TEXTO: SALMOS 22 : 1
INTRODUÇÃO:
MAIS UMA TRAGÉDIA ARÉA ABALA O MUNDO E PRINCIPALMENTE AS FAMÍLIAS QUE RECEBERAM A TRISTE NOTÍCIA O AIRBUS DA AIR FRANCE QUE PARTIU DO RIO NO DOMINGO (31) EM DIREÇÃO A PARIS DESAPARECEU. O VOO AF 447 LEVAVA 228 PESSOAS
AS POUCAS NOTÍCIAS QUE SE TEM É QUE A AERONÁUTICA ENCONTROU DESTROÇOS METÁLICOS E NÃO METÁLICOS NO OCEANO. DENTRE OS PASSAGEIROS ESTAVAM A CANTORA BRASILIENSE JULIANA DE AQUINO E O MAESTRO SÍLVIO BARBATO. TRÊS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. DOIS DELES LECIONAM NA UFRJ E VIAJAVAM A TRABALHO. OUTRO PROFESSOR É DA PUC-RIO, E VIAJAVA SOZINHO. A PROFESSORA IZABELA MARIA FURTADO KESTLER, QUE LECIONA LITERATURA ALEMÃ NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ). O PROFESSOR DO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) OCTAVIO AUGUSTO CEVA ANTUNES EMBARCOU NO VOO PARA ASSISTIR UMA PALESTRA. ENTRE 2004 E 2008, ELE FOI CONSULTOR DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). OS PESQUISADORES DA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL VIVA RIO, O ARGENTINO PABLO DREYFUS E BRASILEIRA ANA CAROLINA RODRIGUES, OS DOIS SEGUIAM PARA GENEBRA, NA SUÍÇA, ONDE PARTICIPARIAM DE UMA REUNIÃO. O PRÍNCIPE PEDRO LUIS DE ORLEANS E BRAGANÇA, DE 26 ANOS, FILHO DO PRÍNCIPE DOM ANTONIO, ELE É DESCENDENTE DE DOM PEDRO II, E ERA O QUARTO NA LINHA SUCESSÓRIA DO TRONO. O CIRURGIÃO PLÁSTICO ROBERTO CORRÊA CHEM, DE 65 ANOS. ELE VIAJAVA ACOMPANHADO DA MULHER, A PSICÓLOGA VERA CHEM, DE 63 ANOS, E DA FILHA LETÍCIA CHEM, 36 ANOS, GERENTE DE ROAMING INTERNACIONAL DA OPERADORA OI. A COMPANHIA VALE INFORMOU QUE O DIRETOR MARCO MENDONÇA, DA EMPRESA TAMBÉM ESTAVA NO AVIÃO. ELE É CASADO E TEM DOIS FILHOS. MARCELO PARENTE, CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO DO RIO EDUARDO PAES. A FABRICANTE DE PNEUS MICHELIN INFORMOU QUE TRÊS EXECUTIVOS DA EMPRESA ESTAVAM NO AVIÃO: OS BRASILEIROS LUIZ ROBERTO ANASTÁCIO E ANTONIO GUEIROS, E A FRANCESA CHRISTIN PIERAERTS. ESTES SÃO ALGUNS NOMES DE ALGUMAS PESSOAS QUE ESTAVAM NO AVIÃO. A AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC) AUMENTOU PARA 57 O NÚMERO DE BRASILEIROS CONFIRMADOS NO VOO 447 DA AIR FRANCE. DE ACORDO COM A AGÊNCIA, 56 ERAM PASSAGEIROS E UM ERA TRIPULANTE. A COMPANHIA, PORÉM, CONFIRMA 58 BRASILEIROS NO VOO.
UM O PROFESSOR FRANCÊS CLAUDE JAFFIOL E SUA MULHER, AMINA, PERDERAM O VOO DA AIR FRANCE, PORQUE ESTAVA LOTADO. E DISSE: “É UM MILAGRE. DEVERÍAMOS ESTAR NAQUELE AVIÃO”, AFIRMOU O FRANCÊS.
QUE FAZ UM MILAGRE PARA ESTE FRANCÊS PERDER O VOO E UMA TRAGÉDIA PARA OS PASSAGEIROS QUE EMBARCARAM NO AVIÃO?
SERIA O DETERMINISMO A IDÉIA DE QUE OS ATOS, OS EVENTOS E AS DECISÕES SÃO RESULTADO INEVITÁVEL DE ALGUMA CONDIÇÃO OU DECISÃO ANTERIOR A ELES QUE É INDEPENDENTE DA VONTADE HUMANA. OU TALVEZ O FATALISMO QUE É O SISTEMA NO QUAL AS ESCOLHAS E AS DECISÕES HUMANAS NÃO FAZEM DIFERENÇA REAL PORQUE OS FATOS VÃO ACONTECER COMO HAVIA SIDO PREVIAMENTE ORDENADO. OUTRA EXPLICAÇÃO SERIA A VONTADE DE DEUS, ONDE O SENHOR DO UNIVERSO TODO-PODEROSO CONTROLA TODOS OS EVENTOS RELACIONADOS COM O MUNDO CRIADO E SUAS CRIATURAS E TUDO QUE OCORRE NESTE UNIVERSO TÊM A PERMISSÃO DE DEUS.
SEM TER UM PARENTE, UM AMIGO OU UMA PESSOA QUE ESTAVA NAQUELE AVIÃO PARECE FÁCIL FALAR DO ASSUNTO, CONTUDO UMA TRAGÉDIA OU UM MOMENTO DE DOR PODE TAMBÉM APARECER EM NOSSAS VIDAS, E COMO PODEREMOS LIDAR COM ESTAS AFLIÇÕES. COMO ENCONTRAREMOS RESPOSTAS PARA NOSSA DOR, PARA O NOSSO SOFRIMENTO.
NAS TRAGÉDIAS, NO SOFRIMENTO E NA DOR QUESTIONAMOS A DEUS. COMO O SALMISTA: "DEUS MEU, DEUS MEU, POR QUE ME DESAMPARASTE? POR QUE TE ALONGAS DO MEU AUXÍLIO E DAS PALAVRAS DO MEU BRAMIDO?" (SALMOS 22: 1) O NOSSO QUESTIONAMENTO SE DÁ NA ONIPOTÊNCIA E AMOR DE DEUS QUE PARECE DESAPARECER QUANDO CHEGA A DOR.
F.T. COMO CONCILIAR
1.A TRAGÉDIA E A ONIPOTÊCIA DE DEUS?
JÓ 28:20-28
20 DONDE, POIS, VEM A SABEDORIA, E ONDE ESTÁ O LUGAR DA INTELIGÊNCIA?
21, POIS ESTÁ ENCOBERTA AOS OLHOS DE TODO O VIVENTE, E OCULTA ÀS AVES DO CÉU.
22 A PERDIÇÃO E A MORTE DIZEM: OUVIMOS COM OS NOSSOS OUVIDOS A SUA FAMA.
23 DEUS ENTENDE O SEU CAMINHO, E ELE SABE O SEU LUGAR.
24 PORQUE ELE VÊ AS EXTREMIDADES DA TERRA; E VÊ TUDO O QUE HÁ DEBAIXO DOS CÉUS.
25 QUANDO DEU PESO AO VENTO, E TOMOU A MEDIDA DAS ÁGUAS;
26 QUANDO PRESCREVEU LEIS PARA A CHUVA E CAMINHO PARA O RELÂMPAGO DOS TROVÕES;
27 ENTÃO A VIU E RELATOU; ESTABELECEU-A, E TAMBÉM A ESQUADRINHOU.
28 E DISSE AO HOMEM: EIS QUE O TEMOR DO SENHOR É A SABEDORIA, E APARTAR-SE DO MAL É A INTELIGÊNCIA.
EXPOSIÇÃO
A PARTIR DO VERSÍCULO 23 FALA-NOS DA ÚNICA PESSOA QUE PODE RESPONDER À PERGUNTA FEITA. O DEUS QUE REPRIME AS PODEROSAS FORÇAS DO UNIVERSO, O DEUS DA CRIAÇÃO, É O ÚNICO QUE EXERCE ABSOLUTO E COMPLETO DOMÍNIO SOBRE A SABEDORIA E SEUS MISTÉRIOS. SÓ O HOMEM QUE TEME A DEUS E CUJA VIDA É MORAL, PODE CAMINHAR PARA A APREENSÃO DE UMA SABEDORIA DA QUAL SÓ DEUS É, E PODE SER, O ÚNICO DETENTOR. MAS QUERO DESTACAR QUE NO VERSÍCULO 26 O ATO DE DEUS CRIAR LEIS QUE REGEM A CHUVA E O RELÂMPAGO DOS TROVÕES. DEUS FOI O CRIADOR DAS LEIS QUE REGEM O UNIVERSO. E O PRÓPRIO DEUS CRIADOR DAS LEIS SE RELACIONA COM AS LEIS CRIADAS, LOGO A CHUVA QUE CAI É AÇÃO DA LEI CRIADA POR ELE, E NÃO UMA AÇÃO DIRETAMENTE DELE, INDIRETA, POIS FOI O CRIADOR DA LEI.
APLICAÇÃO
MAS ALGUÉM PODERIA DIZER: “SE DEUS FOSSE BOM, ELE DESEJARIA FAZER SUAS CRIATURAS PERFEITAMENTE FELIZES, E SE DEUS FOSSE TODO-PODEROSO PODERIA FAZER TUDO O QUE QUISESSE. MAS AS CRIATURAS SOFREM. PORTANTO, FALTA A DEUS BONDADE, PODER, OU AMBAS ESSAS COISAS". ESTE É O PROBLEMA DO SOFRIMENTO EM SUA FORMA MAIS SIMPLES.
NUM JOGO DE XADREZ É POSSÍVEL FAZER CERTAS CONCESSÕES ARBITRÁRIAS AO SEU OPONENTE, QUE SE COLOCAM EM RELAÇÃO ÀS REGRAS GERAIS DO JOGO COMO OS MILAGRES PARA AS LEIS DA NATUREZA. VOCÊ PODE PRIVAR-SE DE UMA TORRE, OU PERMITIR QUE O ADVERSÁRIO SE ARREPENDA DE UM MOVIMENTO JÁ FEITO, ANULANDO-O. MAS SE VOCÊ ACEITASSE TUDO QUE ELE PUDESSE DESEJAR A QUALQUER MOMENTO - SE TODOS OS MOVIMENTOS DELE FOSSEM REVOGÁVEIS E SE TODAS AS SUAS PEÇAS DESAPARECESSEM TODA VEZ QUE A POSIÇÃO DELAS NO TABULEIRO O DESAGRADASSE – NÃO HAVERIA ENTÃO NA REALIDADE UM JOGO ENTRE VOCÊS. O MESMO ACONTECE COM A VIDA DAS ALMAS NUM MUNDO: AS LEIS FIXAS, AS CONSEQÜÊNCIAS DESENVOLVENDO-SE ATRAVÉS DA NECESSIDADE CAUSAL, E TODA A ORDEM NATURAL, SÃO TANTO LIMITES DENTRO DOS QUAIS SUA VIDA COMUM FICA CONFINADA COMO TAMBÉM A CONDIÇÃO ÚNICA SOB A QUAL ESSA VIDA PODE EXISTIR. TENTE EXCLUIR A POSSIBILIDADE DO SOFRIMENTO QUE A ORDEM DA NATUREZA E A EXISTÊNCIA DO LIVRE-ARBÍTRIO ENVOLVEM, E DESCOBRIRÁ QUE EXCLUIU A PRÓPRIA VIDA.
F.T. COMO CONCILIAR
2.A TRAGÉDIA E O AMOR DE DEUS?
HEBREUS 12.5-13
5 E JÁ VOS ESQUECESTES DA EXORTAÇÃO QUE ARGUMENTA CONVOSCO COMO FILHOS: FILHO MEU, NÃO DESPREZES A CORREÇÃO DO SENHOR, E NÃO DESMAIES QUANDO POR ELE FORES REPREENDIDO;
6 PORQUE O SENHOR CORRIGE O QUE AMA, E AÇOITA A QUALQUER QUE RECEBE POR FILHO.
7 SE SUPORTAIS A CORREÇÃO, DEUS VOS TRATA COMO FILHOS; PORQUE, QUE FILHO HÁ A QUEM O PAI NÃO CORRIJA?
8, MAS, SE ESTAIS SEM DISCIPLINA, DA QUAL TODOS SÃO FEITOS PARTICIPANTES, SOIS ENTÃO BASTARDOS, E NÃO FILHOS.
9 ALÉM DO QUE, TIVEMOS NOSSOS PAIS SEGUNDO A CARNE, PARA NOS CORRIGIREM, E NÓS OS REVERENCIAMOS; NÃO NOS SUJEITAREMOS MUITO MAIS AO PAI DOS ESPÍRITOS, PARA VIVERMOS?
10 PORQUE AQUELES, NA VERDADE, POR UM POUCO DE TEMPO, NOS CORRIGIAM COMO BEM LHES PARECIA; MAS ESTE, PARA NOSSO PROVEITO, PARA SERMOS PARTICIPANTES DA SUA SANTIDADE.
11 E, NA VERDADE, TODA A CORREÇÃO, AO PRESENTE, NÃO PARECE SER DE GOZO, SENÃO DE TRISTEZA, MAS DEPOIS PRODUZ UM FRUTO PACÍFICO DE JUSTIÇA NOS EXERCITADOS POR ELA.
12, PORTANTO, TORNAI A LEVANTAR AS MÃOS CANSADAS, E OS JOELHOS DESCONJUNTADOS,
13 E FAZEI VEREDAS DIREITAS PARA OS VOSSOS PÉS, PARA QUE O QUE MANQUEJA NÃO SE DESVIE INTEIRAMENTE, ANTES SEJA SARADO.
EXPOSIÇÃO
A PALAVRA CORRIGE NESTE TEXTO EM GREGO É PAIDEÍA DE ONDE SURGIU A PALVRA PEDAGOGIA, LOGO DEUS É O SUPREMO PEDAGOGO DOS HOMENS.
O PEDAGOGO NA ANTIGUIDADE ERA O QUE CONDUZIA UM MENINO À ESCOLA, IDA E VOLTA, E, ÀS VEZES, SUPERINTENDIA SEU PROCEDIMENTO, MESMO NA ESCOLA, E ERA RESPONSÁVEL ESPECIALMENTE PELO SEU CARÁTER ATÁ SUA MAIORIDADE, GOZANDO DE POSIÇÃO DE ESTIMA NO LAR E DE DOMÍNIO SOBRE O MENINO DURANTE TODA A SUA MENORIDADE, PARA SUA DISCIPLINA.
O TEXTO DIZ QUE A CORREÇÃO DO SENHOR OU A SUA DISCIPLINA É EXPRESSÃO DE SEU AMOR. O AMOR DE DEUS TAMBÉM É EXPRESSO NA VIVÊNCIA DE MOMENTOS DESAGRADÁVEIS POR SEUS FILHOS.
APLICAÇÃO
POR EXEMPLO: O HOMEM DOMESTICA O CÃO PARA QUE POSSA PRIMEIRO AMÁ-LO, E NÃO PARA QUE ESTE O AME, E PARA QUE O ANIMAL O SIRVA, E NÃO PARA QUE ELE POSSA SERVI-LO. TODAVIA, AO MESMO TEMPO, OS INTERESSES DO CÃO NÃO SÃO SACRIFICADOS AOS DO HOMEM. O PROPÓSITO FINAL (DE QUE POSSA AMÁ-LO) NÃO É ALCANÇADO PLENAMENTE A NÃO SER QUE O ANIMAL TAMBÉM, A SEU MODO, O AME; NEM O CÃO PODE SERVI-LO A NÃO SER QUE ELE, DE UMA FORMA DIFERENTE, O SIRVA. JUSTAMENTE PORQUE O CÃO, SEGUNDO OS PADRÕES HUMANOS, É UMA DAS "MELHORES" CRIATURAS IRRACIONAIS, E UM OBJETO DIGNO DE SER AMADO PELO HOMEM - NATURALMENTE NAQUELE GRAU E TIPO DE AMOR APROPRIADOS PARA TAL OBJETO, - O HOMEM INTERFERE NO CÃO E O TORNA MAIS DIGNO DE AMOR DO QUE ELE O ERA NA SUA SIMPLES NATUREZA. EM SEU ESTADO NATURAL ELE CHEIRA E TEM HÁBITOS QUE FRUSTRAM O AMOR HUMANO: O HOMEM ENTÃO O SUBMETE A TREINAMENTOS PARA QUE TENHA UM COMPORTAMENTO ADEQUADO DENTRO DE CASA, DÁ-LHE BANHOS, ENSINA-O A NÃO ROUBAR, CAPACITANDO-O ASSIM PARA QUE POSSA SER AMADO COMPLETAMENTE.
PARA O FILHOTE, TODO O PROCESSO PARECERIA, CASO FOSSE UM TEÓLOGO, LANÇAR GRAVES DÚVIDAS SOBRE A "BONDADE" DO HOMEM: MAS O CÃO ADULTO E TREINADO, MAIOR, MAIS SAUDÁVEL E COM UM PERÍODO DE VIDA MAIS LONGO DO QUE O CÃO SELVAGEM, E ADMITIDO, COMO SE O FOSSE, POR ASSIM DIZER, PELA GRAÇA, A UM MUNDO DE AFEIÇÕES, LEALDADES, INTERESSES E CONFORTOS INTEIRAMENTE ALÉM DE SEU DESTINO ANIMAL, NÃO TERIA TAIS DÚVIDAS. DEVE SER NOTADO QUE O HOMEM (E ESTOU FALANDO APENAS DO HOMEM BOM) TEM TODO ESSE TRABALHO COM O CÃO, E CAUSA TODO ESSE SOFRIMENTO A ELE, APENAS POR SE TRATAR DE UM ANIMAL QUE SE ACHA NO ALTO DA ESCALA - POR SER TÃO DIGNO DE AMOR QUE VALE A PENA TORNÁ-LO AINDA MAIS DIGNO DESSE AMOR.
ELE NÃO DÁ TREINAMENTO DOMÉSTICO À LACRAIA NEM BANHO À CENTOPÉIA. É POSSÍVEL QUE DESEJÁSSEMOS, NA VERDADE, QUE DEUS SE INCOMODASSE TÃO POUCO CONOSCO QUE NOS DEIXASSE POR NOSSA PRÓPRIA CONTA, A FIM DE SEGUIRMOS NOSSOS IMPULSOS NATURAIS – QUE ELE DESISTISSE DE NOS TRANSFORMAR EM ALGO TÃO DIVERSO DE NOSSO "EU" NATURAL.
CONCLUSÃO
ONDE ESTÁ DEUS QUANDO CHEGA A DOR? É A PERGUNTA QUE FAZEMOS QUANDO SOMOS ACOMETIDOS DE ALGUMA TRAGÉDIA.
DESDE O COMEÇO ELE ESTEVE PRESENTE, PLANEJANDO UM SISTEMA DE DOR QUE, MESMO EM UM MUNDO DECAÍDO E REBELDE, LEVA A MARCA DO SEU GÊNIO E EQUIPA-NOS PARA A VIDA NESTE PLANETA.
ELE TEM OBSERVADO O REFLEXO DE SUA IMAGEM EM NÓS ENQUANTO ENTALHAMOS GRANDES OBRAS DE ARTE, EMPREENDEMOS AVENTURAS GRANDIOSAS, SOBREVIVEMOS NUM MISTO DE DOR E PRAZER QUANDO AMBOS SE ENTRELAÇAM TÃO INTIMAMENTE QUE SE TORNAM QUASE INDISTINGUÍVEIS.
ELE TEM USADO A DOR, ATÉ MESMO NAS SUAS FORMAS MAIS CRUAS, PARA ENSINAR-NOS, PEDINDO-NOS QUE NOS VOLTEMOS PARA ELE. ELE TEM-SE HUMILHADO A FIM DE CONQUISTAR-NOS. ELE TEM OBSERVADO ESTE PLANETA EM QUE VIVEMOS, PERMITINDO MISERICORDIOSAMENTE QUE O EMPREENDIMENTO HUMANO SIGA O SEU PRÓPRIO CAMINHO.
ELE TEM PERMITIDO QUE CLAMEMOS AOS CÉUS E IMITEMOS JÓ COM ESTRIDENTES E RUIDOSOS ACESSOS DE RAIVA, CULPANDO A DEUS POR UM MUNDO QUE NÓS ESTRAGAMOS.
ELE TEM-SE UNIDO AO POBRE E AO SOFREDOR, ESTABELECENDO UM REINO CELESTIAL QUE LHES É FAVORÁVEL, DO QUAL OS RICOS E PODEROSOS FREQÜENTEMENTE SE ESQUIVAM.
ELE TEM PROMETIDO FORÇA SOBRENATURAL PARA NUTRIR NOSSO ESPÍRITO, AINDA QUE O NOSSO SOFRIMENTO FÍSICO NÃO SEJA ALIVIADO.
ELE TEM-SE UNIDO A NÓS. TEM SOFRIDO, SANGRADO E CLAMADO CONOSCO. ELE TEM HONRADO ETERNAMENTE AQUELES QUE SOFREM COMPARTILHANDO DA SUA DOR.
ELE ESTÁ CONOSCO AGORA, MINISTRANDO-NOS ATRAVÉS DO SEU ESPÍRITO E POR MEIO DOS MEMBROS DO SEU CORPO, COMISSIONADOS A AUXILIAR-NOS E A ALIVIAR-NOS OS SOFRIMENTOS POR AMOR DE CRISTO, A CABEÇA.
ELE ESTÁ ESPERANDO E REUNINDO OS EXÉRCITOS DO BEM. UM DIA, ELE DESENCADEÁ-LOS-Á. O MUNDO VERÁ UMA ÚLTIMA EXPLOSÃO DE DOR ANTES DA VITÓRIA FINAL. E, ENTÃO, ELE CRIARÁ PARA NÓS UM INCRÍVEL MUNDO NOVO, E A DOR NÃO MAIS EXISTIRÁ.
EIS QUE VOS DIGO UM MISTÉRIO: NEM TODOS DORMIREMOS, MAS TRANSFORMADOS SEREMOS TODOS, NUM MOMENTO, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS, AO RESSOAR DA ÚLTIMA TROMBETA. A TROMBETA SOARÁ, OS MORTOS RESSUSCITARÃO INCORRUPTÍVEIS, E NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS. PORQUE É NECESSÁRIO QUE ESTE CORPO CORRUPTÍVEL SE REVISTA DA INCORRUPTIBILIDADE, E QUE O CORPO MORTAL SE REVISTA DA IMORTALIDADE. E QUANDO ESTE CORPO CORRUPTÍVEL SE REVESTIR DE INCORRUPTIBILIDADE, E O QUE É MORTAL SE REVESTIR DE IMORTALIDADE, ENTÃO SE CUMPRIRÁ A PALAVRA QUE ESTÁ ESCRITA: TRAGADA FOI A MORTE PELA VITÓRIA.
ONDE ESTÁ, Ó MORTE, A TUA VITÓRIA? ONDE ESTÁ, Ó MORTE, O TEU AGUILHÃO? (1 CORÍNTIOS 15.-SI-55).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BÍBLIA SAGRADA
DEUS SABE QUE SOFREMOS. PHILIP YANCEY. EDITORA VIDA
O PROBLEMA DO SOFRIMENTO. C S. LEWIS. EDITORA VIDA
O NOVO COMENTÁRIO DA BÍBLIA. F. DAVIDSON. EDITORA VIDA NOVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário