domingo, 18 de dezembro de 2011

O amor requer prioridade

Você conhece alguém que é ciumento? Com certeza deve conhecer! Um namorado, uma namorada, um noivo, uma noiva, um marido, uma esposa, não é difícil encontrar. O ciúme é um sentimento e manifestação da apreensão provocada pelo receio de perder o objeto ou pessoa amada. Quantos problemas um casal enfrenta quando existe ciúme na relação? Muitas são as aflições e angústias geradas por este sentimento. É claro que pode existir também uma forma de ciúme mais leve, que se confunde com zelo pela pessoa amada, este sentimento em certa forma é benéfico e faz bem para saúde emocional de um casal. Algumas pessoas que são ciumentas desejam exclusividade na relação. Para elas o amor deve ser exclusivo, este sentimento também é uma forma de dominar o outro. Deus não é escravizado por este sentimento, o amor de Deus é diferente, ele não requer exclusividade, pois a sua vontade é que amemos a todos, mas o Senhor requer de nos prioridade.
Na versão grega Nestlé do Novo Testamento Lucas 14:26 aparece assim: “Se alguém vem para com migo e não odeia o pai dele próprio, e a mãe, e a mulher, e os filhos, e os irmãos, e as irmãs, ainda até também a vida dele próprio, não pode ser de mim discípulo” (tradução literal do grego para o português). Esta ordem de Jesus para odiar os familiares é uma forma de o hebreu se expressar os teólogos chamam de hebraísmo. Odiar neste versículo tem o sentido de desapego total e imediato para seguir a Jesus. O mestre requer prioridade acima de todos e qualquer coisa.
Seguir a Jesus requer prioridade! Quão doloroso é o chamado do evangelho, desapego total, não é deixar de amor os outros, pois isto seria uma contradição da mensagem de amor de Cristo, mas nosso amor precisa colocar Cristo acima de nossos corações.
Neste dia que o Senhor nos fez reflita sobre o que você ainda precisa se desapegar, para colocar Cristo no centro do seu coração, coloque tudo aos pés de Cristo, pois ELE cuidará de ti e dos seus e de tudo que é seu.
Do seu amigo pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 09 de Janeiro de 2011

Nenhum comentário: