terça-feira, 30 de agosto de 2011

LIÇÃO 11: A PURIFICAÇÃO DO TEMPLO.

TEXTO: JOÃO 2.12-25.

Introdução:

Depois duma breve visita a Cafarnaum – possivelmente a sua primeira – Jesus subiu a Jerusalém para assistir à páscoa. Dentro do pátio do próprio Templo encontravam-se exercendo sua negócio execrável, os traficantes de animais para sacrifícios e suas manadas, também os cambistas que, a taxas exorbitantes, trocavam o dinheiro corrente das províncias pelo siclo (dinheiro) do Santuário com que pagavam impostos do Templo. Ressentido profundamente por causa dessa profanação da Casa de seu Pai, Jesus os expulsa, e eles vão covardemente abandonando o recinto.

I - JESUS PURIFICA O TEMPLO (Ler Versículos 12-22).

A primeira obra pública de Cristo, foi expulsar do templo os cambistas, onde os cobiçosos sacerdotes e dirigentes apoiavam para que convertessem em mercado os átrios do Senhor. Os que agora fazem da casa de Deus um mercado são os que têm suas mentes cheias com o interesse pelos negócios do mundo quando assistem aos exercícios religiosos, ou os que desempenham ofícios divinos por amor a um lucro.
Tendo purificado o templo, Cristo deu um sinal aos que lhe pediram que provasse sua autoridade para agir: Anuncia sua morte pela maldade dos judeus. Destruam este templo. Eu permitirei que o destruam. Anuncia sua ressurreição por seu próprio poder: em três dias o levantarei. Cristo voltou à vida por seu poder. Os homens erram quando entendem literalmente a Palavra de Deus quando a mesma fala figuradamente. Quando Jesus ressuscitou dentre os mortos, seus discípulos lembraram que tinha falado isso. Muita ajuda a nosso entendimento da Palavra divina é que observemos o cumprimento das Escrituras.

II – ESTADA EM JERUSALÉM (Ler Versículos 23-25).

Nosso Senhor conhecia a todos os homens, sua natureza, suas disposições, seus afetos e suas intenções, de uma maneira que nós não conhecemos a ninguém, nem sequer a nós mesmos. Conhece seus astutos inimigos, e todos seus projetos secretos; a seus falsos amigos e seu verdadeiro caráter. Ele sabe quem são verdadeiramente seus, conhece sua retidão, e conhece suas fraquezas. Sabemos o que os homens fazem; Cristo sabe o que há neles, Ele prova seu coração. Cuidado com uma fé morta ou uma profissão de fé formal: Não se deve confiar nos professantes carnais e vazios, e não obstante que os homens se imponham a outros ou a si mesmos, não podem impor-se ao Deus que esquadrinha o coração.

Conclusão:

Cristo no inicio de seu ministério purificou o Templo do Senhor, quando nosso Senhor inicia sua obra em nossas vidas Ele faz o mesmo purifica o Templo do Senhor que é o nosso corpo. Permita o Salvador fazer da sua vida um lugar de habitação agradável a Ele, pois desta forma seremos de fato Templo do Espírito Santo.

LIÇÃO 10: CANÁ DA GALILÉIA E O PRIMEIRO MILAGRE.

TEXTO: JOÃO 2.1-12

Introdução:

Nesta lição estudaremos sobre o primeiro milagre de Cristo realizado em Cana da Galiléia. A partir deste milagre Jesus inicia uma série de sinais comprovando que era o Messias.


I – “FAZEI TUDO QUANTO ELE VOS DISSER”.

É muito desejável que quando haja um matrimônio, Cristo o reconheça e o abençoe. Os que desejam ter a Cristo com eles em seu matrimônio devem convidá-lo por meio da oração e Ele virá. Havia uma necessidade na festa de bodas. Os que são dados a preocupar-se pelas coisas do mundo devem esperar problemas e contar com o desencanto. Quando falamos a Cristo devemos expor com humildade nosso caso ante Ele e, depois, encomendar-nos a Ele para que faça como lhe apraz.
Não houve desrespeito na resposta de Cristo a sua mãe. Usou a mesma palavra quando lhe falou com afeto desde a cruz, mas é testemunho presente contra a idolatria das épocas posteriores que rende honras indevidas a sua mãe.
Sua hora chega quando não sabemos que fazer. A demora da misericórdia não é uma negação das orações. Os que esperam os favores de Cristo devem obedecer suas ordens com prontidão. O caminho do dever é o caminho à misericórdia, e não se devem objetar os métodos de Cristo.

II - O PRIMEIRO MILAGRE DE CRISTO.

O primeiro dos milagres de Moisés foi converter água em sangue (Êx 7.20); o começo dos milagres de Cristo foi converter água em vinho, o qual pode fazer-nos lembrar a diferença que existe entre a lei de Moisés e o evangelho de Cristo. Ele demonstra que beneficia com consolos da criação a todos os crentes verdadeiros e que a eles converte em verdadeiro consolo. As obras de Cristo são todas para bem. Tem convertido tua água em vinho, te deu conhecimento e graça? É para aproveitá-lo; portanto, tira agora e usa dele. Era o melhor vinho. As obras de Cristo se recomendam por si mesmas ainda ante os que não conhecem a seu Autor. O que é produzido por milagre sempre tem sido o melhor de seu tipo. Embora com isto Cristo permite o uso correto do vinho, não anula sua advertência de que nossos corações, em momento nenhum devem carregar-se com glutonaria ou embriaguez (Lc 21.34). Apesar de que não temos de ser melindrosos para festejar com nossas amizades em ocasiões apropriadas, de todos modos, toda reunião social deve realizar-se de modo tal que possamos convidar o Redentor a participar.

Conclusão:

No Oriente, por ocasião, de um casamento até um homem podre pode hospedar muitos convidados. A falta de manjares, que não precisam ser dispensados traz humilhação à pessoa que hospeda. Jesus poupou a seus amigos essa situação embaraçosa. O vinho realmente havia se esgotado, mas ele fez da água nas talhas outro vinho excelente, isto ele pode fazer na sua vida também transformar o lamento em festa.

LIÇÃO 09: OS PRIMEIROS DISCÍPULOS E O MESSIAS

TEXTO: JOÃO 1.35-51

Introdução:

Jesus voltou ao lugar de seu batismo onde João continuava a trabalhar. Alguns dos discípulos de João Batista, orientados pelo testemunho deste, seguiram a Jesus. Aos dois, André e um outro possivelmente João, associaram-se Pedro, Filipe e Natanel. Encontramos o Messias, disseram André e Simão. Os israelitas entendiam o que significava esta declaração.

I - O CORDEIRO DE DEUS DEVE SER SEGUIDO (Ler Versículos 35-42).

O argumento mais forte e dominante de uma alma vivificada para seguir a Cristo é que Ele é o único que tira o pecado. Qualquer seja a comunhão que exista entre nossas almas e Cristo, Ele é quem começa a conversação. Perguntou, "Que buscam?" A pergunta que lhes faz Jesus é a que deveríamos fazer-nos a todos quando começamos a segui-lo: que queremos e que desejamos? Ao seguir a Cristo, buscamos o favor de Deus e a vida eterna? Os convida a acudir sem demora. Agora é o tempo aceitável (2 Co 6.2). Bom é para nós estar onde esteja Cristo, onde quer que seja.
Devemos trabalhar pelo bem-estar espiritual de nossos parentes, e procurar levá-los a Ele. Os que vão a Cristo devem ir com a resolução fixa de ser firmes e constantes nEle, como pedra, sólida e firme; e é por sua graça que são assim.

II – ENCONTRAMOS O MESSIAS (Ler Versículos 43-51).

Veja a natureza do cristianismo verdadeiro: seguir a Jesus, dedicar-nos a Ele e seguir suas pegadas. Olhem para a objeção que fez Natanael. Todos os que desejam aproveitar a palavra de Deus devem cuidar-se dos prejuízos contra lugares ou denominações dos homens. Devem examinar-se por si mesmos e, às vezes, acharão o bem onde não o procuraram. Muita gente se mantém fora dos caminhos da religião pelos prejuízos irracionais que concebem. A melhor maneira de eliminar as falsas noções da religião é julgá-la.
Não havia engano em Natanael. Sua profissão de fé não era hipócrita. Não era um simulador nem desonesto; tinha um caráter sadio, um homem realmente reto e piedoso. Cristo sabe, sem dúvida, o que são os homens. Procuremos e oremos para sermos um verdadeiro israelita no qual não há engano, cristãos verdadeiramente aprovados pelo próprio Cristo. Algumas coisas débeis, imperfeitas e pecaminosas encontram-se em todos, mas a hipocrisia não corresponde ao caráter do crente. Jesus deu testemunho do que aconteceu quando Natanael estava embaixo da figueira. Provavelmente, então, estavam orando com fervor, buscando direção acerca da Esperança e do Consolo de Israel, onde nenhum olho humano viu. Isto demonstrou que nosso Senhor conhecia os segredos de seu coração, pois Ele é o Messias esperado!

Conclusão:

O Messias era a esperança dos judeus da mesma forma que para os drusos (tribos da Síria) e para o islame (os maometanos), como são El-Hadi e El-Madi, respectivamente, nomes estes derivados da mesma raiz, como idéia fundamental de guiar, significando o bem dirigido. Entretanto, com maior ansiedade, Israel esperava a vinda do Ungido. Já o havendo encontrado, talvez os discípulos voltassem às suas ocupações cotidianas, todavia quando o Mestre os chamou encontrou-os prontos para deixar tudo e segui-lo.

LIÇÃO 08: INÍCIO DO MINISTÉRIO DO SENHOR JESUS CRISTO. TEXTO BASE: MATEUS 3.13-17; 4.1-17.

OUTROS TEXTOS: MC 1.9-11; LC 3.21-23 E JO 1.15-34.

Introdução:

No auge da sua fama, João um dia ergueu suas mãos e dirigindo-se a todos exclamou: Eis aí o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus tinha vindo, fora batizado por João que, reconhecendo o Mestre, deu-lhe primazia: daí por diante, com humildade tomou o segundo lugar. Aquele que viera ao rio como “o carpinteiro” saiu das águas como Messias, e a voz de Deus proclamou dos céus, “Este é o meu filho amado em que me comprazo”.

I – BATISMO DE JESUS (Mt 3.13-17).

As condescendências da graça de Cristo são tão maravilhosas que ainda os crentes mais firmes podem apenas acreditar nelas no princípio; tão profundas e misteriosas que ainda os que conhecem bem sua mente estão prontos a oferecer objeções contra a vontade de Cristo. Os que têm muito do Espírito de Deus, enquanto estão aqui vêem que necessitam pedir mais de Cristo. João Não nega que tinha necessidade de ser batizado por Jesus, contudo o Salvador declara que deve ser batizado por João. Cristo está agora em estado de humilhação. Nosso Senhor Jesus considerou conveniente, para cumprir toda justiça, apropriar-se de cada instituição divina, e mostrar sua disposição para cumprir com todos os preceitos justos de Deus.
Em Cristo e por meio dEle, os céus estão abertos para os filhos dos homens. Esta descida do Espírito sobre Cristo demonstra que estava dotado sem medida do poder de Deus.
No batismo de Cristo houve uma manifestação das três Pessoas da Santa Trindade. O Pai confirmando o Filho como Mediador; o Filho que solenemente se encarrega da obra; o Espírito Santo que desce sobre Ele para ser comunicado ao povo por seu intermédio. NEle são aceitáveis nossos sacrifícios espirituais, porque Ele é o altar que santifica todo dom (1Pedro 2.5). Fora de Cristo, Deus é fogo consumidor; em Cristo, um Pai reconciliado. Este é o resumo do evangelho, o qual devemos abraçar jubilosamente pela fé.

II – TENTAÇÃO NO DESERTO (Ler Mt 4.1-11).

Com referência à tentação de Cristo, observe-se que foi tentado imediatamente depois de ser declarado Filho de Deus e Salvador do mundo; os grandes privilégios e os sinais especiais do favor divino não asseguram a ninguém que não será tentado. Mas se o Espírito Santo dá testemunho de que temos sido adotados como filhos de Deus, isso responderá todas as sugestões do espírito mau.
Cristo foi levado pelo Espírito Santo ao combate. Se fizermos ostentação de nossa própria força, e desafiarmos o diabo a tentar-nos, poderemos ficar sem a força de Deus. Outros são tentados, quando são desviados por sua própria concupiscência, e são seduzidos (Tiago 1.14); porém nosso Senhor Jesus não tinha natureza corrupta, portanto Ele foi tentado somente pelo diabo. Manifesta-se na tentação de Cristo que nosso inimigo é sutil, mal-intencionado e muito atrevido, mas podemos resisti-lo. Consolo para nós é o fato de que Cristo sofreu sendo tentado, pois, assim, se manifesta que nossas tentações, enquanto não cedamos a elas, não são pecado e são somente aflições. Em todas suas tentações, Satanás atacava para que Cristo pecasse contra Deus.
1) O tentou a desacreditar da bondade de seu Pai, e a desconfiar do cuidado de seu Pai. Uma das tretas de Satanás é tirar vantagem de nossa condição externa; e os que são colocados em apertos devem duplicar sua guarda. Cristo respondeu todas as tentações de Satanás com uma frase "Está escrito", para dar-nos o exemplo a basear nossas vidas ao que está escrito na Bíblia. Nós devemos adotar este método cada vez que formos tentados a pecar. Aprendamos a não seguir rumos errados a nossa provisão, quando nossas necessidades são sempre tão urgentes: o Senhor proverá de uma ou de outra forma.
2) Satanás tentou Cristo a que presumisse do poder e proteção de seu Pai em matéria de seguridade. Não há extremos mais perigosos que o desespero e a presunção, especialmente no que diz respeito aos assuntos de nossa alma. Satanás não objeta lugares sagrados como cenário de seus assaltos. Não baixemos a guarda em lugar nenhum. A cidade santa é o lugar onde, com a maior vantagem, tenta aos homens ao orgulho e à presunção. Todos os elevados são lugares escorregadios; o avanço no mundo faz do homem um alvo para que Satanás dispare suas setas de fogo. Satanás está tão bem versado nas Escrituras que é capaz de citá-las facilmente? Sim, ele está. É possível que um homem tenha sua cabeça cheia de noções das Escrituras, e sua boca cheia de expressões das Escrituras, enquanto seu coração está cheio de forte inimizade contra Deus e contra toda bondade. Satanás citou mal as palavras. Se nós sairmos de nosso caminho, fora da senda de nosso dever, abandonamos a promessa e nos colocamos fora da proteção de Deus.
3) Satanás tentou a Cristo na idolatria com o oferecimento dos reinos do mundo e a glória deles. A glória do mundo é a tentação mais encantadora para quem não pensa e não percebe; isto é o que mais facilmente vence aos homens. Cristo foi tentado a adorar Satanás. Rejeitou com aborrecimento a proposta. "Retire-se, Satanás!". Algumas tentações são abertamente más; e não são para serem simplesmente resistidas, senão para serem rejeitadas de imediato. Bom é ser rápido e firme para resistir a tentação. Se resistirmos o diabo, ele fugirá de nós. Mas a alma que delibera está quase vencida. Encontramos somente uns poucos que podem rejeitar resolutamente tais iscas, como as que oferece Satanás, embora de que aproveita a um homem se ganhar o mundo e perder sua alma? Cristo foi socorrido depois da tentação para estimulá-lo a continuar em seu esforço, e para estimular-nos a confiarmos nEle, porque soube, por experiência, o que é sofrer sendo tentado, de modo que sabia o que é ser socorrido na tentação; portanto, podemos esperar não só que sinta por seu povo tentado, senão que venha com o oportuno socorro.

Conclusão (Ler Mt 4.12-17):

Após ouvir que João havia sido preso Jesus voltou para Galiléia. Justo é que Deus retire o evangelho e os meios de graça dos que os desprezam e os lançam de si. Cristo não ficará muito tempo onde não seja bem-vindo. Os que estão sem Cristo estão nas trevas. Estão instalados nessa condição, numa postura comprazida; a escolhem antes que a luz; são voluntariamente ignorantes. Quando chega o evangelho, vem a luz; quando este chega a qualquer parte, quando chega a uma alma, aí se faz o dia. A luz revela e dirige; assim o faz o evangelho.
A doutrina do arrependimento é boa doutrina do evangelho. Não somente o austero João Batista, senão o bondoso Jesus pregou o arrependimento. Ainda existe a mesma razão para fazê-lo assim.
Não se reconheceu por completo que o Reino dos Céus tinha chegado até a vinda do Espírito Santo, depois da ascensão de Cristo.