domingo, 13 de dezembro de 2009

A EUCARISTIA NOSSA DE CADA DIA.

TEXTO: I TESSALONICENSES 5:18
INTRODUÇÃO:
A PALAVRA AÇÃO DE GRAÇAS EM GREGO É EUKARISTIA. A EUCARISTIA É UMA DAS ESFERAS DA VIDA CRISTÃ DE SUMA IMPORTÂNCIA.
TODO CRISTÃO CONSCIENTE DAQUILO QUE ELE É E QUEM É DEUS PRECISA VIVER UMA VIDA EM CONSTANTE DEMONSTRAÇÃO DE GRATIDÃO.
SER GRATO A DEUS APÓS A CONQUISTA DE CERTOS OBJETIVOS NÃO É NECESSÁRIO MUITO ESFORÇO.
CONTUDO COMO SER GRATO A DEUS APÓS RECEBER A NOTÍCIA DE UM MÉDICO QUE VOCÊ ESTÁ COM CÂNCER? COMO DAR GRAÇAS A DEUS APÓS OUVIR DE UM POLICIAL QUE SEU FILHO OU SUA FILHA FOI BRUTALMENTE ASSASSINADO (A).
COMO CUMPRIR TÃO DIFÍCIL MISSÃO? QUE “EM TUDO DAÍ GRAÇAS” TODO E QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA LOUVAR, GLORIFICAR E ADORAR A DEUS. SABENDO QUE FAZENDO ISTO ESTAMOS CUMPRINDO “A VONTADE DE DEUS EM CRISTO JESUS PARA CONOSCO”.
UMA VIDA DE GRATIDÃO E LOUVOR AO SENHOR ABRE AS PORTAS PARA O INIMAGINÁVEL. UMA VIDA ENTREGUE NA EUCARISTIA (OU SEJA NO AGRADECIMENTO) SEM DÚVIDA ALGUMA PODERÁ COMPREENDER MELHOR OS MISTÉRIOS DE CRISTO E DESFRUTAR DE FORMA ABUNDANTE O SEU AMOR.
A GRATIDÃO NA...
I-ESCASSEZ ANTECEDE A PROVISÃO. MT 15:36

A BÍBLIA NOS ENSINA EM MATEUS 15, QUANDO JESUS PREGAVA EM UM MONTE PRÓXIMO AO MAR DA GALILÉIA QUE ENCONTRARAM-SE EM ESCASSEZ PARA ALIMENTAR UMA GRANDE MULTIDÃO DE PESSOAS QUE ACOMPANHAVA JESUS A TRÊS DIAS.
ESTA SERIA A SEGUNDA OCORRÊNCIA DE ESCASSEZ DURANTE UMA PREGAÇÃO A UMA GRANDE MULTIDÃO. NA PRIMEIRA OCORRERA UMA MILAGRE. PORÉM OS DISCÍPULOS AINDA NÃO ENTENDIAM O MISTÉRIO DA EUCARISTIA. ENTÃO ENDAGARAM: “DONDE NOS VIRIAM NUM DESERTO TANTOS PÃES, PARA SACIAR TAL MULTIDÃO?” (33) ENTÃO JESUS EM MEIO A ESCASSEZ PERGUNTA: “QUANTOS PÃES TENDES? E ELES DISSERAM: SETE, E UNS POUCOS PEIXINHOS” (34) EM SEGUIDA JESUS PEDIU A MULTIDÃO QUE ASSENTASSE E PEGOU OS SETE PÃES E OS PEIXES E AGRADECEU, E LOUVOU AO PAI.
O ATO DE DAR GRAÇAS ANTES DAS REFEIÇÕES SEM DÚVIDA ERA UMA PRÁTICA JUDAICA BEM COMUM, CONTUDO FAZE-LO EM UM MOMENTO DE ESCASSEZ TORNASSE UM “SACRIFÍCIO DE GRATIDÃO” OU “SACRIFÍCIO DE LOUVOR”.
O AUTOR DA CARTA AOS HEBREUS ENSINA NO 13:15: “PORTANTO OFERECEMOS SEMPRE POR ELE A DEUS SACRIFÍCIO DE LOUVOR, ISTO É, O FRUTO DOS LÁBIOS QUE CONFESSAM O SEU NOME” (HE 13:15)

ESTA É UMA VERDADE QUE NEM SEMPRE É AGRADÁVEL DA VIVENCIA-LA. ONDE OS MOMENTOS DE ESCASSEZ SÃO TAMBÉM POSSIBILIDADES DE LOUVOR, DE GLORIFICAR, DE AGRADECER AO SENHOR. MAS...
• QUANDO FALTA A CARNE NA MESA
• QUANDO FALTA O DINHEIRO PARA PAGAR AS DÍVIDAS
• QUANDO FALTA UMA PEÇA DE ROUPA
• QUANDO FALTA ATÉ O QUE COMER
COMO LOUVAREMOS AO SENHOR? UM DOS CAMINHOS É IR NA FÉ DE HABACUQUE 3:17-19:
“PORQUE AINDA QUE A FIGUEIRA NÃO FLORESÇA, NEM HAJA FRUTO NA VIDE; AINDA QUE DECEPCIONE O PRODUTO DA OLIVEIRA, E OS CAMPOS NÃO PRODUZAM MANTIMENTO; AINDA QUE AS OVELHAS DA MALHADA SEJAM ARREBATADAS, E NOS CURRAIS NÃO HAJA GADO; TODAVIA EU ME ALEGRAREI NO SENHOR; EXULTAREI NO DEUS DA MINHA SALVAÇÃO. O SENHOR DEUS É A MINHA FORÇA, E FARÁ OS MEUS PÉS COMO OS DAS CERVAS, E ME FARÁ ANDAR SOBRE AS MINHAS ALTURAS. (PARA O CANTOR-MOR SOBRE OS MEUS INSTRUMENTOS DE CORDA).”
• PODE FALTAR O PÃO, MAS A FÉ PRECISA ABUNDAR.
• PODE FALTAR A CARNE, MAS A ESPERANÇA PRECISA ABUNDAR.
• PODE FALTAR O DINHEIRO, MAS O SONHO PRECISA ABUNDAR.
• PODE FALTAR O SUSTENTO PARA SUBSISTÊNCIA, MAS NÃO PODE FALTAR O LOUVOR, A GLORIFICAÇÃO E A GRATIDÃO PORQUE O SENHOR É BOM E MAIS UMA VEZ MOSTRARÁ PARA VOCÊ SUA PROVISÃO, PORQUE A GRATIDÃO NA ESCASSEZ ANTECEDE A PROVISÃO DO SENHOR.
A GRATIDÃO NO...
II-DESÂNIMO ANTECEDE O SONHO REALIZADO. LC 24:30
LEMBRAM DOS DOIS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAÚS O SENHOR RESSUSCITADO APARECE PARA ELES, MAS OS MESMOS NÃO PERCEBEM E JESUS PERGUNTA: ”QUE PALAVRAS SÃO ESSAS QUE, CAMINHANDO, TROCAIS ENTRE VÓS, E POR QUE ESTAIS TRISTES?” (18) E CLEOPAS RESPONDE: “ÉS TU SÓ PEREGRINO EM JERUSALÉM, E NÃO SABES AS COISAS QUE NELA TÊM SUCEDIDO NESTES DIAS?” ENTÃO JESUS ENDAGA: “QUAIS?” (19) ELES RESPONDERAM: “AS QUE DIZEM RESPEITO A JESUS NAZARENO, QUE FOI VARÃO PROFETA, PODEROSO EM OBRAS E PALAVRAS DIANTE DE DEUS E DE TODO O POVO: E COMO OS PRINCIPAIS DOS SACERDOTES E OS NOSSOS PRÍNCIPES O ENTREGARAM À CONDENAÇÃO DE MORTE, E O CRUCIFICARAM. E NÓS ESPERÁVAMOS, QUE FOSSE ELE O QUE REMISSE ISRAEL; MAS AGORA, SOBRE TUDO ISSO, É JÁ HOJE O TERCEIRO DIA DESDE QUE ESSAS COISAS ACONTECERAM”. (19-21)
O SONHO DESTES FOI DILUIDO O DESÂNIMO HAVIA VEDADO OS SEUS OLHOS PARA ENXERGAREM JESUS. ELES OUVIRAM ALGUNS RELATOS DA APARIÇÃO DE JESUS PARA ALGUNS DISCÍPULOS, MAS NADA QUE A FÉ FOSSE DESPERTADA.
ENTÃO JESUS MESMO NÃO SENDO RECONHECIDO EXPLICA PARA ELES A MORTE E RESSURREIÇÃO DO CRISTO ATRAVÉS DAS ESCRITURAS DO ANTIGO TESTAMENTO.
MAS APENAS QUANDO CHEGARAM EM SUA ALDEIA, QUANDO JESUS FOI CONSTRANGIDO A PARTICIPAR DE UMA REFEIÇÃO QUE ELES PUDERAM SE DAR CONTA DE QUEM ESTAVA DIANTE DELES.
“ESTANDO À MESA, TOMANDO O PÃO, O ABENÇOOU (E DEU GRAÇAS)” (30) ESTES DOIS DISCÍPULOS MESMO CARREGANDO O FARDO DO DESÂNIMO E O DESGOSTO DO SONHO DESAPARECIDO AGRADECEM AO SENHOR. PORÉM NOTARAM ALGO DIFERENTE E AO MESMO TEMPO COMUM, POIS AQUELE QUE PARTIA O PÃO ERA O PRÓPRIO JESUS, POSSIVELMENTE A MANEIRA DE PARTIR O PÃO NÃO DEIXOU DÚVIDAS DA TOTAL SEMELHANÇA QUE O MESTRE PARTIA. “ABRIRAM-SE-LHES ENTÃO OS OLHOS, E O CONHECERAM”. A GRATIDÃO NO MOMENTO DO DESÂNIMO ANTECEDEU O SONHO RESSUSCITADO, JESUS DE NAZARÉ.

A GRATIDÃO, O LOUVOR, A GLORIFICAÇÃO, A ADORAÇÃO EM MEIO AO DESÂNIMO ALIMENTA A FÉ NAS PROMESSAS DE DEUS.
MAS QUANTO É DIFÍCIL LOUVAR...
• QUANDO A ANGÚSTIA APERTA O PEITO.
• QUANDO A DEPRESSÃO QUER NOS DOMINAR.
• QUANDO NÃO DÁ VONTADE DE NEM LEVANTAR DA CAMA.
• QUANDO A TRISTEZA APARECE ATÉ SEM MOTIVO.
COMO AGRADECER SE NEM CONSEGUE FALAR? PRECISAMOS NOS FORTALECER NAS PALAVRAS DE PAULO EM II CORÍNTIOS 4:8-9:
“EM TUDO SOMOS ATRIBULADOS, MAS NÃO ANGUSTIADOS; PERPLEXOS, MAS NÃO DESANIMADOS. PERSEGUIDOS, MAS NÃO DESAMPARADOS; ABATIDOS, MAS NÃO DESTRUÍDOS;”
NÃO PODEMOS DEIXAR O DESÂNIMO CORROER O SONHO, POIS QUANDO O DESÂNIMO NOS DOMINA É COLOCADO UMA VENDA NOS NOSSOS OLHOS PARA NÃO DESLUMBRAR-MOS O SONHO, E TAMBÉM NÃO PERCEBEMOS A PRESENÇA DO CRISTO RESSUCIADO AO NOSSO LADO, MAS SÓ NA GRATIDÃO VEREMOS O CRISTO RESSURRETO E O NOSSO SONHO EM PÉ NOVAMENTE.
A GRATIDÃO NA...
III-DOR ANTECEDE O TRIUNFO. MT 26:27
JESUS NA ÚLTIMA PÁSCOA COM OS SEUS DISCÍPULOS SABENDO QUE DEVERIA CUMPRIR SUA PAIXÃO, QUE SUA VIDA EXPERIMENTARIA A MAIOR DOR E SOFRIMENTO QUE NEM JÓ HAVIA SOFRIDO, QUE ERA MORRER PELOS PECADOS DA HUMANIDADE.
“JESUS TOMOU O PÃO, E ABENÇOANDO, (E AGRADECENDO) O PARTIU, E O DEU AOS DISCÍPULOS, E DISSE: TOMAI, COMEI, ISTO É O MEU CORPO” (26) ”E, TOMANDO O CÁLICE E DANDO GRAÇAS, DEU-LHO, DIZENDO: BEBEI DELE TODOS PORQUE ISTO É O MEU SANGUE, O SANGUE DO NOVO TESTAMENTO, QUE É DERRAMADO POR MUITOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS”. (27-28)
JESUS LOUVA NA DOR, POIS SABIA QUE A RESSURREIÇÃO LHE AGUARDAVA. ELE TEVE A CAPACIDADE DE LOUVAR, DE AGRADECER, NA CRUZ POR ENXERGAVA O SEPULCRO VAZIO.

QUEM EM SÃ CONSCIÊNCIA FARIA TAL OBRA DIVINA DE LOUVAR NA DOR A NÃO SER O FILHO DE DEUS. SERIA TAL PRÁTICA POSSÍVEL AOS SERES HUMANOS NORMAIS?
AGRADECER, LOUVAR, GLORIFICAR...
• QUANDO UM CÂNCER, CORRÓI A SUA VIDA
• QUANDO QUEM VOCÊ MUITO AMA NÃO ESTÁ MAIS COM VOCÊ
• QUANDO O SOFRIMENTO DOS FILHOS O FAZEM SOFRER.
• QUANDO A MORTE CHEGA A QUEM VOCÊ MUITO AMA.
SERIA JESUS O ÚNICO CAPAZ? O AUTOR DA CARTA AOS HEBREUS ENSINA EM 12:2: “OLHANDO PARA JESUS, AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ, O QUAL, PELO GOZO QUE LHE ESTAVA PROPOSTO, SUPORTOU A CRUZ, DESPREZANDO A AFRONTA, E ASSENTOU-SE À DESTRA DO TRONO DE DEUS.”
O AUTOR AOS HEBREUS DIZ QUE É POSSÍVEL AGRADECER, LOUVAR, GLORIFICAR NA DOR, MAS É NECESSÁRIO OLHAR PARA JESUS E IMITAR O SEU EXEMPLO.
SE A DOR NÃO IMPEDIR DE ENXERGAR O SENHOR JESUS, SE O SOFRIMENTO NÃO MANCHAR A IMAGEM DO CRISTO PODEREMOS DESLUMBRAR O TRIUNFO.
“E GRAÇAS A DEUS, QUE SEMPRE NOS FAZ TRIUNFAR EM CRISTO, E POR MEIO DE NÓS MANIFESTA EM TODO O LUGAR A FRAGRÂNCIA DO SEU CONHECIMENTO”. (II CORÍNTIOS 2:14)
CONCLUSÃO:
“EM TUDO DAÍ GRAÇAS” ESTA É A VONTADE DE DEUS PARA COM AS NOSSAS VIDAS. SEJA NA ESCASSEZ DEVEMOS DAR GRAÇAS AO SENHOR, SEJA NO DESÂNIMO DEVEMOS DAR GRAÇAS AO SENHOR, SEJA NA DOR DEVEMOS DAR GRAÇAS AO SENHOR, POIS NO DESÂNIMO TERMOS NOSSO SONHOS RESSUSCITADOS, POIS NA DOR TRIUNFAREMOS EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR. AMÉM
MENSAGEM PREGADA NA IGREJA BATISTA JARDIM SETE DE ABRIL NO CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS PELO 46º ANIVERSÁRIO DO CORAL LUIZ GOMES DE CARVALHO. 25/07/2009 (SÁBADO)

Nenhum comentário: