TEXTOS BÍBLICOS: 2TIMÓTEO 3:16-17; 2PEDRO 1:20-21; 1CORÍNTIOS 2:11-16; EFÉSIOS 1:15-23; HEBREUS 1:1-4; APOCALIPSE 22:6-21; COLOSSENSES 1:1: 24-29.
INTRODUÇÃO:
O ESTUDO ANTERIOR FEZ REFERÊNCIA AO FATO DE QUE A BÍBLIA, REGISTRO DA REVELAÇÃO DE DEUS, É INSPIRADA, E APRESENTAMOS ALGIMAS EVIDÊNCIAS DISTO.
NESTE ESTUDO, NOS ESTENDEREMOS EM MAIS CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTE ASSUNTO: A INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS, A RAZÃO DE SER A BÍBLIA NOSSA ÚNICA AUTORIDADE EM QUESTÕES DE FÉ E COMPORTAMENTO. SEGUIREMOS EM PARTE, NESTE ESTUDO, ALGUNS PASSOS DE WELDON E. VIERTEL, NO LIVRO “THE BIBLE AND ITS INTERPRETATION”, TRADUZIDO E PUBLICADO EM PORTUGUÊS PELA JUERP EM 1979, DE SORTE QUE OS TRECHOS QUE APARECEREM ENTRE ASPAS EM INDICAÇÃO DE FONTE DE CITAÇÃO PERTENCEM A ESTE AUTOR.
REVELAÇÃO E INSPIRAÇÃO NÃO SIGNIFICM A MESMA COISA, MAS SÃO PALVRAS DE SENTIDOS AFINS E QUE SE ENTRELAÇAM NA PRODUÇÃO DA PALAVRA DE DEUS, REVELAÇÃO É “A ATIVIDADE DE DEUS EM QUE ELE E SEUS PROPÓSITOS SE TORNAM CONHECIDOS DO HOMEM”. INSPIRAÇÃO É “A CAPACITAÇÃO SOBRENATURAL PARA RECEBER, DISCERNIR, INTERPRETAR E TRANSMITIR A VERDADE QUE FOI REVELADA”.
VEREMOS AO LONGO DA LIÇÃO O SIGNIFICADO DA INSPIRAÇÃO, AS DEFINIÇÕES DE INSPIRAÇÃO, BASES BÍBLICAS PARA INSPIRAÇÃO, QUE JESUS CRISTO CORROBOROU A INSPIRAÇÃO, A INSPIRAÇÃO DOS APÓSTOLOS, ONDE GEROU OS EVANGELHOS, O LIVRO DE ATOS, AS ESPÍTOLAS E O APOCALIPSE, VAMOS VER SOBRE A CONSCIÊNCIA DE INSPIRÇÃO, LINGUAGEM E INSPIRAÇÃO, LINGUAGEM ANTIGA X LINGUAGEM MODERNA, DEUS SE REVELA MEDIANTE A CULTURA DA ÉPOCA E POR FIM A INSPIRAÇÃO E A INTERPRETAÇÃO.
SIGNIFICADO DA INSPIRAÇÃO
DEFINIÇÕES
A PALAVRA INSPIRAÇÃO DERIVA DO LATIM INSPIRO, ESTA PALAVRA PODE SER DIVIDIDA EM DUAS PARTES A PRIMEIRA "IN-EM, DENTRO, SOBRE" (FARIA, ERNESTO. VOCABULÁRIO LATINO-PORTUGUÊS P.148).
E A SEGUNDA "SPIRO-SOPRAR, EXALTAR UM SOPRO, EXALAR UM CHEIRO, RESPIRAR, E DAÍ, EM SENTIDO FIGURADO: ESTAR ANIMADO, VIVER ESTÁ INSPIRADO, RESPIRAR”.(FARIA, ERNESTO. VOCABULÁRIO LATINO-PORTUGUÊS.P.356) INSPIRAR É UM SOPRO PARA DENTRO, SPIRO TAMBÉM PODE SER ESPÍRITO, AONDE TAL INFLUÊNCIA VEIO DO GREGO E DO HEBRAICO. A PALAVRA INSPIRAÇÃO NO GREGO É THEOPNEUTOS, (RIENECKER, FRITZ E ROGERS, CLEON. CHAVE LINGUÍSTICA DO NOVO TESTAMENTO GREGO.P.479).
ONDE O TEÓLOGO GRUDEM DIZ QUE PREFERE A TRADUÇÃO INGLESA NIV (NEW INTERNACIONAL VERSION) QUE TRADUZ COM ESTE SENTIDO DO GREGO 'SOPRADA POR DEUS. 'E ESTE SENTIDO ESTÁ EM CONCORDÂNCIA COM A PALAVRA HEBRAICA PARA INSPIRAÇÃO QUE É RUHA 'ELOHIM (O NOVO TESTAMENTO HEBRAICO-PORTUGUÊS.) (II TIMÓTEO 3.16).
QUE TAMBÉM É TRADUZIDA POR VENTO, SOPRO DE DEUS. INSPIRAÇÃO SERIA ENTÃO O SOPRO DO ESPÍRITO DE DEUS DENTRO DO HOMEM LHE CONFERINDO A CAPACIDADE DE PRODUZIR ALGO; EM RELAÇÃO ÀS ESCRITURAS SERIA A CAPACIDADE DE ESCREVER OU FALAR EM NOME DE DEUS.
SENDO COMPREENDIDO A PALAVRA INSPIRAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES ETIMOLÓGICAS, SEMÂNTICAS E TEOLÓGICAS É NECESSÁRIO INSERIR A IDÉIA DE INSPIRAÇÃO DENTRO DO CONTEXTO DOS APÓCRIFOS E PSEUDO-EPÍGRAFOS PARA EFETUAR UMA RESPOSTA A RESPEITO DE SUA INSPIRAÇÃO.
NA SEGUNDA CARTA DE PEDRO 1:21, ELE DIZ QUE AS PROFECIAS FORAM ESCRITAS POR HOMENS SANTOS, INSPIRADOS POR DEUS. UM DOS SENTIDOS DO VERBO GREGO (FÉRO) TRADUZIDO NESSE TEXTO POR INSPIRAÇÃO É, LITERALMENTE, RAJADA DE VENTO, LEVADO, CONDUZIDO, ASSIM COMO UMA NAU É EMPURRADA PELO VENTO QUE SOPRA. ESSE VERBO É EMPREGADO EM JOÃO 21:18. JESUS DISSE A PEDRO: “NA VERDADE, NA VERDADE TE DIGO QUE QUANDO ERA MAIS MOÇO, TE CINGIAS A TI MESMO, E ANDAVAS POR ONDE QUERIAS, MAS, QUANDO JÁ FORES VELHO, ESTENDERÁS AS TUAS MÃOS; E OUTRO TE CINGIRÁ, E TE LEVARÁ PARA ONDE TU NÃO QUERES”.O VERBO FÉRO É TRADUZIDO AQUI POR LEVAR. (HUGO M. PETTER, LA NUEVA CONCORDÂNCIA GREGO-ESPAÑOLA DEL NUEVO TESTAMENTO, EDITORIAL MUNDO HISPANO, P. 565) A IDÉIA É DE UMA FORÇA QUE LEVA, QUE CONDUZ, INDEPENDENTEMENTE DA VONTADE E ATÉ CONTRA A VONTADE DA PRÓPRIA PESSOA. PAULO EM ICONRÍNTIOS 2:11-16 ENSINA QUE TEMOS A MENTE DE CRISTO, SENDO ESTA A RAZÃO DO PORQUÊ CONSEGUIMOS DISCERNIR AS COISAS ESPIRITUAIS. TANTO PEDRO COMO PAULO ESTÃO TRATANDO, NESSAS PASSAGENS MENCIONADAS, DE INSPIRAÇÃO. DIANTE DESSE SIGNIFICADO, “INSPIRAÇÃO É A ATIVIDADE DIVINA EM QUE O ESPÍRITO SANTO GUIA AS MENTES DE HOMENS ESCOLHIDOS COMUNICANDO-LHES O QUE DEUS QUER QUE O HOMEM CONHEÇA A SEU RESPEITO, DE SUA NATUREZA, SEU CARÁTER, SEUS PROPÓSITOS, SEU PLANO DE SALVAÇÃO, SUA ATUAÇÃO EM DIRIGIR A HISTÓRIA E SUA VONTADE A SER CUMPRIDA PELOS HOMENS, CAPACITANDO-OS NÃO APENAS A RECEBEREM A REVELÇÃO E A DICERNIREM, MAS TAMBÉM A COMUNICÁ-LA RACIONALMENTE”.A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS DEPENDE DE SUA INSPIRAÇÃO. A NEGAÇÃO CONTEMPORÂNEA DA AUTORIDADE DA BÍBLIA SE ORIGINA NO CETICISMO CONCERNENTE À SUA INSPIRAÇÃO ““.
BASES BÍBLICAS PARA INSPIRAÇÃO
A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA É REFERIDA POR ELA PRÓPRIA TANTO EM PASSAGENS NO ANTIGO TESTAMENTO ENCONTRAMOS, POR EXEMPLO: 1) DEUS DISSE A MOISÉS, QUANDO O ORIENTAVA PARA IR À PRESENÇA DE FARAÓ EXIGIR A SAÍDA DO POVO DA TERA DO EGITO LEVANDO ARÃO, SEU IRMÃO, COMO SEU POTA-VOZ: “E EU SEREI COM A TUA A BOCA...”“.”“.”“.”“.”“.”. E VOS ENSINAREI O QUE HAVEIS DE FAZER” (EX 4:15-16);
2) AMÓS DISSE: “FALOU O SENHOR DEUS”. QUEM NÃO PROFETIZARÁ?”(AM 3:8); 3) E ISAÍAS:” E DISSE-ME O SENHOR...”(IS 40:5; 4) DEUS FALOU A JEREMIAS:” EIS QUE PONHO AS MINHAS PALAVRAS NA TUA BOCA “(JR 1:9) QUANDO AO NOVO TESTAMENTO, TRÊS PASSAGENS FALAM CLARAMENTE DA INSPIRAÇÃO: 1)” TODA ESCRITURA É DIVINAMENTE INSPIRADA, É PROVEITOSA PARA ENSINAR, PARA REPREENDER, PARA CORRIGIR, PARA INSTRUIR EM JUSTIÇA...”(1TM 3:16, 17); 2)” SABENDO PRIMEIRAMENTE ISTO: QUE NENHUMA PROFECIA DA ESCRITURA É DE PARTICULAR INTERPRETAÇÃO. PORQUE A PROFECIA NUNCA FOI PRODUZIDA POR VONTADE DOS HOMENS, MAS OS HOMENS DA PARTE DE DEUS FALARAM MOVIDOS PELO ESPÍRITO SANTO “(2PE 1:20, 21); 3)” HAVENDO DEUS ANTIGAMENTE FALADO MUITAS VEZES, E DE MUITAS MANEIRAS, AOS PAIS, PELOS PROFETAS, NESTES ÚLTIMOS DIAS A NÓS NOS FALOU PELO FILHO...”(HB 1:1, 2)”.
JESUS CRISTO CORROBOROU (REFORCAR MINIDICINÁRIO LUFT P.2201) A INSPIRAÇÃO
JESUS MUITAS VEZES CITAVA PASSAGENS DO ANTIGO TESTAMENTO DIZENDO: “ESTÁ ESCRITO...”, COMO EM MARCOS 12:36. ALÉM DISSO, REFERIU-SE A SEUS PERSONAGENS CITANDO-OS COMO AUTORES DE DETERMINADOS LIVROS. ESTA POSIÇÃO DE JESUS CONFERE AUTENTICIDADE TANTO AOS LIVROS QUANTO AOS AUTORES DO ANTIGO TESTAMENTO, ALÉM DE CONFERIR ABSOLUTA AUTORIDADE À BÍBLIA INTEIRA. É COMUM ENCONTRARMOS MESTRES DE TEOLOGIA QUE ENSINAM QUE OS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO NÃO FORAM ESCRITOS PELOS PERSONAGENS TRADICIONALMENTE ACEITOS COMO SEUS AUTORES, MAS POR VÁRIOS OUTROS, AO LONGO DE DIFERENTES ERAS. SOBRE O PENTATEUCO, POR EXEMPLO, TEM-SE ENSINADO QUE VÁRIOS AUTORES ESCREVERAM FRAGMENTOS QUE ALGUÉM COPILOU, DANDO ORIGEM À COLEÇÃO DE LIVROS DO PENTATEUCO. ENTRETANTO, O SENHOR JESUS CITOU MOISÉS COMO O SEU AUTOR, COMO TAMBÉM SE REFERIU A DAVI COMO AUTOR DOS SALMOS. “PELA DUREZA DE VOSSOS CORAÇÕES-DISSE ELE-MOISÉS VOS PERMITIU REPUDIAR VOSSAS MULHERES...” (MT 19:8). ALÉM DISSO, “JESUS EVIDENCIOU PROFUNDA REVERÊNCIA A RESPEITO DO ANTIGO TESTAMENTO... CONSIDERAVA AS ESCRITURAS COMO A PALAVRA DE DEUS PARA O HOMEM” (MT 22:31).
COMENTÁRIO:
DIZER QUE PELO FATO QUE JESUS CITOU MOISÉS COMO AUTOR NÃO SIGNIFICA QUE O MESMO TINHA A INTENÇÃO DE DIZER QUE MOISÉS ERA AUTOR DE TODO O PENTATEUCO. ATÉ PORQUE “OS AUTORES ANTIGOS TINHAM O COSTUME DE COLOCAR EM SUAS OBRAS NOMES DE PERSONAGENS REVERENCIADOS, TAIS COMO ABRAÃO, MOISÉS E ISAÍAS” (GOTTWALD, NORMAN K. INTODUÇÃO SOCIOLITERÁRIA À BÍBLIA HEBRAICA.P.89).
FINALMENTE, ELE “USOU FREQUENTEMENTE O ANTIGO TESTAMENTO PARA CONSOLIDAR SEUS ARGUMENTOS E NÃO OFERECEU QUALQUER BASE PARA SE DUVIDAR DE SUA AUTORIDADE”.
JESUS FALOU E AGIU COMO INSPIRADO PELO PAI E, DESSA MANEIRA, DEU AUTENTICIDADE À INSPIRAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO, QUE FOI PRODZIDO TODO ELE PARA APRESENTAR COMO REALIDADE HISTÓRIA E DIVINA OS FATOS OCORRIDOS COM ELE, COMO SEU NASCIMENTO SOBRENATURAL, SUA MORTE VICÁRIA, SUA RESSUREIÇÃO E SUA ASCENSÃO, OS FATOS MILAGROSOS QUE ELE REALIZOU, OS ENSINOS QUE PROFERIU E AS PROMESSAS QUE FEZ. ELE DECLAROU AOS SEUS DISCÍPULOS QUE ESTAVA NO PAI E QUE O PAI ESTAVA NELE, E QUE AS PALAVRAS QUE PROFERIA NÃO PROCEDIAM DELE, MAS DO PAI (JO 14:10) E QUE SEUS ENSINOS VNHAM DE DEUS (JO 7.17). ALÉM DISSO, “SUA VIDA ESTAVA SOB O CONTROLE DO ESPÍRITO SANTO (MT 3:16; 4:1), E SEU TRABALHO SOB O PODER DO ESPÍRITO DE DEUS (MT 12.28). AS PALAVRAS E AS AÇÕES DE JESUS ERAM INSPIRADAS, E OS ESCRITORES CRIAM NISSO QUANDO ESCREVERAM OS EVANGELHOS”. A INSPIRAÇÃO DO SENHOR JESUS AUTENTICA A INSPIRAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO.
A INSPIRAÇÃO DOS APÓSTOLOS
OS EVANGELHOS
OS APÓSTOLOS DE JESUS (E OUTROS DISCÍPULOS QUE NÃO FORAM APÓSTOLOS, MAS ESCREVERA, COMO MARCOS E LUCAS) E OS QUE MESMO NÃO TENDO ESCRITO TIVERAM ATUAÇÃO DECISIVA NO TETEMUNHO (COMO ESTEVÃO, FILIPE, BARNABÉ E ÁGABO) FORAM HOMENS INSPIRADOS POR DEUS.
O PROFETA FALAVA O QUE DEUS LHE COLOCAVA NA BOCA, E OS APÓSTOLOS E ESSES OUTROS VULTOS DE QUE DEMOS EXEMPLO ACIMA, QUE ERAM OS PROFETAS DO NOVO TESTAMENTO, FALARAM E AGIRAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTOS, INSPIRADOS, GUIADOS E ENCORAJADOS POR ELE.
OS DISCÍPULOS FORAM ENCORAJADOS POR JESUS PARA NÃO TEMEREM QUANDO FOSSEM LEVADOS DIANTE DE AUTORIDADES, PORQUE O ESPÍRITO SANTO LHES DIRIA O QUE DEVERIAM FALAR: “MAS QUANDO VOS ENTREGAREM, NÃO VOS DÊ CUIDADO COMO, OU O QUE HAVEIS DE FALAR, PORQUE NAQUELA MESMA HORA VOS SERÁ MINISTRADO O QUE HAVEIS DE DIZER. PORQUE NÃO SOIS VÓS QUEM FALARÁ, MAS O ESPÍRITO DE VOSSO PAI É QUE FALA EM VÓS” (MT 10:19-20).
JESUS INSTRUI SEUS DISCÍPULOS A RESPEITO DAS FUNÇÕES QUE O ESPÍRITO SANTO EXERCERIA EM SEU MINISTÉRIO: “MAS QUANDO VIER AQUELE ESPÍRITO DE VERDADE, ELE VOS GUIARÁ EM TODA A VERDADE; PORQUE NÃO FALARÁ DE SI MESMO, MAS DIRÁ TUDO O QUE TIVER OUVIDO, E VOS ANUNCIARÁ O QUE HÁ DE VIR. ELE ME GLORIFICARÁ PORQUE HÁ DE RECEBER DO QUE É MEU, E VO-LO HÁ DE ANUNCIAR” (JO 16:13, 14).
FOI EXATAMENTE O QUE ACONTECEU COM OS DISCÍPULOS QUE, COMO ISNTRUMENTOS DE DEUS, ESCREVERAM OS LIVROS VIERAM A FORMAR O NOVO TESTAMENTO.
O LIVRO DE ATOS
O LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS FOI ESCRITO PARA MOSTRAR A CONTINUAÇÃO DA OPERAÇÃO DE JESUS CRISTO NO MUNDO, POR MEIO DOS DISCÍPULOS MOVIDOS PELOESPÍRITO SANTO, AO ESPALHAR O EVANGELHO POR TODO O MUNDO E MULTIPLICAR IGREJAS POR TODA A PARTE E PARA MOSTRAR A ATUAÇÃO DELAS NA BUSCA DE SOLUÇÃO PARA SEUS PROBLEMAS.
AS ESPÍTOLAS
AS ESPÍSTOLAS FORAM ESCRITAS PARA INTERPRETAREM A PESSOA DE JESUS CRISTO COMO SER HISTÓRICO E DIVINO, SEUS FEITOS, SEUS ENSINOS E SUAS PROMESSAS, A FIM DE OFERECER INSTRUÇÕES ÀS IGREJAS QUE IAM SE FORMANDO, PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS DE FÉ, DE INTERPRETAÇÃO, DE COMPORTAMENTO, PARA ORIENTÁ-LAS EM SUA ATUAÇÃO COMO PARTICIPANTES RESPONSÁVEIS DO PROCESSO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO NO MUNDO INTEIRO, E PARA FORTALECER OS CRENTES EM JESUS EM SUA CONFIANÇA NO CRISTO RESSUSCITADO E GLORIFICADO, E A ESPERANÇA NA CONSUMAÇÃO DA VONTADE DE DEUS NO MUNDO.
O APOCALIPSE
O APOCALIPSE FOI ESCRITO PARA ENCORAJAR OS CRISTÃOS A PREMANECEREM FIÉS, MESMO ENFRETANDO CRUENTAS PERSEGUIÇÕES, NA CERTEZA DA VITÓRIA E DO GALARDÃO FINAIS.
CONSCIÊNCIA DE INSPIRÇÃO
PAULO TINHA A CONSCIÊNCIA DE ESCREVER SOB A DIREÇÃO E COMANDO DO SENHOR: “DIGO, PORÉM, ISTO COMO QUE POR PERMISSÃO DO SENHOR E NÃO POR MANDAMENTO” (1CO 7:6); “MAS AOS OUTROS, DIGO EU, NÃO O SENHOR...” (V.12). JOÃO, POR SUA VEZ, DECLAROU QUE ESCREVIA A MENSAGEM QUE DELE OUVIMOS E VOS ANUNCIAMOS...”(1JO 1:5)”.OS PRIMITIVOS CRISTÃOS ENTENDERAM QUE ESSES ESCRITORES HAVIAM ESCRITO SOB INSPIRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, O QUAL TAMBÉM OS HAVIA ORIENTADO NESSA CONVICÇÃO, DE FORMA QUE ELES PUDERAM ESTABELECER A REALÇÃO DOS LIVROS QUE FORMARAM NOVO TESTAMENTO. A ESSE PROCESSO DE SELEÇÃO E FIXAÇÃO DOS LIVROS CONSIDERADOS INSPIRAÇÃO DÁ-SE O NOME DE FORMAÇÃO DO KANON, PALAVRA QUE QUER DIZER MEDIDA.
COMENTÁRIO:
A PALAVRA É DE ORIGEM GREGA KANON, EM HEBRAICO KANEH, DENOTAVA O CAULE DE UMA CANA E DEPOIS QUALQUER BORDÃO DE MADEIRA, COMPRIDO, NORMA. APLICAVAM O TERMO A MORAL, A GRAMÁTICA, A HISTÓRIA, A ARTE E A MATÉRIA TRIBUTÁRIA. DESDE O SÉCULO II OS ESCRITORES ECLESIÁSTICOS MENCIONAM UM CÂNON, OU SEJA, NORMA DE FÉ. DO SÉCULO III EM DIANTE A LEGISLAÇÃO ECLESIÁSTICA É DENOMINADA CÂNON DA IGREJA. O TERMO CÂNON (BÍBLICO) PARA INDICAR O CONJUNTO DOS LIVROS SAGRADOS INSPIRADOS POR DEUS, ENCONTRA-SE EM USO JÁ NO SÉCULO III PARA TORNAR-SE COMUM A PARTIR DO SÉCULO IV. (ZOLLI, EUGENIO. GUIA DO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO. P.14).
LINGUAGEM E INSPIRAÇÃO
LINGUAGEN ANTIGA X LINGUAGEM MODERNA
HÁ QUEM FAÇA OBJEÇÃO A ISNPIRAÇÃO DA BÍBLIA EM VIRTUDE DE A LINGUAGEM SE A DAS ÉPOCAS EM QUE OS LIVROS FORAM ESCRITOS, REFLETINDO AS CONCEPÇÕES CULTURAIS DE ENTÃO, COMO POR EXEMPLO, A CONCEPÇÃO DE CÉU ACIMA DA TERRA E INFERNO ABAIXO DA TERRA. AS DESCOBERTAS MODERNAS, AS VIAGENS ESPACIAS, A NOVA CONCEPÇÃO DO UNIVERSO, DEIXAM EM DIFICULDADE A MENTE HUMANA, PARA DEFINIR O QUE SEJA, NO UNIVERSO QUE CONHECEMOS AGORA, ACIMA DA TERRA E ABAIXO DA TERRA. HÁ OUTROS QUE CRÊEM NA INERRÂNCIA DA BÍBLIA NO SENTIDO DE JULGAREM QUE TODAS AS PALAVRAS, CONCEPÇÕES DO MUNDO, DADOS HISTÓRICOS E OS PERÍODOS DA CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA TENHAM SIDO DIAS DE EXATAMENTE 24 HORAS CADA UM, E NÃO LONGOS PERÍODOS DE TEMPO, OU ERAS. SÃO PONTOS DE VISTA OPOSTOS E NENHUM DELES PODE PREJUDICAR A VERDADE DA ISNPIRAÇÃO.
DEUS SE REVELA MEDIANTE A CULTURA DA ÉPOCA
A LINGUAGEM DA REVELAÇÃO SÓ PODIA SER A LINGUAGEM DAS ÉPOCAS EM QUE DEUS FOI SE REVELANDO, PARA QUE OS HOMENS PUDESSEM ENTENDER. E O FATO DE OS CONCEITOS IREM SE ALARGANDO E DIVERSIFICANDO, NÃO TORNAM A BÍBLIA OBSOLETA, PORQUE A VERDADE REVELADA QUE ELA REGISTRA TRANSCENDE AO TEMPO E AO ESPAÇO, E, PORTANTO, À LINGUAGEM. “A BÍBLIA PERSONIFICA A DIVINA REVELAÇÃO NAS PALAVRAS DO HOMEM. COMO LIVRO DIVINAMENTE INSPIRADO, AS PALAVRAS DA BÍBLIA TÊM O PODER DOMINANTE NO DIA DE HOJE. O ELEMENTO DIVINO NA BÍBLIA E A INSPIRAÇÃO DAS PALAVRAS DOS PROFETAS SÃO EVIDENTES NAS PALVRAS DOS PROFETAS SÃO EVIDENTES NAS PREDIÇÕES E CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS. A INSPIRAÇÃO DIVINA É TAMBÉM EVIDENTE NA RELEVÂNCIA CONTEMPRÂNEA DE UM LIVRO QUE FOI ESCRITO HÁ MAIS DE DOIS MIL ANOS”.
A INSPIRAÇÃO E A INTERPRETAÇÃO
“A LINGUAGEM CONDICIONADA CULTURALMENTE PELA ÉPOCA TEM INFLUÊNCIA MUITO PEQUENA SOBRE A BÍBLIA. A TAREFA DO INTÉRPRETE É ENTENDER A MENSAGEM APRESENTADA ORIGINALMENTE NAQUELA ÉPOCA E INTERPRETAR QUAL A SUA APLICAÇÃO PARA O DIA DE HOJE. DEUS PODE NOS ORIENTAR NESSE PROCESSO MEDIANTE SEU ESPÍRITO” CONFORME JESUS MESMO PROMETEU, AO REFERIR-SE A ATUÇÃO DI ESPÍRITO SANTO, QUE ELE NOS ENSIARIA: “ELE VOS GUIARÁ EM TODA A VERDADE” (JO 16:13).
CONCLUSÃO
NESTA LIÇÃO VIMOS O SIGNIFICADO DA INSPIRAÇÃO ONDE ANALISAMOS ALGUMAS DEFINIÇÕES BÍBLICAS, TEOLÓGICAS E GRAMATICAS DE INSPIRAÇÃO VIMOS TAMBÉM ALGUMAS BASES BÍBLICAS PARA INSPIRAÇÃO, ONDE AS PRINCIPAIS APARECEM EM PEDRO, TIMÓTEO E HEBREUS. APREDENMOS QUE JESUS CRISTO CORROBOROU A INSPIRAÇÃO ATRVÉS DE SEUS ENSINOS E PREGAÇÕES. ANALISAMOS A INSPIRAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO ATRAVÉS DOS APÓSTOLOS, ONDE GEROU OS EVANGELHOS, O LIVRO DE ATOS, AS ESPÍTOLAS E O APOCALIPSE. VIMOS QUE OS AUTORES TIHAM CONSCIÊNCIA DE INSPIRAÇÃO ESTUDAMOS QUE LINGUAGEM NA ÉPOCA NÃO ANULA A INSPIRAÇÃO, ESTUDAMOS TAMBÉM OS DEBATES SOBRE A LINGUAGEM ANTIGA X LINGUAGEM MODERNA, VIMOS QUE DEUS SE REVELA MEDIANTE A CULTURA DA ÉPOCA E POR FIM APREDEMOS QUE A BÍBLI SENDO INSPIRAÇÃO ELA PRECISA SER BEM INTERPRETADA.
Emmanuel Neto
Extraído: Revista Capacitação Cristã A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário