domingo, 18 de dezembro de 2011

“Deus é Pai e, ainda mais, Mãe.” (Papa João Paulo I)

Esta temática de Deus revelar-se como mãe é uma teologia feminista que possui respaldo nas Escrituras Sagradas em minha opinião. No livro a Cabana esta teologia aparece na revelação da trindade onde Deus Pai revela-se como uma mulher negra, Deus Filho como carpinteiro e Deus Espírito Santo como uma mulher oriental. O autor do livro é William P. Young. Ele nasceu em Alberta, no Canadá, mas passou grande parte de sua infância em Papua Nova Guiné, junto com seus pais missionários, em uma comunidade tribal. Pagou seus estudos religiosos trabalhando como DJ, salva-vidas e em diversos outros empregos temporários. Formou-se em Religião em Oregon, nos Estados Unidos.
Este livro conta uma história que durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa cabana abandonada.
Após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à cabana onde aconteceu a tragédia.
Apesar de desconfiado, ele vai ao local numa tarde de inverno e adentra passo a passo o cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre.
Neste encontro com a trindade na cabana um dos diálogos de Mack com Papai marcou a minha vida. Deus Pai se revelou como mãe porque Mack tinha dificuldade de aceitar a figura paterna, pois não teve um bom pai. Como Mack acredito que boa parte das pessoas são marcadas mais com uma visão negativa de pai do que de uma mãe em suas histórias familiares. No livro o autor aborda a necessidade de Deus se revelar a humanidade como Pai, pois a figura masculina de fato precisa de um reforço para ser bem vista, pois na figura de mãe está explícita a revelação do amor de Deus. Portanto ser mãe é isto revelar o rosto materno de Deus. Ser mãe é uma das melhores figuras para expressar o carinho, o cuidado, o acolhimento e o amor de Deus. Feliz dia das mães!

Do seu amigo e Pastor Emmanuel Neto

Rio de Janeiro, 08 de Maio de 2011

Nenhum comentário: