quinta-feira, 24 de março de 2011

Transformando a Igreja latente em Igreja manifesta

Antes de falar sobre uma igreja latente e manifesta é necessário fazer algumas definições.
Definição de latente - Significa não manifesto, oculto, dissimulado, disfarçado etc.
Definição de Manifesta - Significa justamente o contrário de latente, significa evidente, coisa manifesta, revelação etc.
Segundo Paul Tillich a transformação de uma igreja latente para manifesta ocorre quando todas as atividades da Igreja, pelas quais ela age em prol da transformação de si mesma onde quer que ela se encontre em estado de latência, para seu estado manifesto recebendo o Novo Ser em Jesus como o Cristo. Outro escritor que nos oferece uma boa visão de Igreja Manifesta é David Bosch, para ele a fé cristã é uma fé missionária com uma perspectiva intrinsecamente universal e ecumênica. Bosch argumenta que o evangelho é universal, que Deus é missionário e a missio Dei (singular) antecipa, fundamenta e critica as missiones ecclesiae (plural). Nessa perspectiva, a Igreja perde seu lugar de relevo e passa a um “segundo plano” porque se reconhece como realidade descentrada de si e concentrada no Reino. Outro ponto interessante da visão missionária de Bosch é a defesa de que Deus continua a realizar a nova realidade que foi inaugurada e manifesta na vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo – o seu reinado de vida, amor, dignidade, justiça e paz. Embora esse reinado pareça oculto, está presente na história como fermento, sal e luz em diversos grupos. A igreja participa na missão de Deus na medida em que busca identificar os sinais atuais do reinado de Deus agora e para sempre. A igreja em missão é um sinal da intenção de Deus para a humanidade e a criação, “ela é chamada a encarnar, já no aqui e agora, algo das condições que hão de prevalecer no reinado de Deus”.
Que sejamos esta igreja manifesta, “louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo, pois todos os dias acrescentará o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." (Atos 2.47)
Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto

Nenhum comentário: