quinta-feira, 9 de outubro de 2008

COMO A FAMÍLIA DEVE LIDAR COM AS MUDANÇAS DE UM MUNDO PÓS-MODERNO ?


Romanos 12:1-2.

INTRODUÇÃO: Graça e paz do Senhor Jesus o Cristo! Neste texto de Romanos 12:1-2, quero destacar uma frase "(...) não se conformeis a este mundo (...)" a orientação de Paulo a igreja em Roma era de que não deveria entrar na forma do mundo romano. Nos hoje possuímos o mesmo desafio de não se conformar com este mundo presente. Existe uma novela da rede globo que serve de exemplo. A novela "Laços de família". Uma das histórias mais conflitantes da Novela é o fato de mãe e filha serem apaixonadas pelo mesmo homem, encenados pelo ator Reinaldo, Vera Fisher e Carolina Dickeman. Formando assim um triângulo amoroso. Coisas absurdas como essa há muito tempo vem fazendo parte de nossa sociedade. Vivemos num tempo de mudanças onde alguns sociólogos classificam nossa época como pós-moderna. Mudanças como a PERDA DO REFERENCIAL, onde o lar já não é mais acolhedor, a SUPERFICIALIDADE, que gerou os relacionamentos descartáveis, com a frase "ninguém é de ninguém", além disso, o DESCOMPROMISSO, onde se comprometer com o nada e com sigo mesmo é a marca da satisfação pessoal vivendo assim um verdadeiro HEDONISMO (uma vida que a finalidade é só o prazer), outra seria a COMPETITIVIDADE, onde ser bom não é o suficiente e sim ser o melhor, batendo cabeça para mostrar quem sabe, quem faz e acontece e quem é o melhor, e outra marca é da URGÊNCIA, onde a correria, e um frenesi que diz: que as coisas precisam ser feitas já. Coisas como estas marcam a era da pós-modernidade.
Será que tais mudanças a sua família ou a família cristã está imune?
Caso sua resposta seja positiva, é só fazer um pequeno esforço para recordar de casos ocorridos com pessoas do mundo evangélico no ano passado e logo no início deste ano.
Estas mudanças que se tornam desafios para nós estão infiltrando também nas nossas famílias cristãs, por isso este estudo vai tratar sobre o tema família.
Para a família lidar com as mudanças de um mundo pós-moderno é preciso que...
I-ASSUMA SEU PAPEL NO MUNDO. Mt. 5:13
• No texto de Mateus 5:13 temos uma ilustração interessante diz assim: "vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insípido (ou seja, sem gosto), com que o salgaremos? Para nada mais serve, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens”.O sal nas culturas antigas possuía funções e simbolismos diferentes dos de hoje. O sal para os judeus tinha valor purificador, entre os assírios era utilizado no culto, e entre os nômades (ou seja, pessoas sem moradia fixa) era utilizado nas refeições de amizade ou aliança para exprimir a estabilidade da aliança, um pacto contínuo e permanente, de onde vai surgir na religião judaica o pacto de sal que iria simbolizar a estabilidade da aliança entre Deus e o povo. Os judeus também usavam o sal para preservar carne de animais mortos evitando assim a corrupção. Na época de Jesus um dos produtores de sal era o Mar Morto, quando o sal ficava exposto muito tempo à chuva e sol ficava insípido (sem gosto) e não podia ser mais usado para temperar, mas apenas para ser "pisada pelos homens” esta expressão se refere à forma que o império romano utilizava para criar ruas e vias, faziam-se vias no solo e jogavam sal, pois o sal iria matar a vegetação daí não cresceria mais nada, para melhor transitarem carros, animais e pessoas. O sal é bem ácido por isso mata a vegetação. Jesus estava dizendo que se o sal não for usado para temperar, purificar, ou seja, as atitudes morais dos discípulos de Cristo, seriam usadas de outra forma, profana pelo império romano, os discípulos precisavam assumir o seu papel de ser sal bom.
• Em uma campanha contra as drogas ilegais dizia que se você não adotasse seu filho um traficante iria adotá-lo, campanha esta com objetivo de alertar os pais acerca do cuidado com os filhos. Parafraseando poderia dizer se nós não cuidarmos de nossas famílias o mundo irá adotá-la
• Para tal realidade não entrar em nossas casas é preciso ASSUMIRMOS NOSSO PAPEL NO MUNDO, QUE É TEMPERAR E NÃO SER TEMPERADO. Algo que precisamos fazer é MARCAR DIFERENÇA como família cristã. Os cristãos do passado e ainda no presente venderam a imagem para os sem-igreja como aqueles que não fazem isso e aquilo. Como não fumar, não beber bebida alcoólica, não ir a festas rave, punk, funk, não escutar músicas seculares, mas, contudo estas coisas não revelam a essência de ser cristão, pois existem pessoas sem-igreja que são melhores do que nós nisto. Na verdade precisamos ser reconhecidos como aqueles que fazem e vivem uma vida amorosa, dedicada, fiel, piedosa, conselheira, amiga, justa, transparente, ordeira.
Outra coisa que precisamos fazer é INFLUENCIAR OS VIZINHOS. O papel da evangelização feito pela família é importante, quantas vezes você já parou para falar de Jesus e convidar para ir a Igreja seus vizinhos? Geralmente alguns cristãos além de não evangelizarem contribuem para que alguns nunca queiram colocar os pés numa igreja evangélica vivendo uma vida distante de uma postura cristã é aquele vizinho que os outros não vêem a hora de ele mudar-se.
E por fim outra coisa que precisamos fazer é SERMOS INSTRUMENTOS DE PAZ. Vivemos num mundo de tantas agressões gratuitas, destemperos verbais, truculência e ódio, a família cristã em sua casa, na rua, no bairro precisa demonstrar que é portadora da paz de Cristo, onde estiver ser contribuinte para que aquele lugar seja um ambiente melhor. A família cristã necessita ser uma agência do reino de Deus na terra.
A FAMÍLIA PRECISA ASSUMIR SEU PAPEL NO MUNDO E NÃO O PAPEL DO MUNDO. Alguns têm assumido o papel do mundo quando praticam a...
AMIZADE COLORIDA que é um tipo de namoro, que tem certa afinidade, troca de interesses vivências, mas não é um compromisso, é feito apenas quando dá vontade. Você que é pai e mãe precisa orientar seus filhos acerca disso. Assumimos o papel do mundo quando se acomoda ou não quer regularizar a situação de AMIGADO ou AJUNTADO, esta instrução não é para aqueles que se converteram há pouco tempo e fizeram isto antes de se converterem, mas para aqueles que já são algum tempo e não fazem devido à pensão de um pai e se casar perde, devido a interesses pessoais, pois se não der certo será mais fácil à separação. Esta não pode ser uma postura cristã. Assumimos o papel do mundo quando se vive um CASAMENTO DE FACHADA, onde se diminui afetividade, apetite sexual e permanece apenas como status social e no caso do homem devido este tipo de relacionamento o marido parte para um terceiro praticando assim o adultério.
Tal fato é quase comum no mundo secular, mas também tem feito parte de famílias cristãs, algo que necessitados vencer. Além disso,...
Para a família lidar com as mudanças de um mundo pós-moderno é preciso que...
II-FAÇA UMA MANUTENÇÃO DE VALORES. Dn. 1:8
• Na história do livro de Daniel relata de forma sucinta a invasão do rei Nabucodonosor a Jerusalém e depois mostra que dentre os jovens que foram deportados para Babilônia, dentre eles estava Daniel um dos tais para trabalhar na corte do rei, depois de ter passado por algumas instruções. E dentro da área de alimentação Daniel, Ananias, Misael e Azarias pediram para se abster das iguarias do rei. Veja comigo no versículo oito do cap. 1 de Daniel diz assim: "Ora, Daniel havia resolvido em seu coração não se contaminar com as iguarias do rei nem com o o vinho de sua mesa. Por isso pediu ao chefe dos eunucos para eles se abster". O livro de Daniel foi escrito bem depois do período do cativeiro babilônico mais 300 anos, neste período conhecido como período dos MACABEUS. Um certo imperador chamado Antíoco Epifânes de forma forçada implantava a cultura grega aos judeus obrigando-os a comer carne de porco, a adorar a Zeus e outras c coisas mais. Não se contaminar com as iguarias do rei dentro deste contexto era não ceder a toda pressão do imperador em relação aos valores judaicos. Como por exemplo, comer carne de porco. A história de Daniel e seus amigos serviram para animar a fé dos judeus que estavam passando por este momento de perseguição, a reafirmar seus valores.
• Faz alguns meses que o sistema de aviação brasileiro vem vivendo um certo caos que até o presente momento está gerando irritações, desconfortos e até mortes entre os passageiros. Tudo isso por falta de manutenção de conhecimento, de pessoas, de tecnologia. A falta de manutenção leva a pequenos e grandes transtornos em qualquer área da vida.
• De maneira parecida nós precisamos fazer um MANUNTENÇÃO DE VALORES. Para fazer uma manutenção de valores é preciso estar FIRMADO EM PRINCÍPIOS. Princípios como o PRINCÍPIO DO RESPEITO MÚTUO, onde marido e a esposa se respeitem, onde os filhos respeitem os pais. Para isso é preciso que cada um valorize o outro.
Outro princípio é o PRINCÍPIO DE OBEDIÊNCIA Á LIDERANÇA, onde os filhos estão pintando o sete com os pais às vezes é preciso usar a vara em casa, do que deixar os filhos apanharem da vida. Este princípio começa no lar se os filhos não aprenderem a obedecer aos pais não vão obedecer aos pastores, diáconos ou qualquer outra autoridade seja ela política, educacional e outras. Outro princípio seria o PRINCÍPIO DA ESPIRITUALIDADE PRIORITÁRIA. A família precisa priorizar Deus em suas vidas onde os pais demonstrem paixão pelo estudo da bíblia, da oração e a devoção a Deus em serviço cristão. Os filhos necessitam ver nos pais homens e mulheres de Deus.
Para fazer uma manutenção de valores também é necessário CUIDAR-SE PARA NÃO CAIR NAS ARMADILHAS DESTE MUNDO. A família cristã precisa estar de olho aberto com as atividades, festas, programas, colégios, cursos, amizades, envolvimentos, conversações, brincadeiras que a princípio podem parecer ingênuas, mas os pais necessitam estar atento consigo mesmo e com seus filhos. E por fim...
Para a família lidar com as mudanças de um mundo pós-moderno é preciso que...
III-CULTIVE RELACIONAMENTOS CONFORME A VONTADE DE DEUS. I Jo. 4:11
• Na primeira carta de João no cap. 4 no versículo 1diz assim: "Amados, se Deus assim nos amou, devemos, nós também, amar-nos uns aos outros". Quando João escreve esta carta que foi endereçada as igrejas da Ásia, que estavam sendo dilaceradas por heresias ele tinha em mente combater a mesma conhecida como gnosticismo. Pensamento herético que dizia que a salvação vem através do conhecimento, pois gnosis em grego é conhecimento. Tal filosofia gerava no coração de seus adeptos uma supervalorização de si mesmo, pois o conhecimento das coisas ocultas era só para alguns. Mediante isso aqueles que possuíam o conhecimento sentiam-se melhores do os outros.
E só com a prática do amor que era demonstrado pela fidelidade a Deus e o relacionamento fraterno entre as pessoas que poderiam vencer isso.
• Cultivar esta é uma ótima palavra exemplificar este assunto. Esta palavra geralmente é utilizada no meio agrícola, e os relacionamentos são como as plantas, os cereais, vegetais, frutas etc. Tudo aquilo que não é cultivado existe uma grande probabilidade de morrer e assim são os relacionamentos se não forem cultivados no amor.
• Este é o tipo de relacionamento que precisamos cultivar, o que é baseado no amor. Coisas contrárias a isso têm invadido as famílias cristãs tais como os CASAMENTOS QUE NÃO SÃO CELEBRADOS COM AMOR de onde surge à frase se der certo, tudo bem, se não der, parte-se para outra. Alguns casam pela beleza, riqueza, destreza do outro coisas que são substituídas pelo amor, porém estas não sustentam o casamento, precisamos praticar novamente aquela frase “casamento é para vida toda, mas para isso é necessário o amor. Outra coisa que precisamos atentar é COMO SER PAI E MÃE SEM PERDER A DOSE. Ser pai ou mãe não é ser durão ou durona, formal. Pode-se ser um bom pai ou uma boa mãe e ainda ser amigo, legal, leal, brincalhão, recreativo. Pode-se e deve-se exercer a disciplina com autoridade e nem por isso se perderá a simpatia e a amizade do filho(a). Muitos filhos precisão serem disciplinados é claro em amor. Uma postura que atrapalha os relacionamentos segundo a vontade de Deus é o INDIVIDUALISMO, onde se revela na extrema valorização dos interesses pessoais sobre os coletivos, o indivíduo gravitasse em torno de si mesmo e a luta para alcançar resultados a qualquer custo”.
Para vencermos estes desafios necessário é amar nossos filhos, amar os pais, amar nossos semelhantes.
CONCLUSÃO: Diante de nós também continua o desafio de não se conformar com este mundo, assim como na época do Apóstolo Paulo, para que a nossa família não entre na forma deste mundo pecaminoso e saiba lidar com as mudanças deste mundo pós-moderno não podemos deixar de ASSUMIRMOS O NOSSO PAPEL NO MUNDO, em vez de sermos influenciados vamos influenciar, também é preciso fazer uma MANUTENÇÃO DE VALORES, abraçando novamente princípios cristãos e, além disso, CULTIVARMOS RELACIONAMENTOS CONFORME A VONTADE DE DEUS, os quais tem como base o amor.

Emmanuel Neto

Nenhum comentário: