domingo, 13 de dezembro de 2009

QUANDO NEM TUDO É POSSÍVEL PARA DEUS.

TEXTO: MATEUS 19:16-29
INTRODUÇÃO:
QUEM NUMA CONVERSA INFORMAL APÓS REALIZAR UMA INDAGAÇÃO A ALGUÉM COMO: VOCÊ VAI FAZER O CONCURSO TAL? VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO? VOCÊ ESTÁ DESEMPREGADO? ESTÁ ENTREGANDO CURRÍCULOS? VOCÊ QUER CASAR? O QUE TEM FEITO PARA REALIZAÇÃO DESTE SONHO? OUVIU A SEGUINTE RESPOSTA DAQUELE QUE ESTAVA SENDO INTERROGADO: “PRA DEUS TUDO É POSSÍVEL”.
PELO FATO DE “TUDO” SER POSSÍVEL” PARA “DEUS” ELE É OBRIGADO A COLOCAR ALGUÉM NUM EMPREGO PÚBLICO, MESMO NÃO TENDO ESTUDADO O SUFICIENTE, SERÁ QUE DEUS É OBRIGADO ABRIR UMA PORTA DE EMPREGO PARA ALGUÉM QUANDO ELA NÃO FAZ A SUA PARTE, SERÁ QUE DEUS É OBRIGADO SUPRIR TODAS AS COISAS PARA ALGUÉM QUE QUER CASAR, QUANDO O MESMO NÃO FAZ UM PLANEJAMENTO.
HÁ ALGUMA COISA IMPOSSÍVEL PARA DEUS? EM PRIMEIRA INSTÂNCIA NÃO! PORQUE ALGUÉM QUE É ILIMITADO NÃO PODE SE TORNASSE LIMITADO, AGORA EM SEGUNDA INSTÂNCIA EXISTEM COISAS QUE SÃO IMPOSSÍVEIS PARA DEUS, COMO: MENTIR, SE ARREPENDER, PERDER UMA BATALHA ATÉ POR QUE DEUS NÃO PODE NEGAR-SE A SI MESMO ELE ESTÁ LIMITADO A SUA ESSÊNCIA NÃO PODE AGIR DIFERENTE.
ENTÃO POSSO AFIRMAR QUE NEM “TUDO É POSSÍVEL” PARA “DEUS”? ANTES DE CHEGAR A ESTA CONCLUSÃO ENFÁTICA NECESSÁRIO É COMPREENDER O QUE JESUS QUERIA DIZER QUANDO DISSE: “AO HOMEM ISSO É IMPOSSÍVEL, MAS A DEUS TUDO É POSSÍVEL”. (MT 19:26B, MC 10:27B E LC 18:27)
EXPLANAÇÃO
VOU UTILIZAR O TEXTO DE MATEUS 19:16-29 PARA TENTAR EXPLICAR QUE NEM TUDO É POSSÍVEL PARA DEUS!
A DECLARAÇÃO QUE JESUS FAZ NÃO PODE OU NÃO SERVE PARA SE UTILIZADA EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA PRECISA SER CONTEXTUALIZADA NO AMBIENTE ONDE ELA SURGIU. ELA APARECE NO DISCURSO DE JESUS APÓS A CONVERSA COM UM JOVEM JUDEU QUE ERA RICO.
ESTE JOVEM SEGUNDO A FORMA DE COMPREENDER EM QUE ÉPOCA SE DAVA A JUVENTUDE ELE PODERIA TER MAIS DE 19 ANOS, SE APROXIMA DE JESUS E DIZ: “BOM MESTRE, QUE BEM FAREI, PARA CONSEGUIR A VIDA ETERNA?”
JESUS INDAGA:”POR QUE ME CHAMAS BOM?” E DIZ MAIS: “NÃO HÁ BOM, SENÃO UM SÓ QUE É DEUS. SE QUERES, PORÉM, ENTRE NA VIDA, GUARDA OS MANDAMENTOS”.
ENTÃO JESUS CITA 5 DOS 10 MANDAMENTOS, JESUS CITA OS MANDAMENTOS SOCIAIS.
“1.NÃO MATARÁS
2.NÃO COMETERÁS ADULTÉRIO
3.NÃO FURTARÁS
4.NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO
5.HONRA TEU PAI E TUA MÃE, E AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”
O JOVEM RESPONDE: “TUDO ISSO TENHO GUARDADO DESDE A MINHA MOCIDADE, QUE ME FALTA AINDA?”
JESUS RESPONDE: “SE QUERES SER PERFEITO (OU MADURO, COMPLETO) VAI, VENDE TUDO, O QUE TENS, DÁ -O AOS POBRES E TERÁS UM TESOURO NO CÉU; E VEM E SEGUE-ME”.
APÓS OUVIR ESTA EXORTAÇÃO ELE “RETIROU-SE TRISTE, PORQUE POSSUIA MUITAS PROPRIEDADES”.
A PARTIR, DAQUI QUE APARECE O DISCURSO DE JESUS SOBRE QUE “TUDO É POSSÍVEL PARA DEUS”.
APÓS ESTA CONVERSA JESUS SE DIRIGE PARA OS DISCÍPULO E DIZ:”EM VERDADE VOS DIGO QUE É DIFÍCIL ENTRAR UM RICO NO REINO DOS CÉUS.”
JESUS DISSE ISTO PORQUE ALGUÉM QUE É RICO TERÁ UMA TENDÊNCIA MAIOR A SE APEGAR AS RIQUEZAS, QUE É UM CONTRASTE COM A MENSAGEM DE “AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO”.
ENTÃO JESUS FAZ UM ILUSTRAÇÃO DIZENDO: “(...) É MAIS FÁCIL PASSAR UM CAMELO PELO FUNDO DE UMA AGULHA DO QUE ENTRAR UM RICO NO REINO DE DEUS”.
JESUS USA UM PROVÉRBIO ORIENTAL A RESPEITO DAS COISAS IMPOSSÍVEIS. APÓS OS DISCÍPULOS OUVIREM ESTA AFIRMAÇÃO TÃO DURA EM RELAÇÃO AOS RICOS ELES “FICARAM MUITO ESPANTADOS”. TAL ESPANTO OCORREU PORQUE ERA COMUM AINDA A TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO QUE RIQUEZA E PROSPERIDADE ERAM SINAIS DE BENÇÃO DIVINA, COM ESTA AFIRMAÇÃO JESUS DESCONSTROE ESTA TEOLOGIA, A PARTIR DESTA CRISE TEOLÓGICA ELES INDAGAM: “QUEM PODERÁ ENTÃO SALVAR-SE?” (EM OUTRAS PALAVRAS SE ATÉ UM RICO QUE TEM A BENÇÃO DE DEUS HÁ A POSSIBILIDADE DE NÃO SER SLAVO, ENTÃO QUEM SERÁ?)
APÓS ESTA CRISE QUE JESUS RESPONDE A FRASE MAL INTERPRETADA POR MUITOS: “AO HOMEM ISSO É IMPOSSÍVEL, MAS A DEUS TUDO É POSSÍVEL”
O QUE REALMENTE JESUS QUERIA DIZER COM ESTA FRASE?
SERÁ QUE ESTE “TUDO” REFERE-SE A QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA?
A IMPOSSIBILIDADE QUE JESUS ESTÁ TRATANDO É SOBRE A ENTRADA NO “REINO DOS CÉUS”, SOBRE A SALVAÇÃO. IMPOSSIBILIDADE APRESENTADA PELOS DISCÍPULOS, COMO QUE ALGUÉM DETENTOR DE RIQUEZA E PROSPERIDADE, DA BENÇÃO DIVINA NÃO SERÁ SALVO?
E A POSSIBILIDADE TOTAL QUE SÓ A DEUS PERTENCE? O TEMA DA SALVAÇÃO QUE FICOU CONFUSA PARA OS DISCÍPULOS COMO LANÇAR LUZ?
A SALVAÇÃO PARECEU FICAR IMPOSSÍVEL PARA OS DISCÍPULOS, MAS PARA DEUS NÃO É, MAS COMO ALGUMAS CONDIÇOES.
DEPOIS DA CRISE PEDRO TOMA A PALAVRA E DIZ: “EIS QUE NÓS DEIXAMOS TUDO E TE SEGUIMOS. QUE RECEBEMOS?”
EM OUTRAS PALAVRAS SE UM RICO QUE NÃO ABANDONA AS SUAS RIQUEZAS NÃO SERÁ SALVO, ENTÃO QUEM ABANDONOU RECEBERÁ O QUE?
AGORA JESUS DÁ UM RESPOSTA QUE DESVENDA O MISTÉRIO DA SALVAÇÃO QUE É IMPOSSÍVEL, MAS QUE PARA DEUS PODE SE TORNAR POSSÍVEL.
ELE (JESUS) DIZ: “EM VERDADE EU VOZ DIGO, A VÓS QUE ME SEGUISTE, QUANDO AS COISAS FORAM RENOVADAS, E O FILHO DO HOMEM SE ASSENTAR NO SEU TRONO DE GLÓRIA, VOS ASSENTAREIS, VÓS TAMBÉM, EM DOZE TRONOS PARA JULGAR AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL. E QUEM QUER QUE TIVER DEIXADO CASAS, IRMÃOS, IRMÃS, PAI, MÃE, FILHOS, OU TERRAS POR CAUSA DO MEU NOME, RECEBERÁ MUITO MAIS, E TERÁ EM HERANÇA A VIDA ETERNA”.
A SALVAÇÃO PODE SER IMPOSSÍVEL PARA OS RICOS, POIS MUITOS NÃO ESTÃO DISPOSTOS A ABANDONAR AS RIQUEZAS PARA SEGUIR A JESUS
MAS QUANDO ALGUÉM ATENDE O CONVITE DE JESUS QUE O JOVEM RICO REJEITOU, “SEGUE-ME”, O TUDO É POSSÍVEL DE DEUS TORNAR-SE REALMENTE POSSÍVEL.
QUANDO ALGUÉM ABANDONA AS RIQUEZAS OU QUALQUER OUTRA COISA PARA SEGUIR A JESUS O IMPOSSÍVEL DOS HOMENS , TORNA-SE POSSÍVEL.
VOLTO A AFIRMAR NEM TUDO É POSSÍVEL PARA DEUS, DEUS NÃO PODE SALVAR UM RICO SE ELE NÃO TIVER DISPOSTO A ABANDONAR SUAS RIQUEZAS PARA SEGUIR A JESUS.
CONCLUSÃO:
ASSIM NEM TUDO É POSSÍVEL PARA DEUS, QUANDO ALGUÉM QUER PASSAR NEM CONCURSO PÚBLICO, SEM SE DEDICAR QUANDO ALGUÉM QUER M BOM EMPREGO SEM SE ESFORÇAR, QUANDO ALGUÉM QUER UM BOM EMPREGO SEM SE ESFORÇAR, QUANDO ALGUÉM QUER CASAR SEM SE EMPENHAR, MAS TUDO É POSSÍVEL PARA DEUS, QUANDO ALGUÉM ESTÁ DISPOSTO A FAZER O QUE FOR NECESSÁRIO, PARA O QUE É IMPOSSÍVEL AOS HOMENS TORNE-SE POSSÍVEL.
NEM TUDO É POSSÍVEL PARA DEUS
QUANDO SOMOS...
1.INCOMPETENTES.
NÃO TEMOS APTIDÃO, HABILIDADE
PARA REALIZAR UMA ATIVIDADE NA IGREJA.
PARA PASSAR NUM CONCURSO
2.PREGUIÇOSOS.
NÃO TEMOS DEDICAÇÃO
PARA ESTUDAR PARA CRESCER
TRABALHAR DURO PARA SUSTENTAR A CASA
3.QUEBRADORES DE LEIS BÁSICAS.
QUEREMOS COLHER SEM NADA TER PLANTADO
QUEREMOS SUBIR SEM PASSAR PELOS DEGRAUS
QUEREMOS VER SEM ABRIR OS OLHOS
QUEREMOS O POSSÍVEL DE DEUS SEM FAZER O É POSSÍVEL PARA NÓS
TUDO É POSSÍVEL PARA DEUS
QUANDO SOMOS...
1.COMPETENTES
TEMOS APTIDÃO, HABILIDADE
REALIZAMOS UMA ATIVIDADE NA IGREJA POR SOMOS HÁBEIS
PASSAMOS NUM CONCURSO PORQUE ESTUDAMOS PARA ISSO.
2.DEDICADOS
TEMOS DEDICAÇÃO
ESTUDAMOS MUITO PARA CRESCER
TRABALHAMOS DURO PARA SUSTENTAR A CASA
3.SEGUIDORES DE LEIS BÁSICAS
COLHEMOS PORQUE PLANTAMOS OU ALGUÉM PLANTOU
SUBIMOS PORQUE TRILHAMOS OS DEGRAUS
VEMOS PORQUE ABRIMOS OS OLHOS
VIVEMOS O POSSÍVEL DE DEUS, PORQUE FAZEMOS O NOSSO POSSÍVEL, PARA QUE QUANDO CHEGAR O IMPOSSÍVEL DO HOMEM, POSSA SER ANIQUILADO PELO POSSÍVEL DE DEUS.

Um comentário:

roberta18moraes disse...

MUITO INTERESSANTE ESTE CONTEÚDO, PARABÉNS...