TEXTO BÍBLICO: MATEUS 6:5-18
INTRODUÇÃO:
O CAPÍTULO 6 ABORDA DOIS TEMAS RELEVANTES NO JUDAÍSMO DO TEMPO DE JESUS: ESMOLAS E ORAÇÕES. ABORDAREMOS O PRIMEIRO NA LIÇÃO 10, “O EXERCÍCIO DA MISERICÓRDIA”. ABORDAMOS O SEGUNDO NESTA LIÇÃO, JUNTO A OUTRO TEMA QUE ERA RELEVANTE AOS JUDEUS, O JEJUM. O TEXTO DE HOJE TRATA DA ESPIRITUALIDADE VERDADEIRA, EM OPOSIÇÃO À RELIGIOSIDADE DE FACHADA, DESENVOLVIDA PARA IMPRESSIONAR AS PESSOAS.
JEUSU TIROU A RELIGIÃO DO ÂMBITO DOS RITOS E DA LITURGIA E A COLOCOU NA ESFERA DAS ATITUDES PRÁTICAS E PESSOAIS. NO CAPÍTULO 6, POR SEIS VEZES OCORRE A EXPRESSÃO “EM SECRETO” (VV. 4,6 E 18). O RELACIONAMENTO AUTÊNTICO COM DEUS SE DÁ EM OCULTO. NÃO É EXIBIÇÃO EXTREMA, MAS QUESTÃO DE RELACIONAMENTO PESSOAL COM DEUS. A VIDA RELIGIOSA VERDAEIRA É AQUELA QUE SUCEDE QUANDO NINGUÉM ESTÁ VENDO. PRECISAMOS RESGATAR ESTA VERDADE PORQUE, PARA MUITOS, RELIGIÃO É RITO E BARULHO. AS PESSOAS CUIDAM DO QU É EXTERNO. JESUS SE CENTRA NO ÍNTIMO DA PESSOA. VEJAMOS ISTO.
MARTYN LLOYD-JONES DIZ QUE “NÃO HÁ OUTRO CAPÍTULO DA BÍBLIA QUE MAIS PROMOVA A AUTO-HUMILHAÇÃO E O ABATIMENTO DO HOMEM DO QUE ESTE SEXTO CAPÍTULO DE MATEUS”.
1.COMO SE DE ORAR-6:6-8
E, QUANDO ORARES, NÃO SEJAS COMO OS HIPÓCRITAS; POIS SE COMPRAZEM EM ORAR EM PÉ NAS SINAGOGAS, E ÀS ESQUINAS DAS RUAS, PARA SEREM VISTOS PELOS HOMENS. EM VERDADE VOS DIGO QUE JÁ RECEBERAM O SEU GALARDÃO.
“QUANDO ORARDES”, NÃO “SE ORARDES”. JESUS DÁ POR CERTO QUE SEUS SEGUIDORES ORARIAM. “(...) NÃO SEJAS COMO OS HIPÓCRITAS; POIS SE COMPRAZEM EM ORAR EM PÉ NAS SINAGOGAS, E ÀS ESQUINAS DAS RUAS, PARA SEREM VISTOS PELOS HOMENS. EM VERDADE VOS DIGO QUE JÁ RECEBERAM O SEU GALARDÃO.”
A PALAVRA HIPÓCRITA, NO ORIGINAL, RELACIONA-SE COM O TEATRO. SIGNIFICA "FALAR DE SOB UMA MÁSCARA". OS ATORES USAVAM UMA MÁSCARA PARA QUE OS ESPECTADORES PUDESSEM IDENTIFICAR O PERSONAGEM QUE ESTAVA SENDO REPRESENTADO. UM ATOR DESEMPENHAVA DIVERSOS PAPÉIS NUMA PEÇA, E SE EQUIPAVA COM UM BOM NÚMERO DE MÁSCARAS DIFERENTES. QUANDO ELE REPRESENTAVA O PAPEL DE ALGUÉM, SEGURAVA ESSA MÁSCARA DIANTE DO ROSTO; QUANDO DESEMPENHAVA OUTRO PAPEL, TROCAVA DE MÁSCARA. NÃO SE PODIA VER A FACE DO ATOR; SÓ SE VIA A MÁSCARA. O AUDITÓRIO NÃO CONHECIA A PESSOA; CONHECIA APENAS O PAPEL QUE ELA DESEMPENHAVA. HIPÓCRITAS ERAM, PORTANTO, INDIVÍDUOS QUE FALAVAM "DE SOB UMA MÁSCARA".
O PROFESSOR ALEMÃO WALTER GÜNTER DIZ QUE QUE NO TEMPO DE JESUS HAVIA UM DITADO ENTRE OS JUDEUS QUE AFRIMAVA QUE 90% DE TODA HIPOCRISIA DO MUNDO PODIA SER ENCONTRADA EM JERUSALÉM”.
MAS TU, QUANDO ORARES, ENTRA NO TEU APOSENTO E, FECHANDO A TUA PORTA, ORA A TEU PAI QUE ESTÁ EM SECRETO; E TEU PAI, QUE VÊ EM SECRETO, TE RECOMPENSARÁ PUBLICAMENTE.
“MAS TU”, DIZ JESUS. DO PLURAL, “VÓS”, ELE PASSA AO SINGULAR, “TU”. ELE PASSA À APLICAÇÃO PESSOAL. RELACIONAMENTO COM DEUS, PARA ELE, ÃO É TEORIA, MAS PESSOALIDADE. ORA NO SECRETO, QUE DEUS QUE VÊ EM SECRETO, RESPONDERÁ. AMBRÓSIO, DE MILÃO, DIZIA: “CRISTO GOSTA DO RECOLHIMENTO; O DIABO PROMOVE O BARULHO”
SUSAN WESLEY, POR EXEMPLO, MESMO COM 19 FILHOS PARA CUIDAR, TODO DIA SE FECHAVA ENTRE 1H 2H DA TARDE, PARA CONVERSAR COM DEUS. DIZ-SE QUE LUTERO SEPARAVA 3H POR DIA PARA O MESMO FIM. UM LÍDER ANGLICANO, BISPO ANDRWS, PASSAVA 5H AJOELHADO DIARIAMENTE.
ALÉM DE EVITAR A ORAÇÃO EXIBICIONISTA, EVITA-SE A REPETIÇÃO.
E, ORANDO, NÃO USEIS DE VÃS REPETIÇÕES, COMO OS GENTIOS, QUE PENSAM QUE POR MUITO FALAREM SERÃO OUVIDOS.
HOMENS TINHAM NÃO SÓ O PADRÃO ESTABELECIDO PELOS FARISEUS QUE ACREDITAVAM NA ORAÇÃO EM PÚBLICO, MAS TAMBÉM O PADRÃO FIXADO PELOS DEVOTOS DOS DEUSES PAGÃOS; PARA ELES, A EFICÁCIA DA ORAÇÃO DEPENDIA DA REPETIÇÃO. OS PAGÃOS PENSAVAM QUE SEUS DEUSES ESTAVAM BANQUETEANDO E TINHAM DE SER INDUZIDOS A DEIXAR A MESA DO BANQUETE; OU ESTAVAM OCUPADOS NA BUSCA DO PRAZER E NÃO TINHAM TEMPO PARA OUVIR OS QUE ORAVAM A ELES; OU ESTAVAM DORMINDO E TINHAM DE SER DESPERTADOS. PENSAVAM, POIS, QUE DEVIAM REPETIR E REPETIR SUAS ORAÇÕES PORQUE NALGUM MOMENTO, QUANDO SEUS DEUSES NÃO ESTIVESSEM COMENDO, BEBENDO, DIVERTINDO-SE OU DORMINDO, PODERIAM OUVIR. OS PAGÃOS NUNCA SABIAM QUANDO SEUS DEUSES OUVIRIAM OS SEUS CLAMORES.
UM ANTIGO FILÓSOFO GREGO, ANAXÁGORAS, ARGUMENTAVA: “TUDO O QUE DEVEIA EXISTIR, TUDO O QUE EXISTIU ANTES MAS NÃO EXISTE MAIS, TUDO O QUE EXISTE AGORA OU QUE EXISTIRÁ DEPOIS, FOI ORDENADO PELA RAZÃO”. A ORAÇÃO, COMO ALIÁS TODO O CULTO CRISTÃO, DEVE SER RACIONAL.
2.UM MODELO DE ORAÇÃO – 6:9-13
PORTANTO, VÓS ORAREIS ASSIM: PAI NOSSO, QUE ESTÁS NOS CÉUS, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME;
VENHA O TEU REINO, SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU;
O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE;
E PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES;
E NÃO NOS INDUZAS À TENTAÇÃO; MAS LIVRA-NOS DO MAL; PORQUE TEU É O REINO, E O PODER, E A GLÓRIA, PARA SEMPRE. AMÉM.
“ORAI VÓS”. JESUS USA NOVAMENTE O PLURAL. O TEXTO GREGO PÕE FORTE ÊNFASE NO “VÓS”, CONSTRATANDO-SE COM OS HIPÓCRITAS.
A ORAÇÃO DO “PAI NOSSO”. OUTRA REDAÇÃO ESTÁ EM LUCAS 11:2-4.O FATO DE HAVER DUAS REDAÇÕES COM DIFERENÇAS É SIGNIFICATIVO. SE FOSSE PARA SE UMA REZA REPETIDA, HAVERIA UMA VERSÃO SÓ. A QUESTÃO MAIOR É O SEU CONTEÚDO. MAS COMO SINTETIZAR NUM TÓPICO O QUE DÁ MATERIAL PARA LIVROS?
ESTA ORAÇÃO INVOCA A DEUS, PEDE QUE SEU NOME SEJA SANTIFICADO (JÁ O É, MAS QUE SEJA EM NOSSA VIDA), QUE SUA VONTADE SEJA FEITA E SEU REINO SE FIRME, (ALEXANDER SOLJENITZYN, PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA, PRISIONEIRO DA UNIÃO SOVIÉTICA, ESCREVEU CERTA VEZ: “NÃO ORO PEDINDO PARA SAIR DA PRISÃO, MAS PARA QUE SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS”), QUE ELE CUIDE DE NÓS, NOS PERDOE, ASSUMIMOS O COMPROMISSO DE PERDOAR, E QUE SEJAMOS LIVRES DA TENTAÇÃO. ORAR NÃO É DAR ORDENS A DEUS. É SUBMETER-SE A ELE. É ISTO, SUBMISSÃO, QUE LHE AGRADA (SL 51:17)
PORQUE, SE PERDOARDES AOS HOMENS AS SUAS OFENSAS, TAMBÉM VOSSO PAI CELESTIAL VOS PERDOARÁ A VÓS;
SE, PORÉM, NÃO PERDOARDES AOS HOMENS AS SUAS OFENSAS, TAMBÉM VOSSO PAI VOS NÃO PERDOARÁ AS VOSSAS OFENSAS.
SEGUNDO PHILIP YANCEY CHAMA DE “ESCÂNDALO DO PERDÃO”. É IMPOSSÍVEL, INCONCEBÍVEL E IMPERDOÁVEL QUE UM CRENTE, JÁ TENDO EXPERIMENTDO O PERDÃO DE DEUS, NÃO QUEIRA PERDOAR O SEMELHANTE.”
3.A QUESTÃO DO JEJUM – 6:16,17
TU, PORÉM, QUANDO JEJUARES, UNGE A TUA CABEÇA, E LAVA O TEU ROSTO,
PARA NÃO PARECERES AOS HOMENS QUE JEJUAS, MAS A TEU PAI, QUE ESTÁ EM SECRETO; E TEU PAI, QUE VÊ EM SECRETO, TE RECOMPENSARÁ PUBLICAMENTE.
OUTRO TEMA DA ESPIRITUALIDADE JUDAICA SURGE AGORA, O JEJUM. NOVAMENTE TEMOS “QUANDO” E NÃO “SE”. ELE TAMBÉM CONTAVA QUE SEUS SEGUIDORES JEJUARIAM.
O JEJUM TINHA LUGAR IMPORTANTE NO ANTIGO TESTAMENTO. A RAIZ DA PALAVRA QUE TRADUZIMOS POR JEJUAR SIGNIFICA "AFLIGIR A ALMA" OU "NEGAR-SE A SI MESMO".
DIZ RYLE: “O JEJUM, OU ABSTINÊNCIA OCASIONAL DE ALIMENTOS, A FIM DE TRAZER O CORPO EM SUJEIÇÃO AO ESPÍRITO, É UMA PRÁTICA FREQUENTEMENTE MENCIONADA NA BÍBLIA”.
NÃO HÁ NO NOVO TESTAMENTO ORDEM EXPRESSAQUE DETERMINE A SUA OBSERVÂNCIA POR PARTE DOS CRENTES. SABEMOS, POR CAUSA DA PERGUNTA DOS DISCÍPULOS DE JOÃO (MT 9:14), QUE OS DISCÍPULOS DE JESUS NÃO JEJUAVAM. SE JOÃO ACHAVA O JEJUM INDISPENSÁVEL À BOA RELIGIÃO, JESUS NÃO PENSAVA ASSIM. VEJA QUE ELE RESPONDEU COM UMA PERGUNTA: “PODEM PORVENTURA FICAR TRISTES OS CONVIDADOS ÀS NÚPCIAS, ENQUANTO O NOIVO ESTÁ COM ELES? DIAS VIRÃO, PORÉM, EM QUE LHES SERÁ TIRADO O NOIVO, E ENTÃO HÃO DE JEJUAR” (MT 9:15) ALGUNS EXEGETAS ENTENDEM QUEA RESPOSTA QUE JESUS DEU EM SEGUIDA, FALANDO DE REMENDO NOVO EM VESTIDO VELHO E VINHO NOVO EM ODRES VELHOS (MT 9:16-17), LIMITARIA A PRÁTICA DO JEJUM AO ANTIGO TESTAMENTO.
BUSCANDO UM EQUILÍBRIO NESTE ASSUNTO PARAFRASEARIA AS PALAVRAS DE PAULO, SE ALGUÉM QUISER, É LIVRE PARA JEJUAR. MAS POR FAVOR NÃO PUBLIQUE NO JORNAL. COMO DIZ JESUS, “(...) PARA NÃO MOSTRAR AOS HOMENS QUE ESTÁS JEJUANDO” (V.18). É SEGREDO ENTRE O NOSSO CORAÇÃO E DEUS.
CONLCLUSÃO:
ESTA LIÇÃO NOS CHAMA A ATENÇÃO PARA ALGO QUE MUITOS DE NÓS ESQUECEMOS: VIDA CRISTÃ É AUTENTICIDADE, MOTIVOS SADIOS, E NÃO FACHADA, ATOS EXIBIDOS POR MOTIVOS ESPÚRIOS.
FICA UMA PERGUNTA QUE DEVEMOS RESPONDER NO ÍNTIMO: NOSSOS ATOS RELIGIOSOS SÃO MESMO PARA DEUS OU PARA OBTER APLAUSOS DO HOMENS? SE É PARA OBTER APLAUSOS DOS HOMENS, LEMBREMOS: “JÁ RECEBERAM SUA RECOMPENSA”(VV.5,16). SE É PARA DEUS, FEITO EM SINCERIDADE, SEM BUSCA DE ELOGIOS, “TEU PAI, QUE VÊ EM SECRETO, TE RECOMPENSARÁ” (VV.6 E 18).
Nenhum comentário:
Postar um comentário