domingo, 18 de dezembro de 2011

BÍBLIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

"Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Tm 3.16).

O massacre de crianças na escola Tasso da Silveira em Realengo reacende uma série de debates sociais e espirituais. Em minha opinião um dos debates que deve ser novamente discutido é sobre o ensino religioso em escolas públicas. Numa época em que se fala muito de bullyng nas escolas é possível fazer a seguinte leitura, que boa parte dos casos é proveniente de ausência de espiritualidade nos alunos. O ensino religioso contribui para educar uma sociedade que urge em conceitos espirituais, como: Amor ao próximo, o mundo é nossa família, é melhor dar do que receber, preserve a terra, não faças o mal, colhemos aquilo que semeamos, conquista com amor, bem-aventurados os pacificadores, honra teu pai e tua mãe, ama os teus inimigos, etc. Alguns políticos têm sido contra esta realidade nas escolas públicas em nome de um país laico. Oremos para que assim como grandes homens no passado, que descobriram na Bíblia fonte para transformação de vida, os homens que estão no poder do nosso país também descubram esta verdade.
Para os homens pensantes de todos os séculos, as Escrituras Sagradas assumem posição preeminente acima de todos os outros livros. Isaque Newton referiu-se aos Evangelhos como "a mais sublime filosofia da Terra". Goethe disse: "Para mim os Evangelhos são verdadeiros, desde o princípio até o fim". Benjamin Franklin, Abraham Lincoln, Franklin Roosevelt, D. Pedro II e tantos outros líderes já renderam elevado tributo ao poder do Livro do Céu. E são do romancista Coelho Neto, as palavras: "Homem de fé, o Livro de minh'alma aqui o tenho: é a Bíblia o pão para minha fome de consolo, a luz nas trevas das minhas dúvidas, o bálsamo para as dores das minhas agonias... Eis o livro que é a valise com que ando em peregrinação pelo mundo. Tenho nele tudo".
Tramita na Câmara do Rio o Projeto de Lei n° 862/2011, de autoria do Poder Executivo, que tem por objetivo criar no quadro permanente da Prefeitura a categoria funcional de professor de ensino religioso, para atuação exclusiva no âmbito da Secretaria Municipal de Educação – SME. Uma vez aprovado no Plenário da Câmara e sancionado pelo Prefeito, o ingresso dos professores será feito mediante concurso público por meio de provas e títulos, para atuação no ensino fundamental. A composição de cargos criada por esse projeto corresponde a 600 vagas para Professor de Ensino Religioso. Oremos por este projeto. Amém!
Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 17 de Abril de 2011

Nenhum comentário: