURAM FALSIFICÁ-LA, DESACREDITÁ-A, PROIBI-LA, ESCONDÊ-LA DO POVO E ATÉ ERRADICÁ-LA POR MEIO DE CAMPANHAS INSÓLITAS DE QUEIMA E OUTROS PROCESSOS DE DESTRUIÇÃO.
A BÍBLIA É MAIS IMPORTANTE DO QUE QUALQUER OUTRA OBRA LITERÁRIA DO MUNDO, EM VIRTUDE DE SEU CONTEÚDO E DE SUA NATUREZA DIVINA. ELA TRAZ PARA TODOS OS POVOS, DE TODOS AS PESSOAS, DE TODAS AS LÍNGUAS, E PARA TODAS AS PESSOAS, DE TODAS AS CAMADAS SOCIAIS, A MESMA MENSAGEM ORIENTADORA SOBE O MUNDO, SOBRE O SER HUMANO, SOBRE DEUS E SEUS PROPÓSITOS PARA SUA CRIAÇÃO; TRAZ CONSELHOS SOBRE A SOLUÇÃO DOS MAIS GRAVES PROBLEMAS DA VIA; TRAZ A MENSAGEM DE SALVAÇÃO, DE REVELAÇÃO SOBRE O RUMO DA HISTÓRIA E A CONSUMAÇÃO DOS TEMPOS, E OFERECE ESPERANÇA E CERTEZA AOS QUE CRÊEM EM SUA MENSAGEM. NESTE ESTUDO CONSIDERAMOS ALGUMAS RAZÕES PELAS QUAIS SE AFIRMA QUE A BÍBLIA É O LIVRO MAIS IMPORTANTE DO MUNDO.
I – A BÍBLIA É O EGISTRO DA REVELAÇÃO DE DEUS.
O SALMISTA, NO SALMO 19 VERSICULO 1, DIZ QUE “OS CÉUS MANIFESTAM A GLÓRIA DE DEUS E O FIRMAMENTO ANUNCIA A OBRA DE SUAS MÃOS”; E O APÓSTOLO PAULO DIZ, NA CARTA AOS ROMANOS, CAPÍTULO 1 VERSÍCULOS 18 A 2, QUE OS HOMENS SÃO INESCUSÁVEIS EM RELAÇÃO AO PECADO DA IDOLATRIA, PORTANTO “O QUE DE DEUS SE PODE CONHECER NELES SE MANIFESTOU. POQUE AS SUAS COISAS INVISÍVEIS, DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO, TANTO O SEU ETERNO PODER COMO A SUA DIVINDADE, SE ENTENDEM, E CLARAMENTE SE VÊEM PELAS COISAS QUE ESTÃO CRIADAS, PARA QUE ELES FIQUEM INESCUSÁVEIS...”.
TANTO O SALMISTA QUANTO PAULO ESTÃO FALANDO DA REVELAÇÃO NATURAL. DEUS SE REVELA POR MEIO DA NATUREZA E DA RAZÃO HUMANA. A PRÓPRIA CRIAÇÃO TEM ELEMENTOS DE CONVENCIMENTO PARA QUE A RAZÃO HUMANA ENTENDA QUE EXISTE UM DEUS CRIADOR, INVISÍVEL, TODO-PODEROSO, DE TAL MODO QUE ELE NÃO PODE SE DECULPAR PELO FATO DE SE TOMAR IDÓLATRA.
A REVELAÇÃO NATURAL É SUFICIENTE PARA LEVAR O HOMEM ENTENDER A EXISTÊNCIA DE DEUS E ALGUNS DE SEUS ATRIBUTOS, COMO ETERNIDADE, PODER, NATUREZA ESPIRITUAL, INTELIGÊNCIA E GLÓRIA. MAS A REVELAÇÃO NATURAL É INCOMPLETA E INSUFICIENTE. SOMENTE A BÍBLIA REGISTRA TODA A REVELAÇÃO, PARA QUE O HOMEM ENTENDA A NATUREZA DE DEUS, SEU CARÁTER MORAL, SEUS PROPÓSITOS AO CRIAR O HOMEM, SEUS PLANOS, SUA SOBERANIA E SUAS OBRAS PARA A REALIZAÇÃO DE SEU PLANO DE SALVAÇÃO.
ESSA REVELAÇÃO ESPECIAL DE DEUS, FEITA POR INTERMÉDIO DE HOMENS INSPIRADOS POR ELE DE MUITAS MANEIRAS, CONSUMOU-SE NA REVELAÇÃO FEITA POR MEIO DA PESSOA DE JESUS CRISTO, QUE É O PRÓPRIO DEUS QUE SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS. “VISTO QUE CRISTO NÃO ESTÁ PRESENTE CORPORALMENTE NA TERRA, SUAS PALVRAS E REALIZAÇÕES PODEM SE CONHECIDAS SOMENTE PELO REGISTRO BÍBLICO DESSES ACONTECIMENTOS. DE ACORDO COM O PLANO DIVINO, O HOMEM É INCAPAZ DE CONHECER A REVELAÇÃO DE DEUS SEM O CONCURSO DA BÍBLIA” (VIERTEL, VELDON E., THE BIBLE AND ITS INTERPRETATION, PUBLICADO EM PORTUGUÊS PELA JUERP EM 1979, P.18).
A BÍBLIA É, PORTANTO, TOTALMENTE IMPORTANTE PARA A VIDA DOS HOMENS, PORQUE É A ÚNICA REVELAÇÃO SEGURA DE DEUS, PARA QUE ELES NÃO SE ENVEREDEM PELOS CAMINHOS FANTASIOS E FRAULENTOS DAS INVENÇÕES DA MENTE HUMANA.
II – A BÍBLIA ENSINA A VERDADEIRA ORIGEM DO HOMEM.
“A PARTIR DO SÉCULO XIX FORAM DESENVOLVIDAS TEORIAS QUE TENTAVAM EXPLICAR A ORIGEM DA HUMANIDADE COMO SENDO PARTE DE UM PROCESSO EVOLUTIVO. MUITOS AUTORES E SUPOSTOS CIENTISTAS EXPLORARAM A IDÉIA E, BASEADOS EM CONJECTURAS E NA DESCOBERTA DE PEQUENOS FRAGMENTOS DE OSSOS, CONSTRUÍRAM UMA TEORIA SEM QUALQUER BASE LÓGICA OU CIENTÍFICA, ONDE É AFIRMADA A ORIGEM DO HOMEM QUE SERIA PRODUTO DA EVOLUÇÃO DE SERES INFERIORES. NO ENTANTO, É NA BÍBLIA QUE SE ENCONTRA A NARRATIVA DA CRIAÇÃO DO HOMEM, TRAZIDO À EXISTÊNCIA PELO TRABALHO CRIADOR DO MESMO DEUS QUE CRIOU TODO O UNIVERSO. A BÍBLIA É A FONTE QUE APRESENTA A ÚNICA HISTÓRIA LÓGICA E ACEITÁVEL DA ORIGEM DA HUMANIDADE”. (LIMA, DINELCIR DE SOUZA, MENSAGEM DE DEUS ESCRITA PARA O HOMEM, EDIÇÕES VIDA EM CRISTO, P.8).
A BÍBLIA É QUE EXPLICA SATISFATORIAMENTE A ORIGEM DO HOMEM COMO SER CRIADO POR DEUS COM UM PROPÓSITO DEFINIDO, QUE É SERVIR E GLORIFICAR A DEUS. SEM ESSA COMPREENSÃO, A VIDA HUMANA FICA SEM SENTIDO E TERMINA COMO ABSOLUTA DERROTA PELA MORTE. MAS O CONHENCIMENTO DA VERDADE REVELADA SOBRE A CRIAÇÃO DIVINA DO HOMEM E DE SUA FINIDADE ETERNA, DÁ SENTIDO À VIDA E TRAZ VERADEIRA FELICIDADE AOS QUE CRÊEM.
SÃO INÚMEROS OS LIVROS DE PSICOLOGIA DE AJUDA PESSOAL, EM QUE AUTORES DIVERSOS PROCURAM ORIENTAR PESSOAS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS EXISTENCIAIS E DE RELACIONAMENTO. NENHUM DESSES LIVROS SE MOSTRA TOTALMENTE EFICAZ. MAS A BÍBLIA, PORQUE É A PALAVRA DE DEUS, ORIENTA COM SEGURANÇA A TODA PESSOA A PRECAVER-SE CONTRA CONFLITOS, A EVITAR PROCEDIMENTOS QUE TRAGAM COMO CONSEQUÊNCIA O MAL, E A SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DA VIDA. A BÍBLIA ENSINA SOBRE RELACIONAMENTOS COM A FAMÍLIA, TRABALHO, AUTORIDADES, BENS MATERIAIS ETC. AS PESSOAS SE ENVOLVEM EM TANTOS PROBLEMAS QUE MUITAS VEZES PERDEM COMPLETAMENTE, O SENTIDO DA VIDA. SOMENTE A BÍBLIA OFERECE RESPOSTA ADEQUADA PARA QUALQUER TIPO DE PROBLEMA. (EX.: 10 MANDAMENTOS)
“TALVEZ OS TRÊS MAIORES PROBLEMAS DO HOMEM CONTEMPORÂNEO SEJAM: SUA CONSCIÊNCIA DE CULPA E REJEIÇÃO CAUSANDO UM SENTIMENTO DE ALIENAÇÃO E SOLIDÃO, SUA INCAPACIDADE DE RELACIONAMENTO COM SEU PRÓXIMO, E SUAS FRUSTAÇÕES NA VIDA, CAUSADAS POR SUAS DERROTAS, QUE O LEVAM A CONCLUIR QUE A VIDA NÃO TEM SENTIDO. A BÍBLIA CONTÉM A ÚNICA RESPOSTA ADEQUADA A CADA UM DESSES PROBLEMAS” (VIERTEL, OP.CIT., P. 18).
III – A BÍBLIA É O ÚNICO LIVRO CUJA MENSAGEM PODE CONDUZIR O HOMEM À VERDADE LIBERDADE.
A BÍBLIA APONTA PARA JESUS COMO O FILHO DE DEUS, O CORDEIRO QUE TIRA O PECADO DO MUNDO, A LUZ DO MUNDO, O PÃO DA VIDA, A PORTA QUE NOS DÁ ENTRADA AO CÉU, O ÚNICO MEDIADOR ENTRE OS HOMENS E DEUS, NOSSO GRANDE SUMO SACERDOTE, ENFIM, A BÍBLIA APONTA PARA JESUS COMO NOSSO ÚNICO SALVADOR, CAPAZ DE NOS PERDOAR, NOS REGENERAR, NOS LIBERTAR DA ESCRAVIDÃO DO PECADO E DA MORTE. O ÚNICO MEIO DE O HOMEM SER SALVO É A FÉ E JESUS COMO FLHO DEUS, E O APÓSTOLO PAULO DIZ QUE “A FÉ É PELO OUVIR E O OUVIR PELA PALAVRA DE CRISTO” (RM 10:17). A BÍBLIA É O REGISTRO DA PALAVRA DE DEUS. SOMENTE ELA PODE NOS APONTAR A DIREÇÃO PARA ALCANÇARMOS JESUS E, CRENDO NELE, ALCANÇARMOS A VIDA ETERNA.
IV – A BÍBLIA É O ÚNICO LIVRO QUE ANUNCIA COM SEGURANÇA O FUTURO DA HUMANIDADE.
HÁ OTIMISTAS QUE APREGOAM A REDENÇÃO DA HUMANIDADE PELA SUA PRÓPRIA EVOLUÇÃO, E HÁ, POR OUTRO LADO, OS ALARMISTAS QUE ANUNCIAM A SUA DESTRUIÇÃO CATASTRÓFICA; HÁ, TAMBÉM, OS MATERIALISTAS QUE DIZEM QUE O MUNDO SÓ ACABA PARA QUEM MORRE. A BÍBLIA, ENTRETANTO, ANUNCIA, COM AUTORIDADE, A VOLTA DE JESUS, A RESSURREIÇÃO FINAL, O JUÍZO FINAL (MT 24 E 25), A DESTRUIÇÃO DA TERRA PELO FOGO (2PE 3:7) E O TRIUNFO DE JESUS COM A CRIAÇÃO DE NOVOS CÉUS E NOVA TERRA ONDE HABITARÃO OS JUSTOS POR TODA A ETERNIDADE (AP 21;1-5)
V – A BÍBLIA REFERE-SE A VERDADES CIENTÍFICAS MUITOS SÉCULOS ANTES DE SEREM DESCOBERTAS PELA CIÊNCIA.
ALGUNS EXEMPLOS: (1) O FATO DE O PLANETA TERRA NÃO TER FUNDAÇÕES COMO OS ANTIGOS POVOS SEMPRE ACREDITAM. ESCRITO HÁ MAIS DE 1.500 ANOS ANTES DE CRISTO, O LIVRO DE JÓ REFERE-SE AO FATO DE A TERRA NÃO SE APOIAR EM NADA: “O NORTE ESTENDE SOBRE O VAZIO; SUSPENDE A TERRA SOBRE O NADA” (JÓ 26:7); (2) O FATO DE A TERRA NÃO SER PLANA, MAS UM GLOBO. ESTA REVELAÇÃO FOI FEITA POR MEIO DO PROFETA ISAÍAS 700 ANOS ANTES DE CRISTO: “ELE É O QUE ESTÁ ASSENTADO SOBRE O GLOBO DA TERRA...” (IS 40:22). (3) AFIRMAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE AS QUAIS ALGUNS CÉTICODESDENHAVAM ATÉ POUCOS ANOS ATRÁS, FORAM CONFIRMADOS PELAS DESCOBERTAS ARQUEOLÓGICAS. FORAM TÃO IMPRESSIONANTES, QUE UM AUTOR AMERICANO ESCREVEU O LIVRO “... E A BÍBLIA TINHA RAZÃO”.
EMBORA A BÍBLIA NÃO TENHA SIDO ESCRITA COM A INTENÇÃO DE QUE FOSSE UM LIVRO CIENTÍFICO, ELA FAZ REFERÊNCIA A ALGUNS FATOS CIENTÍFICOS, PSICOLÓGICOS E HISTÓRICOS DE MODO A DERRUBAR CRENÇAS ANTIGAS, NO QUE VEM SENDO CORROBORADA PELAS DESCOBERTAS DA PRÓPRIA CIÊNCIA. A RAZÃO DISTO É QUE A BÍBLIA FOI INSPIRADA PELO PRÓPRIO CRIADOR, PELO DEUS ONISCIENTE, SENHOR DE TODAS AS CIÊNCIAS. A BÍBLIA É O GRANDE LIVRO DA SABEDORIA UNIVERSAL.
VI – A BÍBLIA MOSTRA O CAMINHO PARA A VERDADEIRA FELICIDADE.
NO SALMO 1, DEUS MOSTRA, POR MEIO DO SALMISTA POR ELE INSPIRADO QUE A FELICIDADE EXISTE, QUE ELA É UMA REALIDADE QUE PODE SER ALCANÇADA, E MOSTRA EM QUE ELA CONSISTE: 1) NEGATIVAMENTE – NÃO ANDAR SEGUNDO O CONSELHO DOS ÍMPIOS, NÃO SE DETER NO CAMINHO DOS PECADORES, NÃO SE ASSENTAR NA RODA DOS ESCANERCEDORES. EM RESUMO, NÃO SER PARTICIPANTE DAS ATITUDES E AÇÕES DOS ÍMPIOS, EM SUA IRREVERÊNCIA E PERVERSIDADE; 2) POSITIVAMENTE – EM VEZ DE PRATICAR AS AÇÕES DOS ÍMPIOS, EM VEZ DE TER PRAZER NO QUE FAZEM, TER PRAZER NA LEI DE DEUS, MEDITAR CONSTANTEMENTE NELA PARA SUA ORIENAÇÃO NA VIDA.”O HOMEM TEM SE PERDIDO EM ESTUDOS DE FILOSOFIA, PSICOLOGIA, CIÊNCIAS E RELIGIÕES EM BUSCA DA FELICIDADE. MAS TEM SE AFUNDADO CADA VEZ MAIS, PORQUE NÃO TEM BUSCADO NA BÍBLIA A EXPLICAÇÃO PARA O SEU DESTINO, A SOLUÇÃO PARA OS SEUS PROBLEMAS (...) SÓ MEDIANTE A BÍBLIA O HOMEM PODE RETORNAR PARA DEUS E SAIR DA CONDIÇÃO DESESPERADORA DE SER IMPOTENTE DIANTE DA MORTE. OS QUE ASSIM FAZEM ENCONTRAM UMA DAS REALIDADES MAIS PROCURADAS PELA HUMANIDADE: A FELICIDADE VERDADEIRA” (LIMA, DINELCIR DE SOUZA, OP. CIT., P.9)
Emmanuel Neto
Extraído: Revista Capacitação Cristã Introdução bíblica

COMO A FAMÍLIA DEVE LIDAR COM AS MUDANÇAS DE UM MUNDO PÓS-MODERNO ?


Romanos 12:1-2.

INTRODUÇÃO: Graça e paz do Senhor Jesus o Cristo! Neste texto de Romanos 12:1-2, quero destacar uma frase "(...) não se conformeis a este mundo (...)" a orientação de Paulo a igreja em Roma era de que não deveria entrar na forma do mundo romano. Nos hoje possuímos o mesmo desafio de não se conformar com este mundo presente. Existe uma novela da rede globo que serve de exemplo. A novela "Laços de família". Uma das histórias mais conflitantes da Novela é o fato de mãe e filha serem apaixonadas pelo mesmo homem, encenados pelo ator Reinaldo, Vera Fisher e Carolina Dickeman. Formando assim um triângulo amoroso. Coisas absurdas como essa há muito tempo vem fazendo parte de nossa sociedade. Vivemos num tempo de mudanças onde alguns sociólogos classificam nossa época como pós-moderna. Mudanças como a PERDA DO REFERENCIAL, onde o lar já não é mais acolhedor, a SUPERFICIALIDADE, que gerou os relacionamentos descartáveis, com a frase "ninguém é de ninguém", além disso, o DESCOMPROMISSO, onde se comprometer com o nada e com sigo mesmo é a marca da satisfação pessoal vivendo assim um verdadeiro HEDONISMO (uma vida que a finalidade é só o prazer), outra seria a COMPETITIVIDADE, onde ser bom não é o suficiente e sim ser o melhor, batendo cabeça para mostrar quem sabe, quem faz e acontece e quem é o melhor, e outra marca é da URGÊNCIA, onde a correria, e um frenesi que diz: que as coisas precisam ser feitas já. Coisas como estas marcam a era da pós-modernidade.
Será que tais mudanças a sua família ou a família cristã está imune?
Caso sua resposta seja positiva, é só fazer um pequeno esforço para recordar de casos ocorridos com pessoas do mundo evangélico no ano passado e logo no início deste ano.
Estas mudanças que se tornam desafios para nós estão infiltrando também nas nossas famílias cristãs, por isso este estudo vai tratar sobre o tema família.
Para a família lidar com as mudanças de um mundo pós-moderno é preciso que...
I-ASSUMA SEU PAPEL NO MUNDO. Mt. 5:13
• No texto de Mateus 5:13 temos uma ilustração interessante diz assim: "vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insípido (ou seja, sem gosto), com que o salgaremos? Para nada mais serve, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens”.O sal nas culturas antigas possuía funções e simbolismos diferentes dos de hoje. O sal para os judeus tinha valor purificador, entre os assírios era utilizado no culto, e entre os nômades (ou seja, pessoas sem moradia fixa) era utilizado nas refeições de amizade ou aliança para exprimir a estabilidade da aliança, um pacto contínuo e permanente, de onde vai surgir na religião judaica o pacto de sal que iria simbolizar a estabilidade da aliança entre Deus e o povo. Os judeus também usavam o sal para preservar carne de animais mortos evitando assim a corrupção. Na época de Jesus um dos produtores de sal era o Mar Morto, quando o sal ficava exposto muito tempo à chuva e sol ficava insípido (sem gosto) e não podia ser mais usado para temperar, mas apenas para ser "pisada pelos homens” esta expressão se refere à forma que o império romano utilizava para criar ruas e vias, faziam-se vias no solo e jogavam sal, pois o sal iria matar a vegetação daí não cresceria mais nada, para melhor transitarem carros, animais e pessoas. O sal é bem ácido por isso mata a vegetação. Jesus estava dizendo que se o sal não for usado para temperar, purificar, ou seja, as atitudes morais dos discípulos de Cristo, seriam usadas de outra forma, profana pelo império romano, os discípulos precisavam assumir o seu papel de ser sal bom.
• Em uma campanha contra as drogas ilegais dizia que se você não adotasse seu filho um traficante iria adotá-lo, campanha esta com objetivo de alertar os pais acerca do cuidado com os filhos. Parafraseando poderia dizer se nós não cuidarmos de nossas famílias o mundo irá adotá-la
• Para tal realidade não entrar em nossas casas é preciso ASSUMIRMOS NOSSO PAPEL NO MUNDO, QUE É TEMPERAR E NÃO SER TEMPERADO. Algo que precisamos fazer é MARCAR DIFERENÇA como família cristã. Os cristãos do passado e ainda no presente venderam a imagem para os sem-igreja como aqueles que não fazem isso e aquilo. Como não fumar, não beber bebida alcoólica, não ir a festas rave, punk, funk, não escutar músicas seculares, mas, contudo estas coisas não revelam a essência de ser cristão, pois existem pessoas sem-igreja que são melhores do que nós nisto. Na verdade precisamos ser reconhecidos como aqueles que fazem e vivem uma vida amorosa, dedicada, fiel, piedosa, conselheira, amiga, justa, transparente, ordeira.
Outra coisa que precisamos fazer é INFLUENCIAR OS VIZINHOS. O papel da evangelização feito pela família é importante, quantas vezes você já parou para falar de Jesus e convidar para ir a Igreja seus vizinhos? Geralmente alguns cristãos além de não evangelizarem contribuem para que alguns nunca queiram colocar os pés numa igreja evangélica vivendo uma vida distante de uma postura cristã é aquele vizinho que os outros não vêem a hora de ele mudar-se.
E por fim outra coisa que precisamos fazer é SERMOS INSTRUMENTOS DE PAZ. Vivemos num mundo de tantas agressões gratuitas, destemperos verbais, truculência e ódio, a família cristã em sua casa, na rua, no bairro precisa demonstrar que é portadora da paz de Cristo, onde estiver ser contribuinte para que aquele lugar seja um ambiente melhor. A família cristã necessita ser uma agência do reino de Deus na terra.
A FAMÍLIA PRECISA ASSUMIR SEU PAPEL NO MUNDO E NÃO O PAPEL DO MUNDO. Alguns têm assumido o papel do mundo quando praticam a...
AMIZADE COLORIDA que é um tipo de namoro, que tem certa afinidade, troca de interesses vivências, mas não é um compromisso, é feito apenas quando dá vontade. Você que é pai e mãe precisa orientar seus filhos acerca disso. Assumimos o papel do mundo quando se acomoda ou não quer regularizar a situação de AMIGADO ou AJUNTADO, esta instrução não é para aqueles que se converteram há pouco tempo e fizeram isto antes de se converterem, mas para aqueles que já são algum tempo e não fazem devido à pensão de um pai e se casar perde, devido a interesses pessoais, pois se não der certo será mais fácil à separação. Esta não pode ser uma postura cristã. Assumimos o papel do mundo quando se vive um CASAMENTO DE FACHADA, onde se diminui afetividade, apetite sexual e permanece apenas como status social e no caso do homem devido este tipo de relacionamento o marido parte para um terceiro praticando assim o adultério.
Tal fato é quase comum no mundo secular, mas também tem feito parte de famílias cristãs, algo que necessitados vencer. Além disso,...
Para a família lidar com as mudanças de um mundo pós-moderno é preciso que...
II-FAÇA UMA MANUTENÇÃO DE VALORES. Dn. 1:8
• Na história do livro de Daniel relata de forma sucinta a invasão do rei Nabucodonosor a Jerusalém e depois mostra que dentre os jovens que foram deportados para Babilônia, dentre eles estava Daniel um dos tais para trabalhar na corte do rei, depois de ter passado por algumas instruções. E dentro da área de alimentação Daniel, Ananias, Misael e Azarias pediram para se abster das iguarias do rei. Veja comigo no versículo oito do cap. 1 de Daniel diz assim: "Ora, Daniel havia resolvido em seu coração não se contaminar com as iguarias do rei nem com o o vinho de sua mesa. Por isso pediu ao chefe dos eunucos para eles se abster". O livro de Daniel foi escrito bem depois do período do cativeiro babilônico mais 300 anos, neste período conhecido como período dos MACABEUS. Um certo imperador chamado Antíoco Epifânes de forma forçada implantava a cultura grega aos judeus obrigando-os a comer carne de porco, a adorar a Zeus e outras c coisas mais. Não se contaminar com as iguarias do rei dentro deste contexto era não ceder a toda pressão do imperador em relação aos valores judaicos. Como por exemplo, comer carne de porco. A história de Daniel e seus amigos serviram para animar a fé dos judeus que estavam passando por este momento de perseguição, a reafirmar seus valores.
• Faz alguns meses que o sistema de aviação brasileiro vem vivendo um certo caos que até o presente momento está gerando irritações, desconfortos e até mortes entre os passageiros. Tudo isso por falta de manutenção de conhecimento, de pessoas, de tecnologia. A falta de manutenção leva a pequenos e grandes transtornos em qualquer área da vida.
• De maneira parecida nós precisamos fazer um MANUNTENÇÃO DE VALORES. Para fazer uma manutenção de valores é preciso estar FIRMADO EM PRINCÍPIOS. Princípios como o PRINCÍPIO DO RESPEITO MÚTUO, onde marido e a esposa se respeitem, onde os filhos respeitem os pais. Para isso é preciso que cada um valorize o outro.
Outro princípio é o PRINCÍPIO DE OBEDIÊNCIA Á LIDERANÇA, onde os filhos estão pintando o sete com os pais às vezes é preciso usar a vara em casa, do que deixar os filhos apanharem da vida. Este princípio começa no lar se os filhos não aprenderem a obedecer aos pais não vão obedecer aos pastores, diáconos ou qualquer outra autoridade seja ela política, educacional e outras. Outro princípio seria o PRINCÍPIO DA ESPIRITUALIDADE PRIORITÁRIA. A família precisa priorizar Deus em suas vidas onde os pais demonstrem paixão pelo estudo da bíblia, da oração e a devoção a Deus em serviço cristão. Os filhos necessitam ver nos pais homens e mulheres de Deus.
Para fazer uma manutenção de valores também é necessário CUIDAR-SE PARA NÃO CAIR NAS ARMADILHAS DESTE MUNDO. A família cristã precisa estar de olho aberto com as atividades, festas, programas, colégios, cursos, amizades, envolvimentos, conversações, brincadeiras que a princípio podem parecer ingênuas, mas os pais necessitam estar atento consigo mesmo e com seus filhos. E por fim...
Para a família lidar com as mudanças de um mundo pós-moderno é preciso que...
III-CULTIVE RELACIONAMENTOS CONFORME A VONTADE DE DEUS. I Jo. 4:11
• Na primeira carta de João no cap. 4 no versículo 1diz assim: "Amados, se Deus assim nos amou, devemos, nós também, amar-nos uns aos outros". Quando João escreve esta carta que foi endereçada as igrejas da Ásia, que estavam sendo dilaceradas por heresias ele tinha em mente combater a mesma conhecida como gnosticismo. Pensamento herético que dizia que a salvação vem através do conhecimento, pois gnosis em grego é conhecimento. Tal filosofia gerava no coração de seus adeptos uma supervalorização de si mesmo, pois o conhecimento das coisas ocultas era só para alguns. Mediante isso aqueles que possuíam o conhecimento sentiam-se melhores do os outros.
E só com a prática do amor que era demonstrado pela fidelidade a Deus e o relacionamento fraterno entre as pessoas que poderiam vencer isso.
• Cultivar esta é uma ótima palavra exemplificar este assunto. Esta palavra geralmente é utilizada no meio agrícola, e os relacionamentos são como as plantas, os cereais, vegetais, frutas etc. Tudo aquilo que não é cultivado existe uma grande probabilidade de morrer e assim são os relacionamentos se não forem cultivados no amor.
• Este é o tipo de relacionamento que precisamos cultivar, o que é baseado no amor. Coisas contrárias a isso têm invadido as famílias cristãs tais como os CASAMENTOS QUE NÃO SÃO CELEBRADOS COM AMOR de onde surge à frase se der certo, tudo bem, se não der, parte-se para outra. Alguns casam pela beleza, riqueza, destreza do outro coisas que são substituídas pelo amor, porém estas não sustentam o casamento, precisamos praticar novamente aquela frase “casamento é para vida toda, mas para isso é necessário o amor. Outra coisa que precisamos atentar é COMO SER PAI E MÃE SEM PERDER A DOSE. Ser pai ou mãe não é ser durão ou durona, formal. Pode-se ser um bom pai ou uma boa mãe e ainda ser amigo, legal, leal, brincalhão, recreativo. Pode-se e deve-se exercer a disciplina com autoridade e nem por isso se perderá a simpatia e a amizade do filho(a). Muitos filhos precisão serem disciplinados é claro em amor. Uma postura que atrapalha os relacionamentos segundo a vontade de Deus é o INDIVIDUALISMO, onde se revela na extrema valorização dos interesses pessoais sobre os coletivos, o indivíduo gravitasse em torno de si mesmo e a luta para alcançar resultados a qualquer custo”.
Para vencermos estes desafios necessário é amar nossos filhos, amar os pais, amar nossos semelhantes.
CONCLUSÃO: Diante de nós também continua o desafio de não se conformar com este mundo, assim como na época do Apóstolo Paulo, para que a nossa família não entre na forma deste mundo pecaminoso e saiba lidar com as mudanças deste mundo pós-moderno não podemos deixar de ASSUMIRMOS O NOSSO PAPEL NO MUNDO, em vez de sermos influenciados vamos influenciar, também é preciso fazer uma MANUTENÇÃO DE VALORES, abraçando novamente princípios cristãos e, além disso, CULTIVARMOS RELACIONAMENTOS CONFORME A VONTADE DE DEUS, os quais tem como base o amor.

Emmanuel Neto