terça-feira, 30 de agosto de 2011

LIÇÃO 09: OS PRIMEIROS DISCÍPULOS E O MESSIAS

TEXTO: JOÃO 1.35-51

Introdução:

Jesus voltou ao lugar de seu batismo onde João continuava a trabalhar. Alguns dos discípulos de João Batista, orientados pelo testemunho deste, seguiram a Jesus. Aos dois, André e um outro possivelmente João, associaram-se Pedro, Filipe e Natanel. Encontramos o Messias, disseram André e Simão. Os israelitas entendiam o que significava esta declaração.

I - O CORDEIRO DE DEUS DEVE SER SEGUIDO (Ler Versículos 35-42).

O argumento mais forte e dominante de uma alma vivificada para seguir a Cristo é que Ele é o único que tira o pecado. Qualquer seja a comunhão que exista entre nossas almas e Cristo, Ele é quem começa a conversação. Perguntou, "Que buscam?" A pergunta que lhes faz Jesus é a que deveríamos fazer-nos a todos quando começamos a segui-lo: que queremos e que desejamos? Ao seguir a Cristo, buscamos o favor de Deus e a vida eterna? Os convida a acudir sem demora. Agora é o tempo aceitável (2 Co 6.2). Bom é para nós estar onde esteja Cristo, onde quer que seja.
Devemos trabalhar pelo bem-estar espiritual de nossos parentes, e procurar levá-los a Ele. Os que vão a Cristo devem ir com a resolução fixa de ser firmes e constantes nEle, como pedra, sólida e firme; e é por sua graça que são assim.

II – ENCONTRAMOS O MESSIAS (Ler Versículos 43-51).

Veja a natureza do cristianismo verdadeiro: seguir a Jesus, dedicar-nos a Ele e seguir suas pegadas. Olhem para a objeção que fez Natanael. Todos os que desejam aproveitar a palavra de Deus devem cuidar-se dos prejuízos contra lugares ou denominações dos homens. Devem examinar-se por si mesmos e, às vezes, acharão o bem onde não o procuraram. Muita gente se mantém fora dos caminhos da religião pelos prejuízos irracionais que concebem. A melhor maneira de eliminar as falsas noções da religião é julgá-la.
Não havia engano em Natanael. Sua profissão de fé não era hipócrita. Não era um simulador nem desonesto; tinha um caráter sadio, um homem realmente reto e piedoso. Cristo sabe, sem dúvida, o que são os homens. Procuremos e oremos para sermos um verdadeiro israelita no qual não há engano, cristãos verdadeiramente aprovados pelo próprio Cristo. Algumas coisas débeis, imperfeitas e pecaminosas encontram-se em todos, mas a hipocrisia não corresponde ao caráter do crente. Jesus deu testemunho do que aconteceu quando Natanael estava embaixo da figueira. Provavelmente, então, estavam orando com fervor, buscando direção acerca da Esperança e do Consolo de Israel, onde nenhum olho humano viu. Isto demonstrou que nosso Senhor conhecia os segredos de seu coração, pois Ele é o Messias esperado!

Conclusão:

O Messias era a esperança dos judeus da mesma forma que para os drusos (tribos da Síria) e para o islame (os maometanos), como são El-Hadi e El-Madi, respectivamente, nomes estes derivados da mesma raiz, como idéia fundamental de guiar, significando o bem dirigido. Entretanto, com maior ansiedade, Israel esperava a vinda do Ungido. Já o havendo encontrado, talvez os discípulos voltassem às suas ocupações cotidianas, todavia quando o Mestre os chamou encontrou-os prontos para deixar tudo e segui-lo.

Nenhum comentário: