quinta-feira, 24 de março de 2011

Transformando a Igreja latente em Igreja manifesta

Antes de falar sobre uma igreja latente e manifesta é necessário fazer algumas definições.
Definição de latente - Significa não manifesto, oculto, dissimulado, disfarçado etc.
Definição de Manifesta - Significa justamente o contrário de latente, significa evidente, coisa manifesta, revelação etc.
Segundo Paul Tillich a transformação de uma igreja latente para manifesta ocorre quando todas as atividades da Igreja, pelas quais ela age em prol da transformação de si mesma onde quer que ela se encontre em estado de latência, para seu estado manifesto recebendo o Novo Ser em Jesus como o Cristo. Outro escritor que nos oferece uma boa visão de Igreja Manifesta é David Bosch, para ele a fé cristã é uma fé missionária com uma perspectiva intrinsecamente universal e ecumênica. Bosch argumenta que o evangelho é universal, que Deus é missionário e a missio Dei (singular) antecipa, fundamenta e critica as missiones ecclesiae (plural). Nessa perspectiva, a Igreja perde seu lugar de relevo e passa a um “segundo plano” porque se reconhece como realidade descentrada de si e concentrada no Reino. Outro ponto interessante da visão missionária de Bosch é a defesa de que Deus continua a realizar a nova realidade que foi inaugurada e manifesta na vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo – o seu reinado de vida, amor, dignidade, justiça e paz. Embora esse reinado pareça oculto, está presente na história como fermento, sal e luz em diversos grupos. A igreja participa na missão de Deus na medida em que busca identificar os sinais atuais do reinado de Deus agora e para sempre. A igreja em missão é um sinal da intenção de Deus para a humanidade e a criação, “ela é chamada a encarnar, já no aqui e agora, algo das condições que hão de prevalecer no reinado de Deus”.
Que sejamos esta igreja manifesta, “louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo, pois todos os dias acrescentará o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." (Atos 2.47)
Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto

Do Caos a força amor

Que dias trabalhosos nosso povo está enfrentando devido às fortes chuvas que afligiram a região serrana do Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil. Centenas de mortes, centenas de desabrigados, porém uma enxurrada de manifestação de amor pelas vítimas das enchentes pode ser vista por centenas de voluntários.
Nesta semana inicia a 91ª Assembléia da CBB em Niterói, RJ. O tema: Vida Plena e Meio Ambiente é bem oportuno para realidade que vivemos nestes dias, pois sem dúvida alguma, existe uma conexão entre a vida pecaminosa do ser humano e o caos na natureza, portanto para ter vida plena é necessário ter responsabilidade com meio ambiente.
Diante deste desafio devemos renovar nossa esperança, como o Apóstolo Paulo escreveu “as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Rm 8:18). Nos versículos seguintes o Apóstolo escreveu: “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora” (Rm 8:19-22).
O homem e a natureza estão de tal modo intimamente relacionados, pois através do pecado a natureza sofreu com ele, assim pela livre graça, que ajusta suas relações com Deus, a natureza também participa da esperança de um reajustamento ou perfeito acabamento.
No início da criação Deus enfrenta e vence a ameaça do caos e da desorganização. Pelo amor, Deus forma a natureza e o homem. Hoje, o caos tenta retornar destruindo a natureza e o homem. Para que o bem seja mais uma vez vitorioso, os filhos de Deus precisam se manifestar ajudando a cuidar deste mundo, pois o Senhor nos criou para sermos seus embaixadores. Continuemos a cuidar deste mundo, cuidando dos seres humanos, pois de nós sairá a força do amor.
Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto

O amor requer prioridade

Você conhece alguém que é ciumento? Com certeza deve conhecer! Um namorado, uma namorada, um noivo, uma noiva, um marido, uma esposa, não é difícil encontrar. O ciúme é um sentimento e manifestação da apreensão provocada pelo receio de perder o objeto ou pessoa amada. Quantos problemas um casal enfrenta quando existe ciúme na relação? Muitas são as aflições e angstias geradas por este sentimento. É claro que pode existir também uma forma de ciúme mais leve, que se confunde com zelo pela pessoa amada, este sentimento em certa forma é benéfico e faz bem para saúde emocional de um casal. Algumas pessoas que são ciumentas desejam exclusividade na relação. Para elas o amor deve ser exclusivo, este sentimento também é uma forma de dominar o outro. Deus não é escravizado por este sentimento, o amor de Deus é diferente, ele não requer exclusividade, pois a sua vontade é que amemos a todos, mas o Senhor requer de nos prioridade.
Na versão grega Nestlé do Novo Testamento Lucas 14:26 aparece assim: “Se alguém vem para com migo e não odeia o pai dele próprio, e a mãe, e a mulher, e os filhos, e os irmãos, e as irmãs, ainda até também a vida dele próprio, não pode ser de mim discípulo” (tradução literal do grego para o português). Esta ordem de Jesus para odiar os familiares é uma forma de o hebreu se expressar os teólogos chamam de hebraísmo. Odiar neste versículo tem o sentido de desapego total e imediato para seguir a Jesus. O mestre requer prioridade acima de todos e qualquer coisa.
Seguir a Jesus requer prioridade! Quão doloroso é o chamado do evangelho, desapego total, não é deixar de amor os outros, pois isto seria uma contradição da mensagem de amor de Cristo, mas nosso amor precisa colocar Cristo acima de nossos corações.
Neste dia que o Senhor nos fez reflita sobre o que você ainda precisa se desapegar, para colocar Cristo no centro do seu coração, coloque tudo aos pés de Cristo, pois ELE cuidará de ti e dos seus e de tudo que é seu.
Do seu amigo pastor Emmanuel Neto

BONS VOTOS PARA CUMPRIR EM 2011

Salmos 101:1-8
Amados no SENHOR, em cada inicio de ano tenho o costume de renovar meus sonhos, meus ideais, meus projetos e meus votos de compromisso com Deus. O que faço não é algo incomum muita gente também tem esta prática, no inicio de cada ano, contudo acredito que algumas pessoas, mal orientadas, são motivadas a renovarem compromissos desnecessários para saúde espiritual.
Quero contribuir para sua renovação citando alguns bons votos, que o SENHOR colocou diante de mim para que eu venha me comprometer. Estes votos são baseados na Palavra de Deus, sendo assim servem como bússola para todas as pessoas que desejam viver segundo a vontade de Deus.
Comprometo-me a
I- SER SINCERO NA MINHA CASA. V.2
“Andarei em minha casa com um coração sincero”.
II- NÃO ALIMENTAR A MINHA VISÃO COM COISAS QUE NÃO EDIFICAM. V.3
“Não porei coisa má diante dos meus olhos”.
III- SELECIONAR BEM AS AMIZADES. V.4
“não conhecerei o homem mau”.
IV- NÃO FALAR TÃO MAL DAS PESSOAS. V5
“Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei”.
Para todo o cumprimento da Palavra de Deus o SENHOR nos promete bênçãos e neste salmo o Senhor nos diz: “Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá”. (v.6) Contudo o não cumprimento da vontade do SENHOR nos leva a um triste resultado, diz o Senhor: “O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos. Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do SENHOR todos os que praticam a iniqüidade”. (vv.7 e 8) Mais uma vez o nosso Deus nos permite escolher a bênção ou a maldição, escolhemos, pois a bênção para que vivemos.
Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto

Missões mundiais acertos e equívocos

Os pensamentos acerca de missões mundiais são os mais variados possíveis. Todo cristão que tem um interesse sobre este tema tem uma opinião particular. Acredito que algumas opiniões são boas e outras equivocadas.
No início da minha caminha cristã fiquei apaixonado com a visão romantizada de missões mundiais. Ora meu desejo era ir para o Japão, ora para o Oriente Médio em algum país de cultura árabe e até para Israel. Quase todos os testemunhos missionários que eu ouvia na minha igreja geravam em mim o desejo de abandonar tudo e seguir o missionário em missões pelo mundo afora. Até que um dia um seminarista me alertou sobre a minha visão romantizada de missões mundiais, pois eu falava para todo mundo que desejava ir para o Japão fazer missões. Esta exortação na minha vida foi o pontapé inicial para o meu amadurecimento sobre missões.
Vejo então alguns acertos e equívocos na igreja de hoje sobre a prática de missões mundiais:
1. Acredito que a igreja caminha certa quando faz missões mundiais, independente se sua região está totalmente alcançada para Cristo. Pois segundo Atos 1.8 que diz: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. A obra da evangelização precisa ser simultânea.
2. Acredito que a igreja caminha equivocada quando superestima missões mundiais em relação a missões locais. Muitos supervalorizam os missionários fora de sua nação, como se sua experiência em outro país tivesse mais valor do que em território nacional. Outros superestimam missões mundiais em relação ao investimento financeiro. Enquanto igrejas locais com pouco apoio financeiro e mínimos recursos tentam sobreviver, algumas igrejas não medem esforços para levantar fundos para missões estrangeiras.
3. Acredito que a igreja caminha certa quando prepara bem os vocacionados para o trabalho de missões mundiais. O Apóstolo Paulo, por exemplo, se converteu no ano 33 A.D, apenas por volta de 40 A.D, Paulo faz a sua primeira viajem missionária, onde passa por Antioquia, Chipre, Antioquia da Pisídia, Listra (At 13.1). Neste intervalo de tempo de sua conversão até sua primeira viajem missionária foram sete anos de preparação dentro do contexto cristão-judaico, sem falar os anos de instrução no ambiente judaico, onde aprendeu aos pés do mestre Gamaliel.
4. Acredito que a igreja caminha de forma equivocada quando envia pessoas para o campo missionário sem uma preparação adequada. Alguns são enviados por serem talentosos, descendentes de pastores, profissionais da área médica etc. Ir para o campo não é uma viajem de lazer, ser missionário em qualquer parte do mundo não é uma vocação fácil.
5. Acredito que a igreja caminha certa quando incentiva seus membros em campanhas missionárias a refletir e contribuir para missões. De fato devemos estar envolvidos com campanhas missionárias, por exemplo, o Profeta Jeremias em sua época incentivava através das profecias. "E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz." (Jeremias 29.7)
6. Acredito que a igreja caminha de forma equivocada quando limitasse a campanhas missionárias e aos programas da denominação sobre missões. Fico incomodado com a reza de que fazemos missões: Indo, orando e contribuindo, mas na realidade quase 80 % dos cristãos arrolados em igrejas estão presos somente a orar e contribuir. É urgente a necessidade de cada cristão obedecer ao seu chamado fazendo missões todo o ano, gerando filhos espirituais para glória do SENHOR.
Que o Senhor nos ilumine a cada dia sobre este tema: Missões Mundiais. Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto