sábado, 28 de março de 2009

JULGUEM OS OUTROS!


MATEUS 7:15-23

INTRODUÇÃO:
COMO VIMOS NA LIÇÃO ANTERIOR, JESUS NÃO DESEJAVA QUE SEUS SEGUIDORES FOSSEM PESSOAS SEM OPINIÃO, TIPO MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS. A RECOMENDAÇÃO DE “NÃO JULGUEIS” NÃO FOI UMA RESTRIÇÃO À FORMAÇÃO DE OPINIÃO, MAS UMA ADVERTÊNCIA CONTRA JUÍZO PRECIPITADO E PRECONCEITUOSO. TANTO QUE AGORA ELE ORIENTA A JULGAR, DANDO OS PRINCÍPIOS PELOS QUAIS SEUS SEGUIDORES DEVEM AVALIAR O MUNDO. A IGREJA NÃO SOMENTE DEVE JULGAR, MAS PRECISA JULGAR. PRINCIPALMENTE POR CAUSA DOS FALSOS PROFETAS, ASSUNTO QUE JESUS AGORA ABORDA.
O CRITÉRIO PARA JULGAMENTO DEVE SER BEM OBSERVADO. PARA MUITOS É A EVIDÊNCIA EM TELEVISÃO QUE TORNA UM PROFETA VERDADEIRO, OU OS SINAIS PORTENTOSOS QUE ELE ALEGA EFETUAR. PARA OUTROS, SÃO CULTOS DINÂMICOS E BARULHENTOS QUE TORNAM UM PROFETA OU UM PREGADOR COMO ALGUÉM VINDO DE DEUS.
UMA PESSOA PODE TER MUITOS BENS E ALEGAR QUE OS RECEBEU DA PARTE DE DEUS. SABEMOS QUE TODAS AS COISAS VÊM DELE (I CR 29.11), MAS O FATO DE ALGUÉM ENRIQUECER NÃO SIGNIFICA QUE ESTÁ NO CAMINHO DA VERDADE NEM MESMO QUE SEJA DE DEUS. HÁ RICOS PERDIDOS, QUE CAUSAM NOJO A JESUS (AP 3:15,16). HÁ POBRES AOS OLHOS DE DEUS (AP 2:9). O CRITÉRIO NÃO É LITÚRGICO NEM POSSES MATERIAIS TIDAS COMO BENÇÃOS DIVINAS. E, VEREMOS NO TEXTO DE HOJE, NEM MESMO A APARENTE PIEDADE. JÁ QUE A IGREJA TEM QUE JULGAR, QUAL É O CRITÉRIO PARA FAZÊ-LO E AVALIAR SE ALGUÉM ESTÁ CORRETO AOS OLHOS DE DEUS?
1. “TENDE CUIDADO DA PARTE DE OS FALSOS PROFETAS, TAIS QUE VÊM A VÓS EM VESTES DE OVELHAS, POR DENTRO, PORÉM, SÃO LOBOS VORAZES.” (V.15)
EXPOSIÇÃO
NOS VERSÍCULOS ANTERIORES JESUS FALA DO CAMINHO APERTADO E ESTREITO E LOGO A SEGUIR ELE ADVERTE SOBRE OS FALSOS PROFETAS OS QUAIS SÃO RESPONSÁVEIS POR NOS INDUZIR ACHAR O CAMINHO ESTREITO DIFÍCIL.
POSSIVELMENTE JESUS SE REFERIA DOUTORES DE MENTIRA QUE SEDUZEM O POVO COM FALSAS APARÊNCIAS DE PIEDADE, ENQUANTO, NO ÍNTIMO, BUSCAM FINS INTERESSEIROS. A PALAVRA NO GREGO PARA FALSOS PROFETAS É “PSEUDOPROFETON” E NÃO ANTIPROFETON” (CONTRA PROFETAS), MAS FALSOS OU SEJA PARECE COM OS PROFETAS ORIGINAIS.
ILUSTRAÇÃO
JESUS CITA QUE OS FALSOS PROFETAS USAM VESTES DE OVELHAS, PODE SER UMA REFERÊNCIA AS VESTIMENTAS DOS PROFETAS DA ANTIGUIDADE, LOGO JESUS ADVERTE A NÃO AVALIARMOS PELA VESTIMENTA. MAS A FIGURA DE VESTES DE OVELHA PODE NOS REMETER AO SEGUINTE PENSAMENTO QUE UM LOBO NO MEIO DE OVELHAS DE PELO ESCURO VISTO DE LONGE PODE NÃO SER IDENTIFICADO DENTRE UM REBANHO, MAS AO SE APROXIMAR E FAZER UMA ANÁLISE MINUCIOSA LOGO IDENTIFICARÁ QUE EXISTE UM LOBO VORAZ.
APLICAÇÃO
A ORDEM DE JESUS É FIXAR A MENTE EM, PRESTAR ATENÇÃO, CUIDAR-SE, GUARDA-SE DE, ACAUTELAR-SE DE FALSOS PROFETAS. ELES VÊM VESTIDOS DE OVELHAS, MAS SÃO LOBOS. A IGREJA PRECISA TER CAUTELA PARA NÃO SER ENGANADA PELAS FALSIFICAÇÕES DO EVANGELHO.
2. “DE OS FRUTOS DELES RECONHECEIS OS. PORVENTURA, COLHEM DE ESPINHEIROS UVAS OU DE ABROLHOS FIGOS? ASSIM, TODA ÁRVORE BOA FRUTOS BONS FAZ, A, PORÉM , ENFERMIÇA ÁRVORE FRUTOS RUINS FAZ. NÃO PODE [UMA] ÁRVORE ENFERMIÇA FRUTOS RUINS FAZER, NEM [UMA] ÁRVORE ENFERMIÇA FRUTOS BONS FAZER. TODA ÁRVORE NÃO FAZENDO FRUTO BOM É CORTADA E EM [O] FOGO É LANÇADA. LOGO DE FATO, DE OS FRUTOS DELES RECONHECEREIS OS” (VV.16-20)
EXPOSIÇÃO
QUALQUER ÁRVORE SAUDÁVEL DARÁ BOM FRUTO, ENQUANTO QUE QUALQUER ÁRVORE MURCHA DARÁ FRUTO QUE NADA VALE” (KNOX). NO PRESENTE CONTEXTO A IMPLICAÇÃO DESTE AXIOMA É QUE, PORQUE A CRENÇA E A PRÁTICA, O CREDO E A CONDUTA, SÃO VITALMENTE RELACIONADOS ENTRE SI, SEGUE-SE QUE AS FILOSOFIAS FALSAS E AS DOUTRINAS ERRÔNEAS, POR MAIS ATRAENTES QUE PAREÇAM À PRIMEIRA VISTA, NO DECORRER DO TEMPO PRODUZIRÃO MORALIDADE PERVERTIDA, MESMO QUE OS SEUS EXPOENTES ORIGINAIS SEJAM MORAIS. E A CONCLUSÃO LÓGICA É QUE, ONDE SE VÊ QUE ESSES RESULTADOS SE SEGUIRÃO, AS DOUTRINAS QUE LEVAM A ISSO DEVEM SER DESCARTADAS COM A DUREZA QUE OS HOMENS NÃO HESITAM EM MOSTRAR QUANDO CORTAM UMA ÁRVORE QUE NÃO DÁ BOM FRUTO E A ATIRAM NO FOGO,
ILUSTRAÇÃO
QUANDO CRIANÇA MOREI NUMA CASA ONDE TINHA UM PÉ DE CAQUI, MAS QUANDO COMI PELA PRIMEIRA VEZ NÃO FOI DESTE PE´E QUE POR SINAL ERA MUITO GOSTOSO. MAS QUANDO COMI DESTA ÁRVORE AONDE MOREI FIQUEI DECEPCIONADO, POIS ERA HORRÍVEL TINHA CICA, ANOS SE PASSAVAM, MAS AQUELA ÁRVORE CONTINUAVA A PRODUZIR FRUTOS RUINS. LOGO APRENDI A LIÇÃO DESDE A INFÂNCIA ÁRVORE RUIM FRUTOS RUINS (OU COM CICA). E O FIM DAQUELA ÁRVORE NÃO FOI OUTRO SENÃO SER CORTADA E LANÇADA NO FOGO.
APLICAÇÃO
O CRITÉRIO QUE JESUS ESTABELECE SÃO OS FRUTOS QUE O PROFETA DEVE MOSTRAR. A IGREJA DE HOJE AVALIA PELOS DONS, MAS JESUS PEDE QUE AVALIEMOS PELOS FRUTOS.
QUE A IGREJA NÃO SE ILUDA COM VOZ IMPONENTE, COM POSE E VOCABULÁRIO PIEDOSO E INFLAMADO. QUE AVALIE PELOS FRUTOS. (GL 5:22,23)
JERÔNIMO, O TRADUTOR DA BÍBLIA PARA O LATIM, A VULGATA, COMENTOU NESTE TEXTO: “IMPORTA AOS SERVOS DE DEUS QUE SUAS OBRAS SEJAM APROVADAS PELOS SEUS ENSINOS, E QUE OS SEUS ENSINOS SEJAM APROVADOS PELAS SUAS OBRAS”. É PRECISO TER ORTODOXIA (CRDO CORRETO) E ORTOPRAXIA (CONDUTA CORRETA).
3. “NÃO TODO O QUE DIZ A MIM: SENHOR, SENHOR, ENTRARÁ EM O REINO DOS CÉUS, MAS AO CONTRÁRIO O QUE FAZ A VONTADE DO PAI DE MIM O EM OS CÉUS. MUITOS DIRÃO A MIM EM AQUELE O DIA: SENHOR, SENHOR NÃO PELO TEU NOME HAVEMOS PROFETIZADO E PELO TEU NOME DEMÔNIOS LANÇAMOS FORA E PELO TEU NOME PODERES MUITOS TEMOS FEITO? E ENTÃO, DECLARAREI TAXATIVAMENTE A ELES QUE NUNCA CONHECI VOS: APARTAI-VOS DE MIM, OS OPERANTES A VIOLAÇÃO DA LEI.”
EXPOSIÇÃO
ENTRETANTO, NÃO SOMENTE OS FALSOS MESTRES QUE TORNAM O CAMINHO ESTREITO DIFÍCIL DE ACHAR E MAIS DIFÍCIL PARTILHAR. UM HOMEM TAMBÉM PODE ENGANAR-SE DOLOROSAMENTE E SINCERAMENTE IMAGINAR QUE ESTÁ ANDANDO PELA ESTRADA CERTA QUANDO NÃO ESTÁ. JESUS AFIRMA AQUI COM GRANDE ÊNFASE QUE A CONDUTA CORRETA, O FAZER A VONTADE DO PAI, E NÃO A ADORAÇÃO DE LÁBIOS, É QUE CONSTITUI O PASSAPORTE PARA A TRAVESSIA DA PORTA QUE CONDUZ À VIDA E QUE RESULTA NUM VEREDICTO DE ABSOLVIÇÃO NAQUELE DIA (ISTO É, NO DIA DO JUÍZO). QUANDO CHEGAR AQUELE DIA, AFIRMA JESUS, MUITOS LHE CHAMARÃO, SENHOR, SENHOR!, E DIRÃO QUE PROFETIZARAM EM SEU NOME (ISTO É, REIVINDICANDO A SUA AUTORIDADE PARA FAZÊ-LO), QUE EXPELIRAM DEMÔNIOS EM SEU NOME (ISTO É, USANDO O SEU NOME COMO FÓRMULA DE EXORCISMO), E QUE EM SEU NOME, (ISTO É GRAÇAS AO SEU PODER) PUDERAM REALIZAR MILAGRES. MAS, PORQUE DERAM POUCA OU NENHUMA RESPOSTA ÀS SUAS EXIGÊNCIAS MORAIS, JESUS DIZ INEQUIVOCAMENTE QUE ELE DIRÁ”EXPLICITAMENTE” A TODOS ESSES FALSOS PRETENDENTES: “VÓS NÃO SOIS MEUS AMIGOS; APARTAI-VOS DE MIM, VÓS QUE TRAFICAIS PRTICANDO O ERRO” (TRADUÇÃO DE KNOX DO V.23)
APLICAÇÃO
O CRITÉRIO PARA SALVAÇÃO NÃO É ALEGAÇÃO DE INTIMIDADE COM JESUS. NEM MESMO ALEGAÇÃO DE PODER ESPIRITUAL, PORQUE ESTAS PESSOAS TERÃO PROFETIZADO, EXPULSADO DEMÔNIOS E FEITO MILAGRES, TUDO EM NOME DE JESUS, MAS ISTO NADA LHES ADIANTARÁ.
FAZER MILAGRES E EXPULSAR DEMÔNIOS NÃO SÃO SEQUER SINAL DE SALVAÇÃO. A SALVAÇÃO VEM PELA ACEITAÇÃO DO PLANO DO PAI, QUE É SEU FILHO.
CONCLUSÃO
SOMOS BOMBARDEADOS HOJE POR UM EVANGELHO AGUADO, QUE FALA DE PROSPERIDADE, DE RIQUEZAS, DE SAÚDE PERFEITA, DE VITÓRIA SOBRE TODAS AS DIFICULDADES. ALEGA-SE QUE TEMOS DIREITOS ADQUIRIDOS COM DEUS.MAS ESTE EVANGELHO NÃO FALA DE TOMAR A CRUZ, DE SE IDENTIFICAR COM CRISTO, DE FAZER A VONTADE DELE E DO PAI.
OS ENCÂNDULOS SE REPETEM. O MAU TESTEMUNHO CONTINUA. PORQUE ESTE FALSO EVANGELHO SÓ OFERECE E NÃO APELA À CONVERSÃO, À RETIDÃO, À SANTIDADE. SÓ MOSTRA FELICIDADE, SEM PEDIR SANTIDADE. A DOUTRINA CORRETA É A DO CRISTO CRUCIFICADO. JESUS NÃO NOS CHAMOU PARA TOMARMOS O TRONO, MAS A CRUZ. DEVEMOS OBEDECER-LHE. ELE MESMO APRENDEU A OBEDECER E OBEDECEU ATÉ À MORTE NA CRUZ. SEJAMOS MAIS CRITERIOSOS COM O QUE OUVIMOS. AVALIEMOS PELOS FRUTOS. OS FRUTOS DE UMA VIDA RENDIDA A JESUS ESTÃO EM GÁLATAS 5:22,23. É A SANTIDADE DO CARÁTER. AMÉM

LIÇÃO APLICADA NA CLASSE DE JOVENS DA IGREJA BATISTA TRIUNFANTE. RIO DE JANEIRO, 30 D MARÇO DE 2009.