quinta-feira, 9 de outubro de 2008

FAZENDO MISSÕES EM UM MUNDO SEM FRONTEIRAS.

Texto Áureo: Atos 1:4-8

INTRODUÇÃO:

Após a morte e ressureição de Jesus mais uma vez ele aparece aos apóstolos e lhes dá instruções e no versículo 8 ele concede uma missão e mostra como ela deveria ser feita "tanto em Jerusalém, como em toda Judéia, e Samaria, e até os confins da terra". Algumas pessoas interpretam este texto da seguinte maneira: que a missão deveria ser em fases, ou seja, 1° em Jerusalém, depois na Judéia, depois em Samaria e por fim os confins da terra, contudo vejo diferente percebo aqui uma instrução para a obra ser simultânea, ou seja, em todos os lugares ao mesmo tempo tanto é que se analisarmos o livro de Atos é isto que veremos.

Alguns baseados nesta má interpretação dizem: "para que fazer missões em outros países se tem muitos lugares para evangelizar no Brasil, primeiro fazemos aqui depois vamos para outros lugares".

Graças a Deus que os Batistas do Sul dos Estados Unidos não pensaram assim porque na época que eles vieram para o Brasil os Estados Unidos não estava totalmente evangeliza, mas mesmo assim eles vieram implantar igrejas aqui isto já se passarão mais 130 anos. Precisamos continuar esta obra FAZENDO MISSÕES EM UM MUNDO SEM FRONTEIRAS.

F.t. Para fazer missões em um mundo sem fronteiras é preciso...

I-Um coração missionário. Mc. 6:30-34

Este texto aparece uma característica de Jesus quando percebeu que a multidão o perseguia por causa do que ele podia fazer. Diz no versículo 34: "Jesus descendo do barco, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. Então passou a ensinar-lhes muitas coisas”.Aqui aparece três princípios para um coração missionário que são visão, ou seja, Jesus "viu uma grande multidão", amor pelos perdidos, ou seja, Jesus "teve compaixão deles" e por fim disposição, ou seja, Jesus "ensinou-lhes muitas coisas".

Esta é a receita para um coração missionário
VISÃO + AMOR PELOS PERDIDOS + DISPOSIÇÃO = MISSÕES
Mais de dois bilhões e setecentos milhões de seres humanos, número que representa cerca de dois terços da humanidade, ainda não foram evangelizados. Sentimo-nos envergonhados da nossa negligência para com tanta gente; continua sendo uma reprimenda para nós e para toda a Igreja. Há, no momento, todavia, em muitas partes do mundo, uma receptividade sem precedentes para com o Senhor Jesus Cristo. Estamos convictos de que esta é a hora de as igrejas e outras instituições orarem fervorosamente pela salvação do povo não evangelizado e de lançarem novos programas visando à evangelização total do mundo. (CONGRESSO INTERNACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL, Lausanne)
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16: 15).
As Boas Novas do Evangelho foram deixadas na terra por Jesus, para toda a raça humana. Por isso, devemos ir por todo mundo, e não apenas para algumas regiões. O "Ide" é imperativo e não opcional. Este é o nosso chamado como corpo de Cristo, é a nossa responsabilidade: ir e pregar o evangelho
VISÃO - Olhar para o mundo sob a perspectiva bíblica. Saber que Jesus morreu por todos os homens. Conhecer as necessidades do homem e ter a verdadeira consciência sobre as responsabilidades conferidas a você para mudar tal situação.
AMOR PELOS PERDIDOS - Uma paixão desenfreada por aqueles que se perdem no mundo. Preocupação autêntica com as pessoas que ainda não foram alcançadas pelo evangelho. Sofrimento e dor quando ouve alguma notícia sobre a situação caótica da raça humana. Sente a responsabilidade de mudar a situação.
DISPOSIÇÃO - Levanta-se para fazer algo concreto em benefício das pessoas. Não mede esforços para trabalhar na casa de Deus. Está sempre alegre em saber que tudo aquilo que é feito para a obra de Deus é bom e satisfatório. Não importa o resultado imediato, o importante é que o nome do Senhor está sendo glorificado. Dispõe-se debaixo de uma vívida e empolgante responsabilidade para mudar a situação.
Visão = Conhecer a responsabilidade.
Amor pelos perdidos = Sentir a responsabilidade.
Disposição = Agir sob a responsabilidade.

F.t. Para fazer missões em um mundo sem fronteiras é preciso

II-ATENTAR PARA A SITUAÇÃO DO CAMPO. Jo. 4:31-38


Este texto aparece após a conversa de Jesus com a mulher samaritana. Jesus traz um pequeno discurso a respeito do campo missionário daquela época, onde ele diz no 35: "(...) Erguei os vossos os, e vede os campos! Já estão brancos para a ceifa." Aqui Jesus se referia possivelmente aos samaritanos que estavam prontos para serem colhidos. Neste texto Jesus passa um princípio interessante da obra missionária que é ver o campo, ou seja "(...) Erguei os olhos, e vede (...)".

1. VEDE O CAMPO DAS ESTATÍSTICAS:

Há, em nossos dias, muitas fontes de informação estatísticas disponíveis sobre a situação religiosa do mundo. Irei apresentar alguns dados:

Cristianismo:
Igreja Católica 970.000.000
Igreja Ortodoxa e outras 180.000.000
Protestantes e evangélicos 800.000.000
Outros grupos 100.000.000
Total 2.050.000.000

Outras religiões:
Muçulmanos 1.150.000.000
Hindus 770.000.000
Religiões orientais 680.000.000
Judeus 20.000.000
Animistas 160.000.000
Outros 70.000.000
Total 2.850.000.000
Ateus e secularistas:

Sem religião1. 200.000.000
Total 6.100.000.000

Farei algumas observações:

A. No item cristianismo estão 2.050.000.000 de habitantes, ou seja, mais de um terço da população do mundo.
B. Mas nós temos a consciência de que a grande maioria destes 20.050.000.000 não passou pela experiência de conversão. Estima-se que os convertidos sejam em torno de 8.000.000.000.
C. No item outras religiões há dois grupos mais numerosos que os cristãos verdadeiros. Sem entrar no mérito do nível de compromisso dos membros destas religiões, as mesmas devem ser objetos de nossos estudos e providências.
D. Os ateus e secularistas representam um quinto da população do mundo e também devem ser olhados com atenção, no que diz respeito às estratégias adequadas para alcançá-los.

2. VEDE OS CAMPOS QUANTO A DISPONIBILIDADE DO EVANGELHO:

Levando em conta que somos 800.000.000 genuinamente convertidos ao senhor Jesus, temos diante de nós de levar o evangelho a 5 bilhões e 300 milhões de homens e mulheres. Isto significa entre e 6 e 7 para cada um de nós! Mas, além disso, nós precisamos ter consciência que nem todos estão em contato direto conosco. Ou seja, há 1/3 da população do mundo, 2 bilhões que não tem absolutamente qualquer acesso à mensagem. Isto quer dizer 3 das 7 pessoas que cada um de nós deveria alcançar não tem a mínima noção de cristianismo ou evangelho, não fala nossa língua e não mora no esmo país que nós.

A. OS QUE ESTÃO OUVINDO.

1. Cristãos verdadeiros
800.000.000
Aqueles que tomaram uma decisão pessoal de aceitar a Jesus Cristo como senhor e Salvador, seguem-no e à sua palavra.
2. Cristãos Nominais
1.300.000.000
Aqueles que pertencem às igrejas de ideologia cristã, mas nunca tiveram uma experiência pessoal do novo nascimento. (católicos, mórmons, testemunhas, testemunhas de Jeová, etc).
3. Não cristãos vivendo entre cristãos
2.000.000.000
São muçulmanos, budistas, hindus, ateus, etc. vivendo entre cristãos. Para estes a mensagem do evangelho está disponível.
Para estes há igrejas, bíblias, livros, folhetos, programas de rádio, programas de televisão, etc.
Total dos que estão ouvindo:
4.100.000.000
B. OS QUE NÃO ESTÃO OUVINDO.
4. Não cristão sem contato com evangelho
2.000.000.000
São muçulmanos, budistas, hindus, ateus, etc. vivendo em lugares onde o evangelho não está disponível. Para estes não há igrejas, bíblias, livros e folhetos evangélicos, programas de rádio e de televisão evangélicos. Não há cristãos próximos para compartilhar o evangelho, e a maioria vive em países onde é proibida a pregação do evangelho.
TOTAL... 6.100.000.000

3. VEDE AS ÁREAS E OS SEGMENTOS MAIS CARENTES DOS CAMPOS.

Em todos os lugares do mundo há pessoas carentes de ouvir a mensagem do evangelho. Entretanto, podemos destacar duas situações que são gritantes quanto à escassez de testemunho:

A JANELA 10/40

A janela 10/40 está no centro do mundo onde vive um expressivo número de povos não alcançados, num espaço geográfico comparado a uma janela retangular, identificado como janela 10/40 (ante conhecido como cinturão de resistência). Essa janela se estende desde o Oeste da África até o Leste da Ásia, sendo 10 a 40 graus ao Norte da linha do Equador. Nessa região de quase três bilhões de habitantes, há o domínio de três blocos religiosos: muçulmanos (706 milhões), hindus (717 milhões) e budistas uma comunidade de crentes que dispõe de pessoas ou recursos suficientes para evangelizar o restante do próprio povo, e, portanto, precisam de um esforço missionário de fora, principalmente transcultural. Às vezes são chamados de povos escondidos porque tradicionalmente tem estado fora da atenção e dos propósitos missionários da igreja.

Os povos como grupos humanos não alcançados são aproximadamente 11.000 em todo o mundo. São 2 bilhões de pessoas com poucas possibilidades de escutar e crer no evangelho de Jesus o Cristo, hoje.

Os povos não alcançados podem ser alistados em cinco grades blocos:
• O bloco muçulmano-é o maior com uns 4.000 povos diferentes;
• O bloco hindu-2.000 povos
• O bloco budista-1.000
• Os grupos tribais-3.000
• Os chineses han-1.000.


Meu irmão como você se sente diante das informações vistas? Somos a Igreja do Senhor Jesus e fomos comissionados a pregar o evangelho a toda criatura, até os confins da terra. Precisamos compreender isto e assumir a tarefa com responsabilidade. Planejamento e ação são o que se espera de nós. Como escreveu o Pr. Oswald Smith: "a suprema tarefa da igreja é a evangelização do mundo". Façamos as nossas parte!

F.t. Para fazer missões em um mundo sem fronteiras é preciso...


III-ASSUMIR COMO PROPÓSITO. Mt. 28:18-20

Aqui aparece novamente Jesus falando de sua missão para os discípulos e no 19 ele diz: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
A palavra ide geralmente é compreendida da seguinte maneira sair de um lugar e ir para o outro, mas na língua original o sentido é indo, ou seja, uma ação contínua um estilo de vida, um propósito é como se Jesus estivesse dizendo enquanto vocês vão indo vivam neste propósito de fazer discípulos de todas as nações.

1. O PROPÓSITO ESTÁ DEFINIDO

Quando o Senhor Jesus fundou a igreja, ele o fez com propósitos bem definidos:
O propósito de pregar
O propósito de reconciliar o mundo com Deus. (II Co. 5:18-20).
Cada membro e congregado, os crentes e seus filhos, a liderança e os liderados, todos precisam ter consciência do propósito para o qual Jesus fundou a igreja.

2. A CONSCIÊNCIA DO PROPÓSITO

Estamos dispersos com tantos objetivos e atividades que pouco nada têm a ver com o propósito de Jesus. Muitas vezes mergulhamos em um ativismo que não trás resultado positivo para o reino de Deus, nem para a igreja ou seus membros.

3. COMUNICAR DE VÁRIAS MANEIRAS ESTE PROPÓSITO

Para ficar bem fixado na mentalidade da igreja.

Missões encaradas como propósitos toda a igreja respirará missões, viver missões, fazer missões.

CONCLUSÃO
Certa ocasião, um pobre lavrador estava passando perto de um lago quando ouviu os gritos de um menino que se afogava. Mesmo sem saber de quem se tratava, atirou-se à água e salvou-o, com o risco da própria vida. Mais tarde, foi revelado que aquele garoto era filho de um rico nobre da Inglaterra, que passava alguns dias no campo. Para recompensar o lavrador, o nobre ofereceu-se para pagar os estudos de um de seus filhos, o qual tinha o sonho de tornar-se médico.
Os dois meninos cresceram. Anos mais tarde, o primeiro veio a se destacar na política. Tornou-se primeiro-ministro da Inglaterra e comandou o mundo livre na luta vitoriosa contra o nazismo. Seu nome: Churchill. Da mesma forma, o segundo jovem tornou-se um homem, e destacando-se na pesquisa de remédios, descobriu a Penicilina, o antibiótico que viria a salvar milhões de vidas. Seu nome: Flemming.
Será que aquele humilde lavrador podia imaginar que, salvando um menino de morrer afogado, estaria livrando milhões de seres humanos da opressão e da doença? Provavelmente, não. A maioria de nós tem dificuldades para aquilatar o valor de uma vida. Mas Deus não é assim: Ele conhece o valor de cada alma, individualmente, e enviou seu Filho para morrer por todos. Quando um missionário, chegando a um país distante, leva uma alma a Cristo, realiza uma obra extraordinária, que só terá seus desdobramentos conhecidos na eternidade. “Quem salva um homem, salva o mundo”, diz o Talmude. É assim que pensam os missionários.
Orando e ofertando para Missões, ou seguindo para o campo quando somos chamados, estamos participando de uma obra de valor incalculável. A filha de Faraó salvou o pequeno Moisés, e disso resultou a libertação de um povo. Barnabé encaminhou Paulo à Igreja, e ele se tornou o Apóstolo dos gentios. Não imaginemos, portanto, que nossa contribuição é pequena. Ela pode revelar-se indispensável, resultando na salvação de milhares de vidas. Você tem um papel importante na obra de evangelização mundial.

Emmanuel Neto

Nenhum comentário: