quinta-feira, 14 de julho de 2011

LIÇÃO 4: O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO. VIAGEM PARA BELÉM, ANJOS E PASTORES.

LUCAS 2.1-40.

Introdução:

A plenitude do tempo estava agora para chegar, quando Deus enviaria seu Filho, nascido de mulher e submetido à lei. As circunstâncias de seu nascimento foram muito vis. Cristo nasceu numa alojamento; veio ao mundo para ficar por um tempo. A realidade do infante Jesus num alojamento, nos ensina algo profundo sobre a nossa vida: O pecado nos faz como um infante abandonado, indefeso e solitáro. Cristo soube bem o que é ser rejeitado num alojamento, e nascer em condições adversas.
Enquanto o Filho de Deus nasceu nestas condições, muitos de nós desejamos ter nossos filhos em berços explendidos; quão dados são os pobres a invejar o rico, e quanto tendem os ricos a desprezar os pobres. Mas quando pela fé vemos o Filho de Deus que é feito homem e jaz numa manjedoura, nossa vaidade, ambição e inveja são freadas. Não podemos buscar coisas luxuosas para nós mesmos ou para nossos filhos tendo este exemplo de Cristo diante de nós.

I – O RECENSEAMENTO (Ler Versículos 1-5).

Herodes. O Grande reinava na Palestina, revestido do poder real, pelo imperador Augusto. Sendo este idumeu de nascença e de natureza cruel e astuciosa, os judeus odiavam-no. Contudo, atrás do estandarte de Herodes reluzia o esplendor das águias romanas. Por isso decretendo-se o alistamento geral dos habitantes do império, foi o mesmo efetuado em todo domínio de Herodes.
Se há alguma honra ou vantagem inerente ao costume, os orientais cuidadosamente conservam no lugar do seu nascimento a sua cidadania. O cristão nascido em Nazaré, onde quer que morra, orgulhosamente manterá na cidade da meninice do seu Salvador a sua cotação civil, e ufanar-se-à de ser chamado nazareno. José, esposo de Maria e carpinteiro em Nazaré, era natural de Belém.
Depois de uma viagem de 160 quilômetros aproximadamente, encontramo-los buscando em vão, lugar na hospedaria já superlotada, mas gratos pelo menos por compartilhar do abrigo preparado para os animais de carga. A estalagem oriental, ou Khân é construída em forma de quadrado ao redor de um pátio com arcadas na parte de dentro e por cima das arcadas ficavam os aposentos, aos quais se tem acesso por escada de pedra. Esses aposentos são para os viajantes e a arcada embaixo, para os animais.

II – ANJOS E PASTORES (Ler Versículos 6-20).

Os anjos foram arautos do recém-nascido Salvador, mas foram enviados somente a uns pastores pobres, humildes, piedosos, trabalhadores, que estavam ocupados em sua vocação, vigiando seus rebanhos. Não estamos fora do caminho das visitas divinas quando estamos empregados em uma vocação honesta diante de Deus.
Os pastores não perderam tempo; partiram pressurosos para o lugar. Ficaram satisfeitos e deram a conhecer por todas partes acerca deste menino, que era o Salvador, Cristo o Senhor.
Maria observa cuidadosamente e pensava em todas estas coisas, que eram tão boas para vivificar sua fé no Senhor.


CONTINUA NO DOMINGO DIA 10/07 A LIÇÃO 4: O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO. VIAGEM PARA BELÉM, ANJOS E PASTORES.
LUCAS 2.1-40.

Nenhum comentário: