TEXTO: ECLESIASTES 12:13-14; PROVÉRBIOS 7:1-3; ISAÍAS 43:1-15; JOÃO 5:39-47; JOÃO 14:15-21; SALMO 1; APOCALIPSE 10
INTRODUÇÃO:
A BÍBLIA É UM LIVRO UNIVERSAL. ELA É LIDA E AMADA POR PESSOAS SIMPLES E POBRES, QUE APENAS SABEM LER, SEM EXPRESSÃO SOCIAL, E POR PESSOAS DE TODAS AS GRADAÇÕES DE ESCOLARIDADE E DE SATATUS SOCIAL E ECONÔMICO. ELA É LIDA E AMADA POR SÁBIOS E IGNORANTES, POR PESSOAS DE TODAS AS RAÇAS E LÍNGUAS. ELA É TÃO IMPORTANTE QUE É TAMBÉM, CONTRADITADA E PERSEGUIDA PELOS QUE, NÃO QUERENDO SUBMETER-SE AOS DESÍGNOS DE DEUS, OU VENDO NELA OBSTÁCULOS CONCEITUAIS, FILOSÓFICOS E MORAIS ÀS SUAS PRETENSÕES DE ALGUM TIPO DE DOMINAÇÃO, SEJA RELIGIOSA, SEJA POLÍTICA, PROCURAM FALSIFICÁ-LA, DESACREDITÁ-A, PROIBI-LA, ESCONDÊ-LA DO POVO E ATÉ ERRADICÁ-LA POR MEIO DE CAMPANHAS INSÓLITAS DE QUEIMA E OUTROS PROCESSOS DE DESTRUIÇÃO.
A BÍBLIA É MAIS IMPORTANTE DO QUE QUALQUER OUTRA OBRA LITERÁRIA DO MUNDO, EM VIRTUDE DE SEU CONTEÚDO E DE SUA NATUREZA DIVINA. ELA TRAZ PARA TODOS OS POVOS, DE TODOS AS PESSOAS, DE TODAS AS LÍNGUAS, E PARA TODAS AS PESSOAS, DE TODAS AS CAMADAS SOCIAIS, A MESMA MENSAGEM ORIENTADORA SOBE O MUNDO, SOBRE O SER HUMANO, SOBRE DEUS E SEUS PROPÓSITOS PARA SUA CRIAÇÃO; TRAZ CONSELHOS SOBRE A SOLUÇÃO DOS MAIS GRAVES PROBLEMAS DA VIA; TRAZ A MENSAGEM DE SALVAÇÃO, DE REVELAÇÃO SOBRE O RUMO DA HISTÓRIA E A CONSUMAÇÃO DOS TEMPOS, E OFERECE ESPERANÇA E CERTEZA AOS QUE CRÊEM EM SUA MENSAGEM. NESTE ESTUDO CONSIDERAMOS ALGUMAS RAZÕES PELAS QUAIS SE AFIRMA QUE A BÍBLIA É O LIVRO MAIS IMPORTANTE DO MUNDO.
I – A BÍBLIA É O EGISTRO DA REVELAÇÃO DE DEUS.
O SALMISTA, NO SALMO 19 VERSICULO 1, DIZ QUE “OS CÉUS MANIFESTAM A GLÓRIA DE DEUS E O FIRMAMENTO ANUNCIA A OBRA DE SUAS MÃOS”; E O APÓSTOLO PAULO DIZ, NA CARTA AOS ROMANOS, CAPÍTULO 1 VERSÍCULOS 18 A 2, QUE OS HOMENS SÃO INESCUSÁVEIS EM RELAÇÃO AO PECADO DA IDOLATRIA, PORTANTO “O QUE DE DEUS SE PODE CONHECER NELES SE MANIFESTOU. POQUE AS SUAS COISAS INVISÍVEIS, DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO, TANTO O SEU ETERNO PODER COMO A SUA DIVINDADE, SE ENTENDEM, E CLARAMENTE SE VÊEM PELAS COISAS QUE ESTÃO CRIADAS, PARA QUE ELES FIQUEM INESCUSÁVEIS...”.
TANTO O SALMISTA QUANTO PAULO ESTÃO FALANDO DA REVELAÇÃO NATURAL. DEUS SE REVELA POR MEIO DA NATUREZA E DA RAZÃO HUMANA. A PRÓPRIA CRIAÇÃO TEM ELEMENTOS DE CONVENCIMENTO PARA QUE A RAZÃO HUMANA ENTENDA QUE EXISTE UM DEUS CRIADOR, INVISÍVEL, TODO-PODEROSO, DE TAL MODO QUE ELE NÃO PODE SE DECULPAR PELO FATO DE SE TOMAR IDÓLATRA.
A REVELAÇÃO NATURAL É SUFICIENTE PARA LEVAR O HOMEM ENTENDER A EXISTÊNCIA DE DEUS E ALGUNS DE SEUS ATRIBUTOS, COMO ETERNIDADE, PODER, NATUREZA ESPIRITUAL, INTELIGÊNCIA E GLÓRIA. MAS A REVELAÇÃO NATURAL É INCOMPLETA E INSUFICIENTE. SOMENTE A BÍBLIA REGISTRA TODA A REVELAÇÃO, PARA QUE O HOMEM ENTENDA A NATUREZA DE DEUS, SEU CARÁTER MORAL, SEUS PROPÓSITOS AO CRIAR O HOMEM, SEUS PLANOS, SUA SOBERANIA E SUAS OBRAS PARA A REALIZAÇÃO DE SEU PLANO DE SALVAÇÃO.
ESSA REVELAÇÃO ESPECIAL DE DEUS, FEITA POR INTERMÉDIO DE HOMENS INSPIRADOS POR ELE DE MUITAS MANEIRAS, CONSUMOU-SE NA REVELAÇÃO FEITA POR MEIO DA PESSOA DE JESUS CRISTO, QUE É O PRÓPRIO DEUS QUE SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS. “VISTO QUE CRISTO NÃO ESTÁ PRESENTE CORPORALMENTE NA TERRA, SUAS PALVRAS E REALIZAÇÕES PODEM SE CONHECIDAS SOMENTE PELO REGISTRO BÍBLICO DESSES ACONTECIMENTOS. DE ACORDO COM O PLANO DIVINO, O HOMEM É INCAPAZ DE CONHECER A REVELAÇÃO DE DEUS SEM O CONCURSO DA BÍBLIA” (VIERTEL, VELDON E., THE BIBLE AND ITS INTERPRETATION, PUBLICADO EM PORTUGUÊS PELA JUERP EM 1979, P.18).
A BÍBLIA É, PORTANTO, TOTALMENTE IMPORTANTE PARA A VIDA DOS HOMENS, PORQUE É A ÚNICA REVELAÇÃO SEGURA DE DEUS, PARA QUE ELES NÃO SE ENVEREDEM PELOS CAMINHOS FANTASIOS E FRAULENTOS DAS INVENÇÕES DA MENTE HUMANA.
II – A BÍBLIA ENSINA A VERDADEIRA ORIGEM DO HOMEM.
“A PARTIR DO SÉCULO XIX FORAM DESENVOLVIDAS TEORIAS QUE TENTAVAM EXPLICAR A ORIGEM DA HUMANIDADE COMO SENDO PARTE DE UM PROCESSO EVOLUTIVO. MUITOS AUTORES E SUPOSTOS CIENTISTAS EXPLORARAM A IDÉIA E, BASEADOS EM CONJECTURAS E NA DESCOBERTA DE PEQUENOS FRAGMENTOS DE OSSOS, CONSTRUÍRAM UMA TEORIA SEM QUALQUER BASE LÓGICA OU CIENTÍFICA, ONDE É AFIRMADA A ORIGEM DO HOMEM QUE SERIA PRODUTO DA EVOLUÇÃO DE SERES INFERIORES. NO ENTANTO, É NA BÍBLIA QUE SE ENCONTRA A NARRATIVA DA CRIAÇÃO DO HOMEM, TRAZIDO À EXISTÊNCIA PELO TRABALHO CRIADOR DO MESMO DEUS QUE CRIOU TODO O UNIVERSO. A BÍBLIA É A FONTE QUE APRESENTA A ÚNICA HISTÓRIA LÓGICA E ACEITÁVEL DA ORIGEM DA HUMANIDADE”. (LIMA, DINELCIR DE SOUZA, MENSAGEM DE DEUS ESCRITA PARA O HOMEM, EDIÇÕES VIDA EM CRISTO, P.8).
A BÍBLIA É QUE EXPLICA SATISFATORIAMENTE A ORIGEM DO HOMEM COMO SER CRIADO POR DEUS COM UM PROPÓSITO DEFINIDO, QUE É SERVIR E GLORIFICAR A DEUS. SEM ESSA COMPREENSÃO, A VIDA HUMANA FICA SEM SENTIDO E TERMINA COMO ABSOLUTA DERROTA PELA MORTE. MAS O CONHENCIMENTO DA VERDADE REVELADA SOBRE A CRIAÇÃO DIVINA DO HOMEM E DE SUA FINIDADE ETERNA, DÁ SENTIDO À VIDA E TRAZ VERADEIRA FELICIDADE AOS QUE CRÊEM.
SÃO INÚMEROS OS LIVROS DE PSICOLOGIA DE AJUDA PESSOAL, EM QUE AUTORES DIVERSOS PROCURAM ORIENTAR PESSOAS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS EXISTENCIAIS E DE RELACIONAMENTO. NENHUM DESSES LIVROS SE MOSTRA TOTALMENTE EFICAZ. MAS A BÍBLIA, PORQUE É A PALAVRA DE DEUS, ORIENTA COM SEGURANÇA A TODA PESSOA A PRECAVER-SE CONTRA CONFLITOS, A EVITAR PROCEDIMENTOS QUE TRAGAM COMO CONSEQUÊNCIA O MAL, E A SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DA VIDA. A BÍBLIA ENSINA SOBRE RELACIONAMENTOS COM A FAMÍLIA, TRABALHO, AUTORIDADES, BENS MATERIAIS ETC. AS PESSOAS SE ENVOLVEM EM TANTOS PROBLEMAS QUE MUITAS VEZES PERDEM COMPLETAMENTE, O SENTIDO DA VIDA. SOMENTE A BÍBLIA OFERECE RESPOSTA ADEQUADA PARA QUALQUER TIPO DE PROBLEMA. (EX.: 10 MANDAMENTOS)
“TALVEZ OS TRÊS MAIORES PROBLEMAS DO HOMEM CONTEMPORÂNEO SEJAM: SUA CONSCIÊNCIA DE CULPA E REJEIÇÃO CAUSANDO UM SENTIMENTO DE ALIENAÇÃO E SOLIDÃO, SUA INCAPACIDADE DE RELACIONAMENTO COM SEU PRÓXIMO, E SUAS FRUSTAÇÕES NA VIDA, CAUSADAS POR SUAS DERROTAS, QUE O LEVAM A CONCLUIR QUE A VIDA NÃO TEM SENTIDO. A BÍBLIA CONTÉM A ÚNICA RESPOSTA ADEQUADA A CADA UM DESSES PROBLEMAS” (VIERTEL, OP.CIT., P. 18).
III – A BÍBLIA É O ÚNICO LIVRO CUJA MENSAGEM PODE CONDUZIR O HOMEM À VERDADE LIBERDADE.
A BÍBLIA APONTA PARA JESUS COMO O FILHO DE DEUS, O CORDEIRO QUE TIRA O PECADO DO MUNDO, A LUZ DO MUNDO, O PÃO DA VIDA, A PORTA QUE NOS DÁ ENTRADA AO CÉU, O ÚNICO MEDIADOR ENTRE OS HOMENS E DEUS, NOSSO GRANDE SUMO SACERDOTE, ENFIM, A BÍBLIA APONTA PARA JESUS COMO NOSSO ÚNICO SALVADOR, CAPAZ DE NOS PERDOAR, NOS REGENERAR, NOS LIBERTAR DA ESCRAVIDÃO DO PECADO E DA MORTE. O ÚNICO MEIO DE O HOMEM SER SALVO É A FÉ E JESUS COMO FLHO DEUS, E O APÓSTOLO PAULO DIZ QUE “A FÉ É PELO OUVIR E O OUVIR PELA PALAVRA DE CRISTO” (RM 10:17). A BÍBLIA É O REGISTRO DA PALAVRA DE DEUS. SOMENTE ELA PODE NOS APONTAR A DIREÇÃO PARA ALCANÇARMOS JESUS E, CRENDO NELE, ALCANÇARMOS A VIDA ETERNA.
IV – A BÍBLIA É O ÚNICO LIVRO QUE ANUNCIA COM SEGURANÇA O FUTURO DA HUMANIDADE.
HÁ OTIMISTAS QUE APREGOAM A REDENÇÃO DA HUMANIDADE PELA SUA PRÓPRIA EVOLUÇÃO, E HÁ, POR OUTRO LADO, OS ALARMISTAS QUE ANUNCIAM A SUA DESTRUIÇÃO CATASTRÓFICA; HÁ, TAMBÉM, OS MATERIALISTAS QUE DIZEM QUE O MUNDO SÓ ACABA PARA QUEM MORRE. A BÍBLIA, ENTRETANTO, ANUNCIA, COM AUTORIDADE, A VOLTA DE JESUS, A RESSURREIÇÃO FINAL, O JUÍZO FINAL (MT 24 E 25), A DESTRUIÇÃO DA TERRA PELO FOGO (2PE 3:7) E O TRIUNFO DE JESUS COM A CRIAÇÃO DE NOVOS CÉUS E NOVA TERRA ONDE HABITARÃO OS JUSTOS POR TODA A ETERNIDADE (AP 21;1-5)
V – A BÍBLIA REFERE-SE A VERDADES CIENTÍFICAS MUITOS SÉCULOS ANTES DE SEREM DESCOBERTAS PELA CIÊNCIA.
ALGUNS EXEMPLOS: (1) O FATO DE O PLANETA TERRA NÃO TER FUNDAÇÕES COMO OS ANTIGOS POVOS SEMPRE ACREDITAM. ESCRITO HÁ MAIS DE 1.500 ANOS ANTES DE CRISTO, O LIVRO DE JÓ REFERE-SE AO FATO DE A TERRA NÃO SE APOIAR EM NADA: “O NORTE ESTENDE SOBRE O VAZIO; SUSPENDE A TERRA SOBRE O NADA” (JÓ 26:7); (2) O FATO DE A TERRA NÃO SER PLANA, MAS UM GLOBO. ESTA REVELAÇÃO FOI FEITA POR MEIO DO PROFETA ISAÍAS 700 ANOS ANTES DE CRISTO: “ELE É O QUE ESTÁ ASSENTADO SOBRE O GLOBO DA TERRA...” (IS 40:22). (3) AFIRMAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE AS QUAIS ALGUNS CÉTICODESDENHAVAM ATÉ POUCOS ANOS ATRÁS, FORAM CONFIRMADOS PELAS DESCOBERTAS ARQUEOLÓGICAS. FORAM TÃO IMPRESSIONANTES, QUE UM AUTOR AMERICANO ESCREVEU O LIVRO “... E A BÍBLIA TINHA RAZÃO”.
EMBORA A BÍBLIA NÃO TENHA SIDO ESCRITA COM A INTENÇÃO DE QUE FOSSE UM LIVRO CIENTÍFICO, ELA FAZ REFERÊNCIA A ALGUNS FATOS CIENTÍFICOS, PSICOLÓGICOS E HISTÓRICOS DE MODO A DERRUBAR CRENÇAS ANTIGAS, NO QUE VEM SENDO CORROBORADA PELAS DESCOBERTAS DA PRÓPRIA CIÊNCIA. A RAZÃO DISTO É QUE A BÍBLIA FOI INSPIRADA PELO PRÓPRIO CRIADOR, PELO DEUS ONISCIENTE, SENHOR DE TODAS AS CIÊNCIAS. A BÍBLIA É O GRANDE LIVRO DA SABEDORIA UNIVERSAL.
VI – A BÍBLIA MOSTRA O CAMINHO PARA A VERDADEIRA FELICIDADE.
NO SALMO 1, DEUS MOSTRA, POR MEIO DO SALMISTA POR ELE INSPIRADO QUE A FELICIDADE EXISTE, QUE ELA É UMA REALIDADE QUE PODE SER ALCANÇADA, E MOSTRA EM QUE ELA CONSISTE: 1) NEGATIVAMENTE – NÃO ANDAR SEGUNDO O CONSELHO DOS ÍMPIOS, NÃO SE DETER NO CAMINHO DOS PECADORES, NÃO SE ASSENTAR NA RODA DOS ESCANERCEDORES. EM RESUMO, NÃO SER PARTICIPANTE DAS ATITUDES E AÇÕES DOS ÍMPIOS, EM SUA IRREVERÊNCIA E PERVERSIDADE; 2) POSITIVAMENTE – EM VEZ DE PRATICAR AS AÇÕES DOS ÍMPIOS, EM VEZ DE TER PRAZER NO QUE FAZEM, TER PRAZER NA LEI DE DEUS, MEDITAR CONSTANTEMENTE NELA PARA SUA ORIENAÇÃO NA VIDA.”O HOMEM TEM SE PERDIDO EM ESTUDOS DE FILOSOFIA, PSICOLOGIA, CIÊNCIAS E RELIGIÕES EM BUSCA DA FELICIDADE. MAS TEM SE AFUNDADO CADA VEZ MAIS, PORQUE NÃO TEM BUSCADO NA BÍBLIA A EXPLICAÇÃO PARA O SEU DESTINO, A SOLUÇÃO PARA OS SEUS PROBLEMAS (...) SÓ MEDIANTE A BÍBLIA O HOMEM PODE RETORNAR PARA DEUS E SAIR DA CONDIÇÃO DESESPERADORA DE SER IMPOTENTE DIANTE DA MORTE. OS QUE ASSIM FAZEM ENCONTRAM UMA DAS REALIDADES MAIS PROCURADAS PELA HUMANIDADE: A FELICIDADE VERDADEIRA” (LIMA, DINELCIR DE SOUZA, OP. CIT., P.9)
Emmanuel Neto
Extraído: Revista Capacitação Cristã Introdução bíblica
Nenhum comentário:
Postar um comentário