domingo, 18 de dezembro de 2011

MÊS DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

A Escola Bíblica Dominical é uma das principais agências de desenvolvimento e estudo da Bíblia. Oferece educação cristã para todas as idades, embora, existam outras organizações na igreja que também promovem esta instrução; mas é a Escola Bíblica Dominical que envolve maior número de pessoas ao mesmo tempo.
Em 19 de agosto de 1855 em Petrópolis, Rio de Janeiro, um casal de missionários dera inicio a primeira Escola Bíblica Dominical no Brasil, o pastor e médico Dr. Robert Reid Kalley e sua esposa Sarah P. Kalley com uma classe de cinco crianças.
Passados 156 anos de existência da estrutura chamada Escola Bíblica Dominical, o que vejo hoje não é satisfatório. Tanto o Jornalista Robert Raikes na Inglaterra, quanto o Dr. Robert Reid kalley e sua esposa não poderiam imaginar como este movimento iniciado por eles seria hoje abandonado por muitas igrejas evangélicas.
Talvez a razão desta realidade seja as mudanças da pós-modernidade, onde uma das marcas são as subjetividades individuais, que prega uma liberdade da tutela das instituições sociais, religiosas etc. Com isso surge o mercado evangélico, onde cada evangélico cria seu próprio cristianismo formando a torre de Babel do século XXI.
Parece que vivemos numa anarquia religiosa, pois onde não há rei, cada um faz o que é certo aos seus próprios olhos.
O que um ministério de educação cristã, bem estruturado em uma igreja batista pode contribuir em meio a este mundo das múltiplas idéias? Onde devemos começar nossas reflexões sobre a educação cristã? O ponto crucial são nossas predisposições. O que para nós significa ser cristão? Crer em certas coisas? Ter certos valores morais? Comportar-se de certa maneira? Ou há algo, além disso, alguma essência que defina o que somos?
Neste mês refletiremos sobre a importância da Escola Bíblica Dominical e o que podemos fazer para organizar-la melhor, na nossa igreja.

Do seu amigo Pastor Emmanuel Neto
Rio de Janeiro, 03 de Abril de 2011

Nenhum comentário: