quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

NATAL DIFÍCIL

Em quase todas as partes do mundo habitado principalmente os países de cultura cristã estão mobilizados a comemorar a festa natalina, é claro que muitos nem sequer se dão conta da importância desta data de forma prática. Em alguns lares aparecem uma suntuosidade de banquetes, em outros bebedeiras desenfreadas e em outros a reunião em massa da família. Mas em muitas famílias onde a pobreza impera o natal é bem difícil, lares localizados em comunidades carentes, favelas, guetos, etc.

O natal da família do Salvador não foi diferente dos povos oprimidos hoje pelas mentes manipuladoras, foi um NATAL DIFÍCIL. Quando se completou os oito dias para a circuncisão de Jesus, foi levado ao templo de Jerusalém em cumprimento da Lei de Moisés para apresentá-lo ao Senhor. José e Maria apresentaram em sacrifício ao Senhor um par de rolas ou um par de pombinhos, esta era a oferenda dos pobres (Lc 2.21-24).

José e Maria não tinham condições de oferecer ao Senhor um cordeiro, pois eram uma família pobre, contudo esta história nos remete a uma lição libertadora que os Natais de dificuldade ou dias de dificuldade não podem roubar a alegria de não ter um cordeiro para oferecer ou melhor uma esplendorosa ceia de natal para realizar, pois o verdadeiro sentido do natal mesmo em dificuldade é a presença do Cordeiro de Deus (Jo 1.36). José e Maria não tinham um cordeiro para oferecer, mas tinham o cordeiro de Deus presente em suas vidas, e este é um grande diferencial no NATAL DIFÍCIL ter a companhia de Jesus. Pois "quem tem o Filho (Jesus) tem a vida; quem não tem o Filho (Jesus) não tem a vida." (I Jo 5.12) .

É natal! celebre-o com aquilo que é o mais importante o Senhor Jesus.

Emmanuel Neto

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A oração de uma palavra só

A expressão da mais absoluta confiança está presente no momento da mais profunda solidão e senso de abandono e desamparo.

As pessoas que convivem comigo dificilmente me descreveriam como um homem de oração. Mas peço licença a Paulo, apóstolo, para usar suas palavras em minha defesa – “Ninguém me considere insensato! Ou então suportai-me como insensato, a fim de que também eu me possa gloriar um pouco. O que vou dizer, não o direi conforme o Senhor, mas como insensato, certo que estou de ter motivo de me gloriar”.

Sou um daqueles denunciados por William James, que ora simplesmente porque não consegue evitar a oração. Minha vida de oração não se explica por outra razão senão o mais profundo desespero. Durante muito tempo carreguei a culpa de orar por razões diversas – a busca da santidade, o amor ao Senhor (o famoso e piedoso “buscar a Deus por quem Deus é”) ou mesmo aquela intercessão generosa, solidária e compassiva. Mas encontrei consolo nas palavras de Thomas Merton: “A oração é uma expressão de quem somos”.

A oração nunca me fez sentido. Para falar a verdade, ainda não faz. Também não consigo compreender a mecânica ou dinâmica processual da oração. Jamais consegui me ajoelhar aos pés de um deus deliberativo, que recebe as petições e súplicas das mãos do “anjo protocolador” e as despacha à luz de critérios misteriosos. Não consigo imaginar um deus pensando se responde ou não à súplica de uma mãe no corredor do hospital ou considerando se atende ou não ao clamor de uma comunidade que pede chuva.

Alguém deve imaginar que Deus ouve as orações, avalia a questão e depois dá ordens aos seus anjos conforme sua perfeita vontade: “Gabriel, faça com que aquele advogado desista da compra do apartamento, pois decidi que vou deixar que o casal que orou esta manhã feche o negócio”; ou “Miguel, dê um jeito de aquele menino esquecer o agasalho e ter que voltar para buscar, porque a mãe dele está orando e eu vou poupá-lo do acidente que está para acontecer na esquina da escola”. Se o leitor acredita que as coisas de fato acontecem desta maneira, nada contra. Não tenho qualquer argumento para afirmar que Deus não faça ou não possa atender orações desse tipo. Respeito seu ponto de vista, até porque não duvido que você tenha inúmeras histórias de orações cujas respostas de Deus o levam a acreditar que as coisas funcionam assim mesmo.

Quando comecei a pensar nessas coisas, minha experiência de oração mudou muito, e para melhor. Tudo começou quando Jesus me ensinou a invocar a Deus usando a expressão Abba. Os historiadores, Joachim Jeremias, por exemplo, afirmam que abba era a palavra do dialeto siro-ocidental aramaico que uma criança usava para se referir ao seu pai. O Talmud, comentário rabínico da Torah, diz que “quando uma criança saboreia o trigo, aprende a dizer abba e imma”, querendo dizer que “papai” e “mamãe” são as primeiras palavras de um pequeno recém-desmamado que está aprendendo a falar. Na verdade, a melhor tradução para abba seria “papa” ou mesmo “pa”, algo como o mero balbuciar, assim como para imma, seria “mama” ou simplesmente “ma”.

O fato é que abba era um termo infantil, anterior à construção conceitual, despido de significados culturais, ainda não elaborados na mente, mas perfeitamente compreensível ao coração. A criança que pronuncia abba ou imma não detém qualquer conceito de pai ou mãe, não sabe o significado de expressões como pessoa, identidade, individualidade. Ignora o que é família, casal, irmão, irmã – quanto mais conceitos abstratos como sociedade ou comunidade. Tudo quanto uma criança que pronuncia abba sabe é que existe apenas um a quem se refere assim. Diante de muitos braços estendidos em sua direção, a criança identifica quem são seu abba e sua imma. É como se, intuitivamente, pensasse assim: “Esse é meu abba, essa é minha imma; posso ir no seu colo ou lançar-me em seus braços. Ali estou suprida e segura”.

Joachim Jeremias relata que Jesus se dirigia a Deus “como uma criancinha fala a seu pai, com mesma simplicidade íntima, o mesmo abandono confiante”. Jeremias considerou este Abba “ipsissima vox de Jesus”, isto é, maneira própria e original de falar do Filho de Deus. Os apóstolos assim compreenderam, e Paulo vai dizer mais tarde que o clamor Abba é ipsissima vox dos filhos de Deus, adotados na comunhão do Espírito Santo.

Muito provavelmente, Abba é a palavra com que Jesus invoca Deus Pai quando do seu brado final e triunfante do alto da cruz: “Abba, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Logo, a expressão da mais absoluta confiança está presente no momento da mais profunda solidão e senso de abandono e desamparo. Eis a fé, como disse Martin Buber, como “adesão a Deus”. Não a uma imagem de Deus, um conceito, uma idéia do divino. Mas uma adesão a Deus, uma adesão que transcende imagens, conceitos, idéias e também sensações e percepções. A fé como adesão a Deus tal qual a adesão de uma criança desmamada no colo de sua mãe: além, ou aquém, da consciência racional, que decodifica e disseca o Senhor como um cadáver sobre a mesa da academia.

Mas, ao mesmo tempo, trata-se de fé como adesão adulta, madura, capaz de transitar além, ou aquém, das sensações e percepções, ciente tão somente de que Deus está, Deus é, e que seus braços acolhem. A oração de uma palavra só, Abba, é pronunciada na mais tenra infância e na mais extrema maturidade. Entre os dois momentos da pronúncia do Abba está a prepotência de quem acredita compreender e manipular o Deus “que habita em luz inacessível”.

Diante do Abba, a oração deixa de ser um arrazoado inteligente, ou uma ladainha de murmurações e súplicas que serão depois catalogadas em colunas de “respondidas na data tal”. Diante do Abba, a oração é mais parecida com um suspiro, um gemido profundo, ou uma efusão de lágrimas; também é semelhante a um salto de alegria incontida, um literal derramar do coração. O Abba é aquele que transcende nossos dogmas, nossos sentidos e nossas manipulações. Mas é aquele que compreende e acolhe o que não dizemos pela simples razão de não sabermos o que dizer, ou como dizer. É aquele que recebe o peso dos nossos corações simultaneamente depositados aos pés da cruz e entregues em suas amorosas mãos, devolvendo ao aflito “a paz que excede a todo o entendimento”.

Caso lhe seja possível compreender a oração com um estar diante daquele a respeito de quem pouco ou quase nada sabemos, exceto que é nosso Abba; se a oração é para você expressar diante dele o que lhe pesa no coração, através de gemidos profundos e um singelo balbuciar Abba, num salto de fé que transporta para além das sensações, percepções e conceitos; ou caso considere que um simples suspiro balbuciando Abba implica a mais profunda e legítima oração, então não apenas você vai orar mais, muito mais, como também – e principalmente – nunca mais será a mesma pessoa.


FONTE: CRISTIANISMO HOJE
09/12/2008 - 09:32 por Ed René Kivitz

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A MENOR BÍBLIA DO MUNDO


Cientistas do Instituto Technion, em Haifa (Israel) acabam de bater o recorde de menor Bíblia do mundo – ou, pelo menos, do menor Velho Testamento já impresso. A equipe, liderada por Uri Sivan, diretor do Instituto de Nanotecnologia do Technion, e Alex Lahav, ex-chefe do Instituto de Pesquisas em Microeletrônica, conseguiu “escrever” as 308.428 palavras da primeira parte da Bíblia sobre uma superfície de 0.5mm² de silício, coberta por uma camada de ouro de 20 nanometros.



A nanobíblia foi escrita com a técnica de Feixe de Íons em Foco (FIB, na sigla em inglês). Ao se direcionar um feixe de partículas para um ponto sobre a superfície, os átomos de ouro saem desse ponto, expondo assim a camada de silício que estava por baixo. O diâmetro do ponto exposto tem cerca de 40 nanometros. Ao observar as palavras escritas sob um microscópio eletrônico de varredura (SEM, em inglês), os pontos expostos de silício ficam mais escuros que o ouro em sua volta, facilitando a leitura. Ao direcionar um feixe de partículas para vários pontos sobre o substrato, é possível gravar qualquer padrão de pontos, especialmente aquele que represente um texto.



Agora, os cientistas estão tentando fotografar a nanobíblia com o SEM. Assim, eles poderão ampliar a fotografia em 10.000 vezes e exibi-la em uma parede gigante na Faculdade de Física do Instituto. Assim, o texto ficará visível a olho nu em um painel de 7m x 7m.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

DERRUBANDO GOLIAS. A OUTRA VERSÃO DA BATALHA CONTRA GOLIAS

II SM 21:15-22

INTRODUÇÃO:

ESTAS GRANDES PELEJAS CONTRA OS FILISTEUS. NÃO SE REGISTA A ALTURA EM QUE SE DERAM ESTES ACONTECIMENTOS. É POSSÍVEL QUE A DESCRIÇÃO TENHA SIDO COPIADA DE ALGUM REGISTO OFICIAL DE GRANDES E HERÓICOS FEITOS.
SÃO QUATRO GIGANTES FILISTEUS CONTRA QUATRO ISRAELITAS MENCIONADOS NO TEXTO DAVI (REI DE ISRAEL), ABISAÍ (FILHO DE SÁRVIA), SOBOCAI (DE HUSA), JÔNATAS (FILHO DE SAMA IRMÃO DE DAVI).
O PASTOR DIEGO COMEÇOU ESTA SÉRIE DE MENSAGENS FALANDO SOBRE UMA BATALHA SINGULAR ENTRE UM ISRAELITA E UM GIGANTE FILISTEU CHAMADO GOLIAS.
QUEM MATOU GOLIAS? E SE EU DICESSE PARA VOCÊS QUE FOI UM HOMEM CHAMADO EL-HANÃ, FILHO DE JAARÉ-OREGIM, O BELEMITA. O QUE VOCÊS RESPONDERIAM? MEDIANTE ESTA POLÊMICA INICIAL QUERO FALAR SOBRE O SEGUINTE TEMA: VENCENDO GOLIAS. A OUTRA VERSÃO DA BATALHA CONTRA GOLIAS
NA BATALHA CONTRA OS GOLIAS DA VIDA PRECISAMOS...
I-SABER QUANDO RECUAR. II SM 21: 15-17
15 TIVERAM MAIS OS FILISTEUS UMA PELEJA CONTRA ISRAEL; E DESCEU DAVI, E COM ELE OS SEUS SERVOS; E TANTO PELEJARAM CONTRA OS FILISTEUS, QUE DAVI SE CANSOU.
16 E ISHBI-FILHO DE NOBE, QUE ERA DOS FILHOS DE RAFA (A PALAVRA RAPHA (HARAPHAH COM ARTIGO) PODE SER O NOME PRÓPRIO DE UMA RAÇA DE GIGANTES CHAMADA DOS REFAINS. OS FILHOS QUE AQUI SE MENCIONAM SÃO DIFERENTES DOS NEFILIM OU "GIGANTES", E DOS FILHOS DE ENAQUE PARA CUJA REFERÊNCIA SE USA A PALAVRA NEFILIM), CUJA LANÇA PESAVA TREZENTOS SICLOS DE COBRE (EQUIVALE A 171KG E 36G), E QUE CINGIA UMA ESPADA NOVA, INTENTOU FERIR A DAVI.
17, PORÉM, ABISAÍ, FILHO DE SÁRVIA, O SOCORREU, E FERIU O FILISTEU, E O MATOU. ENTÃO OS HOMENS DE DAVI LHE JURARAM, DIZENDO: NUNCA MAIS SAIRÁS CONOSCO À PELEJA, PARA QUE NÃO APAGUES A LÂMPADA DE ISRAEL.
DESSE MOMENTO EM DIANTE O POVO RECUSOU-SE A CONSENTIR QUE DAVI TORNASSE A ARRISCAR A VIDA, POIS QUE ESTA ERA, PARA ELES, COMO A LÂMPADA DE ISRAEL.
MARTINHO LUTERO SE REFUGIA NO CASTELO FREDERICO, O SÁBIO LOCALIZADO NA ALEMANHA NA CIDADE DE WARTBURG, 10 MESES E ALI TRADUZIU O NOVO TESTAMENTO.
QUANDO RECUAMOS NUMA BATALHA.
1. ECONOMIZAMOS FORÇAS
DESPERDIÇAR ENERGIA NAS BATALHAS DA VIDA ENCURTAM O CAMINHO DA DERROTA
2. ALANISAMOS OS NOSSOS ERROS
NÃO FAZER UM CHECK LIST DE NOSSAS FALHAS, REVELARÁ AOS OUTROS O NOSSO CALCANHAR DE AQUILES.
3. TRAÇAMOS ESTRATÉGIAS DE ATAQUE
VIVER SEM PLANEJAR É O MESMO QUE CONSTRUIR UMA CASA SEM FAZER A PLANTA.
NA BATALHA CONTRA OS GOLIAS DA VIDA PRECISAMOS...
II – ACEITAR QUE OUTROS SE LEVANTARAM. II SM 21:18-19
18 E ACONTECEU DEPOIS DISTO QUE HOUVE EM GOBE AINDA OUTRA PELEJA CONTRA OS FILISTEUS; ENTÃO SOBOCAI, O DE HUSA, FERIU A SAFE, QUE ERA DOS FILHOS DE RAFA. (DESCENDENTE DOS GIGANTES)
19 HOUVE MAIS OUTRA PELEJA CONTRA OS FILISTEUS EM GOBE; E EL-HANÃ, FILHO DE JAARÉ-OREGIM, O BELEMITA, FERIU GOLIAS, DE GATE, DE CUJA LANÇA ERA A HASTE COMO ÓRGÃO DE TECELÃO (ÓRGÃO DE TECELÃO ERA UMA MÁQUINA PRIMITIVA DE TEAR. CERTOS ERUDITOS IDENTIFICAM A “HASTE DO TECELÃO” DO ANTIGO TESTAMENTO COM A “RÉGUA DE TRELA”, MAS É MAIS PROVÁVEL QUE ESSA REFERÊNCIA DIGA RESPEITO A UMA DAS PESADAS VIDAS DO TEAR VERTICAL).
1. O COPISTA FEZ UMA PEQUENA ALTERAÇÃO DO TEXTO ICR 20:5
“E TORNOU A HAVER GUERRA COM OS FILISTEUS; E EL-HANÃ, FILHO DE JAIR, FERIU A LAMI, IRMÃO DE GOLIAS, O GITEU, CUJA HASTE DA LANÇA ERA COMO ÓRGÃO DE TECELÃO”.
PARA “HOUVE MAIS OUTRA PELEJA CONTRA OS FILISTEUS EM GOBE; E EL-HANÃ, FILHO DE JAARÉ-OREGIM, O BELEMITA, FERIU GOLIAS, O GITEU, DE CUJA LANÇA ERA A HASTE COMO ÓRGÃO DE TECELÃO”.(II SM 21:19).
2. EXISTIAM DOIS GOLIAS DE GATE
3. OUTRO NOME DE DAVI ERA EL-HANÃ
CERTO COMENTADOR FAZ UMA LONGA EXPOSIÇÃO, COM A QUAL PRETENDE JUSTIFICAR A SEGUINTE TRADUÇÃO DE 2SM 21.19: "ELANÃ, FILHO DE JESSÉ, O BELEMITA, FERIU GOLIAS...".
PARA ESTA MESAGEM VOU ABRAÇAR A SEGUINTE TEORIA. A QUE EXISTIAM DOIS GOLIAS DE GATE.
COMO RÉPLICA, ASSEVERAM ALGUNS TEREM EXISTIDO DOIS GOLIAS; CONTUDO O FATO É IMPROVÁVEL SE BEM QUE, POR ESTRANHO QUE PAREÇA, HOUVESSE DOIS ELANÃS, AMBOS DE BELÉM (CF. 2SM 23.24 ASAEL, IRMÃO DE JOABE, ESTAVA ENTRE OS TRINTA; EL-HANÃ, FILHO DE DODÓ, DE BELÉM;). DA MESMA MANEIRA PODERIA HAVER DOIS GOLIAS DE GATE, UM MORTO POR DAVI E OUTRO POR ELANÃ.
A VIDA DE JÓ
JÓ CAPÍTULO 1
13 E SUCEDEU UM DIA, EM QUE SEUS FILHOS E SUAS FILHAS COMIAM, E BEBIAM VINHO, NA CASA DE SEU IRMÃO PRIMOGÊNITO,
14 QUE VEIO UM MENSAGEIRO A JÓ, E LHE DISSE: OS BOIS LAVRAVAM, E AS JUMENTAS PASTAVAM JUNTO A ELES;
15 E DERAM SOBRE ELES OS SABEUS, E OS TOMARAM, E AOS SERVOS FERIRAM AO FIO DA ESPADA; E SÓ EU ESCAPEI PARA TRAZER-TE A NOVA.
16 ESTANDO ESTE AINDA FALANDO, VEIO OUTRO E DISSE: FOGO DE DEUS CAIU DO CÉU, E QUEIMOU AS OVELHAS E OS SERVOS, E OS CONSUMIU, E SÓ EU ESCAPEI PARA TRAZER-TE A NOVA.
17 ESTANDO AINDA ESTE FALANDO, VEIO OUTRO, E DISSE: ORDENANDO OS CALDEUS TRÊS TROPAS, DERAM SOBRE OS CAMELOS, E OS TOMARAM, E AOS SERVOS FERIRAM AO FIO DA ESPADA; E SÓ EU ESCAPEI PARA TRAZER-TE A NOVA.
18 ESTANDO AINDA ESTE FALANDO, VEIO OUTRO, E DISSE: ESTANDO TEUS FILHOS E TUAS FILHAS COMENDO E BEBENDO VINHO, EM CASA DE SEU IRMÃO PRIMOGÊNITO,
19 EIS QUE UM GRANDE VENTO SOBREVEIO DALÉM DO DESERTO, E DEU NOS QUATRO CANTOS DA CASA, QUE CAIU SOBRE OS JOVENS, E MORRERAM; E SÓ EU ESCAPEI PARA TRAZER-TE A NOVA.
JÓ CAPÍTULO 2
7 ENTÃO SAIU SATANÁS DA PRESENÇA DO SENHOR, E FERIU A JÓ DE ÚLCERAS MALIGNAS, DESDE A PLANTA DO PÉ ATÉ AO ALTO DA CABEÇA.
QUANDO ACEITAMOS QUE OUTROS GOLIAS DA VIDA SE LEVANTARAM...
1. NOS PREPARAMOS MELHOR PARA AS BATALHAS DA VIDA
QUANDO SABEMOS QUE EXISTEM OUTROS GOLIAS PARA DERRUBAR PEGAMOS MAIS DE UMA PEDRA NO RIBEIRO, PARA NOSSA FUNDA.
2. NÃO VIVEMOS UMA VIDA INSATISFEITA.
“É SÓ COMIGO?”
3. ACREDITAMOS QUE PODEMOS DERRUBAR OS OUTROS GOLIAS.
ROMANOS CAPÍTULO 5
1 TENDO SIDO, POIS, JUSTIFICADOS PELA FÉ, TEMOS PAZ COM DEUS, POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO;
2 PELO QUAL TAMBÉM TEMOS ENTRADA PELA FÉ A ESTA GRAÇA, NA QUAL ESTAMOS FIRMES, E NOS GLORIAMOS NA ESPERANÇA DA GLÓRIA DE DEUS.
3 E NÃO SOMENTE ISTO, MAS TAMBÉM NOS GLORIAMOS NAS TRIBULAÇÕES; SABENDO QUE A TRIBULAÇÃO PRODUZ A PACIÊNCIA,
4 E A PACIÊNCIA A EXPERIÊNCIA, E A EXPERIÊNCIA A ESPERANÇA.
NAS BATALHAS CONTRA OS GOLIAS DA VIDA PRECISAMOS...
III – ACREDITAR QUE POR MAIS DIFÍCEIS QUE SEJAM SEMPRE TEM UM FIM. II SM 21:20-22
20 HOUVE AINDA TAMBÉM OUTRA PELEJA EM GATE, ONDE ESTAVA UM HOMEM DE ALTA ESTATURA, QUE TINHA EM CADA MÃO SEIS DEDOS, E EM CADA PÉ OUTROS SEIS, VINTE E QUATRO AO TODO, E TAMBÉM ESTE NASCERA DE RAFA (RAÇA DOS GIGANTES).
21 E INJURIAVA A ISRAEL; PORÉM JÔNATAS, FILHO DE SAMA, IRMÃO DE DAVI, O FERIU.
22 ESTES QUATRO NASCERAM DE RAFA EM GATE; E CAÍRAM PELA MÃO DE DAVI E PELA MÃO DE SEUS SERVOS.
DEPOIS DE QUATRO BATALHAS CONTRA OS GIGANTES A BATALHA CHEGA AO FIM MEDIANTE OS HERÓIS DE ISRAEL DAVI (REI DE ISRAEL), ABISAÍ (FILHO DE SÁRVIA), SOBOCAI (DE HUSA), JÔNATAS (FILHO DE SAMA IRMÃO DE DAVI).
AS BATALHAS DA VIDA SÃO COMO FILMES ÉPICOS DIVIDIDOS EM INÍCIO, DESENVOLVIMENTO, CLÍMAX E FINAL.
NO FIM DA BATALHA GOZAMOS DO SABOR DA VITÓRIA, SE AINDA NÃO SABOREAMOS É PORQUE AINDA NÃO CHEGOU O FIM DA BATALHA.
ACREDITAR QUE POR MAIS DIFÍCEIS QUE SEJAM, SEMPRE TEM UM FIM IMPLICA EM...
1. NÃO SE ENTREGAR ANTES DO FIM.
"NÃO VEIO SOBRE VÓS TENTAÇÃO, SENÃO HUMANA; MAS FIEL É DEUS, QUE NÃO VOS DEIXARÁ TENTAR ACIMA DO QUE PODEIS, ANTES COM A TENTAÇÃO DARÁ TAMBÉM O ESCAPE, PARA QUE A POSSAIS SUPORTAR”.(I CORÍNTIOS 10: 13)
ACREDITAR QUE POR MAIS DIFÍCEIS QUE SEJAM, SEMPRE TEM UM FIM IMPLICA EM...
2. VER ALÉM DA BATALHA.
PORTANTO NÓS TAMBÉM, POIS QUE ESTAMOS RODEADOS DE UMA TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS, DEIXEMOS TODO O EMBARAÇO, E O PECADO QUE TÃO DE PERTO NOS RODEIA, E CORRAMOS COM PACIÊNCIA A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA,
“OLHANDO PARA JESUS, AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ, O QUAL, PELO GOZO QUE LHE ESTAVA PROPOSTO, SUPORTOU A CRUZ, DESPREZANDO A AFRONTA, E ASSENTOU-SE À DESTRA DO TRONO DE DEUS. (HE 12.1-2)”.
ACREDITAR QUE POR MAIS DIFÍCEIS QUE SEJAM, SEMPRE TEM UM FIM IMPLICA EM...
3. E GRÃ FINALE SERÁ NOS CÉUS.
APOCALÍPSE CAPÍTULO 21
1 E VI UM NOVO CÉU, E UMA NOVA TERRA. PORQUE JÁ O PRIMEIRO CÉU E A PRIMEIRA TERRA PASSARAM, E O MAR JÁ NÃO EXISTE.
2 E EU, JOÃO, VI A SANTA CIDADE, A NOVA JERUSALÉM, QUE DE DEUS DESCIA DO CÉU, ADEREÇADA COMO UMA ESPOSA ATAVIADA PARA O SEU MARIDO.
3 E OUVI UMA GRANDE VOZ DO CÉU, QUE DIZIA: EIS AQUI O TABERNÁCULO DE DEUS COM OS HOMENS, POIS COM ELES HABITARÁ, E ELES SERÃO O SEU POVO, E O MESMO DEUS ESTARÁ COM ELES, E SERÁ O SEU DEUS.
4 E DEUS LIMPARÁ DE SEUS OLHOS TODA A LÁGRIMA; E NÃO HAVERÁ MAIS MORTE, NEM PRANTO, NEM CLAMOR, NEM DOR; PORQUE JÁ AS PRIMEIRAS COISAS SÃO PASSADAS.
5 E O QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE O TRONO DISSE: EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS. E DISSE-ME: ESCREVE; PORQUE ESTAS PALAVRAS SÃO VERDADEIRAS E FIÉIS.
6 E DISSE-ME MAIS: ESTÁ CUMPRIDO. EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRINCÍPIO E O FIM. A QUEM QUER QUE TIVER SEDE, DE GRAÇA LHE DAREI DA FONTE DA ÁGUA DA VIDA.
7 QUEM VENCER, HERDARÁ TODAS AS COISAS; E EU SEREI SEU DEUS, E ELE SERÁ MEU FILHO.
CONCLUSÃO:
NESTA MENSAGEM TROUXE UMA OUTRA VERSÃO DA BATALHA CONTRA GOLIAS. E HOJE VOCÊ PODE REFORMULAR A SUA VERSÃO DA SUA HISTÓRIA CONTRA OS GOLIAS DA VIDA. ATRAVÉS DESTES TRÊS CONSELHOS
I - QUANDO RECUAMOS NUMA BATALHA.
1. ECONOMIZAMOS FORÇAS
2. ALANISAMOS OS NOSSOS ERROS
3. TRAÇAMOS ESTRATÉGIAS DE ATAQUE
II - QUANDO ACEITAMOS QUE OUTROS GOLIAS DA VIDA SE LEVANTARAM...
1. NOS PREPARAMOS MELHOR PARA AS BATALHAS DA VIDA
2. NÃO VIVEMOS UMA VIDA INSATISFEITA.
3. ACREDITAMOS QUE PODEMOS DERRUBAR OS OUTROS GOLIAS.
III - ACREDITAR QUE POR MAIS DIFÍCEIS QUE SEJAM, SEMPRE TEM UM FIM IMPLICA EM...
1. NÃO SE ENTREGAR ANTES DO FIM.
2. VER ALÉM DA BATALHA
3. E GRÃ FINALE SERÁ NOS CÉUS.

“QUEM É JESUS DE NAZARÉ?”

MARCOS 8
27 E SAIU JESUS, E OS SEUS DISCÍPULOS, PARA AS ALDEIAS DE CESARÉIA DE FILIPE; E NO CAMINHO PERGUNTOU AOS SEUS DISCÍPULOS, DIZENDO: QUEM DIZEM OS HOMENS QUE EU SOU?
28 E ELES RESPONDERAM: JOÃO O BATISTA; E OUTROS: ELIAS; MAS OUTROS: UM DOS PROFETAS.
29 E ELE LHES DISSE: MAS VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU? E, RESPONDENDO PEDRO, LHE DISSE: TU ÉS O CRISTO.
30 E ADMOESTOU-OS, PARA QUE A NINGUÉM DISSESSEM AQUILO DELE.

INTRODUÇÃO:
ESTE CONTRASTE DA IGREJA QUE CONHECE A JESUS X A IGREJA QUE NÃO CONHECE A JESUS É BASTANTE CONTEMPORÂNEO A NOSSA REALIDADE EVANGÉLICA DO BRASIL.
ATÉ PORQUE CONHECER SEGUNDO O SIGNIFICADO BÍBLICO NÃO É UM CONHECIMENTO SUPERFICIAL E SIM ÍNTIMO. POR EXEMPLO, MATEUS 1:24 E JOSÉ, DESPERTANDO DO SONO, FEZ COMO O ANJO DO SENHOR LHE ORDENARA, E RECEBEU A SUA MULHER; 25 E NÃO A CONHECEU ATÉ QUE DEU À LUZ SEU FILHO, O PRIMOGÊNITO; E PÔS-LHE POR NOME JESUS.
A IGREJA NO BRASIL POSSUE A IGREJA EVANGÉLICA DO POVÃO (IEP) QUE É UM PROTÓTICO DE SENTENAS DE PESSOAS QUE ESTÃO DISTANTES DE UM CONHECIMENTO GENUÍNO DE JESUS DE NAZARÉ.
EXISTE UM FILME MUITO CONHECIDO PROVAVELMENTE POR TODOS AQUI CHAMADO “FORREST GUMP – O CONTADOR DE HISTÓRIAS” EM UMA DAS PARTES DO FILME, ONDE GUMP FOI ABANDONADO PELA SUA NAMORADA JENY ELE RESOLVEU CORRER SEM PARAR. DURANTE A SUA TRAJETÓRIA ALGUNS O QUESTIONARAM ACERCA DO MOTIVO PELO QUAL ESTAVA CORRENDO. E ELE RESPONDEU QUE ERA PELO SIMPLES DESEJO DE CORRER, ENTÃO PASSOU A TER SEGUIDORES NA SUA CORRIDA, ENTÃO UM CERTO DIA ELE PAROU DE CORRER E SEUS SEGUIDORES FICARAM NA ESPECTATIVA DE ELE FALAR ALGUMA COISA E DE FORMA REPENTINA DECIDIU VOLTAR PARA CASA. ESTAS PESSOAS QUE SEGUIAM A FORREST GUMP SE ASSEMELHAM A IGREJA EVANGÉLICA DO POVÃO QUE SEGUEM A JESUS SEM CONHECELO.
O JESUS QUE A IGREJA EVANGÉLICA DO POVÃO SEGUE ESTÁ TRANSFIGURADO, MANCHADO, DETURPADO, MASCARADO. A PERGUNTA SIMPLES QUE O SENHOR JESUS FEZ A MAIS DE 2000 ANOS ATRÁS AOS DÍSCÍPULOS “QUEM DIZEM OS HOMENS QUE EU SOU?” É MUITO RELEVANTE HOJE.
A TÓNICA DESTES TEXTOS QUE LEMOS É RESPONDER A PREGUNTA: “QUEM É JESUS DE NAZARÉ?”
A REVISTA GALILEU DESTE MÊS TEM POR PROPOSTA RECONSTRUIR JESUS DE NAZARÉ ATRAVÉS DE RECURSOS CIENTÍFICOS. MOSTRANDO A REVELANCIA DO PERSONAGEM JESUS DE NAZARÉ EM NOSSOS DIAS.
PARA CONHECER A JESUS DE VERDADE É FUNDAMENTAL RESPONDER ESTA PERGUNTA: “QUEM É JESUS DE NAZARÉ?” ESTE MENSAGEM TERÁ COMO OBJETIVO IMPOSSÍVEL DE SER ALCANÇADO QUE É RECONSTRUIR JESUS DE NAZARÉ.
QUEM FOI AFINAL JESUS DE NAZARÉ?

A COMUNIDADE PRIMITIVA UTILIZOU MAIS DE 50 NOMES TÍTULOS OU QUALIFICAÇÕES PARA DEFINIR QUEM É JESUS: O TÍTULO CRISTO É EMPREGADO CERCA DE 500 VEZES; SENHOR OCORRE 350 VEZES; FILHO DO HOMEM, 80 VEZES; FILHO DE DEUS, 75 VEZES; FILHO DE DAVI, 20 VEZES E ASSIM POR DIANTE. JESUS É CHAMADO COM NOMES QUE VÃO DESDE OS MAIS HUMANOS, COMO MESTRE, PROFETA, O JUSTO, O BOM, O SANTO ATÉ OS MAIS SUBLIMES, COMO FILHO DE DEUS E SALVADOR E, POR FIM, É QUALIFICADO DE DEUS MESMO. NUM ESPAÇO DE TEMPO DE 30 ANOS APÓS A SUA MORTE, ELE ATRIU A SI TODOS OS TÍTULOS DE HONRA E GLÓRIA HUMANOS E DIVINOS QUE EXISTIAM E SE PODIAM IMAGINAR DENTRO DO IMPÉRIO ROMANO. MAS AFINAL...
QUEM ERA JESUS DE NAZARÉ? JESUS DE NAZARÉ
1. FALAVA COM DEUS E DE DEUS DE FORMA CONSIDERADA BLASMEFA PELOS SEUS CONTERRÂNEOS
JOÃO 5:18 POR ISSO, POIS, OS JUDEUS AINDA MAIS PROCURAVAM MATÁ-LO, PORQUE NÃO SÓ QUEBRANTAVA O SÁBADO, MAS TAMBÉM DIZIA QUE DEUS ERA SEU PRÓPRIO PAI, FAZENDO-SE IGUAL A DEUS.
A IGREJA QUE CONHECE A JESUS CRER QUE JESUS É DEUS.
QUEM ERA JESUS DE NAZARÉ?
2. ASSUMIU ATITUDES SOMENTE CABÍVEIS A DEUS, COMO PERDOAR PECADOS E MODIFICAR A LEI SANTA DE MOISÉS.
MARCOS 2:7 POR QUE DIZ ESTE ASSIM BLASFÊMIAS? QUEM PODE PERDOAR PECADOS, SENÃO DEUS?
MATEUS 5:21 OUVISTES QUE FOI DITO AOS ANTIGOS: NÃO MATARÁS; MAS QUALQUER QUE MATAR SERÁ RÉU DE JUÍZO.
MATEUS 5:22 EU, PORÉM, VOS DIGO QUE QUALQUER QUE, SEM MOTIVO, SE ENCOLERIZAR CONTRA SEU IRMÃO, SERÁ RÉU DE JUÍZO; E QUALQUER QUE DISSER A SEU IRMÃO: RACA, SERÁ RÉU DO SINÉDRIO; E QUALQUER QUE LHE DISSER: LOUCO, SERÁ RÉU DO FOGO DO INFERNO.
A IGREJA QUE CONHECE A JESUS ENTENDE QUE APENAS ELE PODE FAZER ALTERAÇÕES NA SANTA LEI DE JESUS.
QUEM ERA JESUS DE NAZARÉ?
3.PREGAVA O REINO DE DEUS COMO TOTAL LIBERTAÇÃO DO HOMEM, DO PECADO, DOS SOFIMENTOS E DA MORTE.
MATEUS 9:35 E PERCORRIA JESUS TODAS AS CIDADES E ALDEIAS, ENSINANDO NAS SINAGOGAS DELES, E PREGANDO O EVANGELHO DO REINO, E CURANDO TODAS AS ENFERMIDADES E MOLÉSTIAS ENTRE O POVO.

A IGREJA QUE CONHECE A JESUS PREGA O EVANGELHO INTEGRAL.
QUEM ERA JESUS DE NAZARÉ?
4.SENTIA-SE TÃO IDENTIFICADO COM O REINO, QUE FAZ DEPENDER SUA POSSE DA ADESÃO À SUA PESSOA.
LUCAS 12:8 E DIGO-VOS QUE TODO AQUELE QUE ME CONFESSAR DIANTE DOS HOMENS TAMBÉM O FILHO DO HOMEM O CONFESSARÁ DIANTE DOS ANJOS DE DEUS.
LUCAS 12:9 MAS QUEM ME NEGAR DIANTE DOS HOMENS SERÁ NEGADO DIANTE DOS ANJOS DE DEUS.
A IGREJA QUE CONHECE A JESUS ENTENDE QUE SÓ JESUS É A PORTA DOS CÉUS.
QUEM ERA JESUS DE NAZARÉ?
5.AOS DISCÍPULOS QUE CHAMA PARA SEGUI-LO A FIM DE JUNTO COM ELE ANUNCIAR O REINO E PREPARAR O POVO, FAZ DURAS EXIGÊNCIAS:
5.1.CORTE DE TODAS AS RELAÇÕES HUMANAS
LUCAS 14:26 SE ALGUÉM VIER A MIM, E NÃO ABORRECER A SEU PAI, E MÃE, E MULHER, E FILHOS, E IRMÃOS, E IRMÃS, E AINDA TAMBÉM A SUA PRÓPRIA VIDA, NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO. (HEBRAÍSMO. JESUS NÃO EXIGE O ÓDIO E SIM O DESAPEGO COMPLETO E IMEDIATO)
A IGREJA QUE CONHECE A JESUS COLACA CRISTO ACIMA DE TUDO E TODOS.
5.2.SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA.
MATEUS 10:38 E QUEM NÃO TOMA A SUA CRUZ, E NÃO SEGUE APÓS MIM, NÃO É DIGNO DE MIM.
A IGREJA QUE CONHECE A JESUS VIVE SOB A CRUZ DO EVANGELHO
5.3.RENÚCNIA AOS BENS DA TERRA.
MARCOS 6:8 E ORDENOU-LHES QUE NADA TOMASSEM PARA O CAMINHO, SENÃO SOMENTE UM BORDÃO; NEM ALFORJE, NEM PÃO, NEM DINHEIRO NO CINTO;
MARCOS 6:9 MAS QUE CALÇASSEM ALPARCAS, E QUE NÃO VESTISSEM DUAS TÚNICAS.
MARCOS 6:10 E DIZIA-LHES: NA CASA EM QUE ENTRARDES, FICAI NELA ATÉ PARTIRDES DALI.
TAL CHAMADO DE SEGUIMENTO IMPLICA JÁ FÉ NA PESSOA E NAS INTENÇÕES DE JESUS. AQUI DOCUMENTA-SE TAMBÉM O ESPECÍFICO DA CONSCIÊNCIA DE JESUS, DE AGIR EM NOME E NO LUGAR DE DEUS.
A IGREJA QUE CONHECE A JESUS VIVE UMA VIDA DSAPEGADA DOS BENS MATERIAS.
QUEM ERA JESUS DE NAZARÉ?
6.A SUA PRESENÇA, AS ESTRUTURA DO VELHO MUNDO SE MODIFICAM:
6.1. DOENÇAS SÃO CURADAS.
"PORQUE TINHA CURADO A MUITOS, DE TAL MANEIRA QUE TODOS QUANTOS TINHAM ALGUM MAL SE ARROJAVAM SOBRE ELE, PARA LHE TOCAREM." (MARCOS 3 : 10)
A IGREJA QUE CONHECE A JESUS CRER NO SEU PODER DE CURAR.
6.2. A MORTE É VENCIDA.
LUCAS 7:11 E ACONTECEU QUE, NO DIA SEGUINTE, ELE FOI À CIDADE CHAMADA NAIM, E COM ELE IAM MUITOS DOS SEUS DISCÍPULOS, E UMA GRANDE MULTIDÃO;
LUCAS 7:12 E, QUANDO CHEGOU PERTO DA PORTA DA CIDADE, EIS QUE LEVAVAM UM DEFUNTO, FILHO ÚNICO DE SUA MÃE, QUE ERA VIÚVA; E COM ELA IA UMA GRANDE MULTIDÃO DA CIDADE.
LUCAS 7:13 E, VENDO-A, O SENHOR MOVEU-SE DE ÍNTIMA COMPAIXÃO POR ELA, E DISSE-LHE: NÃO CHORES.
LUCAS 7:14 E, CHEGANDO-SE, TOCOU O ESQUIFE (E OS QUE O LEVAVAM PARARAM), E DISSE: JOVEM, A TI TE DIGO: LEVANTA-TE. E O DEFUNTO ASSENTOU-SE, E COMEÇOU A FALAR.
LUCAS 7:15 E ENTREGOU-O A SUA MÃE.
LUCAS 7:16 E DE TODOS SE APODEROU O TEMOR, E GLORIFICAVAM A DEUS, DIZENDO: UM GRANDE PROFETA SE LEVANTOU ENTRE NÓS, E DEUS VISITOU O SEU POVO.
LUCAS 7:17 E CORREU DELE ESTA FAMA POR TODA A JUDÉIA E POR TODA A TERRA CIRCUNVIZINHA.
A IGREJA QUE CONHECE A JESUS ACREDITA QUE JESUS TEM PODER SOBRE A MORTE. (JESUS NÃO SÓ CURA, MAS TAMBÉM RESSUCITA)
6.3. DEMÔNIOS IMPUROS CEDEM LUGAR AO ESPÍRITO DE DEUS.
MATEUS 12:28 MAS, SE EU EXPULSO OS DEMÔNIOS PELO ESPÍRITO DE DEUS, LOGO É CHEGADO A VÓS O REINO DE DEUS.
A IGREJA QUE CONHECE A JESUS ACREDITA QUE JESUS TEM PODER SOBRE OS DEMÔNIOS.
QUEM ERA JESUS DE NAZARÉ?
7. O HOMEM QUE RESSUCITOU.
JOÃO 20:1 E NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA, MARIA MADALENA FOI AO SEPULCRO DE MADRUGADA, SENDO AINDA ESCURO, E VIU A PEDRA TIRADA DO SEPULCRO.
JOÃO 20:2 CORREU, POIS, E FOI A SIMÃO PEDRO, E AO OUTRO DISCÍPULO, A QUEM JESUS AMAVA, E DISSE-LHES: LEVARAM O SENHOR DO SEPULCRO, E NÃO SABEMOS ONDE O PUSERAM.
A IGREJA QUE CONHECE A JESUS ANUNCIA SUA RTESSUREIÇÃO.
QUEM É JESUS DE NAZARÉ?
8. O SALVADOR DO MUNDO.
"E DIZIAM À MULHER: JÁ NÃO É PELO TEU DITO QUE NÓS CREMOS; PORQUE NÓS MESMOS O TEMOS OUVIDO, E SABEMOS QUE ESTE É VERDADEIRAMENTE O CRISTO, O SALVADOR DO MUNDO." (JOÃO 4 : 42)
A IGREJA QUE CONHECE A JESUS VIVENA ESPERANÇA DE SUA SALVAÇÃO.
CONCLUSÃO:
DIANTE DE JESUS, TODOS SE ADMIRAM E PERGUNTAM: QUEM É ESSE (MT 21.10)?
E NÓS COMO IGREJA QUE CONHECE A JESUS TEMOS A MISSÃO DE RESPONDER AO MUNDO QUEM FOI, E QUEM É JESUS DE NAZARÉ.

Emmanuel Neto

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Diagnóstico denominacional

O que procuro quando quero encontrar uma igreja saudável.

No ano passado, minha esposa e eu fizemos uma experiência. Decidimos procurar a palavra “igrejas” nas Páginas Amarelas e visitar cada uma das que foram listadas no catálogo. Apesar de morarmos em uma pequena cidade, encontramos representações da maioria das denominações, assim como diversas outras não filiadas a qualquer denominação: um total de 24 congregações, se deixarmos de fora grupos como os Testemunhas de Jeová.

Descobri que as igrejas estão bem diversificadas. Algumas ainda têm órgãos e corais, mas a maioria tem bandas de louvor com guitarras elétricas e baterias. Estranhamente, uma Igreja de Cristo proíbe instrumentos musicais que não são mencionados no Novo Testamento, mas não vê contradição em projetar seus hinos em slides no Power Point. Alguns freqüentadores das igrejas se vestem solenemente, enquanto outros usam calça jeans e botas de caubói (afinal, moro no estado americano do Colorado e isto é comum por lá!).

Aos domingos, as igrejas se reúnem em vários horários durante a manhã: às 7:00, às 9:30, às 10:30 e às 11:00; algumas se reúnem aos sábados à noite, e uma igreja luterana se reúne às quintas-feiras à noite. Algumas seguem uma liturgia permanente, outras aparentemente decidem a ordem do culto conforme ele acontece.

Com uma intuição difícil de explicar, geralmente consigo perceber a “vivacidade” de uma congregação em apenas cinco minutos. Havia pessoas conversando no saguão? Ouvi o som das risadas? Que atividades e questões estavam destacadas no boletim dominical? Para minha surpresa, o fator “vivacidade” tinha pouco a ver com teologia. Em duas das igrejas mais conservadoras que visitei, os membros sentavam-se e lá permaneciam durante todo o culto, como se estivessem colados nos bancos, até mesmo a equipe pastoral transmitia a idéia de que seu objetivo principal era chegar logo ao final para receber a bênção. Ao mesmo tempo, uma igreja liberal (que havia reescrito os hinos e até mesmo a oração do Pai-Nosso para torná-la “politicamente correta”) demonstrava mais energia na comunidade e em projetos de alcance global.

Graças a este experimento, agora tenho uma visão mais clara sobre as qualidades que busco em uma igreja saudável.

Diversidade - Conforme leio sobre a igreja do Novo Testamento, nenhuma característica se destaca mais do que esta. Desde o Pentecostes, a igreja cristã derrubou as barreiras de gênero, raça e classe social que marcavam as congregações judaicas. Paulo, que quando rabino agradecia diariamente por não ter nascido mulher, escravo ou gentil, estava maravilhado com a mudança radical: “Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus” (Gálatas 3.28).

Um moderno pastor indiano me disse: “A maior parte do que acontece nas igrejas cristãs, incluindo os milagres, pode ser duplicada nas congregações hinduístas e muçulmanas. Mas na minha área apenas os cristãos promovem a mistura de homens e mulheres de diferentes castas, raças e grupos sociais. Este é o milagre real!” A diversidade complica a vida em vez de simplificá-la. Talvez por esta razão tenhamos a tendência de permanecer em grupos da nossa classe econômica e com opiniões parecidas e da mesma faixa etária que a nossa. A Igreja oferece um lugar onde crianças e avós, desempregados e executivos, imigrantes e famílias tradicionais possam se reunir. Ontem mesmo sentei-me entre um idoso com seu tanque de oxigênio e um bebê em fase de amamentação, que fez bastante barulho ao longo do sermão. Onde mais eu poderia encontrar esta mistura? Quando entro em uma igreja nova, quanto mais os membros se parecem uns com os outros e comigo mesmo, mais desconfortável me sinto.

Unidade - É claro que a diversidade só pode ser bem-sucedida em um grupo de pessoas que compartilham de uma visão comum. Em sua grande oração registrada em João 17, Jesus destaca um pedido sobre todos os outros: “que sejam um”. A existência de 38 mil denominações ao redor do mundo demonstra que não tivemos sucesso em cumprir com o desejo de Jesus. Pergunto-me o quão diferente seria a impressão que o mundo tem sobre a igreja, sem contar o quão diferente seria a história, se cristãos fossem profundamente marcados pelo amor e pela unidade. Talvez uma brisa da fragrância da unidade seja o que detecto quando visito uma igreja nova e tenho a percepção da “vivacidade”.

Missão - O arcebispo William Temple disse que a igreja “é a única sociedade cooperativa no mundo que existe para o benefício daqueles que não são membros”. Algumas igrejas, especialmente aquelas localizadas em áreas urbanas, têm o foco nas necessidades de seus vizinhos próximos. Outras adotam igrejas irmãs em outros países, apóiam projetos e agências de desenvolvimento, enviam grupos missionários para outros lugares.

As igrejas mais tristes são aquelas cuja visão não vai além de seus próprios templos e estacionamentos. Em minhas visitas, nunca encontrei a igreja perfeita (e nem devemos ter esta expectativa, segundo as indicações do Novo Testamento). Mas quando tentei julgar e avaliar, simplesmente fui relembrado de que a decepção com a igreja nos remete ao audacioso experimento de Deus: permitir que pessoas comuns como nós personificassem sua presença na Terra.

05/12/2008 - 18:36 por Philip Yancey

Com utilitários no altar, bispo pede aprovação de pacote para ajudar montadoras


O reverendo Charles Ellis, da igreja Templo da Grande Graça, em Detroit, realizou no domingo (7) um culto ao lado de três utilitários e pediu orações para que o Congresso ajude as montadoras. Na semana passada, líderes cristãos, judeus e muçulmanos também oraram pela aprovação do pacote
Da Redação
Centro da indústria automobilística americana, a cidade de Detroit se tornou palco de uma mobilização religiosa que tem como objetivo pedir para que os congressistas votem um pacote de ajuda às montadoras no valor de US$ 34 bilhões, e impeça a falência de GM, Ford e Chrysler.




DEUS SALVE OS UTILITÁRIOS
Charles Ellis teve a "companhia" de um Ford Escape, um Chevy Tahoe, da GM, e um Chrysler Aspen, doados por lojistas de DetroitO auge da mobilização ocorreu no domingo (7), no Greater Grace Temple (confira aqui o site oficial da igreja, em inglês), ou Templo da Grande Graça, a maior igreja pentecostal da cidade, na qual o bispo Charles H. Ellis comandou um culto ao lado de três grandes veículos utilitários, um de cada montadora, doados por donos de lojas locais. “Nesta semana, vidas estão penduradas em um abismo de incerteza e as duas casas do Congresso vão decidir se estenderão a mão para ajudar”, afirmou Ellis para milhares de fiéis.

Durante o culto, o reverendo pediu para os fiéis reforçarem as orações e prometeu jejuar até que o Congresso vote o pacote de medidas para ajudar as montadoras. Antes de Ellis, falaram alguns dirigentes de sindicatos ligados à indústria automobilística. General Holiefield, um sindicalista ligado à Chrysler, afirmou, segundo o jornal The New York Times, que estava “entregando a situação para Deus”, enquanto James Settles Jr., de um sindicato dos trabalhadores ligados às fornecedoras de peças, pediu “orações contínuas, para que haja um milagre na próxima semana”.



Ato ecumênico


O desespero com a situação é tão grande que, na semana passada, 11 líderes religiosos, representando cristãos, judeus e muçulmanos se uniram em um ato ecumênico para pedir a ajuda divina à indústria automotiva. O ato foi comandado por Adam Maida, o arcebispo de Detroit, que escreveu uma carta de quatro páginas sobre a situação, dizendo que “no momento mais escuro do ano, proclamamos que Cristo é nossa luz e que Cristo é nossa esperança”.

A mobilização religiosa mostra o tamanho do temor em Detroit e outras cidades fortemente ligadas à indústria automobilística. Segundo as montadoras, os sindicatos e lobistas, a falência de GM, Ford e Chrysler poderia deixar até 3 milhões de pessoas desempregadas, agravando ainda mais a crise financeira pela qual passam os Estados Unidos.

Nesta semana, o Congresso americano deve se reunir novamente para tratar do assunto. Ao que parece, a ajuda de US$ 34 bilhões não será aprovada, mas sim um pacote de US$ 15 bilhões que serviria para conter problemas mais urgentes.

Esta mobilização ecumênica me faz lembar da reunião ecumênica que ocorreu no navio que navegava para Társis, quando Jonas decidiu "fugir da presença do SENHOR", onde cada tribulante clamava ao seu deus e Jonas foi convocado no porão do navio a fazer o mesmo. Esta relação ecumênica na história de Jonas não seria necessária se o profeta obedecesse a sua missão, que era pregar em Nínive, assim de forma semelhante a igreja cristã protestante se envolve em ecumenismos por causa das tempestasdes econômicas esqueçendo de sua missão e além do mais que ela é a própria causadora das tempestades, pois esqueceu de ser "sal da terra e luz do mundo".

Adaptado Época
Emmanuel Neto

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A MORTE O LUGAR VERDAEIRO DO NASCIMENTO DO HOMEM

TEXTO II CO 4:7-5:8

INTRODUÇÃO:
O HOMEM EM GERAL, INDEPENDENTEMENTE DA SUA FORMAÇÃO, VISÃO DE MUNDO, LÍNGUA E CULTURA, AO TRILHAR A JORNADA DE SUA EXISTÊNCIA, DEPARASSE COM A NECESSIDADE INERENTE DE ENCONTRAR O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA VIDA. O VIVER, TODAVIA, É MUITAS VEZES INIBIDO PELA CONSTANTE AMEAÇA DA POSSIBILIDADE DA MORTE. MAS O QUE É A MORTE AFINAL?
UMA DEFINIÇÃO BÁSICA ENCONTRADA NO DICIONÁRIO CONCISO DE LÍNGUA PORTUGUESA AFIRMA SER AMORTE A “CESSAÇÃO DA VIDA”. PARA OS NOSSOS ANCESTRAIS, A MORTE NÃO REPRESENTAVA NECESSARIAMENTE UMA AMEAÇA PARA A VIDA, POIS EM SUA CRENÇA A ALMA SOBREVIVIA À MORTE FÍSICA. PARA ALGUNS PENSADORES MODERNOS E FILÓSOFOS EXISTENCIALISTAS, A MORTE SE ENCONTRA PRESENTE NO ATO COTIDIANO DE VIVER, ISTO É, A VIDA É A FERMENTAÇÃO DA MORTE.
ESTE DILEMA ADQUIRE PROPORÇÕES AINDA MAIS AGRAVANTES QUANDO O HOMEM É CONFRONTADO, DIRETA OU INDIRETAMENTE, COM A REALIDADE DA MORTE (ATRAVÉS DA MORTE DE UM ENTE QUERIDO, CÂNCER E OUTRAS MOLÉSTIAS FATAIS, GUERRAS, ETC.). “QUAL É O SIGNIFICADO E A IMPORTÂNCIA DA EXISTÊNCIA HUMANA? SE O HOMEM NASCE PARA VIVER, POR QUE ELE TEM QUE MORRER? PARA QUE VIVER SE A IMANÊNCIA DA MORTE É INEVITÁVEL? ENFIM, QUAL É O PROPÓSITO E SIGNIFICADO DA VIDA SE A MORTE É A ANIQUILAÇÃO DA EXISTÊNCIA?”.
O QUE A BÍBLIA PODE NOS ENSINAR SOBRE A MORTE?

TRIBULAÇÕES E ESPERANÇAS DO MINISTÉRIO
CAPÍTULO 4
7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
8 EM TUDO SOMOS ATRIBULADOS, MAS NÃO ANGUSTIADOS; PERPLEXOS, MAS NÃO DESANIMADOS.
9 PERSEGUIDOS, MAS NÃO DESAMPARADOS; ABATIDOS, MAS NÃO DESTRUÍDOS;
10 TRAZENDO SEMPRE POR TODA A PARTE A MORTIFICAÇÃO DO SENHOR JESUS NO NOSSO CORPO, PARA QUE A VIDA DE JESUS SE MANIFESTE TAMBÉM NOS NOSSOS CORPOS;
11 E ASSIM NÓS, QUE VIVEMOS, ESTAMOS SEMPRE ENTREGUES À MORTE POR AMOR DE JESUS, PARA QUE A VIDA DE JESUS SE MANIFESTE TAMBÉM NA NOSSA CARNE MORTAL.
12 DE MANEIRA QUE EM NÓS OPERA A MORTE, MAS EM VÓS A VIDA.
13 E TEMOS, PORTANTO, O MESMO ESPÍRITO DE FÉ, COMO ESTÁ ESCRITO: CRI, POR ISSO FALEI; NÓS CREMOS TAMBÉM, POR ISSO TAMBÉM FALAMOS.
14 SABENDO QUE O QUE RESSUSCITOU O SENHOR JESUS NOS RESSUSCITARÁ TAMBÉM POR JESUS, E NOS APRESENTARÁ CONVOSCO.
15 PORQUE TUDO ISTO É POR AMOR DE VÓS, PARA QUE A GRAÇA, MULTIPLICADA POR MEIO DE MUITOS, FAÇA ABUNDAR A AÇÃO DE GRAÇAS PARA GLÓRIA DE DEUS.
16 POR ISSO NÃO DESFALECEMOS; MAS, AINDA QUE O NOSSO HOMEM EXTERIOR SE CORROMPA, O INTERIOR, CONTUDO, SE RENOVA DE DIA EM DIA.
17 PORQUE A NOSSA LEVE E MOMENTÂNEA TRIBULAÇÃO PRODUZ PARA NÓS UM PESO ETERNO DE GLÓRIA MUI EXCELENTE;
18 NÃO ATENTANDO NÓS NAS COISAS QUE SE VÊEM, MAS NAS QUE SE NÃO VÊEM; PORQUE AS QUE SE VÊEM SÃO TEMPORAIS, E AS QUE SE NÃO VÊEM SÃO ETERNAS.
CAPÍTULO 5
1 PORQUE SABEMOS QUE, SE A NOSSA CASA TERRESTRE DESTE TABERNÁCULO SE DESFIZER, TEMOS DE DEUS UM EDIFÍCIO, UMA CASA NÃO FEITA POR MÃOS, ETERNA, NOS CÉUS.
2 E POR ISSO TAMBÉM GEMEMOS, DESEJANDO SER REVESTIDOS DA NOSSA HABITAÇÃO, QUE É DO CÉU;
3 SE, TODAVIA, ESTANDO VESTIDOS, NÃO FORMOS ACHADOS NUS.
4 PORQUE TAMBÉM NÓS, OS QUE ESTAMOS NESTE TABERNÁCULO, GEMEMOS CARREGADOS; NÃO PORQUE QUEREMOS SER DESPIDOS, MAS REVESTIDOS, PARA QUE O MORTAL SEJA ABSORVIDO PELA VIDA.
5 ORA, QUEM PARA ISTO MESMO NOS PREPAROU FOI DEUS, O QUAL NOS DEU TAMBÉM O PENHOR DO ESPÍRITO.
6 POR ISSO ESTAMOS SEMPRE DE BOM ÂNIMO, SABENDO QUE, ENQUANTO ESTAMOS NO CORPO, VIVEMOS AUSENTES DO SENHOR
7 (PORQUE ANDAMOS POR FÉ, E NÃO POR VISTA).
8 MAS TEMOS CONFIANÇA E DESEJAMOS ANTES DEIXAR ESTE CORPO, PARA HABITAR COM O SENHOR.
9 POIS QUE MUITO DESEJAMOS TAMBÉM SER-LHE AGRADÁVEIS, QUER PRESENTES, QUER AUSENTES.
10 PORQUE TODOS DEVEMOS COMPARECER ANTE O TRIBUNAL DE CRISTO, PARA QUE CADA UM RECEBA SEGUNDO O QUE TIVER FEITO POR MEIO DO CORPO, OU BEM, OU MAL.
ESBOÇO DO TEXTO LIDO
AS RESPONSABILIDADES DO MINISTÉRIO APOSTÓLICO (4:1-15)
1) O CARÁTER ABERTO DO MINISTÉRIO (4:1-6)
2) OS SOFRIMENTOS DO MINISTÉRIO (4:7-15)
5. O AMPARO DO MINISTÉRIO APOSTÓLICO (4:16-5:10)
II CORÍNTIOS COMO DUAS CARTAS: II CORÍNTIOS 10-13 E II
1. A TEORIA DA COMPILAÇÃO DA II CORÍNTIOS CANÔNICA LOGICAMENTE COLOCA OS CAPÍTULOS 10 A 13 ANTES DOS NOVE PRIMEIROS CAPÍTULOS. A OCASIÃO E PROPÓSITO DESTES QUATRO CAPÍTULOS SÃO OS SEGUINTES: DEPOIS QUE PAULO ESCREVEU I CORÍNTIOS, ELE FEZ UMA RÁPIDA VISITA A CORINTO. EMBORA ESTA VIAGEM NÃO SEJA MENCIONADA EM ATOS, PAULO DIZ QUE ELE ESTÁ PARA IR A CORINTO POR UMA "TERCEIRA VEZ" (II COR. 12:14; 13:1,2). COMO EM NENHUMA PARTE, EM I CORÍNTIOS, SE MENCIONA UMA VIAGEM COMO TENDO OCORRIDO, ELA DEVE TER SIDO FEITA NO INTERVALO ENTRE ESTAS DUAS CARTAS. II CORÍNTIOS 2:1 AFIRMA QUE PAULO NÃO QUERIA FAZER "OUTRA VISITA DOLOROSA" A CORINTO. A NATUREZA EXATA DO QUE ACONTECEU EM CORINTO É DESCONHECIDA, MAS FOI UMA OCASIÃO DE GRANDE DESAPONTAMENTO PARA PAULO. APARENTEMENTE, SUA AUTORIDADE APOSTÓLICA FORA QUESTIONADA E REJEITADA (II COR. 12:12; 13:3). É FEITA MENÇÃO DOS "APÓSTOLOS SUPERLATIVOS" (11:5; 12:11), QUE HAVIAM INDICADO QUE PAULO ERA MENOS "ESPIRITUAL", POR CAUSA DAS COISAS QUE SOFREU: ELE NÃO ERA UM "SUCESSO" (II COR. 11:23-12:10). II CORÍNTIOS 12:16-18 PODE INDICAR UMA ACUSAÇÃO, POR ALGUÉM NA IGREJA CORÍNTIA, DE QUE PAULO PRETENDIA FICAR COM A OFERTA (I COR. 16:1-4) PARA SI. PARA EVITAR UM DESFECHO (TALVEZ NO SENTIDO DE ATOS 5:1-11), NA TURBULENTA ATMOSFERA, PAULO RETORNOU A ÉFESO E ESCREVEU, "EM MUITA TRIBULAÇÃO E ANGÚSTIA DE CORAÇÃO... COM MUITAS LÁGRIMAS" (II COR. 2:4) UMA CARTA "ÁSPERA", PARTE DA QUAL É II CORÍNTIOS 10-13. O PROPÓSITO FOI ESCLARECER SUA AUTORIDADE APOSTÓLICA (12:11-13) E MOSTRAR O QUE SIGNIFICA "ESPIRITUALIDADE" VERDADEIRA. ELE NÃO QUIS IR ATÉ OS CORÍNTIOS EM PODER PARA CASTIGÁ-LOS (13:10).
2. TENDO ENVIADO A CARTA "ÁSPERA" POR INTERMÉDIO DE TITO, COM INSTRUÇÕES PARA ENCONTRÁ-LO EM TRÔADE, PAULO FOI FORÇADO A DEIXAR ÉFESO MAIS CEDO QUE ESPERAVA, TALVEZ (II COR. 1:8-10; AT. 20:1). CHEGANDO A TRÔADE, ABRIU-SE-LHE UMA PORTA PARA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO, MAS PORQUE TITO NÃO HAVIA CHEGADO COM NOTÍCIAS DA IGREJA EM CORINTO, PAULO NÃO PÔDE PREGAR EFICAZMENTE (II COR. 2:12,13). DE LÁ ELE FOI PARA A MACEDÔNIA, PARA INTERCEPTAR A TITO, QUE CHEGARA COM AS BOAS NOTÍCIAS DE QUE A IGREJA HAVIA-SE ARREPENDIDO DE SUA ATITUDE PARA COM PAULO E AGORA ESTAVA PRONTA A RECONHECER SUA AUTORIDADE (II COR. 7:5-7). PAULO, ENTÃO, ESCREVEU A CARTA DA "RECONCILIAÇÃO" (II COR. 1-9). NESTA CARTA, PAULO EXPLICA O PROPÓSITO DE SUA ASPEREZA ANTERIOR, REAFIRMA SUA INTEGRIDADE E FALA DA GLÓRIA DO OFÍCIO APOSTÓLICO. SUA ALEGRIA PELA MUDANÇA DE PENSAMENTO DOS CORÍNTIOS É EXPRESSA E APRESENTA TOTAL RECONCILIAÇÃO (6:11-7:16). ESTA CARTA É, ENTÃO, ENCERRADA COM UM APELO PARA A COLETA A SER LEVADA PARA OS CRISTÃOS POBRES DE JERUSALÉM (II COR. 8-9).
1ª LIÇÃO QUE APRENDO NESTE TEXTO SOBRE A PROBLEMÁTICA DA MORTE É QUE...
I-A MORTE É O FIM-PLENITUDE DA VIDA

II CO 4
7 TEMOS, PORÉM, ESTE TESOURO EM VASOS DE BARRO, PARA QUE A EXCELÊNCIA DO PODER SEJA DE DEUS, E NÃO DE NÓS.
8 EM TUDO SOMOS ATRIBULADOS, MAS NÃO ANGUSTIADOS; PERPLEXOS, MAS NÃO DESANIMADOS.
9 PERSEGUIDOS, MAS NÃO DESAMPARADOS; ABATIDOS, MAS NÃO DESTRUÍDOS;
10 TRAZENDO SEMPRE POR TODA A PARTE A MORTIFICAÇÃO DO SENHOR JESUS NO NOSSO CORPO, PARA QUE A VIDA DE JESUS SE MANIFESTE TAMBÉM NOS NOSSOS CORPOS;
11 E ASSIM NÓS, QUE VIVEMOS, ESTAMOS SEMPRE ENTREGUES À MORTE POR AMOR DE JESUS, PARA QUE A VIDA DE JESUS SE MANIFESTE TAMBÉM NA NOSSA CARNE MORTAL.
12 DE MANEIRA QUE EM NÓS OPERA A MORTE, MAS EM VÓS A VIDA.
13 E TEMOS, PORTANTO, O MESMO ESPÍRITO DE FÉ, COMO ESTÁ ESCRITO: CRI, POR ISSO FALEI; NÓS CREMOS TAMBÉM, POR ISSO TAMBÉM FALAMOS.
14 SABENDO QUE O QUE RESSUSCITOU O SENHOR JESUS NOS RESSUSCITARÁ TAMBÉM POR JESUS, E NOS APRESENTARÁ CONVOSCO.
15 PORQUE TUDO ISTO É POR AMOR DE VÓS, PARA QUE A GRAÇA, MULTIPLICADA POR MEIO DE MUITOS, FAÇA ABUNDAR A AÇÃO DE GRAÇAS PARA GLÓRIA DE DEUS.
16 POR ISSO NÃO DESFALECEMOS; MAS, AINDA QUE O NOSSO HOMEM EXTERIOR SE CORROMPA, O INTERIOR, CONTUDO, SE RENOVA DE DIA EM DIA.
NESTE VERSÍCULO PAULO FECHA A CONCLUSÃO DE SUA ARGUMENTAÇÃO SOBRE AS AFLIÇÕES DO MINISTÉRIO APOSTÓLICO E NA SEGUNDA PARTE DO VERSÍCULO ELE COMPLEMENTA “AINDA QUE O NOSSO HOMEM EXTERIOR SE CORROMPA, OU SEJA SOFRA AFLIÇÕES, CASTIGOS, DOENÇAS E PERSEGUIÇÕES, SITUAÇÕES QUE AFETAM O CORPO A MATÉRIA.
“O INTERIOR, CONTUDO, SE RENOVA DE DIA EM DIA”, OU SEJA ALMA/ESPÍRITO NÃO PARA DE SE DESENVOLVER MESMO O EXTERIOR PERECENDO.
A VIDA BIOLÓGICO FOI SE CONSUMINDO DIA A DIA, MAS DENTRO DELA FOI-SE MOLDANDO UM OUTRO TIPO DE VIDA, A DA PESSOA E A DA INTERIORIDADE CONSCIENTE QUE NÃO SE CONSOME COM A VIDA BIOLÓGICA. ANTES PELO CONTRÁRIO: TENDE A DESENVOLVER-SE MAIS E MAIS, A ABRIR-SE PARA HORIZONTES CADA VEZ MAIS ABERTOS

POR EXEMPLO, QUANDO UM ESTUDANTE, TRIUNFANTE, DIZ: ATINGI, ENFIM, MEU FIM. FORMEI-ME MÉDICO! OU QUANDO A MULHER GRÁVIDA, ENTRE ANGÚSTIA E ESPERANÇA, SEGUA O FILHINHO RECÉM-NASCIDO E MURMURA: EM FIM ATINGI MEU FIM: SOU MÃE!

A MORTE É ENTENDIDA COMO O FIM DA VIDA. ELA É DOLOROSA E TRISTE COMO UM FIM DE FESTA O COMO UM DERRADEIRO ACENO DE UM ENCONTRO. QUÃO DIVERSA NÃO SERIA NOSSA DOR SE CHEGÁSSEMOS A COMPREENDER QUE NÃO PRECISA SIGNIFICAR NEGATIVIDADE AS POSITIVIDADE!
A MORTE É SIM O FIM DA VIDA. MAS FIM ENTENDIDO COMO META ALCANÇADA, PLENITUDE ALMEJA E LUGAR DO VERDADEIRO NASCIMENTO.
A MORTE COMO FIM APENAS É VERDADIRA. ELA MARCA UMA RUPTURA DE UM PROCESSO. CRIA UMA CISÃO ENTRE O TEMPO E A ETERNIDADE. MAS ELA COBRE UM ASPECTO APENAS DO HOMEM E DA MORTE: O BIOLÓGICO E O TEMPORAL. O HOMEM É MAIS DO QUE O BIOS, PORQUE É MAIS QUE UM ANIMAL. É MAIS DO QUE O TEMPO PORQUE ELE SUSPIRA PELA ETERNIDADE DO AMOR E DA VIDA.
O HOMEM É A PESSOA E INTERIORIDADE. PARA ESSE A MORTE NÃO É UM FIM APENAS MAS UM FIM-PLENITUDE E UM FIM-META ALCANÇADA.
1. NA MORTE REENCONTRAMOS O PARAÍSO DO EDEM
2. NA MORTE ROMPEMOS COM OS LIMITES DO ESPAÇO, TEMPO E O FÍSICO
3. NA MORTE ATINGIMOS O ÁPICE DA EXISTÊNCIA HUMANA NO ENCONTRO COM CRISTO.
2ª LIÇÃO QUE APRENDO NESTE TEXTO SOBRE A PROBLEMÁTICA DA MORTE É QUE...
II-O CORPO É UM MOMENTO DA MINHA EXISTÊNCIA

CAPÍTULO 5
1 PORQUE SABEMOS QUE, SE A NOSSA CASA TERRESTRE DESTE TABERNÁCULO SE DESFIZER, TEMOS DE DEUS UM EDIFÍCIO, UMA CASA NÃO FEITA POR MÃOS, ETERNA, NOS CÉUS.
2 E POR ISSO TAMBÉM GEMEMOS, DESEJANDO SER REVESTIDOS DA NOSSA HABITAÇÃO, QUE É DO CÉU;
3 SE, TODAVIA, ESTANDO VESTIDOS, NÃO FORMOS ACHADOS NUS.
4 PORQUE TAMBÉM NÓS, OS QUE ESTAMOS NESTE TABERNÁCULO, GEMEMOS CARREGADOS; NÃO PORQUE QUEREMOS SER DESPIDOS, MAS REVESTIDOS, PARA QUE O MORTAL SEJA ABSORVIDO PELA VIDA.
5 ORA, QUEM PARA ISTO MESMO NOS PREPAROU FOI DEUS, O QUAL NOS DEU TAMBÉM O PENHOR DO ESPÍRITO.
6 POR ISSO ESTAMOS SEMPRE DE BOM ÂNIMO, SABENDO QUE, ENQUANTO ESTAMOS NO CORPO, VIVEMOS AUSENTES DO SENHOR
7 (PORQUE ANDAMOS POR FÉ, E NÃO POR VISTA).
8 MAS TEMOS CONFIANÇA E DESEJAMOS ANTES DEIXAR ESTE CORPO, PARA HABITAR COM O SENHOR.
PAULO NOS VERSÍCULOS 6, 7 E 8 FECHA O ARGUMENTO SOBRE AS AFLIÇÕES QUE O TABERNÁCULO TERRESTRE SOFRE QUE O NOSSO CORPO, ENTÃO ELE COMPLEMENTA DIZENDO QUE: “ENQUANTO ESTAMOS NO CORPO, VIVEMOS AUSENTES DO SENHOR” MAS QUANDO “DEIXAR ESTE CORPO” HABITARÁ “COM O SENHOR”
APRENDO NESTA DECLARAÇÃO DE PAULO QUE ESTAR NO CORPO E SOFRER TODAS AFLIÇÕES É UM MOMENTO DA MINHA EXISTÊNCIA E NÃO A MINHA EXISTÊNCIA PLENA, POIS ELA SERÁ COMPLETA QUANDO ENCONTRAR COM O SENHOR.

EMBORA SINTA O CORPO COMO O MEU CORPO, PERCEBO TAMBÉM QUE NÃO SOU TOTALMENTE DISTINTO NEM TOTALMENTE IDENTIFICADO COM ELE. SOU MAIS QUE MEU CORPO, PORQUE POSSO ME RELACIONAR PARA ALÉM DO CORPO. MAS O CORPO É UM MOMENTO DE MINHA ESSÊNCIA. POR ISSO NÃO EXISTE ESPÍRITO DESENCARNADO. PERTENCE À ESSÊNCIA DO ESPÍRITO HUMANO RELACIONAR-SE COM O MUNDO. ESTAR-NO-MUNDO NÃO É UM ACIDENTE DO HOMEM.
O HOMEM É DIVIDIDO POR UM PARTE VISÍVEL O CORPO E UMA PARTE INVISÍVEL ALMA/ESPÍRITO, SENDO DESLIGADO DO CORPO O HOMEM COMO SER INTEGRAL CONTINUA A EXISTIR.
1. A DESTRUIÇÃO DO CORPO NÃO PÕE FIM A NOSSA EXISTÊNCIA
2. A VIDA BIOLÓGICA NÃO PODE SER O CENTRO DE NOSSA EXISTÊNCIA
3. A MORTE DO CORPO É UMA TRANSIÇÃO DA MINHA EXISTÊNCIA
3ª LIÇÃO QUE APRENDO NESTE TEXTO SOBRE A PROBLEMÁTICA DA MORTE É QUE...
III-A RESSURREIÇÃO O TOQUE FINAL DA ELEVAÇÃO HUMANA

7 TEMOS, PORÉM, ESTE TESOURO EM VASOS DE BARRO, PARA QUE A EXCELÊNCIA DO PODER SEJA DE DEUS, E NÃO DE NÓS.
8 EM TUDO SOMOS ATRIBULADOS, MAS NÃO ANGUSTIADOS; PERPLEXOS, MAS NÃO DESANIMADOS.
9 PERSEGUIDOS, MAS NÃO DESAMPARADOS; ABATIDOS, MAS NÃO DESTRUÍDOS;
10 TRAZENDO SEMPRE POR TODA A PARTE A MORTIFICAÇÃO DO SENHOR JESUS NO NOSSO CORPO, PARA QUE A VIDA DE JESUS SE MANIFESTE TAMBÉM NOS NOSSOS CORPOS;
11 E ASSIM NÓS, QUE VIVEMOS, ESTAMOS SEMPRE ENTREGUES À MORTE POR AMOR DE JESUS, PARA QUE A VIDA DE JESUS SE MANIFESTE TAMBÉM NA NOSSA CARNE MORTAL.
12 DE MANEIRA QUE EM NÓS OPERA A MORTE, MAS EM VÓS A VIDA.
13 E TEMOS, PORTANTO, O MESMO ESPÍRITO DE FÉ, COMO ESTÁ ESCRITO: CRI, POR ISSO FALEI; NÓS CREMOS TAMBÉM, POR ISSO TAMBÉM FALAMOS.
14 SABENDO QUE O QUE RESSUSCITOU O SENHOR JESUS NOS RESSUSCITARÁ TAMBÉM POR JESUS, E NOS APRESENTARÁ CONVOSCO.
PAULO RESSALTA QUE O MINISTÉRIO APOSTÓLICO É ANDA LADO A LADO COM A POSSIBILIDADE DA MORTE CONTUDO A MORTE OCORRENDO A ESPERANÇA QUE RESTA É A RESSURREIÇÃO ATRAVÉS DE JESUS CRISTO.

A RESSSUREIÇÃO DE JESUS NÃO FOI APENAS A VIVIFICAÇÃO DO CORPO MORTO, MAS A RESTAURAÇÃO COMPLETA DE SUA EXISTÊNCIA HUMANA. VEJA POR QUE:
JOÃO 20:19-21

RESSURREIÇÃO, NA INTELECÇÃO CRISTÃ, NÃO É A REVIVICAÇÃO DE UM CADÁVER, MAS A EXAUSTIVA REALIZAÇÃO DAS CAPACIDADES DO HOMEM CORPO-ALMA. A RESSURREIÇÃO EXPRIME POIS O TERMO FINAL DO PROCESSO DA ELEVAÇÃO HUMANA , INICIADO NOS PRIMÓRDIOS ESCUROS DA EVOLUÇÃO. ELA É A REALIZAÇÃO DA UTOPIA HUMANA E A AFLORAÇÃO DO HOMEM REVELADO, LATENTE NO PRINCÍPIO-ESPERANÇA.
1. NA RESSURREIÇÃO VOLTAMOS A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS PERDIDA NO EDEM
2. NA RESSURREIÇÃO ROMPEMOS COM A SEPARAÇÃO QUE A MORTE TRAZ
3. NA MORTE RECEBEMOS ANTECIPADAMENTE A RESSURREIÇÃO

CONCLUSÃO
A MORTE É, COMO O NASCIMENTO. AO NASCER, A CRIANÇA ABANDONA A MATRIZ NUTRIDORA QUE, AOS POUCOS, AO CABO DE NOVE MESES, FORA SE TORNANDO SUFOCANTE E ESGOTAVA AS POSSIBILIDADES DE VIDA INTRA-TERINA. PASSA POR UMA VIOLENTA CRISE: É APERTADA NO MUNDO. ELA NÃO SABE QUE A ESPERA UM MUNDO MAIS VASTO QUE O VENTRE MATERNO, CHEIO DE LARGOS HORIZONTES E DE ILIMITADAS POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO. AO MORRER O HOMEM PASSA POR UMA CRISE É COMO QUE ARRANCADO DESTE MUNDO. MAL SABE QUE VAI IRROMPER NUM MUNDO MUITO MAIS VASTO QUE AQUELE QUE ACABA DE DEIXAR E QUE SUA CAPACIDADE DE RELACIONAMENTO SE ESTENDERÁ AO INFINITO. A PLACENTA DO RECÉM-NASCIDO NA MORTE NÃO É MAIS CONSTITUÍDA PELOS ESTREITOS LIMITES DO HOMEM-CORPO, MAS PELA GLOBALIDADE DO UNIVERSO TOTAL.

NO FINAL DE TODO SERMÃO O PÚBLICO NA SUA MAIORIA TEM A EXPECTATIVA DE VIVÊNCIA-LO, ESTE TIPO DE SERMÃO QUASE NINGUÉM QUER VIVER, POIS TRATASSE DA MORTE, CONTUDO CHAMO ATENÇÃO PARA VIDA HOJE O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM A SUA INTERIORIDADE A QUAL NUNCA DEIXARÁ DE EXISTIR NA ETERNIDADE COM DEUS OU SEM DEUS, QUAL É A SUA ESCOLHA?

MENSAGEM PREGADO NA IGREJA BATISTA SEMEANDO VIDA EM DIA 02 DE NOVEMBRO DE 2008

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

FAZENDO DA GRAÇA ALGO SEM GRAÇA

TEXTO: GÁLATAS 6:1-14

INTRODUÇÃO:

Escrita: Em Antioquia da Síria
Data: A.D. 49

DURANTE O PRIMEIRO SÉCULO, O TERMO "GALÁCIA" PODERIA SER USADO DE DUAS MANEIRAS: PARA DESIGNAR A PROVÍNCIA POLÍTICA OU A ÁREA ÉTNICA MAIS ANTIGA. PORTANTO, HÁ UM PROBLEMA EM SE DETERMINAR O QUE PAULO TINHA EM MENTE QUANDO ENDEREÇOU ESTA CARTA "ÀS IGREJAS DA GALÁCIA". ESTAVAM ELAS LOCALIZADAS NO TERRITÓRIO ORIGINAL DO NORTE DA GALÁCIA (GALÁCIA ÉTNICA) OU NA PARTE SUL DA PROVÍNCIA POLÍTICA ROMANA, EM TORNO DE ANTIOQUIA DA PISÍDIA, ICÔNIO, LISTRA E DERBE? ESTAS CIDADES, NO SUL DA GALÁCIA, FORAM EVANGELIZADAS POR PAULO E BARNABÉ NA PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA (AT. 13:14).

GÁLATAS É O MANIFESTO DE PAULO CONTRA A PERVERSÃO DA GRAÇA DE DEUS. A CONTÍNUA BATALHA ENTRE O LEGALISMO E A GRAÇA DE DEUS É DEFINIDA NESTE LIVRO

LUCAS REGISTRA, EM ATOS 15:5, QUE "ALGUNS DA SEITA DOS FARISEUS, QUE TINHAM CRIDO, LEVANTARAM-SE, DIZENDO QUE ERA NECESSÁRIO CIRCUNCIDÁ-LOS E MANDAR-LHES OBSERVAR A LEI DE MOISÉS." ESTES MAIS TARDE SE TORNARAM CONHECIDOS COMO OS JUDAIZANTES, JUDEUS CRISTÃOS QUE, COM A AJUDA DOS JUDEUS CRENTES E DESCRENTES IGUALMENTE, LUTARAM ACERBAMENTE CONTRA A COMPREENSÃO DE PAULO ACERCA DO EVANGELHO PELO MINISTÉRIO INTEIRO DE PAULO.

OS JUDAIZANTES ACHAVAM QUE OS CONVERSOS GENTIOS PRECISAVAM DE OBEDIÊNCIA À LEI, PARA IMPEDI-LOS DE SE VOLTAREM PARA AS IMORALIDADES PAGÃS. ELES ESTAVAM DIZENDO QUE A DOUTRINA DE "LIBERDADE ESPIRITUAL" DE PAULO DEIXAVA O CONVERSO NUMA POSIÇÃO MUITO PRECÁRIA, UMA POSIÇÃO QUE PODERIA, POSSIVELMENTE, LEVAR AO ANTINOMIANISMO E À LIBERTINAGEM. PODE SER QUE ALGUNS NA GALÁCIA JÁ TIVESSEM IDO NA DIREÇÃO DA LICENCIOSIDADE, O VERDADEIRO OPOSTO DO LEGALISMO EXIGIDO PELOS JUDAIZANTES. PAULO LEMBRA SEUS LEITORES QUE A LIBERDADE CRISTÃ NÃO DEVE SER DISTORCIDA, PARA JUSTIFICAR ATOS IMORAIS

TRABALHAREMOS COM 48 D.C. COMO SENDO A DATA MAIS REMOTA POSSÍVEL PARA A ESCRITA DE GÁLATAS.

F.T.FAZEMOS DA GRAÇA ALGO SEM GRAÇA QUANDO...

I-NÃO CUMPRIMOS A LEI DE CRISTO. V.1-2

1 IRMÃOS, SE ALGUM HOMEM CHEGAR A SER SURPREENDIDO NALGUMA OFENSA, VÓS, QUE SOIS ESPIRITUAIS, ENCAMINHAI O TAL COM ESPÍRITO DE MANSIDÃO; OLHANDO POR TI MESMO, PARA QUE NÃO SEJAS TAMBÉM TENTADO.

SE "UM ARGUMENTO INTEIRO JAZ OCULTO SOB ESSA PALAVRA” OU "MESMO QUE". SURPREENDIDO; "APANHADO", CONFORME ALGUMAS VERSÕES; TALVEZ NO PRÓPRIO ATO DO PECADO, DE MODO QUE SUA CULPA FICA ALÉM DE QUALQUER DÚVIDA. NALGUMA FALTA; OU "QUALQUER TRANSGRESSÃO”, UM TRADUÇÃO LITERAL SERIA "UMA QUEDA AO LADO", DE MODO QUE O OFENSOR SAIA DA VEREDA RETA PELA QUAL O ESPÍRITO ORIENTA. VÓS, QUE SOIS ESPIRITUAIS ISTO É, VÓS, QUE TENDES O ESPÍRITO, QUE SOIS GUIADOS POR ELE E QUE ANDAIS POR ELE, VÓS, EM CUJA VIDA O FRUTO DO ESPÍRITO, -DO QUAL FRUTO FAZ PARTE A MANSIDÃO-ESTÁ CRESCENDO CADA VEZ MAIS. CORRIGI-O UM VERBO INTERESSANTE, USADO DE VÁRIAS MANEIRAS NO NOVO TESTAMENTO. NOS CLÁSSICOS É EMPREGADO PARA INDICAR O AJUSTAMENTO DE OSSOS FORA DE LUGAR; NO NOVO TESTAMENTO, PORÉM, É USADO PARA INDICAR EQUIPAMENTO E PREPARAÇÃO, E O CONCERTO DE REDES DE PESCA. O DANO PROVOCADO NO IRMÃO FALTOSO, POR CAUSA DE SUA TRANSGRESSÃO, DEVE SER REPARADO, E ELE DEVE SER NOVAMENTE POSTO EM SEU LUGAR NO CORPO DE CRISTO. GUARDA-TE A EXORTAÇÃO É DIRIGIDA À CONSCIÊNCIA DE CADA QUAL: QUE CADA QUAL CONSIDERASSE SUA PRÓPRIA TENDÊNCIA E POSSIBILIDADE DE PECAR, RELEMBRANDO QUE ALGUM DIA TALVEZ VENHAM A NECESSITAR DO MESMO TRATAMENTO MISERICORDIOSO.

2 LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS, E ASSIM CUMPRIREIS A LEI DE CRISTO.

AS CARGAS UNS DOS OUTROS. A ÊNFASE RECAI SOBRE UNS DOS OUTROS; A AUTO-CENTRALIZAÇÃO É CONDENADA. AS CARGAS SÃO O PESO DO PECADO POR CAUSA DO PECADO QUE O IRMÃO FALTOSO ESTÁ CARREGANDO, BEM COMO TODOS OS OUTROS PESOS DA TRISTEZA E DA PREOCUPAÇÃO QUE PODEM SOBRECARREGAR OS CORAÇÕES DE NOSSOS SEMELHANTES. AQUI TEMOS CARGAS MELHORES DE SEREM CARREGADAS QUE O PESO DA LEI, E AQUI TEMOS A MELHOR DE TODAS AS LEIS QUE DEVEMOS CUMPRIR, A LEI DE CRISTO.

COMO OS CRISTÃOS DAS IGREJAS DA GALÁCIA ESTAVAM SOFRENDO PRESSÕES DOS JUDAIZANTES É BEM PROVÁVEL QUE ESTES PECADOS QUE ALGUNS PODERIAM ESTÁ SENDO PEGOS REFERISSE AO ABANDONO DO ENVANGELHO PREGADO POR PAULO E A INICIAÇÃO NO EVANGELHO PREGADO PELOS JUDAIZANTES, ENTÃO PAULO EXORTA AQUELES QUE NÃO FORAM LUDIBRIADOS PELAS HERESIAS JUDAIZANTES A FAZER DIFERENTE EM VEZ DE LEVAR O JUGO PESADO DA LEI DE MOISÉS LEVAR O JUGO DOS IRMÃOS NESSECITADOS DE AJUDA, ASSIM CUMPRIREIS A LEI DE CRISTO. A LEI DE CRISTO NÃO É UMA LISTA DE PRECEITOS COMO ERA A LEI DE MOISÉS, MAS O IDEAL DA VIDA HUMANA COMO FOI ENCARNADO NA PESSOA DE CRISTO. ESTA LEI DE CRISTO SE MANIFESTA NA PRÁTICA DO AMOR DIVERSAS VEZES CITADO POR PAULO COMO EM GÁLATAS 5:14 “PORQUE TODA A LEI SE CUMPRE NUMA SÓ PALAVRA, NESTA: AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. AMAR A DEUS SE MANIFESTA NO AMOR AO PRÓXIMO, SENDO ASSIM CUMPRIMOS A LEI DE CRISTO.

LARA DEE FOI CHACRETE E MULATA DO SARGENTELLI, MAS HOJE ENSINA MULHERES POBRES A ENCONTRAR A BELEZA DENTRO E FORA DE SI MESMAS E AS TRANSFORMA EM PROFISSIONAIS PRONTAS PARA ESTREAR NUM EMPREGO OU ABRIR O PRÓPRIO NEGÓCIO. FLÁVIO CANTO, CAMPEÃO MUNDIAL DE JUDÔ, PODERIA SER MAIS UM DESSES PIT BULLS MOVIDOS A UÍSQUE COM ENERGIZANTE. MAS PREFERIU DOAR SEU TEMPO PARA ARRANCAR ADOLESCENTES DO TRÁFICO. COMEÇOU NA FAVELA DA ROCINHA, HOJE SÃO 700 MENINOS E MENINAS ESPALHADOS EM QUATRO CENTROS NO RIO DE JANEIRO.
GERONINO BARBOSA DE SOUZA, "O" GERÔ OU "A" GERÔ, PARA ELE OU ELA TANTO FAZ, É UMA DRAG QUEEN QUE ESCAPOU DE TIROS DISPARADOS POR BANDIDOS HOMOFÓBICOS, DERROTOU O PRECONCEITO E TORNOU-SE UM(A) LÍDER DE HELIÓPOLIS, A MAIOR FAVELA DE SÃO PAULO. BIANCA CARVALHO, MENINA POBRE DA BAIXADA FLUMINENSE, TINHA APENAS 16 ANOS QUANDO DECIDIU QUE PODIA LEVAR TEATRO A CRIANÇAS SEM LAZER E ENSINÁ-LAS A EXIGIR MAIS DO FUTURO. HOJE, SUA ONG ALFABETIZA ATÉ VELHINHAS SEPTUAGENÁRIAS. E, SE VOCÊ ACHA QUE NÃO TEM NADA A DAR, MIRE-SE NO EXEMPLO DE SEBASTIÃO NICOMEDES, UM SEM-TETO QUE INVENTOU UM TEATRO DE BONECOS FEITOS DE LIXO PARA DESPERTAR NOS MORADORES DE RUA O DESEJO DE SE AGARRAR AO FIO DA VIDA.


PARECE UM PARADOXO PARA QUE A GRAÇA NÃO SEJA INVALIDADA COM A NOSSA PRÁTICA DE VIDA É NESSESÁRIO CUMPRIR A LEI DE CRISTO. CONDUTO NÃO É, POIS A LEI DE CRISTO É ESTENSÃO DA GRAÇA DE DEUS, PORÉM MESMO NÓS QUE ACREDITAMOS NA DOUTRINA DA GRAÇA ONDE NÃO VIVEMOS MAS SOB A LEI ESCRAVISADORA DE REGRAS E PRECEITOS, TODAVIA A GRAÇA NOS IMPULSIONA A CUMPRIR A LEI DE CRISTO A QUAL PAULO DÁ ÊNFASE NA RESPONSABILIDADE NÃO APENAS CONSIGO MAS COM OUTRO E PRINCIPALMENTO COM O IRMÃO DA FÉ. E ESTA RESPONSABILIDADE SE DÁ EM ALGUNS ASPECTOS:

O PRIMEIRO É “LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS”
ALGUMAS SITUAÇÃOES NA IGREJA DEMOSTRAM O NOSSO TOTAL DESCOMPROMETIMENTO COM AS CARGAS DO NOSSO IRMÃO.
• O RELAXAMENTO COM A DESTRIBUIÇÃO DAS CESTAS BÁSICAS
• A NEGLIGÊNCIA DE NOSSA VISITA A UM MEMBRO AUSENTE POR ALGUM TEM DA COMUNHÃO DA IGREJA
• VISTA GROSSA DE IRMÃOS QUE PODERIAM PROMOVER UM BEM ESTAR A OUTROS IRMÃOS

O SEGUNDO ASPECTO É “FAÇAMOS BEM A TODOS”
ESTE FAZER O BEM A TODOS É MAIS ABRANGENTE ATINGE AQUELES QUE NÃO SÃO CRISTÃOS.
INFELISMENTE ESTE BEM MUITOS DE NÓS VAMOS LEMBRAR EM FAZER APENAS QUANDO CHEGAR DEZEMBRO NO NATAL,CONTUDO TAIS ATITUDES NÃO PASSARÁ DE COMOÇÃO EMOCIONAL MUNDIAL INDUSTRIALIZADA, ONDE O MERCADO FAZ COM QUE AS PESSOAS SE SESIBILIZEM.
A IGREJA PODE AJUDAR ESTE MUNDO.
• CONSCIENTIZANDO DOS PERIGOS DA GRAVIDES NA ADOLESCÊNCIA
• ALERTANDO AS FAMÍLIAS SOBRE O QUE É TER UM PROJETO DE VIDA
• INSTRUINDO OS PAIS SOBRE A PEDOFILIA
• TRATANDO DA PROSTITUIÇÃO INFANTIL
• GERANDO AÇÕES SOCIAIS LIBERTADORAS DESTE INFERNO SECULARISTA

ESTE É UM PARADOXO DA GRAÇA QUE É CUMPRIR A LEI DE CRISTO, QUE OCORRE COM O COMPROMETIMENTO COM AS CAUSAS DO OUTRO, COM AS CARGAS DO OUTRO NÃO SÓ COM A SUA, ENTÃO SE COMO CRISTÃOS NÃO CONSEGUIMOS VIVER NESTE IDEAL DE VIDA O QUAL É NÃO VIVER APENAS PARA SI, MAS PARA OS OUTROS FAZEMOS DA GRAÇA ALGO SEM GRAÇA.

F.T.FAZEMOS DA GRAÇA ALGO SEM GRAÇA QUANDO...
II-RIDICULARIZAMOS A DEUS COM A NOSSA VIDA. V.7

7 NÃO ERREIS: DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER; PORQUE TUDO O QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM CEIFARÁ.

“NÃO ERREIS” UMA TRADUÇÃO LITERAL É "NÃO SEJAIS DESVIADOS". “ESCARNECE” O VERBO SIGNIFICA, LITERALMENTE, "VIRAR O NARIZ DESPREZIVELMENTE". SEMEAR NINGUÉM PODE BRINCAR COM AS LEIS DE DEUS; ELE NÃO AS ALTERARÁ EM NOSSO BENEFÍCIO. O QUE UM HOMEM COLHE É O RESULTADO INEVITÁVEL DO QUE ELE SEMEIA.

8 PORQUE O QUE SEMEIA NA SUA CARNE, DA CARNE CEIFARÁ A CORRUPÇÃO; MAS O QUE SEMEIA NO ESPÍRITO, DO ESPÍRITO CEIFARÁ A VIDA ETERNA. NO VERS. 8, A CARNE E O ESPÍRITO PARECEM SER CONSIDERADOS COMO CANTEIROS, ENQUANTO QUE A CORRUPÇÃO É CONTRASTADA COM A VIDA ETERNA.
A IDÉIA É A DE TORNAR DEUS RIDÍCULO MEDIANTE A DEFRAUDAÇÃO E O NÃO CUMPRIMENTO DE SUA VONTADE.
PAULO EXORTA OS GÁLATAS A FAZEREM UMA REFLEXÃO SOBRE A OPÇÃO EM SEGUIR O EVANGELHO PREGADO PELOS JUDAIZANTES, POIS SE SEMEAM UMA VIDA CONTRÁRIA AOS ENSINOS DE JESUS PREGADO POR PAULO, COMO COLERÃO ALGO DE BOM, SEM DÚVIDA ALGUMA TERÃO O RETORNO DE SUAS ATITUDES. OUTRA PROBLEMÁTICA QUE PODERIA ESTÁ ACONTECENDO ERA A MÁ COMPREENÇÃO DA LIBERDADE CRISTÃ PERANTE O ABANDONO DA LEI, A QUAL GEROU EM ALGUNS UMA PRÁTICA LIBERTINA, SENDO ASSIM PAULO PODERIAM ESTÁ CHAMANDO ATENÇÃO PARA ESTES TAMBÉM ACERCA DAQUILO QUE COLERÃO DEVIDO AS SUAS PRÁTICAS.

A DEFESA DOS LÍDERES DA IGREJA RENASCER APOSTÓLICA RENASCER EM CRISTO ENTROU COM PEDIDO DE HÁBEAS CORPUS NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) COM PEDIDO DE LIMINAR, EM FAVOR DE ESTEVAN HERNANDES FILHO E SÔNIA HADDAD MORAES HERNANDES. ELES PEDEM A SUSPENSÃO DE PEDIDO DE EXTRADIÇÃO DO CASAL DE RELIGIOSOS, SOLICITADO PELO BRASIL AOS ESTADOS UNIDOS, ONDE TAMBÉM POSSUEM RESIDÊNCIA. ACUSADOS DE LAVAGEM DE DINHEIRO PRATICADO POR MEIO DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, OS REPRESENTANTES LEGAIS DO APÓSTOLO E DA BISPA SUSTENTAM QUE O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), AO SE MOSTRAR FAVORÁVEL À EXTRADIÇÃO, CONTRARIOU O QUE DETERMINA O ACORDO DE EXTRADIÇÃO ENTRE BRASIL E EUA, SEGUNDO O QUAL O CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO NÃO É PASSÍVEL DE EXTRADIÇÃO.
EM JANEIRO DO ANO PASSADO, OS LÍDERES DA RENASCER FORAM PRESOS NO AEROPORTO DE MIAMI TENTANDO ENTRAR NOS EUA COM 56 MIL DÓLARES NÃO DECLARADOS. PARTE DO DINHEIRO ESTAVA ESCONDIDA NUMA BÍBLIA. OS DOIS FORAM SENTENCIADOS A UM ANO DE PRISÃO CADA UM, PENA QUE VEM SENDO CUMPRIDA ALTERNADAMENTE. A IMAGEM DOS RELIGIOSOS COM TORNOZELEIRAS DE SINALIZAÇÃO QUE MONITORAVAM TODOS OS SEUS PASSOS CORREU O BRASIL. NO MOMENTO, É SÔNIA QUE ESTÁ DETIDA, APÓS A LIBERTAÇÃO DO MARIDO. NO ENTANTO, OS DOIS AINDA DEVEM CUMPRIR UM PERÍODO DE PRISÃO DOMICILIAR E LIBERDADE CONDICIONAL EM TERRAS AMERICANAS, ONDE TÊM RESIDÊNCIA. PERANTE A JUSTIÇA DE SÃO PAULO, ONDE MORAM NO BRASIL E FICA A SEDE DA IGREJA, OS HERNANDES RESPONDEM A PROCESSO POR LAVAGEM DE DINHEIRO, EVASÃO DE DIVISAS, FALSIDADE IDEOLÓGICA E ESTELIONATO. O MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA TAMBÉM A FORMAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA COM O DINHEIRO DOADO PELOS FIÉIS DE DENOMINAÇÃO. MAIS TRÊS SÓCIOS DO CASAL RESPONDEM A PROCESSO.
A DEFESA ARGUMENTA QUE O PEDIDO DE EXTRADIÇÃO, APRESENTADO PELA 1ª VARA CRIMINAL DE SÃO PAULO E MANTIDO TANTO PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DAQUELE ESTADO QUANTO PELO STJ, DEVE SER SUSPENSO E, POSTERIORMENTE, REVOGADO, POR NÃO APRESENTAR FUNDAMENTAÇÃO LEGAL, TENDO EM VISTA A CASSAÇÃO DO DECRETO DE PRISÃO PREVENTIVA CONTRA ESTEVAN E SÔNIA. O TEMOR DOS ADVOGADOS DO CASAL É DE QUE, TÃO LOGO PISEM EM TERRITÓRIO BRASILEIRO, OS HERNANDES SEJAM NOVAMENTE PRESOS, JULGADOS E CONDENADOS. AS PENAS PELOS CRIMES SUPOSTAMENTE COMETIDOS, SOMADAS, PODEM CHEGAR A DEZ ANOS.
DESDE JANEIRO DO ANO PASSADO, QUANDO COMEÇOU SUA ESTADA FORÇADA NOS ESTADOS UNIDOS, OS LÍDERES DA RENASCER TÊM COMANDADO A IGREJA DE LÁ MESMO. FREQÜENTEMENTE, MENSAGENS E PREGAÇÕES GRAVADAS EM VÍDEO SÃO EXIBIDAS NOS CULTOS. A SITUAÇÃO DOS DOIS LÍDERES COSTUMA EMOCIONAR OS FIÉIS – BOA PARTE DELES DEFENDE O CASAL, DIZENDO QUE SÃO VÍTIMAS DE PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA. EM DIVERSAS OCASIÕES, MEMBROS DA RENASCER PROMOVERAM ATOS PÚBLICOS DE DESAGRAVO AOS SEUS LÍDERES. O PRÓPRIO ESTEVAN JÁ SE COMPAROU AO APÓSTOLO PAULO, CÉLEBRE PERSONAGEM DO NOVO TESTAMENTOS QUE, NOS PRIMÓRDIOS DO CRISTIANISMO, SOFREU INTENSA PERSEGUIÇÃO POR PARTE DAS AUTORIDADES ROMANAS POR PREGAR O EVANGELHO.

QUANDO ERA MAIS JOVEM MINHA TIA QUE SEMPRE FOI DE UMA IGREJA PENTECOSTAL ME CONTAVA HISTÓRIAS DE UM DEUS QUE “JOGAVA” CRISTÃOS REBELDES NUM LEITO DE HOSPITAL, QUE TRAZIA AS MAS DURAS PROVAS PARA UM CRISTÃO SE “CONSERTAR”, QUE ABRIA COVAS DE CEMITÉRIOS COMO FORMA DE AMENDONTRAR OS SEUS FILHOS. NUNCA CONSEGUI ENCHERGAR UM DEUS ASSIM, CRESCENDO NO CONHECIMENTO DAS ESCRITURAS ESTES PENSAMENTOS TORNARAM ALVOS DAS MINHAS CRÍTICAS, CONTUDO HOJE PERCEBO QUE AQUELES QUE NÃO SÃO ADEPTOS DESTA VISÃO DE DEUS, MAS QUE RESALTAM UM DEUS AMOROSO, MISERICORDIOSO, LONGÂNIMO, BENEVOLENTE, TARDIO EM IRA-SE, BONDOSO E INTERMINÁVEIS ADJETIVOS UTILIZAM A GRAÇA COMO MULETA PARA O SEU PECADO.
NESTA PROBLEMÁTICA EXISTE ALGUMAS QUESTÕES QUE PRECISAMOS ATENTAR:

A PRIMEIRA “NÃO ERREIS: DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER”
QUANDO PENSAMOS QUE DEUS NÃO RETRIBUIRÁ MEDIANTE AS NOSSAS ATITUDES. ACHAMOS QUE A GRAÇA É CONVENIENTE COM AS NOSSAS FALTAS. FALTAS COM FUNDO ÉTICO:
• ADULTÉRIO (NA ÁREA DE TRABALHO)
• FORNICAÇÃO (SEXO DENTRO DO BANHEIRO DA IGREJA)
• MENTIRAS

FALTAS COM FUNDO RELIGIOSO:
• LEITURA DA BÍBLIA
• EVANGELISMO

A SEGUNDA “PORQUE TUDO O QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM CEIFARÁ”.
A GRAÇA NÃO ANULA AQUILO QUE SEMEAMOS SE INVESTIMOS COISAS BOAS COLEREMOS COISAS BOAS, SE PLANTAMOS COISAS RUINS COLEREMOS COISAS RUINS.

PARECE UM PARADOXO, POIS GRAÇA É FAVOR IMERECIDO, RECEBER ALGO QUE VOCÊ NÃO SE ESFORÇOU PARA OBTER. É CLARO QUE RECEBEMOS COISAS SEM FAZER UM MÍNIMO DE ESFORÇO, COMO: O DOM DA VIDA, A LUZ DO SOL, O AR QUE RESPIRAMOS ETC, PORÉM A VIDA NÃO SE DÁ SOMENTE DE MOMENTOS DE GRAÇA, ENTÃO SÃO NESTAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE OS CRISTÃOS DEVERIAM SEMEAR COISAS BOAS, FAZEM O CONTRÁRIO E CONTAM COM A GRAÇA DE DEUS.


E A TERCEIRA “PORQUE O QUE SEMEIA NA SUA CARNE, DA CARNE CEIFARÁ A CORRUPÇÃO; MAS O QUE SEMEIA NO ESPÍRITO, DO ESPÍRITO CEIFARÁ A VIDA ETERNA”
ALGUMAS SITUAÇÃOES DE NOSSA VIDA SÃO PRODUTOS DAQUILO QUE SEMEAMOS CARNE OU ESPÍRITO.
• VIDA CRISTÃ INFRUTÍFERA
• CASAMENTO INFELIZ
• VIDA PROFISSIONAL INSATISFEITA
• SONHOS (“NÃO VOU AJUDAR DEUS”)

VAMOS SEMEAR SEM FAZER DA GRAÇA ALGO SEM GRAÇA, MAS QUANDO NÃO DETURPAMOS A GRAÇA SEM MENOS ESPERAR RECEBEREMOS DE DEUS AQUILO QUE NÃO SEMEAMOS, MAS NÃO FAÇAMOS DISSO UMA REGRA.

CONCLUSÃO

HÁ POUCO MAIS DE DOIS ANOS O GARI SEBASTIÃO BATISTA BRETÃS, CONHECIDO COMO TIÃO, VIVEU UMA EXPERIÊNCIA QUE NÃO ACONTECE TODO DIA COM QUEM TRABALHA NA RUA. A HISTÓRIA COMOVEU ATÉ UM PADRE, QUE FOI EM SOCORRO DELE. MAS TIÃO NÃO COMETEU NENHUM PECADO. O TRABALHO DE GARI FOI UMA ALTERNATIVA À VIDA NA ROÇA LÁ EM MINAS GERAIS. ELE TROCOU A INCERTEZA DA LAVOURA PELO SALÁRIO CERTO NO FIM DO MÊS EM CARIACICA, ESPÍRITO SANTO. MAS NUNCA IMAGINOU QUE JUSTAMENTE NO LIXO IA DAR DE CARA COM ALGO PARA MEXER COM A VIDA DELE.
"TINHA UM ENVELOPE. PENSEI QUE EMBALAGEM SERVISSE PARA EU GUARDAR A ESCRITURA", CONTA TIÃO.
NÃO DEU PARA GUARDAR A TAL ESCRITURA PORQUE DENTRO DO ENVELOPE HAVIA DINHEIRO. E, COMO BOM MINEIRINHO, TIÃO NÃO FEZ ALARDE. "FIQUEI CALADINHO E NÃO CONTEI PARA NINGUÉM", LEMBRA.
O QUE O GARI NÃO SABIA ERA QUE BEM PERTO DA LIXEIRA, AÍLTON RONCONI, DONO DE UMA LOTÉRICA, VIVIA MOMENTOS DE DESESPERO.
"QUANDO OLHEI NO LIXO, CADÊ O DINHEIRO? MEU FALOU QUE TINHA JOGADO O LIXO FORA", CONTA AÍLTON, QUE SEMPRE LEVA O ENVELOPE COM DINHEIRO DE CONTAS DE ÁGUA E LUZ DOS CLIENTES PARA O BANCO. NAQUELE DIA, NÃO QUIS USAR O COFRE E DEIXOU TUDO SOBRE A LIXEIRA DA LOTÉRICA ANTES DE SAIR. O PAI DELE ACHOU QUE ERA HORA DE PÔR O LIXO NA RUA, E O DINHEIRO FOI JUNTO. TIÃO NEM IMAGINAVA QUANTO TINHA NAS MÃOS.
"À TARDE EU LEVEI PARA CASA E FALEI PARA A MINHA ENTEADA QUE TINHA ACHADO UM DINHEIRO", CONTA TIÃO, QUE CALCULOU TER ENCONTRADO CERCA DE R$ 800. ERA BEM MAIS: R$ 12 MIL. DINHEIRO QUE TIÃO SÓ CONSEGUIRIA JUNTANDO DOIS ANOS E MEIO DE SALÁRIO. MAS AÍLTON TAMBÉM PRECISAVA.
"EU FUI ONDE FICA A COLETA DE LIXO EM CARIACICA. CHEGUEI LÁ E PERGUNTEI SE HAVIA CONDIÇÃO DE ACHAR UM MALOTE AZUL. A MULHER FALOU QUE ERA QUASE IMPOSSÍVEL PORQUE ERAM TONELADAS DE LIXO", CONTA AÍLTON, QUE ACHOU NÃO HAVER MAIS JEITO.
TINHA. NA CASINHA HUMILDE DE UM BAIRRO DA CIDADE CAPIXABA, QUANDO SOUBE DO DINHEIRO QUE O MARIDO TINHA ACHADO, DONA ROSALINA ZUQUI, MULHER DE TIÃO, NÃO DEU A MÍNIMA.
"EU NEM TOMEI CONHECIMENTO DE QUANTO ERA. O DINHEIRO NÃO ERA NOSSO, POR ISSO, TÍNHAMOS QUE DEVOLVÊ-LO", DIZ DONA ROSALINA.
AÍLTON VENDEU O CARRO PARA PAGAR O BANCO E ANUNCIOU O SUMIÇO DO DINHEIRO NO JORNAL. TIÃO AINDA NÃO SABIA QUEM ERA O VERDADEIRO DONO E RESOLVEU GUARDAR. MAS EM MÃOS HONESTAS DINHEIRO DOS OUTROS FAZ MAL.
"FIQUEI COM PROBLEMA PARA DORMIR, NÃO ESTAVA ME ALIMENTANDO BEM. EU FALEI ATÉ PARA O ENCARREGADO QUE NÃO ESTAVA CONSEGUINDO MAIS TRABALHAR", CONTA TIÃO.
FOI O CHEFE E AMIGO DE TIÃO, ANTÔNIO MARTINS FIRME, QUE AJUDOU A PÔR FIM AO SOFRIMENTO. ELE JÁ SABIA QUEM TINHA PERDIDO E, QUANDO O GARI REVELOU O SEGREDO, FOI SÓ JUNTAR OS DOIS.
"ELE VEIO DO INTERIOR, ASSIM COMO EU. FALOU QUE DEPENDIA DE MIM PARA IR CONVERSAR COM O AÍLTON PORQUE NÃO SABIA O QUE IA FAZER", CONTA O SUPERVISOR DOS GARIS.
E QUE ENCONTRO. DEPOIS DE TODO ESSE TEMPO, A HONESTIDADE DE TIÃO AINDA EMOCIONA AÍLTON.
"NA HORA, EU BOTEI A MÃO NA CABEÇA DELE E PEDI QUE DEUS O ABENÇOASSE. SÓ DE FALAR, EU FICO EMOCIONADO. LEMBRO QUE FIQUEI MUITO EMOCIONADO NO DIA POR SABER QUE EXISTE UMA PESSOA TÃO HONESTA E FIEL NO MUNDO", DIZ AÍLTON.
E TAMBÉM AGRADECIDO. AÍLTON DEU R$ 1 MIL PARA TIÃO E CESTA BÁSICA POR UM ANO. PARECIA UM FINAL FELIZ. PARECIA.
"O PESSOAL GOZAVA DELE. DIZIAM QUE ELE ENTREGOU O DINHEIRO PORQUE ERA BOBO", LEMBRA O GARI JORGE FERREIRA JARDIM.
"UMA COLEGA DISSE QUE EU ERA BOBO E BURRO, PORQUE COM AQUELE DINHEIRO EU ESTARIA RICO E NÃO PRECISARIA MAIS TRABALHAR", CONTA TIÃO.
"O DINHEIRO NÃO ERA NOSSO. O QUE FARÍAMOS COM O DINHEIRO DOS OUTROS?", QUESTIONA DONA ROSALINA.
UM GESTO DE HONESTIDADE, E A VIDA MUDA PARA PIOR. TIÃO NÃO CONSEGUIA ENTENDER: ESTAVA SENDO DISCRIMINADO PORQUE FEZ O QUE ACHAVA CERTO. MAS O QUE O GARI NEM IMAGINAVA ERA QUE A SITUAÇÃO COMEÇAVA A MUDAR DENTRO DE UMA IGREJA QUE FICA BEM LONGE DA CASA DELE. UM GRUPO DE RELIGIOSOS TAMBÉM FICOU COMOVIDO COM A ATITUDE DE TIÃO E, COM A AJUDA DE UM PADRE, ELES DECIDIRAM DAR OUTRO FIM ÀQUELA HISTÓRIA.
A REUNIÃO ACONTECIA EM UMA NOITE DE NATAL, EM CAMPINAS, INTERIOR DE SÃO PAULO. E O ASSUNTO ERA CORRUPÇÃO.
"AS PESSOAS ESTAVAM SE VENDO SEM ESPERANÇAS E COMEÇARAM A DISCUTIR SOBRE ISSO. EU PERGUNTEI SE ELAS NÃO TINHAM LIDO A MATÉRIA DE UM GARI DE CARIACICA QUE ACHOU UM DINHEIRO NO LIXO E, EM UM ATO BONITO, DEVOLVEU. EU PERGUNTEI O QUE NÓS PODERÍAMOS FAZER E SUGERI UMA CAMPANHA", LEMBRA O PADRE LUIS ROBERTO DI LASCIO.
A CAMPANHA MOBILIZOU A PARÓQUIA, E MAIS DE MIL PESSOAS COLABORARAM. A PRIMEIRA VEZ QUE O PADRE E TIÃO SE FALARAM FOI POR TELEFONE.
"ELE FALOU QUE IA TRAZER UM DINHEIRO, MAS EU PENSAVA QUE DEVERIA SER UNS R$ 50 OU R$ 100. MAS QUANDO CHEGOU AQUI, COMENTEI QUE ELE HAVIA JUNTADO DINHEIRO DEMAIS", CONTA TIÃO.
DEPOIS FOI UMA CONVERSA OLHO NO OLHO, JÁ EM CARIACICA.
"EU ME SENTI UMA PESSOA MUITO IMPORTANTE NAQUELA HORA! FIQUEI MUITO FELIZ PORQUE ESTAVA DIANTE DE UMA GRANDE PERSONALIDADE. ELE SINTETIZAVA TUDO O QUE EU HAVIA APRENDIDO NA MINHA VIDA SOBRE O BEM", DIZ O PADRE LUIS ROBERTO DI LASCIO.
O GARI GANHOU A MESMA QUANTIA QUE ACHOU NO LIXO. O PADRE ORIENTOU A FAMÍLIA A COMO ENFRENTAR O PRECONCEITO NO TRABALHO E A INVESTIR A DOAÇÃO.
QUAL ERA O SONHO DO GARI? COMPRAR UMA TERRINHA PARA VIVER DEPOIS QUE SE APOSENTAR NA CIDADE ONDE NASCEU.
E CHEGOU A VEZ DE O GLOBO REPÓRTER ENTRAR NA HISTÓRIA. O PROGRAMA CONVIDOU A MULHER DE TIÃO PARA VER PELA PRIMEIRA VEZ O QUE ELE FEZ COM O DINHEIRO.
"NOSSA, É GRANDE! DÁ PARA FAZER UM CASARÃO, PLANTAR, COLHER. MEU SONHO É TER UM FOGÃO A LENHA PARA PREPARAR MINHA POLENTA E GALINHA COM QUIABO", COMENTOU DONA ROSALINA, DIANTE DO TERRENO.
O PADRE LUIS ROBERTO DI LASCIO TAMBÉM FOI CONVIDADO E VIAJOU PARA VER O RESULTADO DA BOA AÇÃO DOS FIÉIS DE CAMPINAS. POR QUE ESSA HISTÓRIA É TÃO IMPORTANTE?
"A PRIMEIRA COISA QUE NÓS TEMOS QUE FAZER É TOMAR AS DORES DAQUELE QUE É HONESTO E NÃO IR NA ONDA DE QUE TODO MUNDO ROUBA E TUDO ACABA EM PIZZA. ELE CONSEGUIU SAIR DESSA CRENÇA NEGATIVA E ENTRAR NO PRINCÍPIO VITAL QUE ELE APRENDEU: O OUTRO TEM VALOR. UM GARI DE CARIACICA DEU UMA LIÇÃO PARA O BRASIL", CONSTATA O PADRE.
SEBASTIÃO BATISTA BRETAS, 45 ANOS, O TIÃO: MAIS UM BRASILEIRO HONESTO.

Camisinha opõe Igreja contra Igreja

A pregação oficial da Igreja católica contra o uso de camisinha tem sido contestada, na prática, pelos próprios padres, freiras e também leigos que atuam em pastorais ou ONGs. Sem alarde, como informa o Globo (íntegra para assinantes), eles estão distribuindo preservativos à população vulnerável e portadores do vírus HIV. “No trabalho de prevenção, elaboram um material que, até bem pouco tempo, seria impensável vincular a uma entidade ligada à Igreja, com textos como: ‘Use camisinha em toda relação sexual, seja ela vaginal, anal, ou oral. Reduza o número de parceiros (as) sexuais’”, diz a reportagem. O secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara, preferiu não polemizar, mas também não deu apoio integral aos religiosos que agem dessa forma. “Possivelmente esses padres querem dar sua contribuição. É um sinal de que o católico não está alheio a esse problema. Mas a solução é mais abrangente do que a distribuição de camisinha.”

Emmanuel Neto
Fonte: Época

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

SÓ FALTAVA ESSA O Evangelho segundo o SexxxChurch


Crentes montam ministério virtual para combater a pornografia sem recorrer ao moralismo.

“Eu levo uma vida dupla. Sou pastor em período integral, mas na maior parte do tempo fico sozinho no escritório da igreja, baixando vídeos pornô na internet. Sinto-me simplesmente incapaz de conter isso”. A confissão, contundente em sua sinceridade, está na página virtual do ministério SexxxChurch (www.sexxxchurch.com), uma iniciativa que mistura muita originalidade, uma boa dose de ousadia e alguma polêmica. O site se propõe a socorrer almas perdidas no universo da pornografia, uma cadeia que a cada dia prende mais pessoas, inclusive crentes. Pelo menos um em cada dez evangélicos tem coragem de assumir problemas nesta área. Contudo, a quantidade deve ser bem maior, já que o receio dos efeitos negativos de uma confissão perante a família e a igreja faz com que muitos prefiram ocultar o desvio de comportamento.
Mantido por uma equipe ligada à Igreja Projeto 242, uma comunidade evangélica que fica no centro da cidade de São Paulo, o SexxxChurch não foi feito para crentes, já que tinha uma proposta evangelística. Mas em pouco tempo percebeu-se que a demanda principal estava situada do lado oposto da trincheira. “A maioria dos e-mails que recebíamos eram de pessoas que se identificavam como cristãos, membros de igrejas ou líderes, e que tinham enormes problemas com o vício da pornografia”, relata João Mossadihj, 25 anos, conhecido como Jota, um dos idealizadores da página deste ministério evangélico nada ortodoxo.
Em pouco tempo, a idéia transcendeu o ambiente virtual. Praticamente todo fim de semana, o grupo da 242 visita alguma igreja com o projeto Pornix, voltado a palestras sobre sexualidade e pornografia. A procura pelo serviço é grande, o que demonstra a extensão do problema nos arraiais evangélicos. Mas o ministério também costuma evangelizar em regiões como a da Rua Augusta, no centro da capital paulista, conhecido reduto de prostíbulos. SexxxChurch também marca presença na Parada Gay, ostentando camisetas com dizeres como “Jesus ama os atores pornôs”. Numa demonstração prática do conselho de Paulo, que recomendou que os cristãos fizessem de tudo para, de alguma forma, ganhar alguns, a equipe já faz planos para alugar um estande na Erótika Fair, feira especializada do mercado erótico que acontece em outubro em São Paulo. O evento é uma prova do gigantismo de um setor que movimenta cerca de 500 milhões de reais ao ano apenas no Brasil – no mundo, são 60 bilhões de dólares anuais (leia abaixo). “Vamos distribuir Bíblias estilizadas durante a feira”, planeja Jota.
Mas é mesmo no mundo virtual que o SexxxChurch alcança números estratosféricos. Segundo Jota, são 600 mil acessos mensais e duzentos e-mails por dia. As mensagens são enviadas por gente nas mais diversas situações – algumas fazem confissões das mais indecorosas possíveis. No entanto, apenas 10% das mensagens são respondidas, contabiliza a psicóloga Sâmara Gabriela Baggio, 28, que acompanha boa parte desses casos. “Nós ouvimos e estabelecemos metas para a recuperação. Mas, para isso, é preciso que o viciado esteja realmente arrependido”, destaca a terapeuta. Para ela, não há limite seguro para o consumo de pornografia. “A partir do momento que uma pessoa entra em contato com isso, as imagens recebidas ou geradas na mente alimentam fantasias. Não demorará muito para que se tente colocar em prática tudo o que foi visto e fantasiado”, opina.

Dízimo e revistas pornô – O ministério direcionado a quem se sente escravo da pornografia foi inspirado no trabalho do pastor norte-americano Craig Gross, de 32 anos. Sua trajetória é semelhante à de boa parte das pessoas que ele decidiu ajudar. Craig era um jovem cristão que dividia seu dinheiro entre os dízimos e ofertas na igreja e as revistas pornográficas nas bancas. Ordenado pela igreja East Side Christian, em Fullerton, na Califórnia, ele criou a XXXChurch em 2002. A diferença entre ele e muitos outros pastores que sacodem suas bíblias no ar, esbravejando contra toda forma de imoralidade, está justamente no seu modus operandi. Craig, que se autodenomina “pornopastor”, abomina as abordagens moralistas, que já prenunciaram a queda de populares televangelistas de seu país (leia abaixo). é amigo do americano Ron Jeremy Hyatt, que vem a ser o principal ator e diretor de filmes pornô do mundo, com quem divide as bancadas de auditórios e igrejas para debates muitas vezes acalorados.
Alheio às críticas que costuma receber de muitos setores da Igreja Evangélica, sobretudo por conta de alguns conteúdos mais apimentados veiculados no site, Craig caminha com desenvoltura pelo submundo da pornografia. Dirige uma van estilizada com adesivos e adereços que lembram uma propaganda de site pornográfico. O “Porn Mobile”, como é chamado o veículo, já gerou até tumulto ao ser estacionado em frente a uma igreja evangélica. “A pornografia está conduzindo muita gente a um beco sem saída”, costuma dizer em suas pregações.
“Desde que conheci o trabalho de Craig Gross, fiquei empolgado e tentei contagiar o pessoal da igreja”, relata o pastor Sandro Ricardo Baggio, 40. Ministro ordenado pela Igreja do Evangelho Quadrangular, ele coordena o Projeto 242. Baggio animou-se com a possibilidade de falar sobre sexualidade na igreja, onde o tema normalmente é deixado de lado. “Já fazíamos isso em nossa comunidade local, mas não via ninguém falando sobre temas assim nas igrejas”, conta.
Dos planos à ação foi um pulo. No ambiente alternativo do Projeto 242 – uma congregação que reúne músicos, grafiteiros, designers e gente que faz da criatividade um veículo para a disseminação do Evangelho –, a idéia germinou rápido. “A curiosidade existe e faz parte do ser humano. Em algum momento da vida, toda pessoa se torna curiosa em relação ao sexo”, comenta Baggio. “Quando essa demanda não é atendida na família e na igreja, a informação acaba vindo de outros lugares. é aí que se abrem as portas à pornografia.” Ele conta que já aconselhou muitos casais crentes com problemas conjugais devido ao vício de um dos cônjuges, ou de ambos, em material pornográfico. “Alguns até se separaram”, lamenta.

Big Brother do bem – Um dos serviços disponibilizados aos usuários é um programa de computador chamado X3Watch, disponível para download gratuito. “é um software que possibilita a qualquer um – o cônjuge, o amigo ou até o pastor – fazer o cadastro de uma pessoa próxima, passando a receber um e-mail com um relatório mensal sobre os sites que foram acessados por ela”, explica o pastor. A idéia, que poderia até chocar muita gente, é uma espécie de Big Brother do bem, possibilitando um acompanhamento do viciado, ajudando-o a superar a dependência da pornografia. “Isso ajuda no processo de fuga dessa compulsão. Um dos passos fundamentais do processo é justamente admitir a fraqueza”, comenta Baggio.
Reconhecer o gosto pela pornografia é justamente o maior drama para quem freqüenta uma igreja evangélica. “Por não se falar sobre sexualidade, a igreja torna-se um lugar de intolerância. As pessoas preferem esconder suas dificuldades ao invés de procurar ajuda”, analisa o pastor. De acordo com Sâmara, o perfil dos internautas que enviam perguntas e pedem ajuda é de jovens evangélicos, com idade de 15 a 30 anos. “São pessoas que alimentaram, desde muito tempo, o vício da masturbação e do envolvimento com material pornográfico como filmes, contos eróticos, revistas e sites pornôs”, explica.
Quando a situação está fora de controle, é comum que a conversa saia do computador e vá para o divã. “A maioria dos casos atendidos gira em torno de lutas na esfera homossexual e da conduta cristã”, conta a psicóloga. Ela diz ainda que muitas pessoas justificam suas ações e inclinações pela pornografia devido a problemas no passado – principalmente, episódios de abuso sexual infantil. “Mas é preciso deixar as justificativas de lado e caminhar na direção da libertação.” Para ela, os efeitos da pornografia são devastadores, com reflexos no ambiente de trabalho, na vida social e nos relacionamentos pessoais. “Nos casos mais graves, pode-se chegar a extremos, como a prática de crimes sexuais como a pedofilia”, alerta.

Drama brasileiro

Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Symantec, no inicio deste ano, investigou os hábitos de sete mil internautas em países como Alemanha, Austrália, China, Estados Unidos e Japão, além do Brasil. E os resultados foram preocupantes, sobretudo por aqui – é no Brasil que mais se acessa sites com conteúdo pornográfico. De acordo com o levantamento, 55% dos internautas brasileiros visitam regularmente ou pelo menos já acessaram páginas do gênero. Além disso, o país está em terceiro no ranking de usuários que visitam sites de pornografia infantil e na vice-liderança quando o assunto é a produção de filmes pornô.
Espécie de irmã gêmea da pornografia, a pedofilia é um drama da sociedade brasileira. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, presidida pelo senador Magno Malta, que é evangélico, tem ajudado a desbaratar quadrilhas que fazem exploração sexual de crianças. Em conjunto com a Operação Carrossel, da Polícia Federal, já foram identificados 200 suspeitos de pedofilia. Nas páginas do Orkut, comunidade de relacionamento da internet, mais de três mil cadastros foram quebrados sob suspeita de abrigarem pedófilos.

Abalos no púlpito

Nos anos 1980, ele era considerado um paladino da moral e dos bons costumes. O pastor Jimmy Swaggart, um dos mais importantes televangelistas americanos, fazia de seus programas, transmitidos para mais de 40 países – inclusive o Brasil –, uma verdadeira trincheira na luta contra a carnalidade. Pregador eloqüente e carismático, Swaggart reunia famílias inteiras diante da TV e era crítico contundente da pornografia. Ironicamente, caiu justamente por causa dela, num episódio rumoroso envolvendo prostitutas e uma disputa pessoal com o também pregador televisivo Jim Bakker. Proprietário do canal de televisão PTL (Praise the Lord), com 12 milhões de telespectadores apenas nos Estados Unidos, Bakker acabou se tornando um rival de Swaggart. Tudo ruiu quando fotos suas, acompanhado de garotas de programa, chegaram à imprensa. Na época, atribuiu-se o vazamento das imagens a Swaggart.
O troco não demorou. Um detetive particular contratado por Bakker não teve muito trabalho para fotografar Swaggart diante de um motel, com o carro cheio de prostitutas. Sem saída, ele confessou que pagava para que elas fizessem strip-tease para ele. Perdoado pela mulher, Francis, ele foi à tevê, chorou e confessou-se arrependido pelo ato. Contudo, sua reputação e ministério foram irremediavelmente abalados.
No fim de 2006, outro escândalo sexual abalou a Igreja Evangélica dos Estados Unidos. Eleito pela revista Time como um dos 25 principais líderes cristãos do país, Ted Haggard admitiu consumir material pornográfico e o envolvimento sexual com um garoto de programa, que o denunciara publicamente. O caso provocou maior espanto porque Haggard era uma das principais vozes contra o homossexualismo.
Quem recentemente também admitiu problemas com o chamado mercado de “conteúdo adulto” foi o pastor australiano Mike Guglielmucci, do ministério Hillsong. Ele confessou, após dois anos declarando-se vítima de um câncer terminal – chegou até mesmo cantar com o auxilio de um tubo de oxigênio –, que sua única doença era o vício em pornografia. A farsa gerou um tremendo mal-estar no badalado grupo de louvor australiano. “Eu sou assim, viciado nesta coisa. Ela consome minha mente”, disse, em entrevista a um canal de tevê.

. 68 milhões de pessoas acessam sites pornográficos no mundo, todos os dias

. 42% dos internautas freqüentam sites pornográficos e conteúdos relacionados

. 500 milhões de reais são faturados por ano, no Brasil, com pornografia

. 2,5 bilhões, é a quantidade de e-mails com conteúdo pornográfico enviados por dia

. 60 bilhões de dólares anuais, é o que rende o mercado pornô em todo o mundo

A PROPOSTA É ATÉ BOA DE AJUDAR A PESSOAS QUE ESTÃO VIVENDO PROBLEMAS SEXUAIS, CONTUDO SE A MAIORIA SÃO DE CRISTÃOS OS ATENDIMENTOS, O QUE ESTÃO FAZENDO OS SEUS PASTORES PARA AJUDAR ESTAS PESSOAS, O QUE ESTÁ FAZENDO A IGREJA PARA AJUDAR ESTAS PESSOAS, SERÁ QUE TODO MUNDO ESTÁ FAZENDO A MESMA COISA NÃO SEI, CONTUDO O QUE SEI É QUE SE A IGREJA FUNCIONACE DA MANEIRA CORRETA NÃO PRECISARIAM IVENTAR MAIS UM MINISTÁRIO.

Emmanuel Neto
Adaptado: Cristianismohoje

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Os Hernandes não querem voltar ao Brasil

Casal Estevan e Sônia, fundadores da Igreja Renascer, temem ser novamente presos devido a processos instaurados pela Justiça paulista.

A defesa dos líderes da Igreja Renascer Apostólica Renascer em Cristo entrou com pedido de hábeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de liminar, em favor de Estevan Hernandes Filho e Sônia Haddad Moraes Hernandes. Eles pedem a suspensão de pedido de extradição do casal de religiosos, solicitado pelo Brasil aos Estados Unidos, onde também possuem residência. Acusados de lavagem de dinheiro praticado por meio de organização criminosa, os representantes legais do apóstolo e da bispa sustentam que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao se mostrar favorável à extradição, contrariou o que determina o Acordo de Extradição entre Brasil e EUA, segundo o qual o crime de lavagem de dinheiro não é passível de extradição.
Em janeiro do ano passado, os líderes da Renascer foram presos no aeroporto de Miami tentando entrar nos EUA com 56 mil dólares não declarados. Parte do dinheiro estava escondida numa Bíblia. Os dois foram sentenciados a um ano de prisão cada um, pena que vem sendo cumprida alternadamente. A imagem dos religiosos com tornozeleiras de sinalização que monitoravam todos os seus passos correu o Brasil. No momento, é Sônia que está detida, após a libertação do marido. No entanto, os dois ainda devem cumprir um período de prisão domiciliar e liberdade condicional em terras americanas, onde têm residência. Perante a Justiça de São Paulo, onde moram no Brasil e fica a sede da igreja, os Hernandes respondem a processo por lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e estelionato. O Ministério Público investiga também a formação de uma organização criminosa com o dinheiro doado pelos fiéis de denominação. Mais três sócios do casal respondem a processo.
A defesa argumenta que o pedido de extradição, apresentado pela 1ª Vara Criminal de São Paulo e mantido tanto pelo Tribunal de Justiça daquele estado quanto pelo STJ, deve ser suspenso e, posteriormente, revogado, por não apresentar fundamentação legal, tendo em vista a cassação do decreto de prisão preventiva contra Estevan e Sônia. O temor dos advogados do casal é de que, tão logo pisem em território brasileiro, os Hernandes sejam novamente presos, julgados e condenados. As penas pelos crimes supostamente cometidos, somadas, podem chegar a dez anos.
Desde janeiro do ano passado, quando começou sua estada forçada nos Estados Unidos, os líderes da Renascer têm comandado a igreja de lá mesmo. Freqüentemente, mensagens e pregações gravadas em vídeo são exibidas nos cultos. A situação dos dois líderes costuma emocionar os fiéis – boa parte deles defende o casal, dizendo que são vítimas de perseguição religiosa. Em diversas ocasiões, membros da Renascer promoveram atos públicos de desagravo aos seus líderes. O próprio Estevan já se comparou ao apóstolo Paulo, célebre personagem do Novo Testamentos que, nos primórdios do cristianismo, sofreu intensa perseguição por parte das autoridades romanas por pregar o Evangelho.
Se a perseguição é por causa da pregação do evangelho, os Hernandes não precisam ser preocupar, pois ou morreram como mártires ou o Senhor os livrará, contudo os mesmos temem voltar porque esta perseguição é fruto dos seus pecados. Os quais são verdadeiros Ladrões, dentro do perfil que Jesus classificou os fariseus: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir;(...)" João 10:10b


Emmanuel Neto
Adaptado: Cristianismohoje

terça-feira, 14 de outubro de 2008

ORÍGENS DA MÚSICA GOSPEL

INTRODUÇÃO:
Hoje em dia, está muito comum ouvirmos a palavra "Gospel". É um tal de "caderno Gospel", "CD Gospel", "Lanchonete Gospel" e até "brinquedo Gospel!” Todo mundo está usando a linguagem do "Gospel"! Mas o que será isso? De onde surgiu e o que significa?
1. EXPLICANDO A PALAVRA "GOSPEL” •A utilização atual está tão diversificada, que pode criar uma certa dúvida a quem não conhece a origem da palavra. "Gospel" vem da língua inglesa e quer dizer EVANGELHO. Pode também ser traduzida como CREDO e EVANGELIZAR. É a junção de duas outras palavras: GOD (Deus) e SPELL (palavra soletrada), com o sentido de "Palavra de Deus".
A popularização deste termo fez com que hoje ele estivesse relacionado a qualquer estilo musical, que tenha letras e compositores cristãos. Entretanto, o início da música Gospel foi desenvolvido por negros norte-americanos, a partir do séc. 17.
2. TUDO COMEÇOU NA AMÉRICA DO NORTE
Séc. 16 os índios
Durante o séc. 16, os norte-americanos tentam colocar os índios para trabalhar na lavoura, como escravos. Não tiveram resultado positivo. Buscando solucionar este problema, no início do séc. 17 os americanos trazem negros da África e estes se adaptam melhor ao trabalho das lavouras, mesmo sob a condição de escravos.
Séc. 17 os africanos
Os negros eram seqüestrados de suas tribos na África, separados de suas famílias e trazidos em condições sub-humanas em navios negreiros, para a América. Os que sobreviviam à viagem eram vendidos como animais de carga, para os donos das fazendas. Eram obrigados a trabalhar o dia todo, sendo chicoteados a todo o momento, tendo uma ração de água e comida limitada, apenas para que se mantivessem vivos.
Música nas fazendas
Por causa da escravidão, os negros cantavam e dançavam nas poucas horas de descanso (as "DANCE SONGS") ou cantavam uma música mais ritmada, para marcar a velocidade do trabalho que faziam na lavoura (as "WORK SONGS" ou "LABOR"). A princípio, a música era cantada em dialeto africano. Depois com o ensino do inglês, muitas vezes feito por igrejas protestantes, para evangelizarem os negros, passaram a cantar também no idioma dos americanos.
A conversão dos escravos
Muitos desses escravos que foram evangelizados se converteram. Mas o fato de serem convertidos a Jesus, não lhes dava o direito de estarem libertos do trabalho escravo. Era estranho e incoerente, pois o Cristianismo era contra a acepção de pessoas (At 10:34; Rm 2:11; Ef 6:9; Tg 2:1, 9; 1Pe 1:17). A Bíblia era clara em dizer que, diante de Deus não poderia haver "escravo ou livre, mas Cristo deveria ser tudo em todos" (Cl 3:10, 11). Continuaram sofrendo, sendo maltratados pelos patrões e vários deles, só viam a possibilidade do fim deste sofrimento, quando morressem e estivessem com Jesus.
Composição entre os negros
Os negros convertidos, compõe e cantam músicas com teor bíblico, mostrando suas esperanças de uma vida melhor no Céu. Expressavam suas angústias e o amargor da escravidão. Estes são os "SPIRITUALS SONGS" ou "Negro Sprituals".
New Orleans torna-se o centro de importação de escravos e berço da música folclórica negra americana de 1600 a 1800. Em 1870, a Universidade Fisk leva os cantores negros do coral Jubilee, a fazer exibições por cidades dos EUA e da Europa. A partir de então, a música Gospel começou a se tornar popular.
3. A MÚSICA USADA EM MOVIMENTOS EVANGELÍSTICOS (séc. 19)
D.L. Moody, I.D. Sankey e a música gospel
Os brancos também deram sua contribuição, para a música Gospel naquela época. Em 1857, após um dos maiores pânicos econômicos dos EUA, com grandes quebras financeiras, aconteceu um fervor evangelístico, que se denominou O GRANDE DESPERTAMENTO. Conferências em todo o país, realizadas pelo grande evangelista D. L. MOODY e as composições de I. D. SANKEY divulgaram e fortaleceram as GOSPEL SONGS.
Hinos Cristãos
Algumas características dessas músicas: eram músicas simples, para serem cantadas pelas massas, em Campanhas Evangelísticas; músicas fáceis de aprender, com refrão repetitivo; a linha melódica, apoiada por uma simples progressão harmônica, com o menor número possível de mudanças de acordes; textos leves e claros, sem muita profundidade doutrinária, atendo-se à necessidade de comunicar a Salvação em Cristo. Muitos dos hinos compostos para estes avivamentos, fazem parte dos hinários evangélicos de muitas denominações evangélicas, até hoje.
4. INFLUÊNCIA DA MÚSICA GOSPEL
A influência gospel em outros ritmos
A musicalidade negra influenciou fortemente toda a música americana, seja ela cristã ou secular. Vários estilos musicais começaram a aparecer nos EUA, a partir do século 19, dando origem ao que hoje conhecemos como "Música Pop" (popular): "Ragtime" (música fortemente sincopada), "Blues" (música triste e lenta), "Country and Western" (música caipira americana), "Rhythm and Blues" (blues mais ritimado), "Soul Music" (música carregada de emoções), "Gospel e Spirituals" (adaptação mais ritimada de hinos tradicionais), "Jazz" (música cheia de improvisações) e outros ritmos.
A expansão do gospel
No séc. 20, com o evento das gravações, do Rádio e posteriormente da TV, houve a multiplicação de ritmos e de intérpretes. A Igreja então, torna-se o berço de grandes astros da música americana. Muitos mantêm carreiras paralelas (secular e gospel) e outros optam por uma das linhas. Tornam-se sucessos reconhecidos, a partir de 1940: MAHALIA JACKSON, BESSIE SMITH, ARETHA FRANKLIN, SAM COOKE.
5. AVIVAMENTO ENTRE OS HIPPIES
Resultados das guerras mundiais
O início do séc. 20 é marcado por duas Guerras Mundiais e vários outros conflitos, onde jovens são obrigados a ir lutar e morrer por seus países. A segunda metade do século parece manter o mesmo quadro, quando os EUA envolvem-se na Guerra da Coréia e depois no Vietnã, a partir dos anos 60.
O protesto dos Hippies
Jovens começam a se levantar, principalmente nos EUA e Europa, protestando contra as Guerras e pregando a não violência, através da "Paz e Amor". Foi o chamado "movimento HIPPIE". Para alcançar estas qualidades, revoltavam-se contra muito dos valores usados até aquele momento, como a Religião, os estilos musicais tradicionais, contra o Capitalismo que visava o lucro e o acúmulo de bens etc. E para fugir das dificuldades momentâneas, pregavam a liberação sexual e a utilização das drogas. O grito dos jovens dessa época foi: "Drogas, Sexo e Rock'n Roll".
Evangelização entre os Hippies
Em pouco tempo, alguns deles viram que "a vida continuava vazia", mesmo com as drogas, com o sexo livre e o Rock. Deus foi levantando pastores e outros cristãos, que passaram a se aproximar desses hippies ao invés de criticá-los. Ao serem evangelizados, demonstravam-se interessados, abertos à discussão e quando chegavam à conversão, logo se tornavam "missionários" saindo a levar outros hippies a Cristo.
Avivamentos entre os Hippies
Resultado: houve um "Avivamento entre os Hippies", chamado de "O Movimento de Jesus", no início dos anos 70 nos EUA. Foi chamado pelos jornais e revistas da época (como "Life" Vida, "Newsweek"Nova semana e "Look"Olhar), de "A revolução de Jesus", onde milhares de hippies convertidos eram batizados.
A contextualização das igrejas
Os reflexos da conversão destes hippies começou a acontecer nas igrejas americanas. Algumas denominações históricas tornaram-se um pouco menos formais nos cultos; surgiram novas igrejas e denominações, com cultos mais descontraídos, bem ao gosto dos hippies convertidos, mas com grandes desejos de alcançar o mundo para Cristo. A música usada nos cultos passou a ser composta com base nos estilos mais cantados por eles. Tinham um estilo jovem, popular, com letras claras e objetivas ao relatar a necessidade de conversão a Jesus.
O "movimento de Jesus" no Brasil
Vários grupos americanos do "Movimento de Jesus", vieram ao Brasil para evangelizar nas ruas, praças e praias. Usavam a informalidade e a facilidade de adaptação própria dos "hippies", para falar de Cristo. No meio da rua, valia tudo: teatro, solos, conjuntos musicais, conversa pessoal etc. É claro que isso nos lembra o que o apóstolo Paulo disse: "Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns" (1Co 9:19-23). Muitas das conversões daquela época foram assimiladas pelas Igrejas em todo o país. A música jovem, no Brasil dos anos 70 e 80, também foi influenciada pelas músicas trazidas por eles.
6. A MÚSICA GOSPEL NO BRASIL
O "movimento de Jesus" pioneiro em música contemporânea no Brasil.
Sandro Baggio, em seu livro "Revolução na Música Gospel" (Ed. Exodus, pág. 69), diz: "Apesar de não ser um resultado direto do” Movimento de Jesus “, os primeiros acordes contemporâneos (no estilo jovem) a serem ouvidos no Brasil transportando uma mensagem do Evangelho, surgiram naquela mesma época. Desde a década de 1970, grupos musicais cristãos estão desafiando as regras do tradicionalismo rígido e trazendo estilos e melodias contemporâneas para dentro das igrejas brasileiras. Isso tudo muito antes do termo GOSPEL ter sido adotado pelos evangélicos deste país”.
Uma jogada de Marketing
Na verdade, esse termo GOSPEL, pelo qual tem sido denominada a Música Cristã Contemporânea (MCC) brasileira, faz parte de uma estratégia de marketing elaborada no início dos anos 90. O fato de que durante estes anos não havia no Brasil revistas especializadas em MCC, torna as informações sobre os grupos e artistas brasileiros, pouco documentadas e raramente divulgadas. Isso contribui para que muitos dos que hoje estão na onda do gospel, desconheçam totalmente alguns dos precursores dessa revolução musical neste país ““.
Percussores da revolução musical
Veja alguns acontecimentos importantes, na "Música Jovem Cristã" daquela época:
Acampamentos de Juventude (•A música jovem, ensinada nos Acampamentos de Juventude (a partir de 1950): através de ministérios internacionais, voltados para este público, como Mocidade para Cristo, Palavra da Vida e outros nacionais como Jovens da Verdade, Jovens em Cristo).
Grupos de evangelização
Grupos de evangelização em ruas e Igrejas (a partir dos anos 60): usando estratégias ousadas e inovadoras, como musica jovem, teatro, pintura de quadros, bonecos etc: Jovens da Verdade, Jovens em Cristo, Vencedores por Cristo.
Gravação de músicas jovens
•Gravação de músicas jovens (a partir dos anos 70): as igrejas tinham grande resistência às músicas jovens, até que elas foram popularizadas em gravações. Quase não existiam livrarias e pontos de vendas cristãos. A divulgação e a comercialização eram feitas na visita dos grupos musicais às igrejas. Elas se espalhavam rapidamente por todo o país. Um dos grandes fenômenos em gravações foi Vencedores por Cristo, que lançou o 1º disco com composições e ritmos brasileiros, sob o título "De Vento em Popa", marco na história cristã do nosso país.
Peregrinações Musicais
Peregrinações Musicais (a partir dos anos 70): os Grupos musicais jovens, que visavam à evangelização desta faixa etária, saiam utilizando o período de suas férias, para esse fim. Faziam contato com Igrejas de diversos estados, que lhes davam uma base para os trabalhos e cuidavam dos novos convertidos. Principais grupos: Vencedores por Cristo, ELO, LOGOS, MILAD, Rebanhão, Mensagem, Semente, Expresso Luz, Banda Azul, Águas, Comunidade S-8, Cântaro etc.
Profissionalização dos grupos musicais
A partir de 1990 houve uma preocupação maior quanto à profissionalização dos grupos musicais e no envolvimento comercial destes, com as grandes gravadoras. O resultado técnico foi positivo, embora muitos pontos negativos devam ser fruto de avaliação permanente.
Houve uma tentativa de copiar os sucessos da "Indústria Musical Americana" (de música Gospel ou não), que se tornou uma potência, vendendo milhões de cópias e fazendo das Igrejas "mercados consumidores de material musical". Enriqueceram a muitos músicos e produtores, o que tirou a "espontaneidade e inocência", que existiam no início da música Gospel.
CONCLUSÃO:
Que impressionante perceber que o choro de alguns irmãos foi levado diante de Deus e transformado em um estilo de Louvor e uma linguagem de Adoração. O Senhor os encheu da sua Graça, mesmo em meio a tanto sofrimento! Foi isso o que aconteceu com os negros americanos! Este mesmo Deus, responde às inquietações de alguns hippies, mostrando-lhes que a vida vazia que levavam, poderia ser preenchida totalmente com a pessoa de Jesus! Depois disto, dá-lhes o sopro de um desejo missionário, que se espalha por todo o mundo!
Este é o nosso Deus! Que estas lembranças possam alegrar o seu coração, enchendo-o do desejo de compartilhar a experiência que você já tem com Cristo, aos jovens da sua geração. O Senhor que reina em sua vida HOJE é o mesmo da época dos negros americanos e da época dos hippies. Ele quer usar você para testemunhar dEle, onde você está! Disponha-se a ser usado por Deus!

Emmanuel Neto
Extraído