quinta-feira, 14 de julho de 2011

LIÇÃO 4: O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO. VIAGEM PARA BELÉM, ANJOS E PASTORES. PARTE II.

LUCAS 2.1-40.

II – CIRCUNCISÃO DE JESUS E APRESENTAÇÃO NO TEMPLO (Ler Versículos 21-24).

Nosso Senhor Jesus não nasceu em pecado e não necessitou a mortificação de uma natureza corrupta ou a renovação para santidade, portanto em não necessitava de ser circuncidado, contudo esta ordenança foi cumprida, em seu caso, para que obediência perfeita de toda a lei, fosse vista e imitada.
No final dos quarenta dias, Maria foi ao templo para oferecer os sacrifícios estabelecidos para sua purificação. José apresenta também o santo menino Jesus, porque como primogênito, devia ser apresentado ao Senhor, e ser remido conforme a lei. Apresentemos nossos filhos ao Senhor, rogando-lhe que os resgate do pecado e da morte, e os faça santos para Ele.

III – O CÂNTICO DE SIMEÃO (Ler Versículos 25-35).

O mesmo Espírito que proveu para sustentar a esperança de Simeão, proveu para seu gozo. Os que desejam ver a Cristo devem ir a seu templo. Eis aqui uma confissão de sua fé, que o Menino que tem nos braços era o Salvador. Quão pobre lhe parece este mundo ao que tem a Cristo em seus braços, e a salvação à vista! Aparece aqui quão consoladora é a morte de um homem de Deus; vai-se em paz com Deus, em paz com sua consciência, em paz com a morte. Os que deram as boas-vindas a Cristo, podem dar as boas-vindas à morte sem medo algum.
José e Maria se maravilhavam ante as coisas que se diziam do Menino. Simeão lhes mostra igualmente quanta razão tinham para regozijar-se com tremor. Ainda se fala contra Jesus, sua doutrina e seu povo; ainda se nega e se blasfema sua verdade e sua santidade; sua palavra pregada continua sendo a pedra de toque do caráter dos homens. Os bons afetos secretos das mentes de alguns serão revelados ao abraçar a Cristo; as corrupções secretas dos outros serão reveladas por sua inimizade com Cristo. Os homens serão julgados pelos pensamentos de seus corações em relação a Cristo.

IV – A PROFECIA DE ANA E VIDA OCULTA DE JESUS EM NAZARÉ (Ler Versículos 36-40).

Ana, a profetisa sempre estava ali ou, pelo menos ia ao templo. Estava sim sempre em espírito de oração; entregava-se à oração e em todas as coisas servia a Deus. Aqueles aos que Cristo se dá a conhecer, têm muitos motivos para dar graças ao Senhor. Ela ensinava aos outros acerca dEle. Que o exemplo dos santos, Simeão e Ana, inspirem àqueles cujas cabeças brancas, como as deles, são coroa de glória. Os lábios que logo se silenciarão no túmulo, devem dar louvores ao Redentor. Era o que fazia Ana.
Em todas as coisas conveio a Cristo ser feito semelhante a seus irmãos, portanto, passou a infância e a meninice como as outras crianças, porém sem pecado e com provas evidentes da natureza divina nEle. Pelo Espírito de Deus todas suas faculdades desempenharam os ofícios de uma forma não vista em mais ninguém. Outras crianças têm abundante torpeza em seus corações, o que se adverte no que dizem ou fazem, mas Ele estava cheio de sabedoria pelo poder do Espírito Santo; tudo o que disse ou fez foi dito e feito sabiamente, por acima de sua idade.

Próxima lição: LIÇÃO 5: OS MAGOS. MATEUS 2.1-23.

Nenhum comentário: